-
CERTA
Segundo o PDRAE,
No Brasil, o modelo de administração burocrática emerge a partir dos anos 30. Surge no quadro da aceleração da industrialização brasileira, em que o Estado assume papel decisivo, intervindo pesadamente no setor produtivo de bens e serviços. A partir da reforma empreendida no governo Vargas por Maurício Nabuco e Luiz Simões Lopes, a administração pública sofre um processo de racionalização que se traduziu no surgimento das primeiras carreiras burocráticas e na tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público. A implantação da administração pública burocrática é uma conseqüência clara da emergência de um capitalismo moderno no país.
http://www.tecconcursos.com.br/artigos/comentarios-da-prova-da-suframa-recursos-apu
-
A questão está certa, outras podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - PRF - Técnico de Nível Superior - Classe A Padrão IDisciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Burocrática e Administração Gerencial; Reforma administrativa; A primeira reforma da administração pública do Brasil foi a reforma burocrática.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Administração Pública; Getúlio Vargas, na década de 30 do século passado, teve um papel importante na evolução da administração pública no Brasil, ao promover a racionalização burocrática do serviço público, por meio da padronização, normatização e implantação de mecanismos de controle.
GABARITO: CERTA.
-
A
implantação do DASP na década de 30 do século passado caracteriza-se como uma
evolução da administração pública brasileira com características da fase
burocrática. C
Getúlio
Vargas, na década de 30 do século passado, teve um papel importante na evolução
da administração pública no Brasil, ao promover a racionalização burocrática do
serviço público, por meio da padronização, normatização e implantação de
mecanismos de controle. C
A
administração pública burocrática busca enfatizar o conhecimento
técnico-profissional, o que garante sua superioridade em relação a outros
modelos de administração. C
Com
a reforma administrativa do Estado Novo, buscou-se inserir, no aparelho
administrativo do país, a centralização, a impessoalidade, a hierarquia, o
sistema de mérito e a separação entre a res pública e a res privada. C
-
Ao longo dos anos o Brasil tem passado por algumas reformas administrativas.
No entanto, cabe destacar que a década de 1930 ficou marcada pela pioneira reforma burocrática, ocorrida no governo de Getulio Vargas.
Antes da década de 1930 o Estado brasileiro assemelhava-se a um mercado de troca de votos por cargos públicos.
Era uma combinação de clientelismo e patrimonialismo, explica Paludo (2013).
Além disso, Rezende (2004) afirma que até este período a Administração Pública estava muito distante de ser considerada uma burocracia profissionalizada.
A Reforma Burocrática Da Década De 1930
Na era Vargas, a partir da década de 1930, o Brasil passou a enfrentar um forte momento de industrialização e de intervenção do Estado no setor produtivo. Alguns pontos principais desta época que merecem destaque são:
tentativa de implantar estruturas gerenciais e de coordenação;
processo de racionalização;
surgimento das primeiras carreiras burocráticas;
tentativa de adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público;
a reforma burocrática foi uma consequência da emergência de um capitalismo moderno;
mudanças na forma de gestão dos recursos humanos e orçamentários;
implantação de mecanismos de controle na burocracia para romper com o clientelismo e com o patrimonialismo.
fonte: http://www.adminconcursos.com.br/2014/12/reformas-administrativas-no-brasil-pos.html
-
O que você precisa saber sobre a evolução da Administração Pública:
1 - A instituição, em 1936/1938 (não há consenso sobre a data), do Departamento de Administração do Serviço Público - DASP - significou uma reforma centralizadora e autoritária, e teve como objetivo principal suprimir o modelo patrimonialista de gestão e implementar um modelo burocrático por meio da adoção do concurso como forma de acesso ao serviço público, além de outras técnicas gerenciais. O DASP foi o primeiro órgão da estrutura administrativa brasileira ao qual se atribuiu a responsabilidade de diminuir a ineficiência do serviço público e reorganizar a administração pública.
Para contornar o problema da rigidez da administração direta (instituída pelo DASP), Juscelino Kubitschek, 1956-1961, criou estruturas paralelas na administração indireta, flexíveis e compatíveis com os objetivos do plano de metas. Durante o governo de JK, visando dar maior agilidade ao alcance dos objetivos do plano de metas, a administração indireta passou a participar ativamente da execução das políticas de governo, uma vez que a administração direta era tida como lenta e defasada. Esse fato é pouco cobrado, mas há doutrinadores que citam esse processo como embrião do processo gerencial no Brasil.
