SóProvas


ID
1108702
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Tendo em vista as normas que regem o orçamento público, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que PPA se refere ao plano plurianual; LDO, à lei de diretrizes orçamentárias; e LOA, à lei orçamentária anual.



Considere que, na fronteira entre Brasil e Bolívia, incidentes envolvendo membros das forças de segurança brasileira e traficantes tenham demandado operações extras da Polícia Federal na região e que, apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las. Nessa situação, os recursos adicionais necessários devem ser providos por meio da abertura de créditos extraordinários.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA,  JUSTIFICATIVA – O art. 167 da CF determina que créditos extraordinários só poderão ser abertos para despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerras, comoção e calamidade. Na situação referida, as operações em questão são consideradas de rotina para a Polícia Federal, havendo apenas necessidade de complementação orçamentária de despesa previsível, visto que anteriormente orçada.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf

  • Errada. Créditos suplementares. 

  • Creditos suplementares reforça uma dotação já aprovada na LOA, mas que foi insuficiente. 

    Mais um pouquinho além.

    art. 166, §8 (...) créditos especiais ou suplementares, poderão ser utilizados com previa e especifica autorizacao legisaltiva.

    art. 167, são vedados.

    V - a abertura de credito suplementar ou especial sem previa autorizacao legislativa e sem indicação dos recursos correspondentes. 

    Recursos para aberturas de creditos suplementares e especiais:

    Superavit financeiro, excesso de arrecadacao, anulacao parcial ou total de dotacoes orcamentarias ou de creditos adicionais (incluindo reservas de contigencia), operacoes de creditos. 

  • Errada: http://www.impconcursos.com.br/pdf/pdf/CreditosAdicionais.pdf

  • Crédito suplementar -> reforço de dotação orçamentária já prevista na LOA
    Ex: dotação já prevista para aplicação de provas do ENEM, e teve insuficiência de recursos para a duplicação do número de provas.

    Crédito extraordinário -> Situação urgente e imprevisível, logo pode ou não se falar em dotação, sendo reforçando ou criando uma nova.
    GAB ERRADO

  • Créditos Suplementares : Despesa já existe, mas a grana não foi suficiente para atendê-la.

    Créditos Especiais : Despesa nova, não foi prevista.

    Créditos Extraordinários : Circo tah pegando fogo, caso de urgência!

  • kkkkkkk. Boa Guilherme ..

  • Para mim, segurança nacional, repelir agressão estrangeira, ,pouco importando se de milícia ou Estado, é sim caso de urgência. Não concordo com o gabarito. O avaliador tem que inventar uma historinha para formular a questão e de vez em quando ele escorrega feio.

  • Trata-se de um REFORÇO em uma dotação já existente. Nesse caso será um crédito SUPLEMENTAR.

  • Crédito deverá ser utilizado para:  atender despesas imprevisíveis e urgentes (guerra, comoção interna ou calamidade) Não é o caso da questão.



    Além do que, Créditos suplementares: ocorrem quando a estimativa inicial do gasto não corresponde à real necessidade de recursos. A despesa está fixada na LOA, mas o crédito orçamentário não é suficiente para concluir o objeto. 

  • Oie Gente!

    Quando já tem despesa orçada e é necessário, apenas, uma complemento utiliza-se o Crédito Suplementar nos limites previstos na LOA ou, se ultrapassar, lei específica, devendo apresentar justificativa e fonte de recurso, sendo proibida a reabertura. :)

  • Para a questão, se já existe dotação específica deve ser suplementar.

    Caso não exista dotação na LOA, pode ser especial ou extraordinária em caso de despesa urgente.

  • Concordo com luiz junior.

    Veja bem o enunciado.


    incidentes envolvendo membros das forças de segurança brasileira e traficantes tenham demandado operações EXTRAS da Polícia Federal.

    Extras nada tem a ver com situações de rotina da policia federal.
  • Acredito que o caso da questão não seja uma guerra...

  • Pera ai traficantes. Vamos determinar um cessar fogo. Estamos esperando o Congresso aprovar um crédito suplementar. Valtemos às nossas posições, assim que recebermos mais recursos a gente volta a se enfrentar...

  • Se não me engano um caso parecido passou pelo STF, então não tem choro.

  • Creditos extraordinários tb podem ser solicitados se já houveram dotação orçamentária...1

     

  • CRÉDITOS SUPLEMENTARES--> JÁ HÁ DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA--> REFORÇO DE DOTAÇÃO.

  • GABARITO ERRADO

     

    CRÉDITO SUPLEMENTAR!

     

    JÁ EXISTE UMA DOTAÇÃO,MAS FOI INSUFICIENTE,ENTÃO ABRE CRÉDITO PARA REFORÇAR.

  • Errado , só serão extraordinários no caso de calamidade pública impossível de ser prevista

  • Como existem, na hipótese, dotações relativas às despesas pretendidas, o crédito adicional a ser aberto é o suplementar, para fins de reforço.
     

  • Acredito que o erro tb está no "devem" pq os créditos extraorçamentários podem servir tanto para reforçar quanto para criar novas dotações 

  • A questão não exige um nível tão alto de raciocínio. "apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las" , esta é a frase que mata a questão. No crédito suplementar , a dispesa é prevista, mas os recursos são insuficientes.

     

  • Na situação em apreço, os recursos adicionais necessários devem ser providos por meio da abertura de créditos suplementares, pois referem-se a reforço de dotação orçamentária e não se caracterizam como imprevisíveis e urgentes.

