SóProvas


ID
1104973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Tendo como referência as disponibilidades, as características, os critérios de contabilização e os reflexos nas demonstrações contábeis das empresas, julgue o item seguinte.

Considere que, com a copa do mundo de futebol no Brasil, seja normal que as empresas recebam em moedas estrangeiras. Nesse caso, os ganhos ou perdas não realizados, resultantes de mudanças nas taxas de câmbio, são fluxos de caixa e devem ser evidenciados como fluxo de atividade operacional no demonstrativo dos fluxos do disponível.

Alternativas
Comentários
  • Seria FINANCIAMENTO ?

  • Ganhos ou perdas não realizados, resultantes de mudanças nas taxas de câmbio, NÃO são fluxos de caixa, pois como ainda não foram realizados (não foram recebidos ou pagos), não afetam o caixa.

     

  • Item errado.


    Esses ganhos ou perdas não realizados decorrentes de operações com moeda estrangeira serão evidenciados na DRA - Demonstração do Resultado Abrangente e não na DFC como afirma a questão.

  • CPC 03 (R2) - Demonstração dos Fluxos de Caixa

     

    28.  Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período.

     

    Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período

  • Gabarito ERRADO

     

    Esses ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio não são fluxos de caixa e são apresentados separadamente dos fluxos operacionais, de investimentos e de financiamento conforme o item 28 do Pronunciamento Técnico CPC 03 (R2) - Demonstração dos Fluxos de Caixa, transcrito abaixo:

     

     

    Fluxos de caixa em moeda estrangeira

     

    28. Ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período. Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período.

     

    Analisando o enunciado:

    Considere que, com a copa do mundo de futebol no Brasil, seja normal que as empresas recebam em moedas estrangeiras. Nesse caso, os ganhos ou perdas não realizados, resultantes de mudanças nas taxas de câmbio, são fluxos de caixa e devem ser evidenciados como fluxo de atividade operacionalno demonstrativo dos fluxos do disponível.

     

    A questão está errada, pois afirma que esses ganhos ou perdas não realizados são fluxo de caixa quando na verdade não são.

    Além disso, está errada também porque manda classificá-los como fluxo da atividade operacional quando devem ser evidenciados separadamente.

     

    Na DFC, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio está evidenciado separadamenteapós o último fluxo de atividade de financiamento.

  • Segundo o item 28 do CPC 03, ganhos e perdas não realizados resultantes de mudanças nas taxas de câmbio de moedas estrangeiras não são fluxos de caixa. Todavia, o efeito das mudanças nas taxas de câmbio sobre o caixa e equivalentes de caixa, mantidos ou devidos em moeda estrangeira, é apresentado na demonstração dos fluxos de caixa, a fim de conciliar o caixa e equivalentes de caixa no começo e no fim do período. Esse valor é apresentado separadamente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento e inclui as diferenças, se existirem, caso tais fluxos de caixa tivessem sido divulgados às taxas de câmbio do fim do período.

  • A variação cambial decorrente de uma obrigação em moeda estrangeira é apresentada como outras receitas/despesas na demonstração do resultado do exercício.

  • Variações cambiais NÃO SÃO FLUXOS ALGUM, e entram separadamente ao Final dos 3 fluxos (FAO, FAI, FAF).

    Bons estudos.

  • #Respondi errado!!!