SóProvas


ID
1109140
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante exame necroscópico, constatou-se que o cadáver apresentava rigidez completa, hipóstases dorsais fixas e mancha verde em fossa ilíaca direita. É possível dizer que:

Alternativas
Comentários
  • a mancha verde não acontece entre 20 a 24 hs.

  • analisando a questao acho q e a letra c mesmo pois fala da mancha do lado direito quando na verdade a mancha abdominal e do lado esquerdo do ceco

  • Pessoal verifiquei a questão, gabarito oficial letra e)

    Segundo França, considera-se o surgimento da mancha verde abdominal em duas hipóteses de tempo:


    - Em nosso meio : 20 a 24 horas 


    - Ou também: 24 a 36 horas.



  • ainda acho que a C seja a única resposta que se possa afirmar.

    com relação à E, segundo o França:

    +de 16 – de 24 hs

    Rigidez generalizada, esboço de mancha verde abdominal, reforço da fragmentação venosa e desaparecimento das artérias do fundo de olho

    24 a 48hs

    Inicio da flacidez, Mancha verde abdominal, papilas e máculas não localizáveis no fundo de olho

  • GABRITO OFICIAL LETRA E. QC JÁ PASSOU DA HORA DE CORRIGIR!

  • Mancha verde FID = 18-24h

    hipostases fixas= 8-12h

    RIGIDEZ CCOMPLETA= a partir de 8h

     

    para mim, sem duvida letra "D"

  • Resposta Correta - Letra C

     

    O cadáver esteve em decúbito dorsal no período de fixação dos livores

  • Fiz os cálculos como o james fernandes e bati certinho na D. Qual o gabarito considerado pela banca???

  • Afinal qual é o gabarito?.

  • De acordo com o meu material:

     

    a) rigidez completa - estabilização 08 a 12 hrs e dissolvesse após 24 horas.

    b) hipóstases dorsais fixas - início entre 02 a 03 horas pós obito e fixa-se com 12 horas. 

    c) mancha verde em fossa ilíaca direita - a fase cromática da putrefação (fenômeno transformativo destrutivo) inica-se entre 24 a 36 horas pós morte. 

     

    Posto isso, não seria possível (até onde sei) um sujeito apresentar ao mesmo tempo rigidez cadavéria e estar na primeira fase da putrefação (cromática). 

     

    Contudo, assinalei a letra C pois os livores cadavéricos fixam-se na região de maior declive. Estando as hipostáses em decúbito dorsal, certamente o cadáver esteve nessa posição nesta fase. 

  • A questão fala em rigidez completa, hipóstases dorsais fixas e mancha verde em fossa ilíaca direita:

    1) rigidez completa - desaparece após 24 horas da morte (então essa pessoa morreu há menos de 24h)

    OBS.: há autores que colocam que rigidez desaparece progressivamente com 36-48h (então por esse dado essa pessoa teria morrido há mais de 48h)

    Divergências a parte, a questão continua valendo!

     

    2) mancha verde na fossa ilíaca direita - corresponde a fase cromática da putrefação (fenômeno transformativo destrutivo). Na fossa ilíaca surge  18-24 horas pós morte e daí vai se ampliando para o restante do corpo. Ou seja, podemos dizer que ela morreu há mais de 18h.

     

    3) hipóstases dorsais fixas - fixa-se com 12 horas morto E parado ali, naquela posição! 

    Matei alguém e ele ficou em decúbito dorsal por 6h >>> mudei a posição dele para decúbito ventral, nela permanecendo por 6h (já se passaram 12 horas, os líquidos ainda estão "fluindo", não ficaram 12h paradinhos) >>> resolvi colocá-lo de novo em decúbito dorsal e fugi com medo da polícia! O corpo vai ficar lá, abandonado... os fluidos descendo, se sedimentando, infintrando por entre as malhas dos tecidos... após 12 horas: fixou!

    Com a hipostase só posso garantir seguramente que aquele corpo está ali naquela posição há mais de 12horas. 

