SóProvas


ID
1104556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos,


A avaliação da qualidade dos materiais recebidos é fundamental para a garantia de fornecimento de serviços e produtos adequados. Um dos procedimentos empregados para a avaliação da qualidade dos materiais é a inspeção, realizada tanto no ambiente do fornecedor quanto no do comprador.

Alternativas
Comentários
  • So na teoria mesmo...

  • Gab Certo

    Tenho livro que fala sobre o assunto Gestão de Estoques Cassia E de Moura em pdf se alguém estiver interessado é só entrar em contato.

  • A inspeção tem como objetivo determinar se um produto deve ser aprovado ou rejeitado. As atividades de inspeção podem ser dividas em:

     a) Inspeção de matéria prima ou inspeção de recebimento: É realizada quando se recebe o material; existem situações em que o inspetor vai à fabrica do fornecedor para fazer a liberação. Essa inspeção nem sempre é econômica ou interessante, no sentido de evitar refugos ou problemas de produção. De qualquer modo, deve sempre existir inspeção na recepção, por mais simples que seja, identificação dos materiais recebidos, condições e quantidade. 

    b) Inspeção de processo: o que se deve inspecionar e com que profundidade depende de cada caso em particular. A inspeção pode ser da seguinte maneira: - Automática - Pelo proprio operador

    - por um inspetor especializado 

    c) Inspeção final: é a inspeção do produto acabado, pode ser feita por um inspetor da fábrica ou até mesmo pelo cliente, o que não é recomendável. 

    FONTE: Admnistração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias


  • Segundo João José Vicente, 2000, p.295.: 

    As modalidades de inspeção de materiais são:

    a) Acompanhamento durante a fabricação: inspeção na qual torna-se conveniente, por questões de segurança operacional, acompanhar in loco todas as fases de produção. 

    b) Inspeção no Fornecedor, produto acabado: trata-se de modalidade na qual, por interesse da empresa compradora, far-se-á a inspeção do produto adquirido acabado em cada respectivo fornecedor.

    c) Inspeção por ocasião do recebimento: trata-se de modalidade na qual a inspeção dos materiais adquiridos pela empresa será feita por ocasião dos respectivos recebimentos.

    Bons estudos!

  • Além das modalidades citadas pelos nobres colegas. Deve sempre existir uma inspeção do produto final, não só pelo simples fato de selecionar os que servem e rejeitar os defeituosos, mas também por que pode indicar outros  problemas existentes e apontar os responsáveis, fornecedores de matéria-prima, partes do produto com qualidade abaixo da desejada pelo setor de vendas.
    Administração de Materiais - M.A.P.Dias 5ªed

    CERTO


  • ·  MODALIDADES DE INSPEÇÃO DE MATERIAIS

    São selecionadas a depender do tipo de material que se está adquirindo, quais sejam :

    1.  Acompanhamento durante a fabricação : torna-se conveniente acompanhar in loco todas as fases de produção, por questão de segurança operacional;

    2.  Inspeção do produto acabado no fornecedor : por interesse do comprador, a inspeção do P. A. será feita em cada fornecedor;

    3.  Inspeção por ocasião do fornecimento : a inspeção será feita pôr ocasião dos respectivos recebimentos.

  • E se o fornecedor for de outro país? 

  • Questão ridícula, existem fornecedores externos que não se pode verificar a qualidade dos materiais e produtos, colocando ela como certa, o CESPE esta generalizando para todas, impossível ser assim, questão muito mal formulada e os doutrinadores muito mal explicativos como foi postado ai.

  • Pessoal, o gabarito é de fato correto.
    Caso a diligência (inspeção) diretamente nas dependências do Fornecedor seja inviável, ela simplesmete não será feita.
    A questão não versa sobre disponibilidade e/ou facilidade de se efetuar um tipo de inspeção. O comando da questão cobra, na verdade, um dos três tipos de inspeção admitidos pela corrente doutrinária dominante, a saber:


    Inspeção no Fornecedor, Inspeção por Ocasião do Recebimento e Inspeção do Produto Acabado.


    Na vida e nas questões de concurso, é preciso saber o que está sendo perguntado! Fica a dica...

  • Alexandre Baêta está corretíssimo. Temos que saber diferenciar as coisas.

  • De acordo com Felipe Petrachini -Estratégia: "O próprio fornecedor também tem interesse na qualidade e na não devolução do produto", acho que isso seria suficiente pra justificar a parte "polêmica" da questão.

  • Errei por causa da palavra "recebidos" a qual nao me permitiu associar com "a garantia de fornecimento", pois entendi que eu era o comprador. 

    Tirando isso a questão esta correta, mas acho que deveria ser "enviados"

  • Conferência

                - Quantitativa – por acusação “contagem cega” – aponta quantidade recebida sem informações anteriores de quantidade

                - Qualitativa – Inspeção técnica – tanto no fornecedor quanto no comprador

     

    GABARITO: CORRETO

  • Comentários: O recebimento dos materiais, além de sofrer critérios de conferência quantitativa, também sofre os critérios de conferência qualitativa, atividade também conhecida como Inspeção Técnica, da mais alta importância no contexto de recebimento de materiais, uma vez que visa garantir a adequação do material ao fim a que se destina.

    Gabarito: Certa