SóProvas


ID
1104853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

referentes à avaliação de políticas públicas.


Na análise do custo-benefício de um programa, é essencial que os custos e os benefícios desse programa sejam transformados em unidades monetárias.

Alternativas
Comentários
  • Análise de Custo-benefício – corresponde à estimação dos benefícios tangíveis e intangíveis de um programa e os custos de sua realização.Por exemplo, num programa de alfabetização, os benefícios tangíveis seriam a redução do analfabetismo, o aumento da escolarização global, etc. Os benefícios intangíveis seriam o aumento da auto estima, do exercício da cidadania, etc.

    Após serem identificados, tantos os custos como os benefícios devem ser transformados em uma medida comum, geralmente uma unidade monetária

    http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fUFAM-MariadasGraAvaliaPol.pdf

  • não é essencial, mas é possível, discordo do gabarito.

  • Questão terrivel!

  • No entendimento do CESPE, quando os custos e os benefícios podem ser levantados monetariamente, opta-se pela análise de custo-benefício.

    Quando os benefícios não podem ser estimados monetariamente, opta-se pela análise custo-efetividade.

  • Muito escrota essa Questão ! Muito Aberta PQP! 

  • custo-benefício = dinheiro

     

    custo-efetividade = dinheiro também, porém com outras circunstâncias passíveis de ser moneratizar.

  • análise custo-benefício: considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos;

     

    análise custo-efetividade: a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis.

  • CERTO

    Paludo/2013 assim define:

    ''...a análise custo-benefício, que considera a relação monetária em que a política é viável se os benefícios forem maiores que os custos; e a análise custo-efetividade, nessa ótica a política viável é aquela que proporciona maior efetividade, que contempla o maior número de benefícios, em face dos recursos disponíveis. ''

    Veja outra:

    CESPE/TCE-RN/2015/AUDITOR

    A análise custo-efetividade exige a monetarização dos impactos causados pela política pública.

    ERRADO

  • A utilização da ACB (Análise Custo -Benefício) pressupõe que os custos e benefícios do programa possam ser transformados em unidades monetárias. Perfeito o enunciado.

    Gabarito: CERTO

  • Análise custo-benefício = Quantitativa

    Análise custo-efetividade = Quantitativo