A elaboração do DL 200/1967 que, para alguns autores, foi o marco inicial da tentativa de implementação da reforma gerencial no Brasil, compreendeu uma das únicas reformas que funcionaram na história da administração pública. A inserção no ordenamento legal de princípios como planejamento, descentralização, delegação, coordenação e controle foi benéfica e tem reflexos até hoje. O DL 200/1967 promoveu a modernização da Administração Pública por meio do uso de instrumentos próprios da gestão de empresas privadas, a criação de uma administração indireta com procedimentos próprios de contratação e gestão de funcionários e de processos de compras públicas.
A consolidação do Estado Gerencial, em 1995, veio com a publicação do Plano Diretor de Reforma do Aparelho de Estado, PDRAE, pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com o PDRAE era necessário distinguir a reforma do Estado da reforma do aparelho do Estado. A reforma do Estado é um projeto amplo que diz respeito às varias áreas do governo e, ainda, ao conjunto da sociedade brasileira, enquanto que a reforma do aparelho do Estado tem um escopo mais restrito: está orientada para tornar a administração pública mais eficiente e mais voltada para a cidadania. O objetivo da Reforma da Gestão Pública de 1995 era contribuir para a formação no Brasil de um aparelho de Estado forte e eficiente por meio da descentralização da estrutura organizacional do aparelho do Estado através da criação de novos formatos organizacionais, como as agências executivas, regulatórias, e as organizações sociais.
Essa é uma visão generalista do processo, não estou dizendo que basta saber apenas isso.
-
GABARITO: CERTO
Excelente comentário, Bruno AFT!
A partir da reforma empreendida no Governo Vargas (1930), a Administração Pública sofre um processo de RACIONALIZAÇÃO que se traduziu no surgimento das PRIMEIRAS CARREIRAS BUROCRÁTICAS e na tentativa de ADOÇÃO DE CONCURSOS como forma de acesso ao serviço público. A década de 1930 foi um período de grandes transformações. A PRIMEIRA REFORMA da Administração Pública no Brasil foi a REFORMA BUROCRÁTICA. Com o objetivo de realizar a modernização administrativa foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público - Dasp, em 1936. Os principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as práticas patrimonialistas de gestão. Cabe ressaltar que a reforma administrativa realizada através do Dasp trazia a ideia de modernização, de aumento na produtividade e na eficiência.
-
CORRETO
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: CADE Prova: Analista Técnico - Administrativo
A criação do DASP representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica. CERTO
-
GABARITO CERTO
DASP
- Surgiu para estruturar a burocracia, em 1936
- órgão de controle
- Racionalizou métodos e processos
- Profissionalizou a carreira pública (concursos públicos)
" Os principais objetivos do DASP podem ser assim resumidos: centralizar e reorganizar a administração pública mediante ampla reforma; definir política para a gestão de pessoal; e racionalizar métodos, procedimentos e processos administrativos em geral. Num sentido mais amplo, o objetivo era combater as práticas patrimonialistas de gestão."
-
1º REFORMA - REFORMA BUROCRÁTICA ERA VARGAS (1930)
- criação do DASP
- racionalidade tecnica
- burocratização
- busca da eficiencia e profissionalismo atraves do tripé (administração de materiais, de pessoal e financeira)
2º REFORMA - REFORMA MILITAR DECADA DE 60
- Decreto lei 200
- descentralização
- 5 principios:
- planejamento
- coordenação
- descentralização
-delegação de competencia
- controle
3º REFORMA - REFORMA GERENCIAL GOVERNO FHC
- implementaçao do PDRAE
- Consequencias do PDRAE:
- EC n. 19: principio da eficiencia, participação popular
- novas formas de perda do cargo para servidor: avaliação periodica de desempenho e exoneração por excesso gastos
- 4 setores do Estado
- estrategico, atividade exclusiva, nã-exclusiva, produção de bens para o mercado
- 3 dimensoes:
- Institucional-legal, cultural, gerencial
- 3 projetos:
- avaliação estrutural, agencias autonomas, organizações sociais
-
CERTO.
A criação do DASP representou a primeira reforma administrativa do país e a afirmação dos princípios centralizadores e hierárquicos da burocracia clássica. CERTO.
-
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
→1 Movimento/ 1 ª Reforma Administrativa: DASP em 1930, reforma implementada pelo ESTADO NOVO -VARGAS com o Modelo burocrático.→ Foco nos processos.
→2 Movimento/ 2 ª Reforma Administrativa: Decreto-Lei 200/67 durante o regime militar, transição do burocrático para o Gerencial (pós burocrático).→ Primeira tentativa .
→3 Movimento/ 3 ª Reforma Administrativa: PDRAE em 1995, implementação da Nova Gestão Pública por Bresser Pereira. →Foco nos resultados.