SóProvas


ID
1109167
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Durante exame necroscópico, constatou-se que o cadáver humano era do sexo feminino, adulta, apresentando maceração das extremidades, eriçamento dos pelos, lesões pós-mortais de pavilhão auricular e manchas de Tardieu em pericárdio. Sem outras informações, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para o caso acima pode-se ter hipoteticamente a seguinte situação: Morreu em decorrência de infarto agudo do miocárdio com edema agudo de pulmão(asfixia com manchas de Tardieu), caindo na água do mar ou rio adquirindo a pele anserina descrita e lesões pós-mortais(fauna aquática). Seria imperioso o exame de outros órgãos como o coração e outras vísceras para melhor definição da causa morte.

    Letra A pelo gabarito oficial.

  • (  manchas de Tardieu) não é sinal de certeza de morte por asfixia

  • Cuidado!!! IBFC parece mas não é!!! Tudo faz o candidato acreditar que foi afogamento, mas não se pode afirmar. Prova de Perito cuidado com conclusões preciptadas. As manchas de Tardieu fala em asfixia mas pode ter sido provocada fora da água e, posteriormente, o corpo jogado na água, ou até mesmo um evento cardiopulmonar (Infarto, Tromboembolismo Pulmonar) fora da água e após queda na água.

  • Boa tarde! Gabarito: a.

    Lembremo-nos de que no AFOGAMENTO as equimoses subpleurais, manchas de Tardieu, são raras; sendo mais comum as manchas de Paltauf.

    Natália.

     

  • Manchas de Tardeiu- conjunto de petéquias localizadas na pleura e no pericárdio.

    Para Tardeiu seria sinal de certeza de asfixia por sufocação.

    Mas, após foi descoberto que que seria um indicativo de morte por asfixia, já que outros tipos de morte essa mancha também aparece.