SóProvas


ID
1107871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir.

Nas organizações gerenciadas com base no modelo autoritário-benevolente, em que a autoridade está concentrada na cúpula e é possível a delegação de poderes rotineiros, fica clara a influência dos princípios de desenvolvimento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA,

    Nas organizações gerenciadas com base no modelo autoritário-benevolente, em que a autoridade está concentrada na cúpula e é possível a delegação de poderes rotineiros, fica clara a influência dos princípios de desenvolvimento organizacional. (ERRADA)

    RENSIS LIKERT

    VARIÁVEISAUTORITÁRIO COERCITIVOAUTORITÁRIO BENEVOLENTECONSULTIVOPARTICIPATIVO
    PROCESSO DECISORIALTOTALMENTE CENTRALIZADO NA CÚPULA DA ORGANIZAÇÃO QUE MONOPOLIZA AS DECISÕES

    CENTRALIZAÇÃO NA CÚPULA, PERMITINDO PEQUENA DELEGAÇÃO DE DECISÕES SIMPLES E ROTINEIRAS

    CONSULTA AOS NÍVEIS INFERIORES PERMITINDO DELEGAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS

    TOTALMENTE DELEGADO E DESCENTRALIZADO. CÚPULA DEFINE POLÍTICAS E CONTROLA RESULTADOS

    SISTEMA DE COMUNICAÇÕES

    BASTANTE PRECÁRIO. SOMENTE COMUNICAÇÕES VERTICAIS, DESCENDENTES, CARREGANDO ORDENS

    RELATIVAMENTE PRECÁRIO, PREVALECENDO AS COMUNICAÇÕES VERTICAIS DESCENDENTES SOBRE AS ASCENDENTES

    O FLUXO DE COMUNICAÇÕES VERTICAIS (ASCENDENTES E DESCENDENTES) E HORIZONTAIS É FACILITADO

    AS COMUNICAÇÕES SÃO VITAIS PARA O SUCESSO DA EMPRESA. A INFORMAÇÃO É TOTALMENTE COMPARTILHADA.

    RELAÇÕES INTERPESSOAIS

    CONTATO ENTRE PESSOAS PROVOCAM DESCONFIANÇA. A ORGANIZAÇÃO INFORMAL É VEDADA E CONSIDERADA PREJUDICIAL. CARGOS E TAREFAS CONFINAM AS PESSOAS.

    SÃO TOLERADAS COM ALGUMA CONDESCENDÊNCIA. A ORGANIZAÇÃO INFORMAL É INCIPIENTE E CONSIDERADA COMO UMA AMEAÇA À EMPRESA.

    RELATIVA CONFIANÇA É DEPOSITADA NAS PESSOAS. A EMPRESA INCENTIVA UMA ORGANIZAÇÃO INFORMAL E EFICAZ, COM TRABALHO EM EQUIPE OU EMGRUPOS ESPORÁDICOS.

    O TRABALHO É REALIZADO EM EQUPES. FORMAÇÃO DE GRUPOS INFORMAIS TORNA-SE IMPORTANTE. CONFIANÇA MÚTUA, PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO GRUPAL INTENSO.

    SISTEMAS DE RECOMPENSA

    ÊNFASE NAS PUNIÇÕES E NAS MEDIDAS DISCIPLINARES. OBEDIÊNCIA RESTRITA AOS REGULAMENTOS INTEROS. RARAS RECOMPENSAS (DE CUNHO MERAMENTE SALARIAL)

    ÊNFASE NAS PUNIÇÕES E MEDIDAS DICSIPLINARES, MAS COM MENOR ARBITRARIEDADE. RECOMPENSAS SALARIAIS MAIS FREQÜENTES. RECOMPENSAS SOCIAIS RARAS.

    ÊNFASE NAS RECOMPENSAS MATERIAIS (PRINCIPALMENTE SALÁRIOS). RECOMPENSAS SOCIAIS OCASIONAIS. RARAS PUNIÇÕES OU CASTIGOS.

    ÊNFASE NAS RECOMPENSAS SOCIAIS. RECOMPENSAS MATERIAIS E SALARIAIS FREQÜENTES. PUNIÇÕES SÃO RARAS E, QUANDO OCORREM, SÃO DEFINIDAS PELOS GRUPOS.

    http://www.institutomvc.com.br/insight108.htm#mat1

  • Acredito que o erro da questão esteja em dizer que o modelo autoritário-benevolente tem influência dos princípios de desenvolvimento organizacional, uma vez que o estilo de liderança autoritário-benevolente tem ênfase nas punições e medidas disciplinares, claro que menos do que o modelo autoritário-coercitivo.

    Vale a pena ver as características do DO - Desenvolvimento Organizacional:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_desenvolvimento_organizacional 

  • Não existe modelo autoritário-benevolente!

  • Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo mas mais condescendente e menos rígido que o Autoritário Coercivo; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existem também recompensas. As consequências são semelhantes às dos Sistema Autoritário Coercivo, embora menos intensas. Acontece em organizações industriais com alguma tecnologia e mão-de-obra mais especializada.


