SóProvas


ID
1107916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue o item subsequente.

Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito incoerente, posto que a descentralização AUMENTA os gastos com controle e supervisão.

  • Concordo com o colega.

  • Primeira vez que li eu também errei, mas fazendo uma analise melhor da questão ela não  diz que contrataria outras pessoas para aumentar o controle e sim que daria mais responsabilidades aos participantes. Logo podemos concluir que não gera mais gastos ... (segundo entendimento da banca)

     Mas eu entraria com  recurso porque para transferir mais responsabilidade a um membro a mão de obra acaba saindo mais caro na lógica 


  • Para mim questão e interpretação de texto, quando diz que o gasto será minorado pois irá responsabilizar outros membros ou seja,estou gerenciando uma parte da empresa e dei prejuízo para empresa,eu serei o responsável. Errei,mas analisando bem, creio eu com minha humildade que está correto o gabrito.

  • Já eu acertei pensando que tornando a estrutura mais horizontal, reduz-se os gastos com chefes (que ganham mais que a peãozada, rs).

  • As desvantagens da Descentralização:

    - Pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos

    - Maior custo pela exigência de melhor seleção e treinamento dos administradores médios

    - Risco da subobjetivação: os administradores podem defender mais os objetivos departamentais do que os empresarias.

    - As políticas e procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.

    Não entendi mesmo este gabarito.


  • Detalhe: reduzir CUSTOS OPERACIONAIS  é uma vantagem da CENTRALIZAÇÃO.

                 reduzir gastos de COORDENAÇÃO é uma vantagem da DESCENTRALIZAÇÃO.

    é punk! rs

     

  • Qual sua fonte Simone Vieira?

  • Bateu um desgosto agora. :/ 

  • Errei a questão. Mas acho que a possivel justificativa para a resposta ser CERTA seja a parte destacada:

    Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização.

    Acredito que a banca quis especificar que a reducação de gastos seria somente na área gerencial.

  • Os gastos vão aumentar em relação a encargos com novos funcionários descentralizados, porém outros custos de controle gerencial e coordenação serão reduzidos.

    Exemplo: Um gerente que tem que decidir por todas as filiais, gera gasto de transporte, de tempo, recursos, coisa que é evitada caso tenha a descentralização. 

  • A descentralização significa relativa autonomia e independência para tomar decisões, aumentando a eficiência e a motivação, aproveitando melhor o tempo e a aptidão dos funcionários e ainda, evitando que fujam da responsabilidade.

     

    Segundo CHIAVENATO (2003), os gastos com coordenação podem ser reduzidos devido à essa maior autonomia para tomar decisões. No entanto, isso requer o estabelecimento de uma estrutura organizacional bem definida, além de políticas definindo até que ponto as unidades subsidiárias podem tomar suas decisões. Logo, ITEM CERTO!

     

    Comentários Professor Adriel Sá.

  • descentralização:

     

    mais autonomia

    liberdade

    agilidade

    descisões mais próximas das ações

    estrategia motivacional

    ideal para empresas grandes

  • A IDEIA É TER MENOS CACIQUES E MAIS ÍNDIOS, OU SEJA, O SUPERIOR TERÁ UMA QUANTIDADE MAIOR DE SUBORDINADOS; REDUZINDO, PORTANTO, A CADEIA DE COMANDO. COM ISSO, OS CUSTOS SERÃO MENORES E O CONTROLE MAIS EFICAZ. ALÉM DE SER UM MODELO DE MAIOR AGILIDADE E FLEXIBILIDADE NAS DECISÕES, POR ESTAR MAIS PRÓXIMO DA PRESIDÊNCIA (do topo da estrutura).

     

    O FATO DE A AUTORIDADE DELEGAR AO SUBORDINADO AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE PRESUME-SE UM GRAU MAIOR DE CONFIANÇA E COM ISSO HAVERÁ UMA REDUÇÃO NO CONTROLE DE DESEMPENHO E NA COORDENAÇÃO PARA HARMONIZAR OS ESFORÇOS. TIDO ISSO DEVIDO AO GRAU DE CONFIANÇA DEPOSITADO. QUANTO MAIS SE CONFIA, MENOS CONTROLE SOBRE O DESEMPENHO SERÁ NECESSÁRIO. O SUPERIOR PASSA A "POR A MÃO NO FOGO" PELO SEU SUBORDINADO. EIS A RELAÇÃO DE ECONOMIA (DE TEMPO E DINHEIRO).

