SóProvas



Questões de Crédito Direto ao Consumidor


ID
19708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A expansão do crédito favorece a produção de bens e serviços e o consumo. Nesse sentido, atento às novas demandas, o setor financeiro cumpre seu papel primordial de intermediação e promove forte expansão do crédito aos clientes por meio de empréstimos e financiamentos. No referente às modalidades e características das operações de crédito, julgue os itens subseqüentes.

Captar recursos de curto prazo para financiar necessidades de capital de giro por meio de commercial papers é alternativa possível para as empresas constituídas como sociedades anônimas.

Alternativas
Comentários
  • ConceitoOs commercial papers são títulos de dívida emitidos por empresas. Parecido com as debêntures, porém é mais indicado para investidores interessados em aplicações de curto prazo.O seu prazo mínimo de aplicação é 30 dias e o máximo de 360 dias. As empresas utilizam-se deste recurso para financiar atividades de curto prazo e necessidades de capital de giro,por exemplo.fonte: http://objetivofinanceiro.com.br/?p=1035
  • Commercial Papers são títulos de crédito de curto prazo, emitidos por empresas e sociedades anônimas, não financeiras, geralmente para captar recursos de capital de giro. Fazem parte do mercado de renda fixa e as empresas só podem emiti-lo se seu índice de endividamento não ultrapassar 1,2.  São emitidos por sociedades:
    De capital fechadopelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 180 dias; De capital abertopelo prazo mínimo de 30 dias e máximo de 360 dias.Corretoras, Distribuidoras e Sociedades de Leasing não podem emitir esses títulos. São negociados com desconto, sendo seu valor de face pago no resgate. São transferidos de titularidade através de endosso e negociáveis no mercado secundário, operacionalizado pela CETIP, através da Bovespafix. Ao contrário das debêntures, o resgate ou liquidação da Nota Promissória Comercial implica na extinção legal do título.
    Os Commercial Papers são afetados pelo Risco de Crédito, Risco de Mercado e Risco de Liquidez. È isento de pagamento de IOF após 30 dias. Não há garantia real, podendo ser garantidos por fiança bancária.
  • Esta correta.

    Prestem atenção, pois muita gente escreve o que não sabe aqui, como o colega abaixo


    São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.



  • Commercial papers (notas promissorias) - Curto prazo

    Debentures - médio e longo prazo

    Duas formas das SA`s de captarem recursos. 

  • São títulos de curto prazo emitidos por empresas sociedades por ações, exceto as instituições financeiras, as sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários e sociedades de arrendamento mercantil (empresas de leasing), com a finalidade de captar recursos no mercado interno para financiar suas necessidades de capital de giro.

  • Commercial papers são títulos de dívida de curto prazo emitidos por sociedades anônimas abertas ou fechadas. Trata-se de um valor mobiliário na forma de nota promissória, mas com características próprias, sem garantia real. São indicados para financiar as atividades de curto prazo ou necessidade de capital de giro das pessoas jurídicas.


ID
20098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Quando os jornais anunciaram que o Brasil teve superavit nas contas públicas no ano de 2006, correspondente a 4,84% do PIB, referiam-se ao chamado superavit primário - sem os juros e custos da dívida pública - e mostravam o grande esforço arrecadador do governo. As instituições financeiras têm responsabilidades legais na estruturação tributária, seja como contribuintes, seja como responsáveis tributários. Nesse contexto, julgue os itens que se seguem, relativos a serviços e produtos bancários.

O IOF pode incidir sobre operações de crédito, de câmbio, de seguro e com títulos ou valores mobiliários.

Alternativas
Comentários
  • Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro. Imposto Federal que incide dentre outros fatos gerados, emprestimos, ações, seguros, etc.
  • INSTRUÇÃO NORMATIVA SRF Nº 46/01Art. 1º O Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF) incidente sobre operações de crédito será determinado, sempre, em função do prazo pelo qual o recurso permaneceu à disposição do tomador.
  • O IOF incide sobre:

    I - operações de crédito realizadas:

    a) por instituições financeiras;

    b) por empresas que exercem as atividades de prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring);

    c) entre pessoas jurídicas ou entre pessoa jurídica e pessoa física;

    II - operações de câmbio;

    III - operações de seguro realizadas por seguradoras;

    IV - operações relativas a títulos ou valores mobiliários;

    V - operações com ouro, ativo financeiro, ou instrumento cambial.

  • O IOF incide sobre:  operações de crédito, operações de câmbio;  operações relativas a títulos ou valores mobiliários


    gab certo



  • I O F = Incide sobre Operações Financeiras R$$$$...

  • IOF só não incide em arrendamento mercantil.


ID
20962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com a melhoria do cenário econômico do Brasil e as constantes reduções da taxa básica de juros, as aplicações em títulos públicos se tornam menos atraentes. Diante disso os bancos trabalham para aumentar sua participação nas operações de crédito. O BB registrou lucro líquido de R$ 6,044 bilhões em 2006, valor 45,5% superior ao observado no ano anterior. O resultado foi influenciado, sobretudo, pelo crescimento de 30,8% da carteira de crédito, que superou o desempenho da indústria financeira; e pelo incremento das receitas de prestação de serviços em 16,2% contra a expansão de apenas 4,6% das despesas administrativas.

Idem, ibidem.

Acerca das operações de crédito, julgue os itens seguintes.

O Finamex pré-embarque é uma linha de créditos que financia a fabricação de máquinas, equipamentos e produtos manufaturados destinados à exportação e não negociados com os importadores.

