-
Também chamado de CHEQUE ESPECIAL, o adiantamento é uma operação ativa porque neste caso o banco repassa recursos captados para outra pessoa. É análogo ao empréstimo.
-
É importante salientar que não necessariamente o adiantamente a depositante refere-se ao uso do cheque especial, pois o cliente que não possuir tal produto também poderá se enquadrar no adiantamento a depositante ao ficar com o saldo de sua conta negativo, o que pode acontecer em função da cobrança de tarifas para as quais o cliente não tenha o devido saldo.
-
Trata-se de uma aplicação ativa, afinal, o banco investe dinheiro!
-
Adiantamento a depositante é o mesmo que cheque especial, que é uma operação ativa.
-
P+E= PASSIVA / A+S=ATIVA / E=DEVEDOR. S=CREDOR. E=ENTRA / S=SAI
-
regrinha legal:
Quando o banco dá = operação ativa.......ex:empréstimos e financiamentos
Quando o banco recebe (vende) = operação passiva.......ex: depósitos à vista, CDB, RDB., venda de um seguro, etc
"adiantamento" significa que o banco está"dando" algo a alguém,logo = operação ATIVA
-
Adiantamento de depositante é tarifa, ou seja, não se constituie em empréstimo. Logo é operação acessória . É uma tarifa proveniente do excesso sobre o limite na conta, vulgo estourar o cheque especial, ou em casos de contas sem esse limite, outro débito qualquer, como por exemplo cheque sem provisão de fundos.
-
Operações Financeiras Passivas
Definição Ocorrem quando a empresa obtém recursos para suprir as necessidades de capital de giro ou de investimentos de longo prazo.
Fontes de recursos
• Instituições financeiras (empréstimos, financiamentos, descontos etc.) • Órgãos governamentais (exemplo: BNDES) • Empréstimos do exterior • Debêntures
Empréstimos
Correspondem às captações de recursos junto às instituições financeiras sem que haja uma destinação específica. (Ex.: Empréstimo para Capital de Giro). Financiamentos São recursos obtidos junto às instituições financeiras com destinação específica (Ex.: Financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos, financiamento para construção imobiliária etc.).
Tipos de operações financeiras
• Empréstimos em moeda nacional (pré-fixados ou corrigidos monetariamente) • Empréstimos em moeda estrangeira (corrigidos pela moeda estrangeira)
-
1. Classificação das Operações de Crédito
As operações de crédito distribuem-se segundo as seguintes modalidades: (Circ 1273)
a) empréstimos - são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos. São exemplos os empréstimos para capital de giro, os empréstimos pessoais e os adiantamentos a depositantes;
b) títulos descontados - são as operações de desconto de títulos;
c) financiamentos - são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos. São exemplos os financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais e imobiliários.
Portanto, adiantamento a depositante é operação ativa.
-
É uma operação passiva sob a ótica do cliente tomador do empréstimo.
-
Operação ativa.
-
sem saber sob a ótica de quem, não da pra definir se é passiva ou ativa.