SóProvas


ID
1104709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao orçamento público, aos princípios orçamentários e aos ciclos orçamentários

De acordo com as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização dessas ações pode ser local ou interfederativa.

Alternativas
Comentários
  • A padronização se faz necessária para organizar a atuação governamental e facilitar seu acompanhamento. 
    Ademais, a existência da padronização vem permitindo o cumprimento de previsão constante da LDO, segundo a qual: 

    “As atividades que possuem a mesma finalidade devem ser classificadas sob um único código, independentemente da unidade executora”. Ou seja, não é local, regional, municipal, interestadual e nem tampouco inter federativa. Ela atende a critérios de finalidade e não de localização geográfica.

  • Ainda sem entender. O problema seria na padronização que seria apenas interfederativa?!

  • AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PADRONIZADAS NO ORÇAMENTO

    A padronização se faz necessária para organizar a atuação governamental e facilitar seu acompanhamento. Ademais, a existência da padronização vem permitindo o cumprimento de previsão constante da LDO, segundo a qual: “As atividades que possuem a mesma finalidade devem ser classificadas sob um único código, independentemente da unidade executora".

    TIPOLOGIA

    Considerando as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização pode ser de três tipos:

    a) setorial: ação orçamentária que, em virtude da organização do Ministério, para facilitar sua execução, são implementadas por mais de uma UO do mesmo órgão. Exemplos: Funcionamento dos Hospitais de Ensino; Promoção da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER; Administração das Hidrovias;

    b) multissetorial: ação orçamentária que, dada a organização da atuação governamental, são executadas por mais de um órgão ou por UOs de órgãos diferentes, considerando a temática desenvolvida pelo setor à qual está vinculada. Exemplos: Desenvolvimento de Produtos e Processos no Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA (implementada no MCTI, SUFRAMA e MMA); Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos (executada no MEC, MDS, MMA e MTE); e Elevação da Escolaridade e Qualificação Profissional - ProJovem Urbano e Campo (realizada no MEC, MTE e Presidência); e

    c) da União: operações que perpassam diversos órgãos e/ou UOs sem contemplar as especificidades do setor ao qual estão vinculadas. Caracterizam-se por apresentar base legal, finalidade, descrição e produto padrão, aplicável a qualquer órgão e, ainda, pela gestão orçamentária realizada de forma centralizada pela SOF. Exemplos: Pagamento de Aposentadorias e Pensões; Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais; e Auxílio-Alimentação aos Servidores e Empregados.

    OBS: Embora a LDO só mencione as atividades, as operações especiais também demandam a padronização.

    Fonte: MTO 2015, p. 51


  • MUITO SIMPLES GALERA, NÃO HÁ INTERFEDERATIVA E SIM DA: UNIÃO,  SETORIAL E MULTISETORIAL

    PÁGINA 57, MTO 2016

  • "Considerando as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização pode ser de três tipos: setorial, multissetorial e da União"


    MTO, 2016 - página 57

     
  • A PADRONIZAÇÃO PODERÁ SER : SETOR MULTIUNI

     

    > SETORIAL

    > MULTISETORIAL

    >UNIÃO

  • Mesmo sem conhecer aprofundadamente a matéria, daria para responder que estava errada a assertiva, O Brasil é uma Federação. Quando muito a ação poderia ser intrafederativa, mas nunca interfederativa, ou seja, entre federações. 

  • MTo 2017 está na pag 55.

  • As ações orçamentárias do governo podem ser de três tipos: setorial, multissetorial e da União.

  • 4.5.4 AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PADRONIZADAS NO ORÇAMENTO

     


    4.5.4.1 Conceito

     

    A ação orçamentária é considerada padronizada quando, em decorrência da organização institucional da União, sua implementação costuma ser realizada em mais de um órgão orçamentário e/ou UO.

     

     

    4.5.4.2 Tipologia


    • Setorial: ação orçamentária que, em virtude da organização do Ministério, para facilitar sua execução, são implementadas por mais de uma UO do mesmo órgão.


    • Multissetorial: ação orçamentária que, dada a organização da atuação governamental, são executadas por mais de um órgão ou por UOs de órgãos diferentes, considerando a temática desenvolvida pelo setor à qual está vinculada.


    • Da União: operações que perpassam diversos órgãos e/ou UOs sem contemplar as especificidades do setor ao qual estão vinculadas. Caracterizam-se por apresentar base legal, finalidade, descrição e produto padrão, aplicável a qualquer órgão e, ainda, pela gestão orçamentária realizada de forma centralizada pela SOF. 

  • De acordo com as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização dessas ações pode ser local ou interfederativa. 

    correto seria: UNIÃO,  SETORIAL E MULTISETORIAL

  • Tem nada de "local ou interfederativa.", rssrs.. podre, podre, podre. - já já aparece um interplanetário.