Alternativas
Comentários
  • Todo financiamento que envolva exportações, exige a apresentação de um contrato firmado com os importadores de outros países conforme apresenta os manuais de exportação do BNDES.
  • ERRADO - não é uma linha de crédito que financia a fabricação de máquinas e equipamentos. Finamex pré-embarque é um financiamento que visa proporcionar recursos antecipados ao exportador, amparado por uma linha de crédito externa, intermediada pelo banco negociador, que é autorizado a operarem câmbio.
  • finamex pre-embarque e sim para produção de maquinas e equipamenos a serem exporados
  • O erro é simples, " já negociados com importadores...não precisa ir tão longe com argumentação...
  • O Finamex Pré-Embarque financia produção de bens de capital destinado à exportação, sendo operacionalizada através de agentes financeiros do FINAME. Instituido em janeiro de 1991, seu objetivo é estender ao comércio exterior os serviços tradicionalmente prestados pelo BNDES para a comercialização, no mercado interno, de produtos fabricados pela indústria nacional de máquinas e equipamentos.O Finamex Pós-Embarque, lançado em setembro de 1991, oferece aos fabricantes de bens de capital um mecanismo de crédito agíl e sistemático. Seu objetivo é refinanciar as exportações das indústrias brasileiras de bens de capital, mediante o desconto de títulos e documentos representativos das respectivas transações no exterior. Essa linha também é operacionalizada através dos agentes financeiros do Finame.
  • Todo financiamento que envolva exportações, exige a apresentação de um contrato firmado com os importadores de outros países. Esta norma consta dos manuais à exportação do BNDES. 
  • O Finamex pré-embarque é uma linha de créditos que financia a fabricação de máquinas, equipamentos e produtos manufaturados destinados à exportação e negociados com os importadores.

  • assunto não e mais cobrado em banco


ID
84160
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
BNB
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das operações de crédito, em geral, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)errada->CHEQUE é uma ordem de pagamento a vista.b) errada-> cheque especial é um limite de crédito que o cliente tem atrelado á sua conta corrente.c)errada-> chque e nota promissória são títulos de crédido, mas CDC (crédito direto ao consumidor) é uma operação bancária.d) corretae)errada->crédito pessoal é empréstimo, logo não possui aplicação vinculada.
  • O que é cheque especial?
    O chamado cheque especial é um produto que decorre de uma relação contratual em que é fornecida ao cliente uma linha de crédito para cobrir cheques que ultrapassem o valor existente na conta. O banco cobra juros por esse empréstimo.
  • O CDC é uma linha de crédito e não um titulo de crédito???


ID
91003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em consonância com a CF, a atividade financeira, como parte da
ordem econômica, funda-se na valorização do trabalho e na livre
iniciativa e objetiva assegurar existência digna a todos, conforme os
ditames da justiça social, observados, entre outros princípios, a
defesa do consumidor. Acerca das normas que disciplinam a relação
das instituições financeiras com seus clientes, julgue os itens de 59
a 64.

Para facilitar a comparação entre as taxas oferecidas no mercado, as instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil são obrigadas, previamente à contratação de operações de crédito, a informar o custo efetivo total (CET), que corresponde ao custo total da operação, expresso na forma de taxa percentual anual.

Alternativas
Comentários
  • BANCO CENTRAL DO BRASILRESOLUÇÃO Nº 3.517Art. 1º As instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil, previamente à contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro com pessoas físicas, DEVEM INFORMAR O CUSTO TOTAL DA OPERAÇÃO, EXPRESSO NA FORMA DE TAXA PERCENTUAL ANUAL, calculada de acordo com a fórmula constante do anexo a esta resolução.
  • § 1º O custo total da operação mencionado no caput será denominado Custo Efetivo Total (CET).

    § 2º O CET deve ser calculado considerando os fluxos referentes às liberações e aos pagamentos previstos, incluindo taxa de juros a ser pactuada no contrato, tributos, tarifas, seguros e outras despesas cobradas do cliente, mesmo que relativas ao pagamento de serviços de terceiros contratados pela instituição, inclusive quando essas despesas forem objeto de financiamento.

    § 3º No cálculo do CET não devem ser consideradas, se utilizados, taxas flutuantes, índice de preços ou outros referenciais de remuneração cujo valor se altere no decorrer do prazo da operação, os quais devem ser divulgados junto com o CET.

  • Bancos cobram TARIFAS e não taxas.

  • CESPE = Quando parecer errada está certa, e quando parecer certa, está errada.


ID
91006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em consonância com a CF, a atividade financeira, como parte da
ordem econômica, funda-se na valorização do trabalho e na livre
iniciativa e objetiva assegurar existência digna a todos, conforme os
ditames da justiça social, observados, entre outros princípios, a
defesa do consumidor. Acerca das normas que disciplinam a relação
das instituições financeiras com seus clientes, julgue os itens de 59
a 64.

