SóProvas


ID
1108471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos e da legislação específica, julgue os itens que se seguem.

A teoria das três idades é o principal conceito utilizado na tarefa de diminuição dos volumes documentais, sendo essa tarefa um desafio nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CORRETO!!!

    Amigos, a teoria das três idades classifica os documentos em corrente, intermediário e permanente, CERTO?. Veja que em cada fase terá um tempo determinado, em que pese os documentos ficaram à disposição. Veja que ao aplicar essa teoria, automaticamente estará determinando o tempo nas fases, que resultará na diminuição de volumes documentais entre essas fases, por exemplo: se a administração aplica a teoria das três idades, classificando tais documentos na fase corrente - por exemplo e, conforme for passando tempo, esses documentos na fase corrente passarão para fase intermediária( devido à teoria). Isso significa  diminuir a quantidade de volume/documento no arquivo corrente, dando espaço para os futuros documentos correntes!!!

    Na mesma linha de raciocínio, após um tempo, os documentos da fase intermediária passará para a permanente, diminuindo assim o volume documental que estava na fase intermediária!!! 

    Isso evita a sobrecarga do sistema de arquivologia documental.

    Fonte: Aulas do Darlan- LFG e Ponto dos Concursos. 


  • Sabe o que eu não entendo? A cisma do Cespe. 


    O principal conceito? Acho muito forçado. 

  • "diminuição dos volumes documentais" eu entendo como microfilmagem. Esse sim vai diminuir os "volumes".


  • Certo

    Tenho livro de arquivologia de RENATO VALENTINI EM EPUB quem quiser é só entrar em contato

    ah tenho também da Dias esse é exclusivo quem quiser é só entrar em contato

    tudo gratis!

  • "diminuição dos volumes documentais" eu entendo como microfilmagem. Esse sim vai diminuir os "volumes" 


    não pode confundir, o pessoal inventa demais... quando você transfere pro arquivo intermediário, você diminui o volume do arquivo corrente, e assim por diante.. 
  • Leonardo Duarte exatamente.
    Faço de suas as minhas palavras.

    A teoria das 3 idades veio justamente para dividir os documentos em 3 fases (corrente, intermediário e permanente) sendo assim, através da frequência de uso, necessidade de guarda e pesquisa. Os órgãos para não acumular muitos documentos, podem transferir os corrente que já não estão sendo muito consultados para o intermediário, e ainda podem também recolher diretamente para o valor histórico (permanente) da instituição, ou também eliminando-os.

    Ou seja, a teoria das três idades ou Ciclo vital dos documentos, veio para classificar os estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro de uma instituição.

    GAB CERTO

  • Acredito que a teoria das três idades tem por função organizar os documentos em correntes, intermediários e permanentes e não diminuí-los.

  • A administração dos arquivos correntes oficiais tem por objetivo fazer com que os documentos sirvam às finalidades para as quais foram criados, da maneira mais eficiente e econômica possível, e concorrer para a destinação adequada dos mesmos, depois que tenham servido a seus fins. Os documentos são eficientemente administrados quando, uma vez necessários, podem ser localizados com rapidez e sem transtorno ou confusão: quando conservados a um custo mínimo de espaço e manutenção enquanto indispensáveis às atividades correntes; e quando nenhum documento é preservado por tempo maior do que o necessário a tais atividades, a menos que tenham valor contínuo para pesquisa e outros fins. Os objetivos de uma administração eficiente de arquivos só podem ser alcançados quando se dispensa atenção aos documentos desde sua criação até o momento em que são recolhidos para um arquivo de custódia permanente ou são eliminados.

    Shellenberg (2006, p.67)

  • Errei a questão, 

    "sendo essa tarefa um desafio nas organizações".

    Cespe força demais.....banca ftp.

  • sendo essa tarefa um desafio nas organizações, ficamos meio que inseguros com o item, devido a afirmação.

  • ERREI A QUESTÃO  -------> sendo essa tarefa um desafio nas organizações.

  • CESPE forçou nessa aí

  • A teoria das três idades documentais determina que os documentos avancem por fases no arquivo, conforme o tempo passe e seus valores mudem. Isto mantém o crescimento do arquivo sob controle, evitando a guarda de documentos inúteis, por mais tempo do que o estritamente necessário, ou a perda de documentos ainda importantes.

