-
CERTA, JUSTIFICATIVA – As empresas estão procurando organizar–se por processos para maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado.
http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf
-
Você perceberá uma modificação deste agrupamento organizacional quando
comprar um hamburguer em um restaurante de serviço rápido. Note que algumas
pessoas estão assando a carne, outras estão fritando as batatas, e outras
preparando a bebida. Usualmente há um anotador de pedidos que também recebe
o pagamento e compõe o pedido.
http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Departamentalizacao.pdf
-
A gestão por processos implica uma ênfase em "como" o produto ou serviço é feito, ao contrário do foco no "que" é feito, característica das organizações tradicionais.
-
A gestão por processos foca otimizar as atividades/tarefas.
-
Não deveria ser eficiência?
A própria CESPE diferencia e eficácia de eficiência.
-
Leonardo, essa questão ajuda a explicar sua dúvida.
A aplicação da gestão por processos em uma organização, quando usada em um sistema de gestão integrada, possibilita à organização atuar com eficiência nos recursos e com eficácia nos resultados.
CERTA
-
Complementando:
Gestão por processos: refere-se à organização em que toda a gestão é estruturada em função dos processos.
A gestão por processos consiste em administrar as funções permanentes como elos de uma corrente e não como departamentos isolados uns dos outros. O resultado é uma cadeia horizontal de processos, em lugar da estrutura vertical da cadeia de comando. A organização por processos permite que as funções trabalhem de forma coordenada, aumentando a eficiência ao longo de todo o processo.
Eficácia = é a quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.
Ex: campanha para vacinação de 100.000 crianças e este número foi alcançado ou mesmo superado, a campanha foi eficaz.
Eficiência = é a relação entre os produtos/serviços geados com os insumos utilizados, relacionando o que foi entregue e o que foi consumido de recursos, usualmente sob a forma de custos ou produtividade.
Ex: quanto menor for o custo da campanha citada, melhor será, isto é, a campanha é eficiente.
Giovanna Carranza - Administração Geral e Pública 2ªed.
GAB CERTO
-
As organizações modernas aperfeiçoaram suas operações e passaram a adotar a visão do trabalho em forma de processos como meio de melhorar a eficiência na produção de bens e servições e melhorar a eficácia dos resultados. É um novo modo de ver as organizações e uma nova forma de gestão: a gestão de processos.
A visão organizacional por processos rompe os antigos departamentos funcionais em busca de maior coordenação de esforços e está baseada num conjunto de atividades intercaladas e sequenciais, focadas no cliente e na geração de valor em produtos e serviços. Cada área departamental é apenas parte do resultado e para que o resultado seja considerado bom, todos os departamentos devem ser bons.
A orientação por processos possibilita que a organização seja vista, não como um conjunto de departamentos estanques, mas sim, como um fluxo contínuo de atividades encadeadas que começam e terminam no cliente.
Adm. Pública - Augustinho Paludo.
-
CERTA.
Essa é o propósito da gestão por processos.
-
A GESTÃO POR PROCESSOS TEM COMO PRIMÍCIAS O ATENDIMENTO AO CLIENTE E A IDENTIFICAÇÃO DO RESULTADO ESPERADO, OU SEJA, A EFICÁCIA DE UMA EMPRESA REFERE-SE À SUA CAPACIDADE DE SATISFAZER UMA NECESSIDADE DOS CLIENTES POR MEIO DO SUPRIMENTO DE SEUS PRODUTOS (BENS OU SERVIÇOS),
LEMBRANDO TAMBÉM QUE A ANÁLISE DA EFETIVIDADE (produção) DEVE SER REALIZADA ANTES DA ANÁLISE DE EFICIÊNCIA (resultado/consequência).
ATRIBUTOS VISÃO TRADICIONAL VISÃO POR PROCESSO
FOCO CHEFE CLIENTE
RELACIONAMENTO PRIMÁRIO CADEIA DE COMANDO CLIENTE FORNECEDOR
ORIENTAÇÃO HIERÁRQUICA PROCESSO
QUEM TOMA A DECISÃO GERÊNCIA TODOS OS PARTICIPANTES
ESTILO AUTORITÁRIO PARTICIPATIVO
GABARITO CERTO
-
-
CERTO.
Atingir a maior eficácia na entrega de produtos e na prestação de serviços aos clientes é um dos objetivos da departamentalização por processos.
-
Embora processo seja relacionado à eficiência, o entendimento que devemos ter é que, especificamente na gestão de processos, há os dois elementos: eficiência e eficácia.
Mas não deixa de ser curioso o fato de, não obstante a assertiva falar em "eficácia", o Cuespe justificou seu gabarito falando em eficiência rs: "As empresas estão procurando organizar–se por processos para maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado."
-
Gab. CERTO
A orientação por processos é mesmo uma tendência das organizações modernas. De acordo com muitos teóricos, a organização orientada pelo modelo de gestão por processo consegue atingir uma maior eficácia organizacional na entrega de produtos e na prestação de serviços aos seus clientes ou usuários.
Prof. Rodrigo Rennó
#DeusnoComando
-
Errei a assertiva. Considerei apenas a eficiência no modelo de gestão por processos.
-
CORRETA
PROCESSO:
- É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES INTER-RELACIONADAS, QUE TRANSFORMAM ENTRADAS EM SAÍDAS.
- FOCO PRINCIPAL NA GERAÇÃO DE VALOR PARA O CLIENTE.
- MELHORIA CONTÍNUA, FLEXIBILILIDADE, APREDIZADO.
- BUSCA A EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE.
FONTE: PROFESSOR RAFAEL BARBOSA.
-
CERTO
O conceito de gestão por processos nada mais é do que a interação entre as várias atividades que são realizadas nas empresas pelos diversos departamentos. É um método utilizado para rever, melhorar e padronizar processos de trabalho. Utiliza estratégia abrangente, sistemática e estruturada que garante a participação efetiva dos envolvidos, independentemente do nível hierárquico, promovendo o comprometimento com a qualificação do processo de trabalho.
-
Gab C
A organização orientada pelo modelo de gestão por processo consegue atingir uma maior eficácia organizacional na entrega de produtos e na prestação de serviços aos seus clientes ou usuários.
Fonte : Estratégia.
-
As empresas estão procurando organizar-se por processos para maior eficiência na obtenção do seu produto ou serviço, melhor adaptação à mudança, melhor integração de seus esforços e maior capacidade de aprendizado.