Em todos os informes publicitários das operações de crédito destinadas à aquisição de bens e serviços, deve ser informado o CET correspondente às condições contratadas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que a questão está errada, pois a RESOLUÇÃO Nº 3.517 diz:"Art. 1º As instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil, previamente à contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro com pessoas físicas, devem informar o custo total da operação, expresso na forma de taxa percentual anual, calculada de acordo coma fórmula constante do anexo a esta resolução.Parágrafo único. Os informes publicitários mencionados no caput devem conter, de forma clara e legível, além do CET e do referencial de remuneração de que trata o art. 1º, § 3º, a taxa anual efetiva de juros."Assim, porque a questão está errada?
  • BANCO CENTRAL DO BRASILRESOLUÇÃO Nº 3.517Art. 3º Nos informes publicitários DAS OPERAÇÕES DE QUE TRATA O ART. 1º destinadas à aquisição de bens e de serviços por pessoas físicas, deve ser informado o CET correspondente às condições ofertadas.Parágrafo único. Os informes publicitários mencionados no CAPUT devem conter, de forma clara e legível, além do CET e do referencial de remuneração de que trata o art. 1º, § 3º, a taxa anual efetiva de juros.Então... não pode ser "...Em todos os informes publicitários ..." É prudente lembrar que até o exato momento esse certame está na fase de análise dos recursos.
  • Essa gabarito(errado) é claramente falso...Pois esta explícito na resolução que TODA publicidade referente à operações de crédito e arrendamento mercantil deve conter a CET e não apenas algumas...parece-me q o elaborador por querer complicar a questão acabou se complicando.
  • A questão poderia ser considerada ERRADA quando não destaca que a aquisição de bens e serviços serão efetuados por pessoas físicas, ver art. 3º abaixo. No entanto, no enunciado da questão fala-se em ..valorização do trabalho na livre iniciativa .....existência digna a todos.......justiça social....entre outros princípios a defesa do consumidor.....ou seja, induz, a meu ver, o leitor a entender de que se trata de PESSOA FÍSICA. Acredito que esta questão será anulada.Art. 3º Nos informes publicitários das operações de que trata o art. 1º destinadas à aquisição de bens e de serviços por pessoas físicas, deve ser informado o CET correspondente às condições ofertadas.
  • Errada. Pois no enunciado da questão  trata " todos os informes publicitários das operações de crédito".

  • O CET deve ser informado pelas instituições financeiras e pelas sociedades de arrendamento mercantil antes da contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil e também em qualquer outro momento, a pedido do cliente.

    O CET também deve constar dos informes publicitários das instituições quando forem veiculadas ofertas específicas (com divulgação da taxa de juros cobrada, do valor das prestações, etc).

  • CESPE generalizou demais ou restringiu demais tá errado !!!

  • Para facilitar a comparação entre as taxas oferecidas no mercado, deve ser informado o CET correspondente às condições contratadas.

  • Custo Efetivo Total (CET) é a taxa que corresponde a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro, contratadas ou ofertadas a pessoas físicas, microempresas ou empresas de pequeno porte.

    As instituições financeiras e as sociedades de arrendamento mercantil devem informar o CET previamente à contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil financeiro.

    O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual, incluindo todos os encargos e despesas das operações, isto é, o CET deve englobar não apenas a taxa de juros, mas também tarifas, tributos, seguros e outras despesas cobradas do cliente, representando as condições vigentes na data do cálculo.

    Por exemplo, suponha um financiamento nas seguintes condições:

    Valor Financiado - R$ 1.000,00

    Taxa de juros - 12% ao ano ou 0,95% ao mês

    Prazo da operação - 5 meses

    Prestação mensal - R$ 205,73

     

     

  • O CET também deve constar dos informes publicitários de operações destinadas à aquisição de bens e de serviços quando forem veiculadas ofertas específicas (com divulgação do valor a ser financiado, da taxa de juros cobrada, do valor das prestações, etc).

  • Questão desatualizada. O CET deve ser informado

  • O CET também deve estar presente nos informes publicitários de operações destinadas à aquisição de bens e de serviços quando forem veiculadas ofertas específicas (com divulgação do valor a ser financiado, da taxa de juros cobrada, do valor das prestações, etc.).

    existem condições e não em todos os informes,como a questão generalizou.

    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/custo.asp?idpai=FAQCIDADAO


ID
91345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Em contratos de empréstimos bancários, assim como em outras
modalidades de contrato, como aluguel de imóvel, entre outros, é
normal a exigência de avalista, fiador ou fiança bancária. Acerca de
garantias financeiras, julgue os itens subsequentes.

Um contrato de empréstimo pode ter vários avalistas, caso o devedor principal fique inadimplente. O credor deve exigir a liquidação do empréstimo primeiro do devedor principal e depois, proporcionalmente, de cada um dos avalistas.

Alternativas
Comentários
  • o credor pode cobrar tanto do devedor principal como dos avalistas.Só irá cobrar primeiramente o devedor principal e em seguida os avalistas se no ato do contrato tiver a clausula "a ordem".
  • o erro tá logo no inicio, a garantia de contratos é a fiança , aval só em titulos de credito.
  • AVAL garante Títulos de Crédito somente e não contratos.

    O avalista não tem o benefício de ordem, o credor pode acionar o avalista a qualquer tempo, mesmo não tendo acionado o devedor primeiro.

  • Aval - sem beneficio de ordem resumindo "tá fudido a pronta entrega"

    Fiança - beneficio de ordem e ainda pode-se pedir para executar primeiro o devedor principal

  • Aval nao em beneficio de ordem, o credor pode cobrar de todos os avalistas simultaneamente. A Fiança tem beneficio de ordem, o credor cobra do 1º fiador, se ele nao pagar, cobra do 2º e assim por diante...

  • Errado

    Aval = Responsabilidade Solidária do Avalizado (Devedor Principal) e do Avalista (Garantidor), ou seja, o Credor pode tentar receber primeiro do Devedor, ou do Avalista, ou ainda, de ambos ao mesmo tempo!

  • Falou em contrato nao pode ser avalista e sim fiador! Errado 

  • No AVAL não há o benefício da ordem, logo a dívida pode ser cobrada tanto pelo devedor principal como pelos avalistas.


