SóProvas


ID
1107910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes .

De acordo com a cadeia de comando e a hierarquia de uma estrutura organizacional, um gerente de produção tem autoridade sobre seu subordinado direto e responsabilidade para com seu diretor de produção.

Alternativas
Comentários
  • Corretíssimo e fácil


    De acordo com a cadeia de comando e a hierarquia de uma estrutura organizacional, um gerente de produção tem autoridade sobre seu subordinado direto e responsabilidade para com seu diretor de produção.

  • Os 14 Princípios Gerais da Administração, segundo Fayol, são:

    1. Divisão do trabalho. Consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

    2. Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.

    3. Disciplina. Depende de obediência, aplicação, energia, comportamento e respeito aos acordos estabelecidos.

    4. Unidade de comando. Cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o princípio da autoridade única.

    5. Unidade de direção. Uma cabeça e um plano para cada conjunto de atividades que tenham o mesmo objetivo.

    6. Subordinação dos interesses individuais aos gerais. Os interesses gerais da empresa devem sobrepor-se aos interesses particulares das pessoas.

    7. Remuneração do pessoal. Deve haver justa e garantida satisfação para os empregados e para a organização em termos de retribuição.

    8. Centralização. Refere-se à concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização.

    9. Cadeia escolar. É a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo em função do princípio do comando.

    10. Ordem. Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. É a ordem material e humana.

    11. Eqüidade. Amabilidade e justiça para alcançar a lealdade do pessoal.

    12. Estabilidade do pessoal. A rotatividade do pessoal é prejudicial para a eficiência da organização. Quanto mais tempo uma pessoa permanecer no cargo, tanto melhor para a empresa.

    13. Iniciativa. A capacidade de visualizar um plano e assegurar pessoalmente o seu sucesso.

    14. Espírito de equipe. A harmonia e a união entre as pessoas são grandes forças para a organização.
  • Cadeia de Comando - é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e mostra quem se subordina a quem. Ela é associada a dois princípios enunciados pela Teoria Clássica da Administração: o princípio da unidade de comando e o princípio escalar.O princípio da unidade de comando significa que cada empregado deve ser reportar ou se subordinar a apenas um chefe. O princípio escalar refere-se a linhas claramente definidas de autoridade, desde a cúpula até a base da organização, que incluem todos os empregados. Cada pessoa na organização deve saber a quem se reportar e quais os níveis administrativos sucessivos que levam ao topo.

    Fonte: Administração Geral e Pública. Chiavenato, Idalberto. 3ª edição. 2012. pág. 358.
  • Essa é a linha de comando - por onde a autoridade é descentralizada.

    Gabarito: Certo.

  • III. Cadeia de comando: É definida como uma linha contínua de autoridade que se estende do limite superior de organização para os níveis mais baixos e esclarece que se reporta a quem. Existem três conceitos importantes ligados a esta teoria:

    Autoridade: Refere-se aos direitos inerentes a uma posição gerencial de dizer às pessoas o que fazer e esperar que eles façam isso.

    Responsabilidade: A obrigação de executar quaisquer funções.

    Unidade de comando: O princípio de gestão que cada pessoa deve informar apenas um gerente.

  • Certo!


    A cadeia de comando de uma organização mostra, basicamente, quem “manda em quem”. Ou seja, descreve as linhas de autoridade, desde a cúpula da empresa até o seu nível mais baixo.


    A cadeia de comando mostra, portanto, a relação de subordinação dentro da estrutura e mostra como funciona a hierarquia funcional. Esta “estrutura hierárquica” é o que chamamos de cadeia de comando.


    Fonte: Prof. Rodrigo Rennó


  • CADEIA DE COMANDO - RELAÇÃO VERTICAL.

    do topo para a base:

                                      PRESIDENTE

                                      DIRETOR

                                      GERENTE

                                      CHEFE

                                      SUPERVISOR

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A IDEIA É QUE CADA CARGO INFERIOR DEVE ESTAR SOB O CONTROLE E SUPERVISÃO DE UMPOSTO SUPERIOR. OU SEJA, NENHUM CARGO FICA SEM CONTROLE OU SUPERVISÃO. DAÍ A NECESSIDADE DA HIERARQUIA DA AUTORIDADE PARA DEFINIR AS CHEFIAS NOS VÁRIOS ESCALÕES DE AUTORIDADE.

     

     

    GABARITO CERTO

  • CERTO

     

    A cadeia de comando mostra quem manda em quem. O gerente, normalmente é uma autoridade mediana, possui subordinados, mas tb possui chefe.

     

    Quando o gerente olha pra  baixo, ele enxerga  seus subordinados direto, que são pessoas para as quais ele tem autoridade. Quando olha pra cima, exerga pessoas com as quais ele tem responsabilidades, seu diretor, por exemplo.

     

    Olha como a Cespe conceitua cadeia de comando.

     

    Quando a estrutura organizacional tem uma linha ininterrupta de autoridade que liga todas as pessoas em uma organização e mostra quem se reporta a quem, tem-se um exemplo de organograma funcional (Q350194)

     

    ERRADO. Tem-se a cadeia de comando.

  • Linda questão e o Letson matou bem a questão ao inserir os princípios de Fayol.

    2. Autoridade e responsabilidade. Autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência. A responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade e significa o dever de prestar contas. Ambas devem estar equilibradas entre si.

     

    Aplicando no contexto fica bem mais claro.

  • Autoridade: de cima para baixo

    Responsabilidade: de baixo para cima.

  • Resposta: Certo.

    A autoridade é atribuída ao cargo e não às pessoas. Ela flui do nível institucional ao nível operacional, ou seja, quanto mais alta a posição do administrador na estrutura hierárquica, mais autoridade ele tem. Enquanto responsabilidade é o dever de desempenhar a tarefa que lhe foi designada. A autoridade emana do superior para o subordinado, já a responsabilidade é a obrigação exigida do subordinado para que realize seus deveres.