SóProvas


ID
1104658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia,

A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados obedece ao princípio da ordem original.

Alternativas
Comentários
  • -  Proveniência (1840) é o mais antigo. Que os documentos provenientes do mesmo órgão devem ser arquivados juntos.

    o  Respeito aos fundos (junta documentos em um mesmo lugar): observar a ordem original ao lugar da onde ele veio, o órgão que o produziu.

    o  Respeito à ordem original: guardar a ordem original que o órgão responsável deu.

    o  Ideia de classificação.

    Proveniência Territorial (Territorialidade): respeito ao território (físico) onde foi produzido.

    -  Organicidade (Ordem Primitiva, Ordem Original, Ordem Estrutural): CONARC: trata da relação orgânica existente entre o órgão que produz e os documentos produzidos. Ex.: Boletim de furto = Delegacia.

    ESAF: Manter a ordem original dos arranjos dos documentos produzidos por pessoas físicas ou jurídicas.

    -  Unicidade: o documento possui caráter único pela forma que ele é produzido. Ex.: Dia diferente, hora diferente, pessoa diferente, mas mesmo tipo de documento.

    -  Indivisibilidade (Integridade): não pode ser rasurado, divido, alterado, anexado, sem ter a devida autorização.

    -  Cumulatividade: que os documentos são produzidos naturalmente. O órgão está trabalhando e produzindo novos documentos. Documentos são acumulados.

    Fundo Fechado: quando o órgão não trabalha mais, não existe mais a cumulativade, não chegará mais documentos novos.

      Fundo Aberto: Fundo existe, ainda está acumulando.

    -  Reversibilidade: se necessário todos os documentos arquivísticos podem ser revistos, revertidos.


  • Gabarito: ERRADO

    O Princípio da Ordem Original nada mais é do que uma consequência do Princípio da Organicidade, pois os arquivos mantidos na ordem pela qual foram acumulados estarão mantendo sua interpretação de forma orgânica, ou seja, relacionando-se com as partes da organização. Se vc pegar um grupo de documentos e os manter misturados, em lugares diferentes, ou classificá-los erroneamente, estará dificultando seu entendimento, acesso, etc.

    Bons Estudos!


  • A questão erra ao falar  "obedece ao princípio da ordem original.", na verdade obedece ao princípio da territorialidade, vejam numa outra questão:

    Prova: CESPE - 2012 - IBAMA - Técnico AdministrativoDisciplina: Noções de Arquivologia | Assuntos: Princípios Arquivístivos; 

    Considere que a manutenção de um documento tenha sido realizada no local em que ele foi acumulado. Nessa situação, a ação realizada obedece ao princípio da territorialidade.

    GABARITO: CERTA.

  • Princípio da Ordem Original - o arquivo deve conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu. 

  • O princípio citado na questão é o da territorialidade.

    GABARITO: ERRADO.

  • 1.1)  Respeito à ordem original: Os arquivos provenientes de uma mesma empresa serão arquivados juntos por ordem numérica e tipo (oficio, memorando) e deve ser arquivado por uma ordem sequencial.

    Proveniência territorial: É respeitado o órgão que produziu o documento, basicamente o território também. A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados. Pode ser conhecido como o principio da territoriedade que vem do principio da proveniência.

  • Proveniência territorial ou princípio territorial - Conceito
    derivado do princípio da proveniência e segundo o qual arquivos
    deveriam ser conservados em serviços de arquivo do território
    no qual foram produzidos.

  • Falou que é local, trata-se do princípio da territorialidade.
  • A questão refere-se ao principio da Territorialidade
  • Quando a questão falar em "LOCAL onde foi acumulado" é sobre o princípio da territorialidade.

    O CESPE está sempre tentando confundir esse princípio com outros como a ordem original ou o respeito aos fundos .Fiquem atentos!

  • PRA MAIS NUNCA ESQUECER( RSRS)

    Princípio da Ordem Original:

     

    Princípio segungo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem CONSERVAR A ORGANIZAÇÃO ESTABELECIDA PELA ENTIDADE PRODUTORA, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Obedece ao princípio da territorialidade.

