SóProvas


ID
1104583
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

relativos às receitas e despesas públicas.


O pagamento de restos a pagar representa as saídas para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado quando o examinador te induz ao erro, dizendo: "exercícios anteriores", para não confundir com as despesas de exercícios anteriores.


    Nos restos a pagar, as despesas já foram EMPENHADAS, liquidadas ou não, mas ainda não pagas até o encerramento do exercício financeiro.

    Nas despesas de exercícios anteriores, não existe empenho porque a despesa NÃO foi EMPENHADA ou o EMPENHO foi CANCELADO.


    Por isso, a questão está correta.


    Foi uma simples diferenciação que daria para resolver a questão. Espero ter ajudado.


    Abraços e bons estudos a todos.

  • CERTO


    De acordo com o art. 36 da lei 4320/64, consideram - se Restos a pagar as DESPESAS EMPENHADAS, MAS NÃO PAGAS, ATÉ 31 DE DEZEMBRO, distinguindo - se as processadas das não processadas.

    A despesa está processada quando já transcorreu o estágio da liquidação, ou seja, quando o credor/fornecedor já cumpriu com sua obrigação.


    fonte :ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 

    autor: FÁBIO FURTADO

  • Restos a pagar é extraorçamentário 

    Despesas de exercícios anteriores é orçamentária

  • Os restos a pagar processados equivalem ás despesas liquidadas, ou seja, às despesas em que o credor já cumpriu sua obrigação, já entregou o material ou já prestou o serviço - tendo, portanto, direito líquido e certo ao pagamento correspondente.

    Os restos a pagar não processados equivalem às despesas não liquidadas, ou seja, são aquelas em que o fornecedor ainda não entregou o material ou não prestou o serviço. Esse credor não tem direito ao crédito, mas poderá tê-lo se cumprir sua obrigação conforme estipulado no empenho ou no contrato.

    Fonte: Paludo, 4ª edição, pag. 232

    Bons estudos a todos


  • Considera-se restos a pagar as despesas empenhadas (liquidadas ou não) mas não pagas até o dia 31/12 distinguindo-se as processadas das não processadas.


    Restos a Pagar Processados: despesas empenhadas e não pagas no encerramento do exercício que já percorreram a fase de liquidação.

    Restos a Pagar não processados: despesas empenhadas e não pagas do exercício que não percorreram a fase de liquidação. Se após o término do ano seguinte o pagamento não tenha sido efetuado, os empenhos inscritos em restos a pagar NÃO PROCESSADOS serão cancelados.
  • Tantas respestas corretas, mas nenhuma associada a questão de fato.

    Estou no inicio, aprendendo aos poucos, e isso tudo só atrapalha gente, sei que a intenção é boa, mas reduzam os comentários

    ;)

  • Davi Bruno vamos a um exemplo: caso a Administração Pública assine contrato com um laboratório para o fornecimento de vacinas contra o sarampo e, ao final do exercício, ainda não se saiba o número exato de crianças que serão vacinadas, tal despesa não poderá ser liquidada e será considerada não processada, pois ficará pendente a verificação do direito líquido e certo do credor e da importância exata a pagar.

    Restos a pagar -> são os resíduos passivos, as despesas empenhadas, mas que não foram pagas dentro do exercício financeiro, logo, até o dia 31/12.
    Processadas: referem-se a empenhos executados e liquidados, só aguardando o pagamento.
    Não processadas: são os empenhos de contratos e convênios em plena execução, sendo assim, não existe direito líquido e certo do credor.

    CERTO

  • Vou tentar explicar de uma forma mais clara, 

    o que sao os Restos a pagar, nao sao despesas empenhadas ao longo do exercicio financeiro, veja bem exercicio financeiro, entao se referem as despesas empenhadas durante o ano, e por algum motivo tiverao que ser inscritos em restos a pagar, como a questao nao cita processados ou nao podem ser os dois, entao no exercicio seguinte sera feito o pagamento referente a estes restos a pagar, ou seja, este pagamento é uma saida de dinheiro no exercicio seguinte refentes aos empenhos do exercicio anterior ao pagamento.


    espero que ajude um pouco, eu entendi assim se eu estiver errado me corrijam.

    bons estudos.

  • Considera-se restos a pagar as despesas empenhadas (liquidadas ou não) mas não pagas até o dia 31/12, distinguindo-se as processadas das não processadas.


    Processadas: despesas empenhadas e não pagas no encerramento do exercício, que já percorreram a fase de liquidação. 


    Não Processadas: despesas empenhadas e não pagas do exercício, que não percorreram a fase da liquidação.


    Obs: se após o término do ano seguinte, os restos a pagar não processados, não tiverem sido pagos, serão cancelados.

  • Existem duas possibilidades para tratar de empenhos que excederam o prazo para execução: a) inclusão do mesmo em RESTOS À PAGAR, obedecendo a alguns critérios; b) inclusão do mesmo em DESPESA DE EXERCÍCIOS ANTERIORES, também obedecendo a alguns critérios.

    Resumindo. A questão te diz que a conta RESTOS À PAGAR representa (as saídas) para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores. Quando o examinador escreve AS SAÍDAS, ele diz serem mais de uma, quando na verdade ela é apenas UMA DAS SAÍDAS. Portanto, havendo outra possibilidade, que seria a conta DESPESA DE EXERCÍCIOS ANTERIORES.