     

    E agora? Qual item marcar????

     a) o cadáver permaneceu em decúbito dorsal durante as primeiras 12 horas de morte. Podemos dizer que ele teve de ficar 12 horas em decúbito dorsal?sim! Mas não podemos dizer que ele ficou nessa posição nas primeiras 12h após a morte. Posso ter mudado a posição dele, como no exemplo macabro acima! Não podemos marcar esse item.

     b) a morte ocorreu certamente há menos de 12 horas. Viajou! Com menos de 12h mais ou menos metade do corpo tá rígido e não tem mancha verde abdominal! Não podemos marcar esse item.

     c) o cadáver esteve em decúbito dorsal no período de fixação dos livores. Esse item não faz referência às outras informações dadas pelo enunciado da questão. Não fala de macha verde nem de rigidez. Mas tá valendo! Posso afirmar que ele ficou naquela posição tempo suficiente para o livor se fixar? Claro! Resposta correta!!!

     d) a morte certamente ocorreu entre 12 e 18 horas antes do exame pericial. A rigidez cadavérica segundo alguns autores desaparece completamente após 48h, outros dizem após 24h. Independente do autor, entre 12-18h não dá! E se for em um ambiente frio, no inverno... Não viaja, a questão não disse isso. E essa pergunta é mais um motivo para não marcarmos esse item! pô..."seguramente"? pegou pesado! Não podemos marcar esse item.

     e) a morte certamente ocorreu há mais de 24 horas. "Certamente" não! Lembra que há autores que dizem que a rigidez some completamente após 48h? Não é um item muito bom para marcar. Entre C e E, ficaramos com o C. Não podemos marcar esse item.

     

    RESPOSTA: C

  • O cadáver apresentava:

     

    Rigidez completa = 8 horas

    Hipóstases dorsais fixas = 2 a 3 horas para surgimento e 8 a 12 para fixação

    Mancha verde em fossa ilíaca direita = +18 horas

     

    Logo não podemos concluir certamente que a morte se deu a mais de 24 horas

  • Os tratados de medicina legal estipulam uma média de horas em que os fenômenos cadavéricos tardios ocorrem. Deve-se ter em mente, que inúmeros fatores interferem na instalação desses fenômenos, desde a umidade, temperatura, estrutura corporal da vítima, dentre outros. Outro ponto é que nos países europeus temos uma cronologia diferenciada da cronologia dos países tropicais.

    De um modo geral, temos a seguinte cronologia:

    RIGIDEZ COMPLETA- a partir de 8h- até umas 36h, tendo após isso início a putrefação;
    HIPÓSTASES DORSAIS FIXAS- 8-12 horas vão se fixar, POIS ANTES PODEM MUDAR DE POSIÇÃO ;
    MANCHA VERDE FOSSA ILÍACA DIREITA- 20 a 24 h da morte

    A questão queria a opção que se adequaria ao caso em tela:
    A) INCORRETA- não é possível afirmar, pois um item que facilmente seria excluído seria "mancha verde fosse ilíaca direita."
    B) INCORRETA- não é possível afirmar, pois um item que facilmente seria excluído seria "mancha verde fossa ilíaca direita".
    C) CORRETA- correto, pois o cadáver apresentava livores fixos na parte das costas. Ou seja, ele estava de barriga para cima no momento da fixação.
    D) INCORRETA- não é possível afirmar, pois um item que facilmente seria excluído seria "mancha verde fossa ilíaca direita".
    E) INCORRETA- não é possível afirmar, pois não se enquadra em nenhum dos três itens apresentados.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • mancha verde abdominal de acordo Hygino 18 a 24h no verão Pag 175 ultima edição

    para frança 24 a 36 horas pag 482 ultima edição

  • se tiver "certamente" elimina. Quase nada em Medicina legal é 100%.

  • explicação magnífica do Davi . até então eu não entendia a dinâmica de fixação dos livores . ou seja , agora eu sei que mudou o cadaver de posição, zerou o cronômetro novamente. ou seja, pro livor fixar , ele tem que estar parado naquela posição necessariamente por 12h seguidas , se antes de dar as 12h , mudar a posição, pronto , zerou novamente o cronômetro. aprendi somente agora isso .
  • Minha dúvida é no seguinte sentido - se a putrefação inicia-se após a rigidez cadavérica, pois indica o seu fim, como que tem os dois ao mesmo tempo na alternativa? Faltou técnica nessa questão.