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Uma organização que busque adquirir uma estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização. Ohhh meu Deus como cai uma questão dessa pra um indivíduo prestar concurso público. Na prática não é assim... È o contrário é muito cacique pra pouco índio. 

  • Se eu estou descentralizando, estou dividindo o poder e criando mais cargos de gerência e coordenação. Não consigo enxergar como isso pode reduzir gastos, afinal, cargos mais elevados pedem salários melhores.

  • Galera, curtem aí a minha sugestão ao QCONCURSOS.

    QCONCURSOS, por favor! Coloca uma aba igual a essa pra responder aos comentários dos colegas diretamente neles. Pois fica muito mais fácil e melhor nossa compreensão, sendo assim podemos debater no próprio comentário, ao invés de vir aqui embaixo falar de um comentário que já foi há anos.

    Obrigado!!!!

  • Pedro Matos, ótimo comentário!

  • Questão: Uma organização que busque adquirir uma (1) estrutura mais flexível e otimizada deve descentralizar sua cadeia de comando para que os gastos com coordenação e controle gerencial sejam minorados por meio da responsabilização e participação dos membros dessa organização.

    Gabarito: certo

     

    Fundamentação: “Ressalte-se, ainda, que, atualmente, as organizações tendem a achatar suas estruturas, atuando com uma amplitude administrativa maior, que além de trazer custos de supervisão menores (maior número de subordinados por chefe), promovem mais motivação, permite maior participação e delegação e, consequentemente, maior rapidez no atendimento das demandas dos clientes”.

     

    (1) Descentralização da cadeia de comando > amplitude adminitrativa maior > estrutura achatada > o gerente tem mais subordinados sob o seu comando >  estrutura mais flexível e otimizada.

    Por que a descentralização da cadeia de comando reduz os custos? "Ter uma amplitude administrativa mais larga, significa que o supervisor comanda um número maior de subordinados, que são empoderados e necessitam de menor supervisão e atenção." (...) "Maior treinamento e experiência, que permite maior delegação e empoderamento; necessidade de menor supervisão, coordenação e atenção.

     

    Fonte das partes que estão entre aspas: Administração Geral e Pública (Elisabete e Lima Moreira)

     

  • Descentralizar aumenta os gastos! Para mim o gabarito tá errado.
  • Uma hora fala que descentralização aumenta os gastos, outra que minora. Realmente n consigo entender o que eles querem nessa matéria

  • Uma hora as bancas dizem que descentralizar reduz os custos, sendo que em outra questão foi colocado que a verticalização demanda maior investimento. PQP, se decidam!

  • Para mim, a questão é pura interpretação. Descentralização, okay, aumenta os gastos ( econômicos), todavia os "gastos" aos quais a questão se refere, é puramente aos gastos com coordenação e controle gerencial, para que estes sejam minorados. 

    Gabarito certo. 

     

    Isso é Cespe. 

  • Está difícil, Cespe!

  • Não existe isso, vsfd!

     

    Se você descentralizar, os custos aumentam. *Chavienato*

  • gastos minorados????

  • Aumentam os custos em comunicação vertical e com capacitação dos gerentes, porém os gastos com coordenação e controle gerencial realmente são minorados. Tudo é questão de entendimento e interpretação da questão.

    GABARITO: CERTO

  • Quando se centraliza os esforços (no dono da empresa ou chefão qualquer), resta a organização adotar mecanismos de coordenação (parte da função 'dirigir') e controle de pessoas como, por exemplo, câmeras, fiscais (controle gerencial), tecnologia da informação e comunicação, dentre outros - para checar se todos estão trabalhando conforme decidiu o sujeito centralizador de decisões. Ao optar por descentralizar as decisões, tornando a estrutura mais flexível, jogamos no lixo todo esse aparato de coordenação e controle, isto é, reduzimos o nosso custo com ferramentas descritas, uma vez que, aos subordinados, foi dada confiança (ainda que limitada) para que eles tomem as decisões necessárias para se atingir os objetivos da organização.

    Resposta: Certo.