SóProvas


ID
1104844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

referentes à avaliação de políticas públicas.


A avaliação ex-post de políticas públicas, delineada quando a política, o programa ou o projeto já se encontram consolidados ou em fase final, refere-se à avaliação que é concebida sem que haja relação com planejamento ou mesmo com o processo de implementação dessas políticas.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação pode variar, também, conforme a lógica que orienta sua concepção. Nesse caso, pode-se falar de avaliação ex-ante e de avaliação ex-post.

    Numa acepção mais generalizada, a avaliação ex-ante expressa uma concepção holística, interativa e iterativa, segundo a qual a avaliação se inicia desde o momento em que se define o problema ou necessidade que justifica a política, programa ou projeto, integra as discussões em torno da formulação das alternativas, envolve a tomada de decisão, e acompanha o processo de gestão, informando-o sobre os seus  avanços, riscos e limitações, desvios a corrigir, vantagens a maximizar,etc.

    Na acepção restrita, a avaliação ex-post não diz respeito ao momento em que se pensa ou se planeja a avaliação. O foco, nesse caso recai sobre o que é calculado: o custo efetivo de cada alternativa, pelo mesmo processo de análise de custos da avaliação ex-ante, porém tendo como referência os valores efetivamente dispendidos. 

    http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fUFAM-MariadasGraAvaliaPol.pdf



    1. "É aquela que ocorre quando transcorrido um período de tempo suficiente para que os benefícios e impactos se manifestem e possam ser aferidos. Ela verifica em que medida os objetivos ou efeitos imediatos e globais (impacto) foram alcançados e são devidos ou não à intervenção".
      http://www.cnep.org.br/glossario.htm
  • Sem relacao com o planejamento?

  • Com esse "sem relacao com o planejamento" o Cespe pode colocar qualquer gabarito.

     

    Se no sentido de planejamento, efetivamente, seria ex-ante e consequentemente errada.

    Se for no sentido de avaliar os resultados alcançados pela política em comparação ao que foi previsto no planejamento (sendo este indispensável e o referencial para análise), seria ex-post e consequentemente correta.

  • Pelo que entendi, Avaliação Ex-post é uma avaliação qualitativa e quantitativas análoga ao que  beneficiario faz meio que subjetivamente. ISto é, para o benificiario não importa se o projeto levou x tempo, se atrasou, se custou mais ou menos para ser implantado, se teve problemas na execução, se teve recursos suficientes, se teve aditivo... nada disso importa... para ele o que importa é se a linha de metro depois de inaugurada melhorou a sua vida. A avaliação expost vai transformar essa subjetividade em algo mais objetivo, de facil mensuração. ou seja, antes do metro, as pessoas demoravam em media x horas para se deslocarem, agora levam y, uma melhoria de (1-y/x)% no tempo de deslocamento

     

  • Resumindo:

    Quando a "avaliação se refere a" indica a qual etapa a avaliação está abordando. No caso da avaliação ex-post refere-se à avaliação final.

    No entanto dizer que NÃO tem relação com o planejamento é, na minha opinião, errado pois vai avaliar baseado em que parâmetros? Em relação ao que foi planejado!


    Cespe fazendo cespices!

  • Políticas Públicas podem ser avaliadas quanto a temporalidade em:

    Ex ante -> avaliação realizada antes do início de implementação de um programa, comparando custos- benefício (monetária) e custo-efetividade( efetividade) da iniciativa da política pública.

    Ex post -> avaliação realizada após a consolidação ou já na fase final de um programa de política pública.

    Agora vamos a questão:

    A avaliação ex-post de políticas públicas, delineada quando a política, o programa ou o projeto já se encontram consolidados ou em fase final, refere-se à avaliação que é concebida sem que haja relação com planejamento ou mesmo com o processo de implementação dessas políticas.

    Pessoal que confundiu, entenda que essa classificação da questão é quanto a avaliação de temporalidade, ou seja, não houve planejamento em relação ao tempo de implementação dessa política (não quer dizer que não houve um planejamento geral da política). Questão certa!

  • A avaliação ex-post de políticas públicas, delineada quando a política, o programa ou o projeto já se encontram consolidados ou em fase final, refere-se à avaliação que é concebida sem que haja relação com planejamento ou mesmo com o processo de implementação dessas políticas.

  • Questão aborda o conceito de Avaliação SOMATIVA.

  • Que absurdo. A afirmativa não faz nenhum sentido.

  • Que estuda, errou
  • Gab: CERTO

    Confesso que errei e acho que na prova me "gabaria", pois sei do conceito. Mas como foi colocado, tudo indicava que estava errada, SQN. Vejam o que achei no livro do Paludo.

    Avaliação Somativa; refere-se à avaliação final de um programa/ projeto/ ação com a finalidade de julgá-lo: tem como objetivo principal analisar a eficácia e a efetividade quanto aos resultados obtidos. Ex.: Avaliação EX POST. A avaliação pode ser analisada individualmente ou em conjunto. PALUDO 5° Ed. pág. 475.

    Pode ser que a banca tenha considerado que a avaliação não se relacionará com o planejamento porque ela estará focada nos resultados e impactos obtidos, mas isso não quer dizer que o planejamento estará dissociado ou que não fará parte do processo.

    Triste, mas real.

  • Q368280 Os avaliadores de uma política pública, para conduzir os seus trabalhos de forma objetiva e independente, não devem interagir com os formuladores dessa política. ERRADO.

    Ja que a avaliação é desvinculada, deveria estar certa essa acima.

  • Avaliação ex-post não após e não em fase final
  • A avaliação ex-ante tem início no momento em que se define o problema ou a necessidade que justifica uma política pública, um programa ou um projeto. A avaliação meio-termo ocorre concomitantemente ao desenvolvimento da política, programa ou projeto. Já a avaliação ex-post é concebida sem relação com o planejamento e nem mesmo com o processo de implementação, sendo adotada quando a política pública, o programa ou o projeto se encontra consolidado ou em fase final.

    (Adriel Sá)

  • O complicado de políticas públicas é a divergência de literatura. Na visão do Guia prático de análise ex ante, 2018, a questão tem gabarito ERRADO.

    Isso porque uma das análises ex post intimamente ligada com o planejamento é a avaliação de governança pública — relacionada com às capacidades estatais para a implementação das políticas públicas e ao planejamento. Já a análise de implementação, como o nome sugere, tem a ver com o processo de implementação dessas políticas, tendo como um dos seus objetivos verificar a correspondência do que a política executa como o que está pactuado.