-
Feedbacks a respeito do desempenho profissional ao longo do tempo, ainda que as metas sejam extremamente difíceis e desafiadoras, elevam a motivação para o trabalho.(ERRADA)
Outra questão que aborda o assunto:
Q263266 Prova: CESPE - 2011 - AL-CE - Analista Legislativo - Adminstração
Disciplina: Gestão de Pessoas
Apesar de alguns novos modelos de gestão de pessoas supervalorizarem o indivíduo como fonte geradora de desempenho,
a literatura especializada considera que tal desempenho esteja relacionado também a questões de outra ordem que não as
características humanas adquiridas. Com relação a essa temática da área de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
É possível motivar por meio da delegação de metas desafiadoras, claras e factíveis com as quais as pessoas se identifiquem.
GABARITO: CERTA
-
Fui do pensamento que mesmo tendo metas que sejam extremamente difíceis e desafiadoras, mesmo assim com o feedback os funcionários ficam motivados.
Por isso marquei C.
GAB ERRADO.
-
O erro está em dizer, ainda que as metas estejam extremamente difíceis, existe elevação motivacional. O Certo é o contrário, metas difíceis fazem é diminuir a motivação do indivíduo, ou seja, metas que deixam o sobrecarregado, isso mesmo ocorrendo o fedback.
-
Creio que o "extremamente difíceis" é bem subjetivo. A questão me fez lembrar da APO, onde as metas consensualmente estabelecidas entre organização e colaboradores devem ser "difíceis, relevantes e compatíveis". O fato de ser "extremamente difícil não significa dizer que seja impossível, ainda mais se houver a disponibilização de recursos para que a equipe atinja tais objetivos e tenha constante feedback dos colaboradores e dos superiores.
-
Olha a pegadinha, pessoal! O feedback tende a melhorar o
desempenho, mas tarefas EXTREMAMENTE difíceis e desafiadoras sempre terão
baixa motivação do funcionário para serem realizadas.
-
Motivar pessoas é complexo! Depende de fatores externos(ambiente) e internos(próprio indivíduo). Já o feedback pode ser feito da melhor maneira possível, ainda assim, não é garantia de motivação. Afinal não vale de nada um elogio, diante de péssimas condições de trabalho (salário baixo, falta de estrutura, etc.).
-
Ninguém motiva ninguém. Motivação é algo intrínseco, algo interno ao indivíduo. Ele pode ser ESTIMULADO, mas NÃO MOTIVADO. Toda questão que tem em seu enunciado em que afirme que fatores externos, como no caso da questão, MOTIVA alguém, duvide e muito. Mesmo que metas sejam desafiadoras e que proporcionem autonomia de decisão ao indivíduo, ou menos complexas, isso não significa que isso o motivará. Isso poderá gerar um ESTIMULO.
Pense em uma pessoa que ganhe super bem, tem autonomia de decisão no seu trabalho, metas que não são tão complexas e desafiadoras. Agora pense nessa mesma pessoa cuja atividade é tirar Xerox. Sua meta desafiadora é atender toda a demanda que lhe foi requerida. Isso certamente não será um fator de motivação. Poderá ser um fator de Estímulo.
-
Questão meio subjetiva. As metas são desafiadoras na perspectiva de quem? Se forem do funcionário, devem aumentar sua motivação, pois alguém ao atribuir um sentido de desafio para si, tem de ficar motivado.
-
Guerreiros, um ponto importante ainda não foi citado: O feedback em si não é garantia de motivação, ele pode ser negativo, o que diminuiria a motivação, sempre dependendo do contexto, é claro.
-
Gabarito: ERRADO.
O erro está exatamente na taxatividade. Oberve o grifo a baixo:
Feedbacks a respeito do desempenho profissional ao longo do tempo, ainda que as metas sejam extremamente difíceis e desafiadoras, ELEVAM a motivação para o trabalho.
Caso a banca tivesse trocado o trecho citado por "TENDEM A ELEVAR", a questão estaria correta.
Feedbacks a respeito do desempenho profissional ao longo do tempo, ainda que as metas sejam extremamente difíceis e desafiadoras, TENDEM A ELEVAR a motivação para o trabalho.
-
Feedback pode ser uma crítica negativa, pautando as deficiências de desempenho do indivíduo e com isso podendo desestimular sua motivação.
-
Feedbacks a respeito do desempenho profissional ao longo do tempo, ainda que as metas sejam extremamente difíceis e desafiadoras, elevam a motivação para o trabalho. ERRADO
Teoria das Necessidades Socialmente Adquiridas – Davi McClelland Desenvolvida por David McClelland, a teoria das necessidades socialmente adquiridas descreve que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas, que são: a necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de associação. A necessidade de realização (do inglês nAch – Need of achivement) representa um interesse recorrente em fazer as coisas melhor, ultrapassando os padrões de excelência. Os indivíduos bem cotados neste motivo têm um forte desejo de assumir responsabilidade pessoal por encontrar soluções para os problemas e preferem situações em que obtém feedback acerca do seu desempenho (REGO & JESUINO, 2002), se caracteriza pela vontade de ser bem sucedido em situações de competição, pelo desejo de fazer alguma coisa melhor ou de forma mais eficiente do que já feita (SOUZA, 2001). McClelland (1997) considera que as pessoas que tem a necessidade de realização como motivadora, primeiramente focalizam o crescimento pessoal, em fazer melhor e preferencialmente sozinhas. Em seguida querem feedback concreto e imediato do seu desempenho, para que possam dizer como estão se saindo. Um aspecto importante é que elas evitam tarefas que vêem como muito fáceis ou muito difíceis. Querem superar obstáculos, mas precisam sentir que o fracasso ou sucesso dependeu de suas próprias ações. Isto significa dizer que gostam de desafios com dificuldade intermediária (ROBBINS, 2002).