    Contudo, determinar o valor dos documentos é uma tarefa complexa, uma vez que este valor é subjetivo, e algumas vezes volátil. Tão complexa que é necessária a existência de um grupo de pessoas, dos mais variados conhecimentos e experiências, para realizá-la. E ainda assim o fazem com alguma dificuldade.

    Portanto o item está correto.
  • Deve ser um desafio mesmo pro pessoal da CESPE se organizar e escolher uma questão que tenha sentido. 

  • Contudo, determinar o valor dos documentos é uma tarefa complexa, uma vez que este valor é subjetivo, e algumas vezes volátil. Tão complexa que é necessária a existência de um grupo de pessoas, dos mais variados conhecimentos e experiências, para realizá-la. E ainda assim o fazem com alguma dificuldade.

     

    Profª Mayko Gomes.

     

    CORRETO

  • Mano,fiz essa questão duas vezes e errei pqp 

  • Correta

    A teoria das três idades sistematiza a organização física e intelectual dos documentos. Isso quer dizer que teremos os documentos certos, nos lugares certos, na hora certa e também que não teremos documentos desnecessários em lugares errados e na hora errada. Toda essa sistematização faz com que tenhamos uma diminuição do volume de documentos, além de outros benefícios.

     

    Prof. Ronaldo Fonseca - Estratégia Concursos 

     

  • Certa

     

    Teoria da 3 idades:

    É fundamental na divisão do ciclo de vida dos documentos em três fases distintas, conforme os valores documentais e a frequência de uso para a instituição produtora. 

  • Pensei que estivesse relacionado com a Gestão Documental, no que tange a fase de produção. Porém, de fato, a teoria das 3 idades, corrobora com a diminuição do volume documental, acredito que na fase intermediária, quando da análise para destinação final, se eliminação ou recolhimento para a fase permanete.

  • "Desafio" forçou!

  • Não tentem entender nada , prova do CESPE você não entende , você decora (é o que está escrito e acabou , INFELIZMENTE).

     

    Tenho outra dessas "afirmações sumárias do CESPE" guardada aqui , se alguem quiser "decorá-la" fique a vontade , pois é certeza de que vai cair de novo:

     

    Q602815 A teoria dos valores de documentos de arquivo é a maneira mais consistente de se fazer a definição das três idades documentais

    > Gabarito CORRETO. 

  • Creio que "essa tarefa" envolve a elaboração da tabela de temporalidade, cujo desafio é tanto maior quanto mais peculiaridades implique a organicidade da instituiição em comento.

  • Certo


    A teoria das três idades sistematiza a organização física e intelectual dos documentos. Isso quer dizer que teremos os documentos certos, nos lugares certos, na hora certa e também que não teremos documentos desnecessários em lugares errados e na hora errada. Toda essa sistematização faz com que tenhamos uma diminuição do volume de documentos, além de outros benefícios.


    Fonte: Prof. Ronaldo Fonseca (Estratégia Concursos)

  • Resolução: a teoria das três idades sistematiza a organização física e intelectual dos documentos. Isso quer dizer que teremos os documentos certos, nos lugares certos, na hora certa e também que não teremos documentos desnecessários em lugares errados e na hora errada. Toda essa sistematização faz com que tenhamos uma diminuição do volume de documentos, além de outros benefícios.

    Resposta: certa

  • Galera,

    eu pensei da seguinte forma: A teoria das tres idades significa que os documentos permanecem no arquivo corrente, intermediario ou permanente, certo? E conforme os documentos vão sendo deslocados de uma fase para outra, isso, certamente, influência no volume dos documentos; ora, se eu tenho uma pilha de documentos no arquivo corrente ( sobre minha mesa ) que ja nao tem quase utilidade para consulta ( consultas com pouquissima frequência ) e esta ali so fazendo volume, entao, o que devo fazer? tranferi-lo para o arquivo intermediário. Logo, o volume sobre minha mesa irá diminuir. Correto?

    Agora, sobre la e lê a questao novamente e veja se faz sentido.

    Só acredito que a Cespe forçou um pouco depois da virgula; ficou um pouco subjeitvo.