    Na FIANÇA sim o benefício da ordem, logo a dívida deve ser cobrada primeiro pelo devedor principal e só depois pelos fiadores

  • Se o título de crédito for cheque pode ter vários avalistas.

  • falou em contrato------> falou em fiança---- fiador

    falou em título de crédito--------> falou em aval---- avalista

  • Vamos tomar cuidado com os comentários, pq tem coisas erradas, contrato de crédito poder como vários tipos de garantias e uma delas é há de aval,  teve colega que comentou que estava errada  pois É FIANÇA em contrato de crédito

  • O erro foi a palavra "deve" constituindo, assim, responsabilidade subsidiária, quando o correto seria solidária.

  •  

    Ps. O erro da questão é ensinuar que o AVAL respeita a ordem, quando, na verdade, ele é solidário. (credor cobra de quem ele quiser)                                                 

                                                                

                                                                              DICA:

     

    AVAL: É AVAcalhado, não respeita a ordem e o credor cobra de quem ele quiser. 

     

     

    FIANÇA: Respeita a ordem. Primeiro o credor cobra o devedor principal e, se porventura ele não pagar, aí sim o codevor irá pagar.

     

     

    Bons estudos.

     

  • No aval, não existe o direito de ordem. Exceto, se pactuado inicialmente entre as partes.

  • Surgiu uma dúvida nessa questão. A questão fala de um aval em contratos de empréstimos, mas o aval só é dado em títulos de crédito. O correto não seria  Fiança? 

     Alguém pode explicar melhor?

  • com certeza aval só em título de crédito.se tem contrato é fiança.

  • NO AVAL PODE SER COBRADO DE QLQR UM, UMA VEZ QUE A RESPONSABILIDADE É SOLIDARIA!

  • Apesar do aval ser avacalhado,ele ainda dá o direito de regresso do avalista contra o avalizado...ou seja,pagarei por ser o avalista, mas VC será processado.

  • aval em contrato de empréstimo bancário

    - é comum que o banco exija o 'aval' em contrato de empréstimo bancário

    - é possível aval em contrato, equipara-se à fiança, porém se perde o benefício de ordem

    ............o benefício de ordem é instituto relativo ao 'contrato de fiança'


ID
91483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

As operações de crédito, sob o ponto de vista do banco, são denominadas operações ativas.

Alternativas
Comentários
  • As operações ativas acontecem quando uma instituição financeira aplica os recursos captados, repassando-os aos tomadores, ela está fazendo uma operação ativa. São exemplos: os empréstimos (operações de crédito) e investimentos.
  • NO PONTO DE VISTA DO BANCO AS OPERAÇÕES ATIVAS SÃO OPERAÇÕES QUE TEM A SAÍDA DE RECURSOS, OU SEJA, SÃO SEUS DIREITOS ("QUANDO EMPRESTA A SEUS CLIENTES ESTÁ SAINDO DINHEIRO DO CAIXA") JÁ AS OPERAÇÕES PASSIVAS É A ENTRADA DE RECURSOS NO BANCO, SÁO SUAS OBRIGAÇÕES COMO OS DEPOSITOS A PRAZO, À VISTA, EM POUPANÇA ...
  • Operações ativas são as operações que são capitadas e "emprestada" a um deficitário, note que são ativas quando "saem" do banco, ex. empréstimo feito por um cliente, e passivasa quando são captadas pelos superavitários.
  • Poupadores ou investidores ---------recursos---------> Instituiçao Financeira (denomina-se Captaçao ou Operaçao Passiva)
    ex: Depositos



    Instituiçao Financeira -------recursos--------> Tomadores (denomina-se Aplicaçao ou Operaçao Ativa)
    ex: operaçoes de credito
  • As operações ativas são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes, ou seja, aquelas em que a instituição bancária empresta dinheiro.As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos.

  • Operações Ativas - Banco faz dinheiro com seu dinheiro (empréstimos, cartões)

    Operações Passivas - Banco recebe seu dinheiro (depósito a vista ou a prazo, poupança)

  • Uma das maiores dificuldades de quem está iniciando nos estudos de contabilidade/economia: Ativo e Passivo.
    Lembrando com saudades das dúvidas!


  • As operações ativas são aquelas em que o banco oferece crédito aos clientes, ou seja, aquelas em que a instituição bancária empresta dinheiro. São elas:

    Abertura de crédito, simples e em conta-corrente;Desconto de títulos;Concessão de crédito rural;Concessão de empréstimo para capital de giro;Aplicações (próprias) em títulos e valores mobiliários;Depósitos interfinanceiros;Operações de repasses e refinanciamentosConcessões de financiamentos de projetos do Programa de Fomento à Competitividade Industrial.


    Operações passivas

    As operações passivas são aquelas em que os clientes deixam seu dinheiro sob responsabilidade ou administração dos bancos, seja depositando em conta, investindo em CDB etc.

    Depósitos a vista (de pessoas físicas ou jurídicas);Depósitos a prazo fixo (de pessoas físicas ou jurídicas);Obrigações contraídas no país e no exterior relativas a repasses e refinanciamentos;Emissões de certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDIs).

  • Facilita pensar assim: Se eu entrego dinheiro ao banco, ele contrai um dever - o de me pagar. E isso repesenta um passivo em seu patrimônio. Já quando eu pego dinheiro no banco (exemplo: empréstimo), ele adquire um direito - o de receber. E isso representa um ativo em seu patrimônio.

  • Certo.
    Contabilmente falando: São ativas já que o banco tem um direito a receber ao realizar um emprestimo. 