-
O feedback tende a melhorar o desempenho das pessoas, tornando-as mais eficientes na realização de suas tarefas (indicação do que está sendo feito corretamente e deve ser mantido ou aperfeiçoado, e o que está errado e pode ser alterado para obter um resultado mais satisfatório), entretanto, ele NÃO NECESSARIAMENTE eleva a motivação para o trabalho. Isto vai variar de pessoa pra pessoa, pode inclusive desmotivar pessoas que não lidam bem a criticas e recebem feedbacks negativos, por exemplo.
-
-
Errada...
Filhão, se é extremamente díficil quem é que vai se sentir motivado? É mais fácil desmotivar, pois a insegurança aumenta. (EIS O ERRO)
Se for desafiadora, aí sim, motiva pois é chance de mostrar seu potencial em uma situação realmente possível. Ocorre motivação!
-
PARA MANTER O FUNCIONÁRIO MOTIVADO - > METAS claras e atingíveis sendo desafiadoras.
Extremamente difícieis, pelo contrário, irá desmotivá-lo.
GAB ERRADO
-
Eu pensei que tava mal em Administração Geral. Mas em Gestão de pessoas eu to bem pior. Rs
Mas vou aprender, to gostando das matérias. :D
-
FIXANDO:
Feedbacks a respeito do desempenho profissional ao longo do tempo, ainda que as metas sejam extremamente difíceis e desafiadoras, elevam a motivação para o trabalho.
ISSO DESMOTIVA MEU POVO.
-
Gabarito Errado.
Olhei todos os comentários, porém todos explicaram, mas não disse qual é a teoria que foi usada a fonte facilitando a busca pelos colegas, pois bem irei contribuir com o meu comentário acrescentando qual teoria foi usada.
Teoria da Autoeficácia
*Robbins et. al (2010) argumentam que as pessoas com baixa autoeficácia apresentam maior probabilidade de diminuir os esforços ou de desistir do trabalho, enquanto as pessoas com autoeficácia elevada tentam vencer os desafios com maior força de vontade.
*ao recebem feedback negativo, as pessoas com baixa e alta autoeficácia reagem diferentemente: enquanto as pessoas com baixa autoeficácia perdem o empenho pela tarefa, as pessoas com alta autoeficácia tendem a reagir com mais determinação e motivação.
-
Questão esclarecedora de "Acreditar sempre..." !!
-
PARA MANTER O FUNCIONÁRIO MOTIVADO - > METAS claras e atingíveis sendo desafiadoras.
Extremamente difícieis, pelo contrário, irá desmotivá-lo.
-
Comentário:
Olha a pegadinha, pessoal! O feedback tende a melhorar o
desempenho, mas tarefas EXTREMAMENTE difíceis e desafiadoras sempre terão
baixa motivação do funcionário para serem realizadas.
GABARITO: ERRADO.
PROF: CARLOS XAVIER
-
O FEEDBACK PODE MELHORAR O DESEMPENHO SIM E CONSEQUENTEMENTE MOTIVAR, MAS APENAS QUANDO AS METAS SÃO ESTABELICIDAS DE DE FORMA CLARA E OBJETIVA. E AS METAS PRECISAM SER ATINGÍVEIS, DO CONTRÁRIO SE FOR DIFICÍES IRÁ DESMOTIVAR OS FUNCIONÁRIOS.
-
Mesmo que a questão não trouxesse a palavra EXTREMAMENTE, ainda assim eu erraria, porque eu pensei da mesma forma que o GLADIADOR >>>
-
De acordo com Locke, as metas devem ser desafiadoras, mas precisam se mostrar factíveis, possíveis de serem realizadas. Caso sejam extremamente difíceis, os objetivos acabam por desmotivar o trabalhador.
Sobre o segundo ponto, o feedback realmente melhora a motivação, mas quando o funcionário já está desmotivado por nunca conseguir chegar nem perto da meta, ouvir a ratificação do seu insucesso só piora as coisas. Errada a questão.
Gabarito: E
-
Logo, as metas, ainda que desafiadoras, não devem ser extremamente difíceis (irrealistas). E o motivo é bastante óbvio: a motivação relaciona-se diretamente com os resultados que se visualiza no desprendimento do esforço. Portanto, se uma meta é desafiadora, mas não real, a motivação certamente estará comprometida!
-
A professora viajou,a explicação dela não tem nada a ver com o que estava errrado mesmo
-
Depende do feedback. Se as metas são difíceis e desafiadoras, qual é a probabilidade de alcançá-las e receber um bom feedback? Baixa.
Imagine um chefe toda hora dando feedbacks que você não alcançou a meta...