SóProvas


ID
1105111
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação a demonstrações contábeis, consolidação das contas públicas e notas explicativas, julgue o item subsequente.

A demonstração das mutações do patrimônio líquido é elaborada pelos órgãos da administração direta no processo de consolidação das contas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP:

    A Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido será obrigatória apenas para as empresas estatais dependentes e para os entes que as incorporarem no processo de consolidação das contas.

     

    Ou seja, quem elabora são as estatais dependentes (adm indireta), e não a própria adm direta.

     

  • A DMPL é obrigatória para as empresas estatais dependentes, desde que constituídas sob a forma de sociedades anônimas, e facultativa para os demais órgãos e entidades dos entes da Federação.

    MCASP 6
     

     superávit ou déficit patrimonial...............DMPL

    SALDO PATIMONIAL.................................BP

    RESULTADO PATRIMONIAL.......................DVP

  • A DMPL é obrigatória para as empresas estatais dependentes , desde que constituídas sob a forma de sociedades anônimas, e facultativa para os demais órgãos e entidades dos entes da Federação, tbm complementa o Anexo de Metas Fiscais (AMF), integrante do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

  • RESOLUÇÃO:

    Lembrem-se de que a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL é obrigatória para as empresas estatais dependentes, as quais integram a administração indireta, constituídas sob a forma de sociedades anônimas e facultativa para os demais órgãos e entidades dos entes da Federação.

    Dessa forma, está errado o item uma vez que ele afirma que a DMPL é elaborada pelos órgãos da administração direta.

    Gabarito: ERRADO

  • Não entendi bem o erro da questão. Ora, se a elaboração da DMPL é facultativa, qual é o erro da assertiva? Veja que só afirma o momento de elaboração pela administração direta e não coloca como obrigação necessária à administração direta.