  • Pense o Banco esta fudendo ativamente kkk

  • Operações Financeiras Ativas  

    Definição

    As aplicações financeiras representam excessos de disponibilidades da empresa, em relação às necessidades imediatas de desembolso, que são aplicadas no Mercado Financeiro

    Características

    Cada tipo de aplicação tem características próprias com relação a: • Prazos de aplicação • Tipo de remuneração (Renda Fixa ou Renda Variável) • Tipo de correção (Fixo ou corrigido) • Taxa de juros ou outro

    tipo de remuneração

    • Grau de liquidez etc.

    Aplicações mais comuns

    • Certificado de Depósito Bancário (CDB)

    • Fundos de aplicações (Fundos de Renda Fixa, Fundos de Ações etc.) 

  • corretíssimo, ativos e quando o banco empresta ao clEnte e tem a receber.. ja quando o cliente "empresta" ao banco o banco tem que pagar ao clente,ex" depósito bancario..é um passivo do banco,pois ele deve ao clIente esse dinheiro!


ID
91486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

As operações denominadas hot money são aquelas de longo prazo, normalmente realizadas com recursos providos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Alternativas
Comentários
  • Hot Money: até 29 dias! Foi o que estudei...
  • O Hot Money não é mais até 15 dias! AGORA É ATÉ 29 DIAS NO MÁXIMO.
  • Hot Money é uma modalidade de empréstimo de curtíssimo prazo, cuja duração normalmente é de 1 a 29 dias.
  • Hot money corresponde a uma operação de curtíssimo prazo, mínimo 1 dia, e tem por objetivo fortalecer o fluxo de caixa das empresas. É uma modalidades de empréstimo destinada a pessoas jurídicas, cuja taxa de juros será definida pela taxa CDI do dia da operação, sendo acrescida pelo PIS - 1,65% e a COFINS correspondente ao faturamento da operação.
  • GABARITO: ERRADO

    "Hot Money - representa um empréstimo de curtíssimo prazo (até 29 dias para critérios informativos do BACEN). Para o cliente (pessoa jurídica), consiste em uma linha de crédito para o financiamento da sua necessidade momentânea de recursos.

    Normalmente, para os clientes que necessitam rotineiramente deste crédito, assina-se um conrato fixo de hot money, estabelecendo as regras do empréstimo, como taxa, o limite de crédito, as garantias etc. Assim, com uma simples comunicação, os recursos são transferidos para a conta do cliente, lastreado esse crédito com uma nota promissória, já assinada quando da celebração do contrato. A taxas do hot money, em geral são mais elavadas que as de outras operações (comparando-as numa mesma situação, para uma mesma empresa)."

    fonte: prof. Guilherme Castro Cabral. 
  • curtíssimo prazo....mínimo 10dd e máximo 29dd.

    estilo foca (foca nos estudos)

  • Operações de curtissimo prazo : mínimo 1 dia até 29.

  • Hot money, em sua origem, designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais.

    São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez.

    Esses recursos são administrados por especuladores no mercado de câmbio e caracterizam-se por alta volatilidade, em oposição às aplicações de bancos centrais, bancos de investimento ou investidores domésticos.

    Por essa particularidade, são considerados causadores de turbulências nos mercados financeiros, em algumas situações.

    No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias).

    Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos.


    gab errado


    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=603&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

  • Hot Money (dinheiro quente).

    É uma operação bancária de empréstimo a curtíssimo prazo que visa atender às necessidades imediatas de caixa de seus clientes e tem como referencial a taxa C.D.I. acrescida de um spread mais impostos.

    Dinheiro para capital de giro, EXCLUSIVO para Pessoa Jurídica, empréstimos de curtíssimo prazo de 1 a 29 dias, possui taxa de juros superior. Incidem IOF, PIS e COFINS.

  • Gabarito ERRADO

    Hotmoney

    Objetivo: Resolver problemas pontuais da tesouraria.

    Finalidade de financiar o capital de giro das empresas p/ cobrir necessidades imediatas de recursos.

    -Curtissímo Prazo (1 a 29 dias no máximo)

    -Somente  p/ PJ.

    -Dinhero é creditado no ato da contratação, descontado o valor do IOF.

     

    " Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo."

    -Ayrton Senna da Silva

  • HOT MONEY são operações de curtíssimo prazo (1 à 29 dias) e valores altos.

  • Hot money= empréstimo de curtíssimo prazo.


ID
91489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

As contas garantidas assemelham-se em funcionamento ao cheque especial e destinam-se, prioritariamente, às empresas (pessoas jurídicas).

Alternativas
Comentários
  • Caracterizadas como empréstimos de curto prazo, para os quais, o tomador mantém sob a custódia de uma instituição financeira valores a receber junto a seus clientes, numa proporção que garanta o pagamento do empréstimo, no caso da inadimplência por parte do tomador. É semelhante ao crédito rotativo, exceto pelo fato de ter obrigatoriamente garantias vinculadas à operação. E pelo fato de garantir pagamentos também tem opção prioritariamente pelas pessoas jurídicas.
  • Vale uma ressalva, o limite do cheque especial é um limite pré-aprovado, ou seja, se encontra a disposição do cliente sem a necessidade de solicitação. Nas "Contas garantidas" é necessário autorização do cliente do banco para que esta reserva seja transferida para o valor de seu saldo disponível.
  • CRÉDITO ROTATIVO: O cliente saca e repõem o valor em espaço curto de tempo.Opera basicamente em duas modalidades:-Cheque especia ( PF e PJ) geralmente garantida por nota prmissória.-Conta garantida (PJ) geralmente garantida por duplicata ou outra espécie de garantia
  • As contas garantidas assemelham-se em funcionamento ao cheque especial e destinam-se, prioritariamente, às empresas (pessoas jurídicas)         a palavra prioritariamente,dá a entender que se destinam tmb à pessoa fisica.acho q deveria ser:

