SóProvas


ID
1108738
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.



Os profissionais de gestão de pessoas devem ser capazes de gerenciar processos de mudanças e atuar em conjunto com as demais áreas da organização, atitudes que favorecem constantes inovações e soluções de problemas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, JUSTIFICATIVA – No item, é descrito corretamente o papel da gestão de pessoas como agente de mudança nas organizações, função que é desempenhada com o intuito de desenvolver capacidades de inovar e solucionar problemas.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf

  • Dica: Se a banca falar que as organizações devem agir individualmente, desconfie! Ai tem sacagem . Geralmente são em seção conjuntas ... ;)

  • Comento:


    Atualmente,há uma discussão sobre a necessidade de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas. Na“moderna gestão de pessoas”,os indivíduos não são mais vistos como mero“recurso”ou“patrimônio” da organização,mas como“parceiro”ou“colaborador”no alcance dos resultados organizacionais.


    A área de Gestão de Pessoas desempenha uma função estratégica nas organizações. A gestão estratégica de pessoas destaca-se como requisito para alinhar as pessoas à estratégia da organização. Todavia,às vezes essa importância não é devidamente observada pelos profissionais que nela atuam (BOSQUETTI  & ALBURQUEQUE,2005).


  • Ôôô CESPE, como queria que você fosse uma banca recorrente nos concursos do meu estado, só questão filé

  • Os profissionais de gestão de pessoas devem ser capazes de gerenciar processos de mudanças e atuar em conjunto com as demais áreas da organização, atitudes que favorecem constantes inovações e soluções de problemas.

    ► Vale ressaltar que os papéis em que os profissionais de G.P. estão inseridos são múltiplos. Sabe-se que o desempenho dos papéis operacionais são, em parte — basicamente —, os mesmos que os estratégicos; são tautocronamente (ao mesmo tempo) polícia e parceiros. Como dito, esta área soma-se aos valores, às organizações, serve aos seus anseios e cria serventia competitivas; os papéis aos quais serão desempenhados são cada vez mais múltiplos e sistêmicos.

    Uma breve comparação com Papel antigo vs Papel atual das G.P. nas organizações.

    Old: Operacional e burocrático

            Policiamento e controle

            Curto prazo e imediatismo

            Foco interno e introvertido

            Foco na atividade e nos meios

    New: Estratégico

             Parceria e compromisso

             Longo prazo

             Foco externo e no cliente

             Foco nos resultados e nos fins.