SóProvas


ID
1108018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à gestão por competências e às tendências em gestão de pessoas no setor público, julgue os itens a seguir.

A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certo. De acordo com a obra de Rodrigo Renó, Administração Geral para Concursos.


    A gestão por competências está inserida em um contexto de mudanças no modelo de gestão de pessoas. Tradicionalmente, os modelos tradicionais de GP estavam baseados no controle como forma de relacionamento entre a organização e o indivíduo e focados em escolher a pessoa certa para o lugar certo.

      Entretanto, o ambiente em que as organizações operam mudou muito nas últimas décadas. A concorrência crescente e a demanda por produtos e serviços com maior valor agregado demandam pessoas com capacidade de iniciativa e maior criatividade.

      Além disso, as novas estruturas organizacionais, como as organizações em rede e virtuais, são mais descentralizadas. Para essas empresas, são necessárias pessoas que saibam tomar decisões e que consigam executar um autogerenciamento.

      Dentro desse novo contexto, as organizações passaram a repensar a maneira como contratavam e gerenciavam seus empregados. A visão de que o importante era somente o “estoque” de conhecimentos e habilidades do empregado caiu por terra.

      O conceito de competências busca entender e conhecer a aplicação desses conhecimentos e habilidades no contexto do trabalho, ou seja, na prática. Assim, aliado ao conceito de competência está o de “entrega”. Devemos saber o quanto cada pessoa agrega de valor na organização. De acordo com Le Boterf,2

      o conceito de competência está associado à ideia de valor e entrega a determinado contexto de forma independente do cargo, isto é, a partir da própria pessoa


  • "A gestão por competências propõe-se a orientar os esforços da organização para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências necessárias ao alcance dos objetivos estratégicos (CARBONE e colaboradores, 2006)."


    Significado de consecução: Ação ou efeito de conseguir; realização, execução.

    (http://www.significados.com.br/)


    FONTE: Guia da Gestão da Capacitação por Competências

    http://www.gespublica.gov.br/biblioteca/pasta.2013-03-28.9924370611/guia-gestao-da-capacitacao-por-competencias%20(2).pdf

  • CERTO.


    Para Brandão e Bahry (2005), a gestão por competências tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerenciamento de gaps ou lacunas de competências [...] 


    Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim.

  • Nao concordo!

    ...confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução (ato ou efeito de conseguir) dos planos estratégicos das organizações.

    Achei que pegou pesado demais com a palavra Responsabilidade.

  • Questão podre esta! "...confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações..."? Sendo assim, o que farão os outros departamentos da organização? 

  • Peter Endres, a gestão por competência, assim como toda gestão de pessoas, não se limita a um único departamento. É responsabilidade de todos os gestores de uma organização, afinal são eles que estarão gerindo pessoas. Atualmente, é foco da gestão de pessoas atuar de maneira descentralizada, tendo aquela máxima, responsabilidade de linha (gerentes) e função de staff (apoio especializado). Como a gestão por competências busca o alinhamento com o planejamento estratégico, nesse caso, todos os gestores da organização possuem responsabilidade sim pela consecução dos planos estratégicos da organização.

  • Questão complicada porque exige uma interpretação correta da assertiva.
    O termo "recursos humanos" NÃO significa um departamento de gestão de pessoas. Significa, sim, o capital intelectual de uma organização, ou seja, são os colaboradores (profissionais). Por conseguinte, é responsabilidade de todos os colaboradores, inclusive os gestores, de uma organização, pela consecução dos planos estratégicos.


    GABARITO CERTO.
  • Concordo com o Oelton Ezequiel.

    "confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações". Está muito genérica, pois, não são todos os recursos humanos responsaveis pelo atingimento dos objetivos estratégicos, e sim, a alta cúpula é responsável em solidariedade com o nível de gestão. Já os colaboradores, funcionários, devem estar comprometidos com os objetivos estratégicos e com os táticos e operacionais, devendo ser responsáveis pelo atingimento dos objetivos a si determinados.