                  As contas garantidas assemelham-se em funcionamento ao cheque especial e destinam-se, exclusivamente, às empresas (pessoas jurídicas)

      
        
  • Conta garantida


    Operações de crédito vinculadas à conta-corrente de pessoas jurídicas, associadas à utilização de limite de crédito pré-estabelecido. Caracterizam-se pela amortização automática do saldo devedor, quando ocorrem depósitos na conta-corrente. Diferenciam-se do cheque especial por causa de solicitação de eventuais garantias. (Retirado Glossário BCB)

    No meu entendimento essa questão deveria ser errada, porque não é prioritariamente.

  • A palavra prioritariamente está validando a questão, justamente por se referir a empresa (e não a pessoa jurídica como os comentários abaixo). Nem toda pessoa Jurídica é necessariamente uma empresa.

    Questão CORRETA!

  • Operações de crédito vinculadas à conta-corrente de pessoas jurídicas, associadas à utilização de limite de crédito pré-estabelecido. Caracterizam-se pela amortização automática do saldo devedor, quando ocorrem depósitos na conta-corrente. Diferenciam-se do cheque especial por causa de solicitação de eventuais garantias.


    gab certo


    http://www.bcb.gov.br/glossario.asp?Definicao=1609&idioma=P&idpai=GLOSSARIO

  • Correto. Tanto Conta garantida como cheque especial sao prioritarios a pessoa juridica e fisica respectivamente, mas nao sao exclusivamente, Pessoas juridicas podem ter cheque especial e pessoas fisicas podem ter conta garantida. Depende muito do poder aquisitivo e capital de ambos.


ID
91492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

O desconto de títulos é uma modalidade de empréstimo bancário em que é feita uma antecipação de recursos aos quais o cliente do banco apenas iria ter acesso em data futura, recursos esses provenientes da liquidação de títulos de crédito cujo credor/beneficiário é esse cliente.

Alternativas
Comentários
  • O Desconto de Titulos ou Duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias). Neste tipo de operação o cliente recebe dinheiro antecipado de suas vendas a prazo. Ao apresentar um título para desconto, entretanto, o cliente não recebe seu valor total, pois são descontados diversos encargos sobre o seu valor nominal como por exemplo: taxa de desconto, IOF e taxa administrativa.A operação de desconto de títulos dá ao banco direito de regresso, ou seja, no vencimento, caso o título não seja pago pelo sacado, o cedente assume a responsabilidade do pagamento, incluindo multa e/ou juros de mora pelo atraso. Fonte (Fortuna, Eduardo, Mercado Financeiro, Qualitymark, 16ª edição, Rio de Janeiro, 2007.)
  • Gente, por favor, fiquei em dúvida.O desconto de títulos é uma modalidade de empréstimo bancário(produto bancário) ou é uma modalidade de serviço bancário???é 
  • Produto de empréstimo, vai adiantar um crédito, vai incidir IOF.
    Operação de crédito! (emprestimo)

    Espero te ajudado o/
  • o banco nao esta emprestando, esta adiantando um recebivel.

  • tbm nao concordo qnd diz emprestimo, ele vai adiantar um recebivel, e tira um desconto, nao empresta nada

  • Pessoal, todo dinheiro que é adiantado e cobrado posteriormente juros ou taxas é um tipo de empréstimo.


ID
91495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

No desconto de duplicatas, se o sacado não pagar, o banco não pode requerer de volta o dinheiro antecipado ao seu clientes, isto é, não há direito de regresso.

Alternativas
Comentários
  • O Desconto de Titulos ou Duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos (duplicatas ou notas promissórias). Neste tipo de operação o cliente recebe dinheiro antecipado de suas vendas a prazo. Ao apresentar um título para desconto, entretanto, o cliente não recebe seu valor total, pois são descontados diversos encargos sobre o seu valor nominal como por exemplo: taxa de desconto, IOF e taxa administrativa.O cliente transfere para o banco o risco de suas vendas a prazo.A operação de desconto de títulos dá ao banco direito de regresso, ou seja, no vencimento, caso o título não seja pago pelo sacado, o cedente assume a responsabilidade do pagamento, incluindo multa e/ou juros de mora pelo atraso. Fonte (Fortuna, Eduardo, Mercado Financeiro, Qualitymark, 16ª edição, Rio de Janeiro, 2007.)Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Desconto_de_t%C3%ADtulos"
  • Mas o sacado não é o banco ?


  • Fiquei na duvida se haveria direito de regresso caso no lugar de sacado estivesse escrito o devedor por exemplo..

  • Até parece que o banco vai ficar em prejuízo, né!!
    Óbvio que a questão está errada!!

  • Atenção o direito de regresso o banco tem sobre aquele que antecipa a duplicata (cedente). não é sobre o cliente que nao pagou a duplicata (Sacado). este em geral nao tem nada a ver com o banco.

  • Somente para relembrar e ajudar no entendimento.

    sacado é o devedor e sacador é o credor, aquele que emite o título.

  • O banco nunca sai perdendo, NUNCA

  • É um banco e não o papai noel.

  • O direito de regresso é o direito de ser ressarcido de um prejuízo causado por terceiro(s) em juízo.


    que neste caso nessa questão diz que não e necessário.

    gab errado


    obs: nas financeiras este direito de regresso não existe.

ID
91501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca de crédito bancário, julgue os itens seguintes.