  • Errada. Os créditos estavam previstos, porém eram insuficientes. Daí então deve-se recorrer ao crédito SUPLEMENTAR.

  • SUPLEMENTARES 

    BONS ESTUDOS :)

     

  • Se o orçamento preveu os recursos para essas operações e não foram suficientes para financiá-las. Não cabe Crédito Extraordinário, mas sim um reforço para essa dotação já prevista na LOA, os chamados Créditos Suplementares.

     

    Estratégia Concursos. CGE/RO.

  • Boa tarde,

     

    A questão deixou bem clara que o recurso já estão previstos e entende-se, apenas, que eles não foram suficientes, nesta situação abriremos um crédito suplementar, visando um reforço na dotação orçamentária;

     

    Os créditos extraodinários são utilizados para situações urgentes e imprevisíveis, exemplo: guerra, calamidade pública entre outros, ressalto ainda que o roll é exemplificativo

     

    Bons estudos

  • SUPLEMNETARES - Dotação insuficiente na LOA reforça a dotação roçamentaria já existente. Aberto por --- DECRETO DO PODER EXECUTIVO- caso a autorização de tal crédito já conste na LOA ou por lei especial ( projeto de lei )  Requer recurso previsto para sua abertura. 

  • BOM para o cespe conflito com traficante na fronteira não é caso de segurança nacional... pode-se levar o tempo que for para avaliar e se abrir os créditos. 

  • O orçamento já previa recursos pra essas operações, então, não poderia ser extraordinário porque este é para despesas IMPREVISTAS e urgentes. Além disso, se já havia autorização na LOA, o que faltar será apenas o complemento, ou seja, suplementar.

     

    Lembrando:

     

    Créditos Suplementares: pra reforço de dotação orçamentária recebida.

  • Creditos suplementares , ou seja, um suplemento para  o orçamento .

  • apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las.

     

    gabarito errado.

  • O "pulo do gato" está destacado em vermelho: "Considere que, na fronteira entre Brasil e Bolívia, incidentes envolvendo membros das forças de segurança brasileira e traficantes tenham demandado operações extras da Polícia Federal na região e que, apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las. Nessa situação, os recursos adicionais necessários devem ser providos por meio da abertura de créditos extraordinários."
    Se já estava previsto não pode ser crédito extraordinário/especial e se eles não foram suficientes, precisa de um REFORÇO, palavra chave para os créditos suplementares.
     

  • Créditos suplementares são aqueles destinados ao reforço de dotação orçamentária recebida (art. 41, I, da Lei no 4.320/1964), ou seja, já existia uma dotação para aquela finalidade, mas essa dotação se mostrou insuficiente. 

    crédito suplementar reflete uma falha na programação, haja vista que o valor foi insuficiente para atender à despesa. 

    Fonte: Paludo

     

  • Se foi PREVISTO não pode ser especial e nem extraordinario.


    Previsão + insuficiência = Suplementar

  • A questão fala: "apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las. "

    Se a dotação já existe mas se torna INSUFICIENTE ela precisa de: SUPLEMENTO. (Crédito suplementar)

  • O correto seria crédito suplementar, e não extraordinário, conforme seguem abaixo  os conceitos  dos tipos de créditos adicionais, incluindo o suplementar:

     

    Créditos Adicionais - são as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais classificam-se em:

    Suplementares e Especiais (PLN)

    Suplementares, os destinados a reforço de dotação orçamentária; encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República através de Projeto de Lei ( PLN )

    Especiais, os destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica; encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República através de Projeto de Lei ( PLN )

    Extraordinários (MP)

    Extraordinários, os destinados a despesas urgentes e imprevistas, em caso de guerra, comoção intestina ou calamidade pública; encaminhado ao Congresso Nacional pelo Presidente da República através de Medida Provisória (MP)

     

    Fonte: http://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao/leis-orcamentarias/creditos

  • É só associar: suplemento vitaminico é um reforço pra quem faz dieta ou malha. Crédito suplementar: REFORÇO Crédito especial: p/ despesas sem dotação ESPECIfica Extraordinario: urgentes e imprevisíveis.
  • Créditos Especiais → Atender despesas não previstas no orçamento;

    ...

    Créditos Suplementares → Reforçar dotação já prevista no orçamento, mas insuficientemente dotada;

    ...

    Créditos Extraordinários → Atender a despesas imprevisíveis e urgentes.

  • Considere que, na fronteira entre Brasil e Bolívia, incidentes envolvendo membros das forças de segurança brasileira e traficantes tenham demandado operações extras da Polícia Federal na região e que, apesar de o orçamento prever recursos para essas operações, eles não sejam suficientes para financiá-las. Nessa situação, os recursos adicionais necessários devem ser providos por meio da abertura de créditos suplementares.

     

    Créditos suplementares: despesa previsível, mas sem recursos suficientes.
    Créditos especiais: despesa imprevisível, mas sem urgência de recursos.
    Creditos extraordinários: despesa imprevisível e com urgência de recursos.

  • Suplementar = o dinheiro não deu para algo que já existia. Extraordinário = eita! Esquecemos isso e precisamos de grana. Mortais, fé na missão. Senhores, rumo à NOMEAÇÃO!
  • Tinha, mas acabou? Crédito complementar.

    Não tinha, mas precisou? Crédito especial.

    Urgente? Crédito extraordinário.

  • Suplementar

  • ERRADO

  • Crédito Suplementar: Reforço de dotação já existente

  • ERRADO

    "Reforço de dotação orçamentária " =créditos suplementares