SóProvas


ID
1107901
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes

Em uma estrutura departamentalizada fundamentada no princípio da organização funcional, a autoridade é orientada pelo conhecimento e pela especialização da função a ser exercida, o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • O principio da orgniZação funcional, prevê que a estrutura da orgnização deve ser delineada de acordo com as especificidades das atividades correlatas ou afins. Agrupando as mesmas em departamentos os mesmo possuem comunicação direta entre si para que não haja distorção da comunicação interdepartamental. A autoridade de ser concedida de acordo com o grau de conhecimento que cada ocupante especialista tenha com a matéria envolvida. tornando assim asertiva correta!!

  • A Estrutura Funcional é exatamente isso. Se organiza em autoridades com especialidade em determinada função e que coordenam um grupo de pessoas. Como exemplo podemos citar a função de marketing, contabilidade, ou logística, etc. 

    Cada função dessa tem seu chefe imediato e especializado na função a ser exercida. Assim a comunicação entre esse chefe e os colaboradores se torna direta.


    Bons estudos,

  • ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL: Tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização

    das funções para cada tarefa.

    Princípio funcional separa, distingue e especializa: é o germe do staff.

    Características da Organização Funcional

    Autoridade funcional ou dividida. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, mas autoridade parcial e relativa,

    decorrente de sua especialidade.

    Linhas diretas de comunicação. Comunicação efetuada diretamente, sem necessidade de intermediação.

    Descentralização das decisões. Não é a hierarquia, mas a especialidade quem promove as decisões.

    Ênfase na especialização. As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações.

    Vantagens da Organização Funcional 

    - Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos

    ou cargos.

    - Permite a melhor supervisão técnica possível.

    - Desenvolve comunicações diretas, mais rápidas e menos

    sujeitas a distorções.

    - Separa as funções de planejamento e de controle das funções

    de execução.

    Desvantagens da Organização Funcional

    - Diluição e consequente perda de autoridade de comando.

    Subordinação múltipla.

    - Tendência à concorrência entre os especialistas.

    -Tendência à tensão e conflitos dentro da organização.

    - Confusão quanto aos objetivos.

  • Alguém pode me esclarecer o porquê da questão abaixo ser certa, na qual diz que  a departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos e a questão acima ser certa???, ora, reduz a cooperação, mas estabelecerem linhas diretas de comunicação? Ficou bem confuso para meu pequeno cérebro :( 

    CESPE- TRE-GOProva:Técnico Judiciário - Área AdministrativaAcerca das características das organizações formais modernas e da cultura organizacional, julgue o item subsequente.

    A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades. Certa

  • Pois é Benara, é isso que mata no cespe, o ideal, as vezes, dependendo do nível de conhecimento das outras matérias é não arriscar e deixar em branco. Estou trabalhando meu psicológico pra conseguir deixar em branco as que eu tiver dúvidas na hora da prova.

  • No que diz respeito a comunicação entre departamentos (ou interdepartamental) a comunicação é ruim mas a comunicação intra-departamental é boa

  • Pois é, Mauricio consegui entender, finalmente, e é isso mesmo! Eu que fiz confusão pelo pouco entendimento no assunto, mas estamos aqui para aprender :)

  • Show Maurício Silva

  • Acho "bom" que a questão deixa em aberto: o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação. Não diz se internamente ou entre departamentos. Cabe a nós, estudantes telepatas, saber de qual comunicação o examinador fala. Como ele ñ especificou, supus que era a interna e acertei, mas sei que na hora da prova ia revirar minha cabeça, a dúvida. Agora já tô preparada! 

  • Gabarito: CORRETA.

     

    Uma das características da estrutura funcional é a especialização, permitindo uma boa coordenação e comunicação DENTRO do departamento, entre os departamentos a comunicação e a coordenação são PÉSSIMAS.

     

    Fonte: Giovanna Carranza

  • CERTO

     

     

    A departamentalização funcional é orientada pelo viés da técnica, da especialização. Reunem-se os colaboradores de uma mesma especialização num departamento, o que faz com que a comunicação direta (intradepartamental) seja excelente e a indireta (interdepartamental), péssima

     

    Afinal, é muito fácil se comunicar com pessoas que têm formação semelhante à tua. Então, imagine uma sala repleta somente de pessoas assim. Agora, imagine tentar trabalhar junto a uma outra sala onde ninguém tenha esse perfil

  • Péssima questão. Pelo texto está se referindo a comunicação entre unidades (unidades decorrentes da departamentalização funcional), que é pessima.

  • CERTO.

     

    Eu tb fiquei mto confusa com essa questão, mas depois eu percebi que ela está correta sim! Acho que a confusão é devido ao fato de que, na departamentalização funcional, a cooperação entre departamentos realmente é uma desvantagem, conforme a banca afirma em outra questão, veja:

     

    Q483972 - A departamentalização funcional tem a desvantagem de reduzir a cooperação entre departamentos devido à ênfase nas especialidades. CERTO.

     

    No entanto, nessa questão, a banca não fala em cooperação, ela fala em comunicação! E ao meu ver, na departamentalização funcional, quando se fala em comunicação, entende-se que é a comunicação entre chefes e subordinados (comunicação vertical) ou entre os subordinados (comunicação horizontal) que, na departamentalização por função, estão todos agrupados no mesmo setor.

     

    Outra coisa:  eu andei pesquisando e vi que linhas diretas de comunicação é justamente uma das vantagens da departamentalização por função (http://www.adminconcursos.com.br/2014/07/estruturas-organizacionais.html ​). Portanto, a questão está certa ao dizer que na departamentalização por FUNÇÃO as unidades estabelecerem linhas diretas de comunicação.

     

    Só pra finalizar: essa caracteristica da departamentalização funcional (linhas direta de comunicação) decorre justamente da especialização da função (os especialistas tendem a conversar entre sí) e isso a questão tb afirma. A desvantagem de reduzir a cooperação, citada na outra questão, tb decorre da ênfase nas especialidades.

  • A questão nao afirma que a comunicação interdepartamental ou intradepartamental é boa ou ruim. Ela afirma que é direta, e isso ela é mesmo.

  • Oganizações Lineares => Linhas formais de comunicação.

    Organizações funcionais => Linhas diretas de comunicação.

  • ALICE DELFIM,

     

    ORGANIZAÇÃO/ESTRUTURA FUNCIONAL É DIFERENTE DE DEPARTAMETALIZAÇÃO FUNCIONAL. ENQUANTO NAQUELA OCORRE BOA COORDENAÇÃO INTERDEPARTAMENTAL, NESTA OCORRE O CONTRÁRIO. FICA A DICA!

  • A maior dificuldade é separar departamentalização de estrutura organizacional, muitos autores tratam como sinônimos.

  • Agora eu tenho que adivinhar a qual comunicação o korno do examinador quis se referir!!!