-
É a diferença entre os juros cobrados pelos bancos nos empréstimos a pessoas fisicas e juridicas e as taxas pagas pelos bancos aos investidores que colocam seu dinheiro em aplicações do banco.Quanto maior for o spreed bancário maior será os lucros obtidos pelos bancos nas operações de crédito.
-
A questão fez um belo jogo de palavras para confundir (eu tive que ler várias vezes até me convencer que não era uma pegadinha). No final, disse basicamente que spread bancário é a diferença entre o custo de captação de dinheiro do banco (remuneração que paga às pessoas que lhe emprestam) e o valor cobrado de seus clientes pelo produto vendido (remuneração que cobra das pessoas que lhe tomam os recursos). Questão CORRETA
-
SPREAD É OLUCRO DO BANCO COMERCIAL??? OU UMA PARTE DELE ??? A MAIS OPERAÇÕES QUEM TAMBÉM TEM LUCRO PARA BANCO COMERCIAL
-
Spread bancário é a diferença entre a taxa à qual o banco captou o recurso e a taxa à qual ele empresta. SPREAD NÃO É LUCRO.O banco capta a uma taxa X e empresta a uma taxa Y. O Spread será Y - X, mas o lucro será MENOR do que essa diferença, pois nesse intervalo haverá, além do lucro, o custo "físico" da atividade bancária (conta de luz, IPTU, imposto de renda, telefone, correios etc)
-
Além de ser a diferença entre a taxa à qual o banco captou e a taxa à qual o banco empresta, o spread representa os encargos que as instituições financeiras têm, como:custos admnistrativos;impostos;depósito compulsório;lucro;inadimplência.
-
Spread: Diferença entre o preço de compra e de venda de um título ou moeda. É, em última instância, o lucro da operação financeira. Também vale para as taxas de juros. Especifica o prêmio adicional que deve ser pago por um devedor em relação a uma taxa de referência. No caso de bônus globais, por exemplo, as condições de mercado determinam que o país X paga um spread de 4% (ou 400 basis points) acima da taxa referencial de prazo equivalente (Títulos do Tesouro norte americano, por exemplo). O spread varia de acordo com uma série de variáveis, sobretudo qualidade de crédito do emissor, condições de mercado, volume e liquidez da emissão ou empréstimo, prazo, etc. Para cálculo do spread, a taxa interna de retorno dos fluxos de um título é deduzida da taxa interna de retorno de um referencial. Representa a diferença entre as taxas de juros de aplicação e de captação, compreendendo o lucro e o risco relativos às operações de crédito.
http://www.bcb.gov.br/glossariolista.asp?idioma=p&idpai=glossario
O spread bancário é um valor percentual que os bancos aplicam a uma taxa de referência e que pode ser considerado como a margem de lucro do banco.
Item CERTO.
-
A Cespe deu como certa, mas está errada.
Spread não é SOMENTE o lucro dos bancos, também serve para cobrir os custos, eeeeeeeeta Cespe ¬¬
-
Deve-se observar que a banca deu a resposta como certa porque a questão não condiciona o Spread bancário apenas a essa hipótese, não usando termo algum que limite o Spread a essa condição, como o amigo Adriano citou não é apenas lucro, inclui custos e outros, mas como a questão não condiciona o spread apenas a essa diferença de remuneração entre ativos e Passivos, aquestão foi dada como certa.
-
Diferença entre taxas de juros de aplicação e de captação, compreendendo o lucro e o risco relativos às operações de crédito. Representa também a diferença entre o preço de compra e de venda de título ou moeda. Especifica o prêmio adicional que deve ser pago por um devedor em relação a uma taxa de referência. O spread varia de acordo com a qualidade de crédito do emissor, o prazo, as condições de mercado, o volume e a liquidez da emissão ou empréstimo.
-
Questão errada!
E o erro é muito evidente! O cara que fez essa questão deveria voltar a estudar, e não elaborar provas.
Vamos à questão!
"O lucro do banco comercial, conhecido como spread bancário, é obtido entre a diferença da remuneração que paga às pessoas que lhe emprestam e a remuneração que cobra das pessoas que lhe tomam os recursos".
Primeiro que LUCRO é uma coisa e SPREAD é outra. Vamos lá!
O primeiro (lucro) nada mais do que a receita menos o custo (R-C=L) a fórmula é para facilitar o entendimento. O segundo (spread) é a diferença da remuneração que paga às pessoas que lhe emprestam e a remuneração que cobra das pessoas que lhe tomam os recursos. (certinho) Como descrito na questão. Agora, será mesmo que Spread e lucro são sinônimos como a questão acima considerou? Quando o banco capta recursos e empresta a outrem, e a diferença da remuneração entre um e outro não dá para sanar a dívida daquele banco com: os custos, impostos entre outras coisas. Aí eu pergunto cadê o lucro se não deu nem pra sanar os seus custos? Bote uma coisa na sua cabeça, Spread é onde o banco vai pagar suas despesas: água, telefone, luz, equipamentos, funcionários e vai tirar seu lucro, ou não. Vou fazer uma analogia aqui para ver se melhora o entendimento. A primeira acontece normalmente, mas a segunda é quase impossível de acontecer. (primeira situação) Imagine o seguinte: uma pessoa coloca dinheiro na poupança que rende 0,5% ao mês, e a outra vai atrás de um empréstimo com cheque especial que cobra 8,5% ao mês, a diferença desses dois será 8% de Spread a favor do banco. Dessa percentagem 1/3 é o lucro das instituições. (A percentagem do lucro não sou eu que estou dizendo, e sim o Bacen). (segunda situação quase impossível de acontecer) Agora imagine: 20 pessoas colocando dinheiro na poupança com a mesma rentabilidade da anterior resultará em 10% ao mês concomitantemente uma única pessoa fazendo empréstimo com cheque especial 8,5% a diferença será 1,5% desfavorável ao banco, pois ele estará pagando mais a seus credores. Aí eu pergunto de novo, cadê o lucro do banco? Gerou Spread, mas não gerou lucro. Essa é a essência da coisa!
Pensem e reflitam. O conceito de Spread já diz tudo!
“é a diferença entre aremuneração que paga às pessoas que emprestam e a remuneração que cobra das pessoas que tomam os recursos”.
-
Acho que deveria ser anulada, pois o lucro está dentro do spread, o spread é apenas a diferença entre oque o banco paga para captar e recebe para emprestar, adquirindo o montante chamado spread. Mas do spread será removido ainda custos para o funcionamento da agencia, e etc.
-
essa questão deveria ter sido anulada no gabarito oficial, o cespe induziu o candidato ao erro, de forma grotesca.
-
Além da discussão de representar ou não o lucro do banco, a questão não errou ao afirmar que é a diferença entre a remuneração que o banco paga e a remuneração que ele recebe, já que deveria ser o contrário?
No meu entendimento, o spread deveria representar a diferença entre o que o banco recebe (operações ativas) e o que o banco paga (operações passivas).
-
Cespe sendo cespe. Spread é diferente do lucro bancario!!