  • examinador = legislação + Ctrl C + Ctrl V

  • Com relação ao orçamento público, aos princípios orçamentários e aos ciclos orçamentários

    De acordo com as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização dessas ações pode ser local ou interfederativa. ERRADO

    ________________________________________________________________________________________

    MANUAL TÉCNICO DE ORÇAMENTO - MTO 2019

    4.5.4 AÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PADRONIZADAS NO ORÇAMENTO

    4.5.4.2 Tipologia

    Considerando as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização pode ser de três tipos:

    a) setorial: ação orçamentária que, em virtude da organização do Ministério, para facilitar sua execução, são

    implementadas por mais de uma UO do mesmo órgão. Exemplos: Funcionamento dos Hospitais de Ensino; Promoção da

    Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER; Administração das Hidrovias;

    b) multissetorial: ação orçamentária que, dada a organização da atuação governamental, são executadas por mais de um órgão ou por UOs de órgãos diferentes, considerando a temática desenvolvida pelo setor à qual está vinculada. Exemplos: Desenvolvimento de Produtos e Processos no Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA (implementada no MCTI, SUFRAMA e MMA); Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos (executada no MEC, MDSA, MMA e MTb); e Elevação da Escolaridade e Qualificação Profissional - ProJovem Urbano e Campo (realizada no MEC, MTb e Presidência); e

    c) da União: operações que perpassam diversos órgãos e/ou UOs sem contemplar as especificidades do setor ao qual estão vinculadas. Caracterizam-se por apresentar base legal, finalidade, descrição e produto padrão, aplicável a qualquer órgão e, ainda, pela gestão orçamentária realizada de forma centralizada pela SOF. Exemplos: Pagamento de Aposentadorias e Pensões; Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais; e Auxílio-Alimentação aos Servidores e Empregados. A relação completa das ações orçamentárias padronizadas da União está no item 8.2.4. deste manual.

    MTO 2019 - Edição 2019 (4a versão) - páginas: 44/45

  • MTO 2020

    4.5.4.2 Tipologia

    Considerando as especificidades das ações orçamentárias de governo existentes, a padronização pode ser de três tipos: a) setorial:ação orçamentária que, em virtude da organização do Ministério, para facilitar sua execução, são implementadas por mais de uma UO do mesmo órgão. Exemplos: Funcionamento dos Hospitais de Ensino; Promoção da Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER; Administração das Hidrovias;

    b) multissetorial: ação orçamentária que, dada a organização da atuação governamental, são executadas por mais de um órgão ou por UOs de órgãos diferentes, considerando a temática desenvolvida pelo setor à qual está vinculada. Exemplos: Desenvolvimento de Produtos e Processos no Centro de Biotecnologia da Amazônia - CBA (implementada no MCTIC, SUFRAMA e MMA); Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos (executada no MEC, MMA e ME); e Elevação da Escolaridade e Qualificação Profissional - ProJovem Urbano e Campo (realizada no MEC, ME e Presidência); e

    c) da União: operações que perpassam diversos órgãos e/ou UOs sem contemplar as especificidades do setor ao qual estão vinculadas. Caracterizam-se por apresentar base legal, finalidade, descrição e produto padrão, aplicável a qualquer órgão e, ainda, pela gestão orçamentária realizada de forma centralizada pela SOF. Exemplos: Pagamento de Aposentadorias e Pensões; Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais; e Auxílio-Alimentação aos Servidores e Empregados. A relação completa das ações orçamentárias padronizadas da União está no item 8.2.4. deste manual.

  • Gab. E

    Resumo sobre os tipos de padronização de ações orçamentárias:

    Setorial: São implementadas por mais de uma UO do mesmo órgão.

    Multissetorial: são executadas por mais de um órgão ou por UOs de órgãos diferentes, considerando a temática desenvolvida pelo setor à qual está vinculada.

    União: Perpassam diversos órgãos e/ou UOs sem contemplar as especificidades do setor ao qual estão vinculadas.

    --------

    Fonte: MTO-2019.

  • ERRADO

    Especificidades das ações orçamentárias de governo existentes>>>padronização pode ser de três (3) tipos:

    1- setorial

    2-multissetorial

    3- União

  • Gab: ERRADO

    Para acrescentar!

    Ação Padronizada: é uma ação que É COMUM EM DIVERSOS ÓRGÃOS. A padronização é necessária para organizar a atuação do governo e facilitar seu acompanhamento. ----> Segundo o MTO, a padronização pode ser de três tipos. 

    • 1° - Setorial = ações que, em virtude da organização do ministério, são implementadas por MAIS DE UMA Uo DO MESMO ÓRGÃO -----> SetÓrial =  1 Órgão.

    •  2° - Multissetorial = dada a organização da atuação governamental, são executadas por MAIS DE UM ÓRGÃO OU UOs DIFERENTESconsiderando as temáticas desenvolvidas pelo setor a qual está vinculada (parte importante que diferencia da União). -----> Multi = Mais de um órgão/UOs DIFEREMTES.

    • 3° - Da União = ações que passam por vários órgãos sem contemplar as especificidades do setor a qual está vinculada (na multissetorial ela considera as especificidades do setor que está vinculada). Caracterizam-se por apresentarem padrões aplicáveis a qualquer órgão-----> União é poderosa, logo, suas ações "UNEM" todos! Podendo ser aplicadas a vários órgãos e UOs.

     

    Fonte: minhas anotações!