SóProvas


ID
11086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Compete à ANATEL editar e atualizar plano com a atribuição, a distribuição e a destinação de radiofreqüências associadas aos diversos serviços e atividades de telecomunicações. O objetivo desse plano é disciplinar o uso do espectro radioelétrico e evitar a interferência entre as estações transmissoras, além de promover um uso eficiente desse espectro.

Julgue os itens a seguir, relativos à destinação e ao uso do espectro de radiofreqüências, bem como à sua divisão em faixas.

Tecnologias como o bluetooth e o wi-fi operam em faixas de radiofreqüência cuja utilização não requer obtenção de licença da ANATEL e é isenta de taxas.

Alternativas
Comentários
  • wi-fi se situaa faixa de 2,4 GHz, a qual realmente não requer licenciamento, desde que atenda às especificações técnicas contidas da respectva regulamentação, assim como o bluetooth.
    Isso é pegadinha da Cespe, cujas questões sempre são mal formuladas na maior parte dos testes.
  • Essa Resposta foi Alterado de CERTO para ERRADO. A Resolução n.º 365 da ANATEL estabelece que os sistemas de acesso sem fio em banda larga para redes locais, entre eles os sistemas wi-fi, deverão ter suas estações licenciadas junto à ANATEL quando eles utilizarem potência superior a 400 mW, em localidades com população superior a 500.000 habitantes e na faixa de 2.400 – 2.483,5 MHz.

    A Anatel assim como outros orgãos vive mudando as resoluções, é assim mesmo.

    Por enquanto bluetooth ainda não requer autorização da ANATEL, por enquanto, rsss
  • Atualmente, a tecnologia bluetooth opera em faixa de radiofrequência cuja utilização não requer obtenção de licença da ANATEL e é isenta de taxas, mas a tecnologia Wi-Fi já opera na faixa de 5GHz sendo regulada pela ANATEL. Portanto, assertiva incorreta. Caso algum colega tenha sugestão/correção para meu comentário é só sinalizar que eu edito.

    Vejamos alguns detalhes:

    O Bluetooth opera na faixa de 2.4GHz. Por ser uma faixa não licenciada na maioria dos países, permite que seja utilizada sem maiores restrições ou custos. Porém essa mesma característica acarreta que tal faixa seja compartilhada com a maioria dos dispositivos eletrônicos, como o Wi-Fi, deixando assim a transmissão muito suscetível à interferências do meio [1].

    Já o Wi-Fi, atualmente, opera na faixa de 2.4GHz e 5GHz. A ANATEL, por meio do Ato nº 14448/2017, apresenta exigências sobre o Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, com a seguinte redação [2]:

    [...] 11.3. Sistema de Acesso sem Fio em Banda Larga para Redes Locais, operando na faixa 5.470-5.725 MHz, devem atender às seguintes condições:

    11.3.1. A potência na saída do transmissor é limitada ao máximo de 250 mW;

    11.3.2. O valor médio da potência EIRP é limitado ao máximo de 1 W;

    11.3.3. O valor médio da densidade espectral de potência EIRP é limitado ao máximo de 50 mW/MHz. [...]

    Referências:

    [1] - https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/bluetooth/tecnologia.html <Acessado em 22/11/2021>

    [2] - https://informacoes.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-certificacao-de-produtos/2017/1139-ato-14448 <Acessado em 22/11/2021>

    Y. G. Conceição