SóProvas


ID
1104841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

referentes à avaliação de políticas públicas.


A avaliação de políticas públicas inclui, entre as suas finalidades, a accountability , que estabelece critérios para julgar e aprovar ações, decisões e resultados referentes a essas políticas.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação de políticas públicas, programas e projetos governamentais tem finalidades bastante precisas:

    (1) accountability, significando estabelecer elementos para julgar e aprovar decisões, ações e seus resultados.

    (2) desenvolver e melhorar estratégias de intervenção na realidade, ou seja, a avaliação tem que ser capaz de propor algo a respeito da política que está sendo avaliada.

    (3) empoderamento, promoção social e desenvolvimento institucional, significando que a avaliação deve ser capaz de abrir espaço para a democratização da atividade pública, para a incorporação de grupos sociais excluídos e para o aprendizado institucional e fortalecimento das instituições envolvidas.

    http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fUFAM-MariadasGraAvaliaPol.pdf



  • nossa, para quem nunca estudou políticas públicas essa questão parece que está errada. Mas vamos em frente!

  • Se colocar na ordem direta fica mais fácil.


    Entre as finalidades da avaliação das políticas públicas está a accountability, que estabelece critérios para julgar e aprovar ações, decisões e resultados referentes a essas políticas.


  • Em vista da reforma do aparelho do Estado com o advento de valores gerenciais (accountability, transparência, responsabilidade fiscal, etc), tem-se dado grande ênfase ao fortalecimento das funções de monitoramento e avaliação de políticas públicas na agenda governamental. (CESPE, SGA/AC, 2006).

    Gabarito: CERTO

  • A questão está certa e se refere à dimensão SANÇÃO do accountability.

    O accountability possui três dimensões:

    Justificação - Abrange o pedido de explicações sobre os atos e as decisões e a obrigação que têm os governantes de responder aos questionamentos e justificar seus atos. 

    Informação - Envolve a disponibilidade das informações (transparência) para que a sociedade possa conhecer e avaliar as ações governamentais

    Sanção - Está ligada à capacidade legal e institucional de que sejam aplicadas penalidades (responsabilização) aos governantes que cometam irregularidades ou que não sejam transparentes e não justifiquem seus atos

    Fonte: PDF Estratégia.