SóProvas


ID
1104643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da gestão de pessoas nas organizações,


Um dos desafios da gestão de pessoas na administração pública federal direta é criar mecanismos de avaliação e desenvolvimento de competências de seus servidores por meio de políticas transversais em que instrumentos e procedimentos de gestão de pessoas sejam instituídos conforme a cultura específica de seus respectivos órgãos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Questão nada aver, aliás todas essas questões pra mim estão meio mal elaboradas. Marquei como correta, errei. Na minha opinião, a questão está errada quando diz que as avaliações de desempenho devem ser instituídas de acordo com a cultura específica de cada orgão. Acredito que não, pois as avaliações de desempenho medem comportamentos e atitudes iguais, seja num orgão ou em outro, o que pode mudar, são algumas competências que podem ter relevância maior dependendo de cada atividade. Aliás, a adm pública federal tem uma série de gratificações estipuladas de acordo com orgão e atribuições que são medidas através de avaliações de desempenho, mas a essência desse procedimento é o msm para todos. A palavra "transversais" tbm me parece suspeita, mais alguém pode colaborar?

    Bons estudos!

  • Se é um mecanismo de avaliação e desenvolvimento de competências... por meio de POLÍTICAS TRANSVERSAIS (essenciais, básicas, que servem para toda a organização, independente do órgão), então NÃO podem ser instituídos conforme CULTURA ESPECÍFICA. A palavra TRANSVERSAIS, assim como o verbo PRESCINDIR, vou levar na mente pelo resto da vida.

  • Apesar dos 2 comentários abaixo, ainda não entendi o por que do erro.
    Fui no pensamento da avaliação em estágio probatório por ex.

  • -ERRADA-

    E errei também. A questão é um tanto subjetiva...não compreendi bem o "transversal em relação a quê?"

    Segue uma questão similar: Q377435

    CESPE - 2014 - MTE - Agente Adm.

    O referido decreto, tendo como referência as metas da organização e da unidade de trabalho de determinado trabalhador, compreende a avaliação de desempenho como ferramenta de apreciação transversal e pontual da atuação individual do servidor.

    Gabarito: ERRADO

  • acredito q transversal na questao quer dizer vertical (hierarquia) e nao eh o q se busca hj em dia 


  • Como falou em adm DIRETA, creio que o método de avaliação ( estágio probatório), será uniforme e nao de acordo com "culturas específicas de seus respectivos orgãos" como cita a questão.

  • Achei esse comentário mais relevante:

    Um dos desafios da gestão de pessoas na administração pública federal direta é criar mecanismos de avaliação e desenvolvimento de competências de seus servidores por meio de políticas transversais em que instrumentos e procedimentos de gestão de pessoas sejam instituídos conforme a cultura específica de seus respectivos órgãos.

    Caso se queira aplicar uma política transversal de gestão de pessoas, deve-se, inicialmente, capacitar as pessoas com competências holísticas, contingenciais, abrir o leque de conhecimento e aplicações. Ao contrário do que afirma o final da questão, que determina que sejam instruídos com a cultura específica de cada órgão.

    https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/239583

  • O erro da questão não seria o fato de que não existe, na administração pública, uma cultura específica para cada órgão? Já que seus princípios são os mesmos e devem nortear toda ela? Dessa forma, não encontra desafio da gestão de pessoas sob esse fundamento.

  • Meio complicadinho mesmo... A seguir sintetizo o que entendi a partir da explicação dos colegas:

     Políticas transversais: que perpassam vários setores de uma organização, que possuem uma visão que seja a mais abrangente possível (dentro da ADM Pública como um todo), então isto conflita com a ideia de ter políticas voltadas para a cultura específica de um órgão. 


  • Acredito que o erro da questão está em relacionar políticas transversais de gestão de pessoas que são básicas, essenciais e voltadas a toda a administração de maneira bem generalizada, com cultura específica que se relaciona mais com a atuação individual, própria do servidor.

  • Minha opinião sobre esta questão. A palavra transversal, pra quem estuda para concursos na área da educação, se refere a temas básicos que serão aplicados a um determinado grupo em qualquer instituição.


    Por exemplo, sabemos que todas as escolas possuem suas respectivas culturas organizacionais, porém, na aplicação de todas as matérias, haverão temas transversais que irão ajudar na contextualização (trazer pra realidade) na matéria, isto não irá ser aplicado em apenas uma escola, mas sim em todas. A exemplo podemos sitar um tema transversal que é a educação sexual. Este tema deverá está atravessando todas as matérias de alguma forma.
    Agora aplicando o significado desta palavra na questão.
    Um dos desafios da gestão de pessoas na administração pública federal direta é criar mecanismos de avaliação e desenvolvimento de competências de seus servidores por meio de políticas transversais (socioambiental, dinamização regional, atuação no entorno de projetos, atuação no apoio  à inovação etc, isto é, a avaliação e o desenvolvimento de competências terá que abranger estes temas) em que instrumentos e procedimentos de gestão de pessoas sejam instituídos conforme a cultura específica de seus respectivos órgãos. 
    Este finalzinho é onde ocorre o erro da questão, a cultura, para aprendizagem organizacional, não é específica em seu órgão, ela possui uma visão holística (ampla de toda a organização) e não seguir os ritos de cada órgão.
  • políticas transversais é diferente de cultura específica

  • Gabarito: errado

     

    As políticas transversais elas saem fora da organização ou melhor elas atravessam a organização.. Ex. são as políticas públicas - um programa de casa populares.

     

    A Gestão de Pessoas nas organizações públicas, ela é o processo meio da organização, as políticas estão direcionadas para que as pessoas atinjam os objetivos meios da organização que irão gerar valores e irão fazer um link para que os objetivos fins sejam alcançados, que são atender o cliente-cidadão. (Minha interpretação).

     

  • Um dos desafios da gestão de pessoas na administração pública federal direta é criar mecanismos de avaliação e desenvolvimento de competências de seus servidores por meio de políticas transversais em que instrumentos e procedimentos de gestão de pessoas sejam instituídos conforme a cultura específica de seus respectivos órgãos. Resposta: Errado.

    A GP de fato tem esse desafio de aplicar as políticas transversais (ações internas e externas) para desenvolver a competência dos servidores, mas não conforme a cultura específica de cada órgão (apenas interno).

  • Estratégia Concursos:

    De fato, um dos desafios da gestão de pessoas na administração pública federal direta é criar mecanismos de avaliação e desenvolvimento de competências de seus servidores por meio de políticas transversais (no caso, políticas que “sirvam” para todos os órgãos, ou seja, políticas que “extrapolem” uma única organização”).

    A segunda parte está errada. Isso, pois, “instrumentos e procedimentos de gestão de pessoas instituídos conforme a cultura específica de seus respectivos órgãos” não são políticas transversais, uma vez que estão “limitados” a determinado órgão.