SóProvas


ID
1108741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.



Na gestão por competências, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, 

    JUSTIFICATIVA – O modelo de gestão de pessoas por competências estipula que a efetivação das estratégias organizacionais depende dos recursos que esta possui (por ex., pessoas), e não do comportamento de variáveis ambientais externas à organização. Ainda que esse ambiente externo seja objeto de análise durante a etapa de formulação das estratégias organizacionais, reconhece-se que a implantação de tais estratégias é dependente da disponibilidade e da qualidade dos seus recursos humanos.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_009_01.pdf

  • Acreditar sempre, você é demais!!! Muito obrigada pelos seus comentários claros e objetivos. 

    Valeu mesmo!!!


  • Acho que o erro está em "essencialmente"

  • A gestão por competências visa precipuamente o ambiente interno da organização. Portanto, a questão erra quando apresenta fatores externos.

  • item: ERRADO


    Repetindo o item para facilitar: "Na gestão por competências, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere."


    De acordo com a justificativa do CESPE colocado pela colega "Acreditar sempre", o que deixa a questão errada é o termo essencialmente. Pois a gestão por competências depende sim de aspectos externos, mas não essencialmente. Depende muito mais de recursos que a própria organização possui do que de variáveis ambientais externas.


    Bons estudos!


  • O erro da questão é a inexistência dos RECURSOS HUMANOS na organização (quando fala essencialmente).

  • O mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades. Depois disso, é feita a mensuração do grau ideal para o cargo, isto é, o quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa (Salim e Ribas).

    Portanto, as estratégias organizacionais no modelo de gestão por competências leva em conta os recursos que a empresa possui, as competências existentes e as competências de que a empresa necessita. Nesse ponto, as variáveis ambientais externas não são essencialmente relevantes como trata a questão.


    Gab: E
  • Depende de aspectos internos

  • Gestão por competêcias é uma ferramenta gerencial estratégica que visa mensurar , mapear,modelar,identificar gaps(lacunas) e suprir competências para melhorar o desempenho individual e incrementar o desempenho global da organização. processo  longo prazo ciclico e contínuo.

    Fonte: Andreia Ribas 

    Bons estudos.

  • Gabarito errado. Gestão de competências não depende dos aspectos econômicos, sociais, políticos nem tecnológicos! Depende da área de RH fazer mapeamento das competências de seus recursos humanos para poder desenvolvê-los ou adquirir outros funcionários com as competências necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais!

  • Gab E.

    -------

     

    Fatores externos ( Como ambiente político, tecnológico, econômico e social ) -> INFLUÊNCIA na consecução da ESTRATEGIA ORG., mas NÃO A DETERMINA. 

     

    Os Fatores Internos (Principalmente o capital HUMANDO) --> É o determinante na hora da CONSECUÇÃO da ESTRÁTEGIA, é o capital HUMANO o principal. 

     

    Outros fatores internos, como SISTEMAS de TRABALHO, Cultura ORG. Sistemas de Atendimento, Estrutura Fisica --> INFLUÊNCIA e dão BASE as competências humanas, mas não é o fator determinante na hora da efetivação da estrategia.

  • Carla Ferreira, "Acreditar sempre..." posta comentários muito bons, de fato, mas nesse caso ele meramente reescreveu a JUSTIFICATIVA OFICIAL da prova, tanto que ele ou ela dispõe o link com a prova comentada logo abaixo. Não se engane, o crédito vai para a própria CESPE. 

  • A GESTÃO POR COMPETÊNCIA ESTÁ VOLTADA PARA AS PESSOAS (ANÁLISE INTERNA), E NÃO PARA AS VARIÁVEIS EXTERNAS DO MACROAMBIENTE. 

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • CESPE/SUFRAMA/2014

    A gestão por competências complementa os modelos estratégicos de gestão de pessoas à medida que confere aos recursos humanos a responsabilidade pela consecução dos planos estratégicos das organizações.

    Gabarito: certo
     

  • GABBARITO: ERRADO

    MENOS EGO INFLADO E MAIS HUMILDADE SE ERRAR

    GESTÃO DE COMPETÊNCIA É PESSOAL/INTROJETIVO E NÃO HOLÍSTICO ABARCANDO O MUNDO TODO. ESSA GESTÃO SE MESCLA COM CARACTERÍSTICAS POLÍTICAS, SOCIAIS E ECONÔMICAS, MAS NÃO DEPENDE ESSENCIALMENTE DISSO.

  • A gestão por competência vai alinhar as práticas de gestão de pessoas na persecução da estratégia organizacional. 