    A Teoria do Desenvolvimento organizacional tem como Características:Focaliza a organização como um todo;Processos grupais;Orientação sistêmica e abrangente;Orientação contingencial;Agentes de mudança;Retroação dos dados;Ênfase na solução de problemas;Aprendizagem através de experiências;Desenvolvimentos de equipes;Enfoque interativo.


    **********Com isso, o modelo autoritário-benevolente foge do intuito da teoria do desenvolvimento organizacional!
  • O erro da questão está em associar o modelo autoritário benevolente(menos rigido que o o autoritário coercitivo) com o Desenvolvimento Organizacional. No desenvolvimento organizacional a abordagem é voltada para o desenvolvimento das equipes, logo, num sistema onde as equipes apenas tenham poder nas atividades rotineiras, fica díficil desenvolver novas habilidades gerenciais. 

  • Estilos de Liderança de Likert:

    Autoritário Coercivo: autocrático, fortemente arbitrário e que organiza e controla rigidamente tudo o que ocorre dentro da organização e são usadas ameaças e punições, a comunicação é rara e o trabalho de grupo é inexistente.
    Autoritário Benevolente: autoritário e impositivo, mas um pouco condescendente e menos rígido que o Sistema I; neste sistema existe já alguma consulta e delegação e, a par das ameaças, existe também recompensas.
    Consultivo: mais participativo e menor arbitrariedade organizacional; os objetivos e as tarefas são discutidas previamente, existe alguma comunicação de baixo para cima e existe algum encorajamento do trabalho de grupo.
    Participativo: democrático, onde todos participam democraticamente na tomada de decisões; existe boa comunicação em todos os sentidos e atinge-se um bom nível de motivação. Das principais consequências destacam-se o sentimento de segurança coletiva e de interdependência e uma maior motivação, podendo, contudo, o processo de decisão tornar-se mais demorado.
    *** Apesar do Benevolente ser um pouco mais condescendente, isso não quer dizer que recebe claras influencias  pelos princípios do desenvolvimento organizacional, ainda esta longe disso. 
  • Não é legal esse tipo de afirmação "não existe" pq os 4 ESTILOS/Sistemas de Likert no livro da Prof. Andreia, tá bem explícito "AUTORITÁRIO-BENEVOLENTE".

  • A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ESTÁ ASSOCIADO A UMA LIDERANÇA MAIS CONSULTIVA OU PARTICIPATIVA. OU SEJA, A DECISÃO NÃO ESTÁ NO TOPO DA ESTRUTURA.

     

     

    AUTORITÁRIO COERCITIVO:  LIDER AUTOCRÁTICO ---> ESTRUTURA CENTRALIZADA

    AUTORITÁRIO BENEVOLENTE:  LIDER AUTOCRÁTICO ---> ESTRUTURA CENTRALIZADA

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    CONSULTIVO:  LIDER DEMOCRÁTICO ---> ESTRUTURA DESCENTRALIZADA

    PARTICIPATIVO: LIDER DEMOCRÁTICO ---> ESTRUTURA DESCENTRALIZADA

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Sistemas de Organizações – Likert.

    Likert identifica quatro sistemas de organizações: Autoritário Coercitivo, Autoritário Benevolente, Consultivo e Participativo.

     

    Organizações Centralizadas.

    Autoritário Coercitivo (obrigado): marcado pela arbitrariedade, rigidez, possui forte controle, pouca comunicação. Geralmente, está presente em empresas com mão-de-obra intensiva e não especializada, com pouca tecnologia.

    Autoritário Benevolente: apesar de impositivo, é um pouco condescendente, menos rígido. Presença, mesmo que pequena, de consulta, delegação e recompensas (junto com ameaças). Presente em empresas mais industriais com certa tecnologia (pouca), com mão-de-obra um pouco mais especializada.

     

    Organizações Descentralizadas.

    Consultivo: mais participativo pouca arbitrariedade. Há discussão para a definição dos objetivos e tarefas. Presença de comunicação de baixo para cima (do subordinado ao chefe). Caracterizado pela motivação dos funcionários, mas, uma vez que é mais participativo, acaba sendo um sistema mais lento nas decisões. Sistema típico do ramo de serviços e de empresas industriais mais organizadas.

    Participativo: sistema democrático, com participação de todos na tomada de decisão. A comunicação ocorre em todos os sentidos, havendo forte motivação. Há um sentimento de segurança coletiva e de interdependência. Típico de empresas com forte tecnologia, com pessoal especializado e tarefas complexas.

  • Gab: ERRADO

    A meu ver a questão erra ao relacionar o estilo benevolente com o desenvolvimento organizacional, porque esse estilo também é rígido, ainda que menor que o coercitivo. Então, se a organização deseja praticar seu desenvolvimento, deve adotar práticas e incentivar estilos mais sistêmicos e holísticos, ou seja, descentralizados. Vejam o que diz RIBAS.

    • AUTORITÁRIO - BENEVOLENTE: O líder toma as decisões, mas permite que os subordinados possuam ALGUMA liberdade ou flexibilidade no desempenho das tarefas. Encontrado em empresas industriais com mão de obra e tecnologia mais especializada e apurada, mas ainda com controle sobre o comportamento das pessoas. Ex.: indústria, linhas de montagem.

    RIBAS, 2013. Pág. 339.

    Erros, mandem mensagem :)