O crédito direto ao consumidor é uma modalidade destinada exclusivamente à compra de bens imóveis comerciais e residenciais, e seus principais clientes são as pessoas físicas.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) são empréstimos ou financiamentos concedidos para uso por parte do cliente na aquisição de bens, geralmente eletro-eletrônicos e carros. Enfim, o CDC é dirigido à compra de bens móveis e não imóveis como referido na questão.
  • CDC- Finaciamento de bens de consumo duráveis (ex. carro, geladeira, máquina, tv...)passível de alienação fiduciária, o seguro do bem é obrigatória.
  • O CDC é dirigido à compra de bens móveis e não imóveis como referido na questão.
  • São financiamentos concedidos pelos Bancos, ou pelas chamadas Financeiras, a pessoas físicas ou jurídicas, para aquisição de bens ou serviços.

  • Em questões CESP é preciso tomar muito cuidado com as palavras do tipo:

    exclusivamente, somente, 

    afirmativa errada!

  • é para bens duráveis dai seria certa

     

  • Pode ser pessoa jurídica também!

  • CDC serve tanto para pessoas físicas ou jurídicas, como para aquisição de bens (moveis) ou serviços.


    gab errado

  • PRINCIPAIS nao exclui a possibilidade de ter outros meios

  • Bens e serviço. E pode ser tanto para PF como PJ.


ID
92809
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as características das operações de empréstimos bancários, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A corretahttp://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/liquidacao.asp?idpai=portalbcb
  • A letra "a" é a correta. Segundo o BACEN: Clientes que tenham tomado empréstimos de bancos podem solicitar a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, com redução proporcional dos juros. O banco deve conceder desconto pela antecipação do pagamento, de acordo com o prazo de antecipação das parcelas.A letra "b" está incorreta pois, o fato dos bancos cobrarem juros nessas operações não inibe a faculdade deles cobrarem tarifas.A letra "c" está errada porque os juros do cheque especial são previamente estabelecidos no contrato e não pelo BACEN.A letra "d" se encontra incorreta já que o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) se destina ao empréstimo para aquisição de bens móveis e eletro-eletronicos.A letra "e" está incorreta pois, generaliza o controle sofrido pelos bancos nas ocasiões de empréstimo. Realmente em algumas espécies existe essa limitação, mas não em todas.
  • Creio que nosso colega comentou errado a questão:letra D: O CDC é usado para aquisição de BENS E SERVIÇOS! Nunca ouvi que era para eletro-eletrônico...Bons estudos e sorte nos concursos
  • letra D: errada pq CDC é destinada para aquisição de bens e serviços. "Sua maior utilização é, normalmente, para aquisição de veículos e eletrodomésticos."Cuidado para não misturar os nomes.Abraços.
  • Ouxe... já comprei até um guarda-roupa por CDC...
  • O credito direto ao consumidor, quando é aquele do cheque especial, pre-aprovado... nao precisa de garantia nenhuma. Mas quando os valores são altos... aí precisa de alienação fiduciaria (transferencia pro banco se necessario, até que vc quite o empréstimo)

  • A letra "e" os bancos estão sujeitos, na atualidade, a controles dos valores que podem emprestar aos usuários.  também está correta de acordo com a lei 4595.

    Lei 4.595/64

    Art. 4º Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República:

    X - Determinar a percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas;

  • Qual o erro da letra E?

  • Erro da Letra E

    e) os bancos estão sujeitos, na atualidade, a controles dos valores que podem emprestar aos usuários.

    Não são todos os usuários, e sim a um mesmo usuário ou a um grupo de empresas.

  • Questão desatualizada. Hoje, a utilização do cheque especial foi definido taxa de 8% a.m. para pessoas físicas, o que torna a alternativa correta também.


ID
92830
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para evitar problemas de risco de crédito, existem normas concernentes ao comportamento que os bancos devem cumprir em relação aos clientes e à própria operação. A respeito desse assunto, considere as afirmativas abaixo como V se verdadeira e F se falsa:
I. as instituições financeiras só precisam lançar em suas demonstrações contábeis, os créditos em atraso por mais de noventa dias, quando são considerados de liquidação duvidosa;
II. a classificação das operações de crédito é exigida apenas para as pessoas jurídicas, principalmente pelo risco inerente à atividade econômica do tomador;
III. as operações de adiantamento sobre contratos de câmbio e de financiamento à importação não são classificadas por ordem de risco, por estarem amparadas por recursos internacionais;
IV. as operações objeto de renegociação devem ser retiradas do nível de risco anterior e classificadas como normal.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os créditos de liquidação duvidosa devem constar na Nota Explicativa e não fazer uma compensação no balanço patrimonial. A classificação das operações de crédito deve ser em relação ao devedor e seus garantidores como situação financeira, nível de endividamento, fluxo de caixa entre outros critérios ajustando sempre para pessoa fisica ou juridica. Embora o ACC esteja amparado por recursos externos, não significa que o financiamento não tenha classificação pelo nível de risco. Quando a instiuição financeira vai fazer um empréstimo, sempre faz uma análise de risco de acordo com a situação financeira, histórico de pagamentos, nível de endividamento e quando ocorre um atraso, existe a possibilidade de renegociação mas nem por isso vai melhorar o nível de risco dessa operação, pelo contrário tende a piorar o nível de risco deste devedor.
  • Define-se como Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas as operações nas quais concede ou se compromete a conceder financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swaps, forwards e opções) nas quais o cliente ou contraparte podem vir a se tornar devedores.