     

    A estratégia pode ou não considerar a análise externa. Em tese, ela deve. Mas na prática, cada um faz o que quer com a própria empresa.

     

    A estratégia organizacional pode ser ficar fazendo origami e jogando aviãozinho de papel no lixo o dia todo enquanto o governo enche o caixa da 'empresa' com subvenção. Nesse caso só interessa a habilidade artesanal do funcionário, e não aspectos externos. 

     

    A estratégia da empresa pode ser também entregar um produto inovador para a sociedade e manter-se bem conceituada com a opinião pública. Nesse caso deve-se levar em consideração a matriz política e econômica na qual a empresa se insere, e aí a gestão de competência deverá trabalhar com um referencial externo -- i.e., se quiser cumprir seu papel de usar as capacidades dos colaboradores para agregar vantagem competitiva à estratégia organizacional.

     

    Em suma, só tem sentido pensar em gestão por competência em paralelo com a gestão estratégica,  pois se aquela é um caminho para alcançar esta, por óbvio, ela deve ser lógica e operacionalmente compatível com os fins da mesma. 

  • Estudo, estudo gestão de pessoas e não entendo nada . Kkkkkk
  • Sintetizando o que acreditar sempre falou, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos internos e não externos.

  • Para melhorar a compreensão:


    Para Crawford (1994), o que faz diferença no custo de um sistema de informação não é o HARDWARE(exterior), mas sim o SOFTWARE (interior). A capacidade e a qualidade do software são o resultado da criatividade de quem o desenvolveu."


    Ele usa esse exemplo para mostrar que o que influencia o resultado da organização é a sua capacidade interna (software), é isso que gera resultados.


    Fonte: Livro "Gestão de Pessoas" de Janete Knapik 2012 1ed, pg 169.

  • De acordo com a questão Q560328:

     

    gestão de competências: gerir competências dos servidores

    gestão por competência: estruturação da empresa segundo as competências necessárias ao negócio.

     

    E dizer que a gestão de competências depende essencialmente de aspectos político, tecnológicos... tá errado.


    Processual: depende de apectos organizacionais,economicos ou sociais.
    Estruturado: depende de aspectos da estrutura das atividades da organização (interno).

  • 1) gestão POR competências se refere à ESTRUTURAÇÃO DAS ATIVIDADES das áreas e das equipes da organização de acordo com os tipos de competências necessárias para realizá-las.

     2) gestão DE competências se refere ao conjunto de MECANISMOS utilizados para gerir as competências.

    Acho que esses MECANISMOS podem estar ligados a "aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere."

  • Gab: E

    Penso que para implementar as estratégias não depende só desses fatores. Depende também de fatores internos.

    Caso esteja errado esse meu raciocinio para essa questão, por favor me corrija.

  • Josefa, sou psicóloga, atuei 8 anos como analista de GP, tenho especialização na área, estudo há 2 anos pra concurso e vivo errando questão de GP! Minha professora, a Andreia Ribas, diz que a pessoal que atua na área de GP são os alunos que mais tem dificuldade! É DE CHORAR ESSA MATÉRIA

  • Questão que pegou muita gente desprevenida, mas espero que não tenha pegado você também. Lembra que na questão anterior falamos que a gestão por competências é “inside-out”, ou seja, construída a partir de elementos internos (estratégia organizacional)?

    Então, a gestão por competências depende essencialmente de aspectos relativos à estratégia organizacional (elemento interno) e não de elementos externos (ambiente político, tecnológico, econômico e social).

    É bem verdade que o ambiente externo interfere de forma indireta na gestão por competências, afinal, o ambiente influencia a estratégia que por sua vez influencia a gestão por competências, porém esse efeito é indireto e não de forma “essencial”.

    Além disso, existe uma sutileza que poderia te indicar que o enunciado está errado. A análise ambiental é feita dentro do processo de diagnóstico organizacional para posterior formulação da estratégia. O enunciado fala em implementação (etapa posterior). Olha o esquema que coloco nas aulas de planejamento estratégico:

    Observe que o ambiente é considerado lá no comecinho do processo e não durante a execução (operacionalização da estratégia).

    Gabarito: ERRADO

  • Na gestão por competências, a implementação de estratégias depende essencialmente de aspectos relativos ao ambiente político, tecnológico, econômico e social em que a organização se insere.

    Modelo de gestão por competências não dependerá essencialmente desses aspectos citados, apesar de que, esses aspectos são de forma análoga intrínsecos ao modelo. Faz referência a eles. Em outras palavras, não dependerá essencialmente destes aspectos.