SóProvas


ID
1106026
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mais brasileira, mais tradicional, mais poética, incomparavelmente, é a festa de Nossa Senhora da Glória. O pequeno oiteiro da Glória, com a sua capelinha duas vezes secular, é um dos sítios mais aprazíveis, mais ingenuamente pitorescos da cidade. As velhas casas da encosta cederam lugar a construções modernas. Entretanto a igrejinha tem tanto caráter na sua simplicidade que ela só e mais uma meia dúzia de palmeiras bastam a guardar a fisionomia tradicional da colina.

(Manuel Bandeira. Fragmento de Crônicas da Província do Brasil. In: Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v. único, 1993. p. 449)


... ela só e mais uma dúzia de palmeiras bastam a guardar a fisionomia tradicional da colina.

Iniciando o período acima por A fisionomia tradicional da colina, mantêm-se a correção, a lógica e, em linhas gerais, o sentido original, em:

Alternativas
Comentários
  • Qual a explicação ? Meia dúzia de palmeiras é condição pra igrejinha ser guardada... O termo "bem como" torna ilógico o sentido pondo em segundo plano o cenário descrito.  Marquei E

  • Questão considerada pelo site como fácil, porém não estou vendo "chuvas" de comentário como nas outras, realmente, fáceis. Será que alguém poderia explicá-la???Obrigado

  • a questão pede, além de outras ratificações, a manutenção do sentido original

    - quando se fala em uma dúzia, posso entender que meia dúzia são equivalentes? 

    meia dúzia = 6 é a metade de uma dúzia = 12 . tem aqui o pedido de manutenção de sentido origanal alterando a quantidade, iniciamente, identificada no texto?

    Todas as alternativas trazem "meia dúzia"

  • acredito que o mais logico seja realmente apos o sujeito que e a fisionomia.... vir o verbo , ou seja, é a letra D que torna a frase correta.

  • O que me fez matar essa questão foi relacionar "ela só..." com "é suficientemente".

  • QUEM TEM CARATER NA SIMPLICIDADE É A IGREJINHA, QUEM GUARDA A FISIONOMIA DA COLINA É A IGREJINHA E AS PALMEIRAS E NÃO O INVERSO.

    ACREDITO QUE COM UM POUCO DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DÁ PARA RESPONDER.