    A meu ver a questão a questão apresenta uma composição sintática que a anularia.

    Mais uma malfada pegadinha.

  • D93872/86

    De acordo com o art.67 Considerem-se Restos a pagar as despesas empenhadas e não pagas até o dia 31 de dezembro, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas(lei nº 4.320/64,art. 36).

    Art.70. Prescreve por cinco anos a divida passiva relativa aos restos a pagar.

    Espero ter ajudado. Bons estudos.

  • Restos a pagar:

    - desp empenhadas em exercício 1, ou seja, já autorizadas naquele para aquele exercício

    - mas q Ñ foram pagas, são desp pendentes de pagamento, terão que ser pagas no próximo exercício (exercício 2)

     - Ñ são acumuláveis + de 1 ano --> não pagou em exercício1, terá que ser pago em exercício2, se não pago será cancelado e poderá ser computado apenas como desp de Exercícios Anteriores


  • Entendo que os restos a pagar são despesas empenhadas e não pagas até o final do exercício anterior. Sei também que, se no final do exercício as despesas inscritas em restos a pagar não forem pagas, elas serão canceladas e inscritas em despesas de exercícios anteriores. Não consegui entender quando o examinador considera correto a sentença "pagamento de restos a pagar representa as saídas para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores". Veja, está no plural. Para mim estaria tranquilo se escrevesse: "... empenhadas no exercício anterior." Alguém consegue esclarecer essa dúvida? As respostas até agora não conseguiram me esclarecer esta dúvida. Obrigado!

  • Creio que a questão trate de restos a pagar processadas, por isso, com vigência até o final do ano seguinte ao empenho\liquidação... Sendo assim, seu pagamento representa as saídas (caixa) para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores.

  • Com relação à pergunta do Daniel Menezes, pelo que eu entendi, no caso dos restos a pagar processados, como sua validade é de 5 anos, pode acontecer de estar inscrito um débito em 2015 de 2012. Estou correta??

  • Estou começando nos estudos de AFO e lutando para conseguir acertar as questões. O que eu chuto, erro. Tenho acertado as mais básicas mesmo. 

    Esta eu acertei, pois não enxerguei as complicações dos outros colegas. Meu raciocínio foi simples, talvez até simplório.
    "O pagamento de restos a pagar"  representa  "as saídas para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores".
    pagamento = saída para pagamento (deduzi que sim pelo conhecimento geral, pois como termos técnicos ainda são confusos para mim);
    restos a pagar = despesas empenhadas em exercícios anteriores (aprendi que sim, noção básica de RP).
    Gostaria que os colegas comentassem a minha resposta, pois posso estar incorrendo naquela máxima popular: "atirei no que vi, acertei no que não vi". 

  • Segundo o MCASP, 6ª Edição, 2015, Pág. 86: " ii. Pagamento de restos a pagar – são as saídas para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores."

  • X0- empenho e inscrição em RP

    X1- até 31/12 pgto de RPP (pgto de desp empenha em exer anteriores - x0)

    X2- até 30/06 pgto de RPñP (pgto de desp empenha em exer anteriores - x0)

  • Ver comentário da JESSICA é a resposta mais direta.

  • Juarez, seu comentário não elimina as dúvidas dos colegas. O que tá "pegando" é a expressão "exercícios anteriores". Restos a pagar é despesa inscrita no próximo orçamento, mas diz respeito ao exercício anterior (vide lei). E nao a exercícios anteriores. Não entendi o fnal da questão.

  • Eu não sei para que tanto alvoroço em uma questão simples assim. 

    a questão perguntou simplesmente se os empenhos não pagos ate 31 de dezembro seriam considerados restos a pagar.

     

  • CERTO

     

    VEJAM OUTRA:

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Administração)

     

    Os restos a pagar correspondem às despesas empenhadas e não pagas até 31 de dezembro, classificadas em despesas processadas – isto é, já liquidadas – e não processadas – ou não liquidadas.(CERTO)

  • Restos a pagar: Empenhados no exercício anterior.

     

    Despesas de exercícios anteriores: Empenhadas no exercício vigente.

     

    Gabarito: Certo

  • Restos a Pagar : aquelas que foram EMPENHADAS , LIQUIDADAS, MAS NÃO PAGAS.

  • Empenhados e liquidados= Restos a pagar Processados (são inscritos automaticamente me RP)

    Empenhados e não liquidaddos = Restos a pagar não processados (casos não sejam inscritos devem ser anulados e não cancelados.) 

  • Gabarito: CERTO

     

    Isso mesmo. Consideram-se restos a pagar (RP) ou resíduos passivos as despesas empenhadas, mas não pagas dentro do exercício financeiro, logo, até o dia 31 de dezembro

  • Cespe foi malandro nessa kkkk

  • sinceramente,esta questão foi mal elaborada.

  • empenhadas e não pagas
  • Despesas empenhadas e não empenhadas tb

  • Gab: CERTO

    E ainda, seu pagamento será extraorçamentário.

    Erros, mandem mensagem :)