    Não se pode ser responsabilizado por algo que não se tem controle, nem autonomia para agir preventivamente ou corretivamente. Como é o caso dos objetivos/resultados estratégicos que não estão ao alcance dos funcionários .

    Já se pensarmos pelo lado de que os recursos humanos a quem se referem são os da alta cúpula, não vejo mudança com e sem gestão por competência, pois, sempre foi responsabilidade desses o atingimento dos objetivos estratégicos.

    Considero que a questão foi mal formulada e não foi apresentado recurso.

  • Questões como essa me desanima da área administrativa...maldita hr que fui me formar em uma merda de graduação em ADM.

  • Depois de muito ler, acho que entendi o que a questão diz de fato, mas nos dá a entender de outra forma. (coisas da cespe)

     

    Questão: A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.

     

    Eu entendi que ela não diz que o rh fará os planos estratégicos, mas que à medida que faz o mapeamento das competências e levanta dados para que a organização possa fazer suas mudanças (seja treinar funcionários, desenvolver, recrutar e selecionar, etc.), ele (o rh) se torna responsável porque esse dados coletados serão a base desses planos estratégicos. A partir deles é que a organização criará seus planos estratégicos. Daí a responsabilidade do rh. 

  • Questão maldosa, ao meu ver, gera ambiguidade...

  • CERTO

     

     

    A filosofia da gestão por competências é de que são as pessoas, através de suas competências, que possibilitam à organização o alcance de seus objetivos. Para tanto, o foco desse tipo de administração é o seu colaborador, se ocupando de planejamento de trajetórias e capacitação como nenhum outro tipo de gestão de pessoas. Esse grau de valorização dos recursos humanos é inédito nas abordagens de Gestão de Pessoas e é justamente por esse aspecto que a GPC complementa os modelos estratégicos de GP

  • BEM QUE EU ESTAVA ESTRANHANDO ESSE "RECURSOS HUMANOS" COM LETRAS MINÚSCULAS... TRATA-SE DE RECURSOS PARA GERIR AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS/PESSOAIS, OU SEJA, RECURSOS VOLTADOS PARA O INDIVÍDUO, E NÃO PARA O DEPARTAMENTO DE RH.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • A CESPE gosta de intercalar segmentos de atuação da gestão. Trocando em miúdos, é o tema denominado 'modelo estratégico de gestão de pessoas'.

     

    Todos os setores organizacionais possuem um dedinho no plano estratégico da organização (instrumento da gestão estratégica) - inclusive o RH, responsável pela gestão de pessoas.

     

    Gestão de competências ----> indica para a ---> Gestão pessoas -----> o que é preciso para colocar em prática ----> Gestão estratégica. 

     

    Segue uma questão parecida (já vi muitas outras): 

     

    QUESTÃO CERTA: A gestão por competências, modelo estratégico de gestão de pessoas, estabelece o alinhamento das políticas e práticas de administração de recursos humanos com as diretrizes das organizações.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?disciplina=112&data=2017-02-19&instituto=142&modo=1

  • Eu errei a questão. Mas pensando bem, conforme alguém aqui embaixo lembrou, a resposta faz sentido se entendermos o termo "recursos humanos" como geral, não como um departamento específico. Lendo dessa forma passou a fazer sentido.

    Veja: "...confere aos recursos humanos (TODOS OS INDIVÍDUOS) a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações". 
     

     

  • Gab: CERTO

    Quando afirmamos que a Gestão por Competências complementa os modelos Estratégicos de Gestão de Pessoas, estamos nos referindo à integração do CHA dos indivíduos com as estratégias-chave que a organização utiliza para tornar os objetivos mensuráveis. Essa complementação de competências é justamente o ponto sinérgico que deve haver no contexto organizacional. Veja!

    1. A gestão por competências (ou seja, os CHA's dos indivíduos) complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas (os objetivos) à medida que confere aos recursos humanos (à medida que confere aos indivíduos possuidores desse CHA) a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos (a execução e integração dos planos para alcançarem os objetivos) das organizações.

    --------

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!