  • O princípio da Ordem Original determina que os documentos devem manter organização que lhes foi dada quando estavam nos setores de trabalho (local original de sua produção), pois esta informação também é fundamental para completa compreensão das informações do conjunto documental.

    O princípio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem ser mantidos o mais próximo possível do local de sua produção. pois além de informações sobre a instituição produtora, esses documentos também possuem informações sobre a comunidade onde a instituição produtora está inserida.

    Gabarito do professor: Errado
  • Errado

     

    territoriaLiDAde --> Local De Acumulação

  • QUESTÃO INCORRETA. 

     

    PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE: os arquivos públicos devem fazer parte do território no qual foram criados, devendo, portanto, a ele pertencer. 

     

    PRINCÍPIO DA ORDEM ORIGINAL ou ORDEM PRIMITIVA: a organização constituída pela entidade produtora deve ser preservada, seguindo o curso natural com que os documentos foram criados. 

     

  • ERRADA

     

    OBEDECE AO PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE.

  • errada, obedece ao princípios da territorialidade.

  • O princípio da Ordem Original determina que os documentos devem manter organização que lhes foi dada quando estavam nos setores de trabalho (local original de sua produção), pois esta informação também é fundamental para completa compreensão das informações do conjunto documental.

    O princípio da Territorialidade determina que os documentos de arquivo devem ser mantidos o mais próximo possível do local de sua produção. pois além de informações sobre a instituição produtora, esses documentos também possuem informações sobre a comunidade onde a instituição produtora está inserida.

    Gabarito do professor: Errado

  • DICA: falou em local, comecem a pensar em território

  • Se refere ao princípio da TERRITORIALIDADE.

     

     

    Gabarito: ERRADO.

  • TERRITORIALIDADE= Local

  • Territorialidade.

    Bora vencer nem que seja por osmose!!

    Repetição!!!

  • PRINCÍPIO DA TERRITORIALIDADE:
    – Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último.

     

    Fonte: Qconcursos.

  • Falou em LOCAL====> Lembre  TERRITÓRIO

  • Errado. Esse conceito se refere ao princípio da territorialidade. Senão, vejamos:

    Princípio da Territorialidade ou Pertinência Territorial: Princípio segundo o qual os arquivos públicos, próprios de um território, seguem o destino deste último. Define o domicílio legal dos documentos, ou seja, a jurisdição a que pertence cada documento, de acordo com a área territorial, a esfera de poder e o âmbito administrativo onde foi produzido e recebido, sem considerar a proveniência do mesmo. Os arquivos devem ser conservados em serviço de arquivo do território no qual foram produzidos ou acumulados, pois além de informações sobre a instituição produtora, esses documentos também possuem informações sobre a comunidade onde a instituição produtora está inserida. Exceção a esse princípio: documentos de representações diplomáticas e resultantes de operação militar.

    Obs. O arquivo pertencente a dois territórios, simultaneamente, é chamado de patrimônio arquivístico comum.

     

    Princípio Da Ordem Original/Primitiva – Também conhecido como princípio da Custódia Intacta ou Santidade, constitui a disposição dos documentos de arquivo na sequência rigorosa das espécies documentais. É o princípio, segundo o qual os arquivos de uma mesma proveniência devem conservar a organização estabelecida pela entidade produtora, a fim de se preservar as relações entre os documentos como testemunho do funcionamento daquela entidade. É o respeito à ordem dos papéis na primeira idade (corrente) e na segunda idade (intermediária). Garante a Organicidade; deve conservar o Arranjo dado pela entidade, mas esse arranjo não precisa necessariamente estar nos conjuntos de documentos fisicamente, desde que haja algum registro de sua existência em ferramentas de pesquisa. O princípio da ordem original não faz referência à ordem material; ele faz referência à ordem intelectual de acumulação dos documentos. Esse princípio busca manter as relações de produção e acumulação dos documentos com as funções e atividades que lhes deram origem.

    Ordem Material: é a ordem física em que os documentos foram acumulados.

    Ordem Intelectual: a ordem em que os documentos foram produzidos dentro de uma sequência lógica, de um contexto.

  • A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados obedece ao princípio da territorialidade, e não ao princípio da ordem original.

     

    by neto..

  • GUARDE NO CORAÇÃO: LOCAL = TERRITORIALIDADE