     

    principais funções da Diretoria de Crédito e Mercado no Brasil são:

    Avaliar a capacidade  de gerar recursos suficientes por meio de suas atividades comerciais e conversão de seus ativos, visando a liquidação de suas obrigações operacionais e financeiras em seus devidos vencimentos e na forma como foram contratadas;

    Atribuir uma classificação de risco (rating) de acordo com o tomador e a operação, que seja compatível com a situação econômico financeira de seus clientes e com a disponibilidade e liquidez das garantias apresentadas, se for o caso;

    Aprovar de forma independente todos limites de crédito atribuídos aos clientes, monitorar e gerenciar sua utilização de forma ativa e frequente;

    Monitorar, avaliar e gerenciar o portifólio de crédito sob o ponto de vista de possíveis concentrações em clientes, ratings, setores econômicos, regiões ou produtos, assegurando uma distribuição equilibrada de riscos; e

    Participar das discussões e atribuições de provisões e reservas de capital adequadas ao nível de exposição e portifólio de crédito.


ID
92833
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações de crédito bancário apresentam diversas modalidades de linhas de créditos, em função do direcionamento dos recursos e do tipo de instituição que está concedendo o recurso. Sobre este assunto, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a)(E)HOT MONEY:designa fundos aplicados em ativos financeiros, em diversos países, que atraem pela possibilidade de ganhos rápidos devido a elevadas taxas de juros ou a grandes diferenças cambiais. São operações de curtíssimo prazo, em que os recursos podem ser deslocados de um mercado para outro com muita rapidez. No Brasil, o termo hot money, amplamente empregado por bancos comerciais, por extensão de sentido aplica-se também a empréstimos de curtíssimo prazo (de 1 a 29 dias). Esses empréstimos têm a finalidade de financiar o capital de giro das empresas para cobrir necessidades imediatas de recursos, sem contrato de empréstimo de caráter complexo.
  • LETRA C - NO CASO, ESTAVA COM DÚVIDA ENTRE A "C" E A "E" , ENTRETANTO, CONFORME A CARACTERÍSTICA DE PAGAMENTO DA CONTA GARANTIDA: "O limite utilizado pode ser coberto QUALQUER MOMENTO, por meio de créditos na conta garantida." Sendo assim, não apenas deve ser pago no dia do vencimento contratual.
  • Quem já teve a experiência de comprar um eletrodoméstico pagando em muitas vezes pode até não saber, mas com certeza o fez através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Este conceito de empréstimo é cedido por instituições financeiras, bancos, ou através das lojas de departamentos. As compras a prazo no cartão de crédito também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

    A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. As taxas variam segundo a instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.


    gab C


ID
92845
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Objetivando possibilitar a concessão de crédito para a população de baixa renda e para micro-empreendedores, o governo vem incentivando as operações de microfinanças. Para isso foram criadas instituições e linhas de crédito específicas para esse setor da economia. Em relação a esse assunto, considere as afirmações abaixo, indicando V se verdadeira e F se falsa:
I. as instituições financeiras destinam, no mínimo, 2% dos saldos dos depósitos a vista para realização de operações de microfinanças direcionadas à população de baixa renda e a microempreendedores;
II. as taxas de juros efetivas da linha de crédito para microfinanças não podem exceder a 2% a.m., e os limites máximos dos valores são definidos pela instituição financeira, de acordo com a capacidade de financiamento do tomador;
III. as operações de crédito destinadas ao programa de microfinanças somente podem ser realizadas com pessoas físicas detentoras de contas especiais de depósitos a vista (conta simplificada);
IV. dado o caráter social, as instituições financeiras não podem cobrar taxa de abertura de crédito e para valores inferiores a R$ 1.000,00 o prazo máximo da operação permitido é de 90 dias.

Marque a alternativa com a seqüência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito esta errado pois a resolução do BACEN Nº 3.109, DE 24 DE JULHO DE 2003 art.2º incisos I e III, respectivamente, reza o seguinte:"I - pessoas físicas, detentoras de contas especiais de depósitos criadas pela Resolução 3.104, de 25 de junho de 2003, ou titulares de outras contas de depósitos que, em conjunto com as demais aplicações por elas mantidas na instituição financeira, tenham saldo médio mensal inferior a R$1.000,00 (mil reais);"III - pessoas físicas de baixa renda, detentoras ou não de depósitos e de aplicações financeiras de pequeno valor, que se enquadrem no art. 3º, inciso I, da Lei Complementar 111, de 6 de julho de 2001.logo, podemos concluir que a acertativa III está errada... pois não é apenas pessoas físicas com contas especiais que podem fazer esse tipo de operação.A opção correta é a b)...Abraço
  • Questão desatualizada!

  • Hoje a resposta correta é a alternativa B.

    Baixa Renda :
    ▪  Linha de pobreza $ ≤ R$ 70,00 pp; ▪  Conta especial ≤ R$ 2 mil;  ▪  outras aplicações ≤ R$ 3 mil
    juros            ------------------------------     ie  ≤  2% am
    Empréstimo ------------------------------    R$ ≤  2 mil
    Prazo          ------------------------------      n ≥ 120 dias
    Tx abertura ------------------------------     tx ≤  2% 
     Microempreendedor / Orientado
    ▪  $ anual ≤  120 mil;  ▪  outras aplicações ≤  40 mil (exct habitação) 

    juros            ------------------------------    ie  ≤  4% am
    Empréstimo ------------------------------  R$ ≤  5 mil  / R$ ≤  15 mil
    Prazo          ------------------------------      n ≥ 120 dias
    Tx abertura ------------------------------     tx ≤  3% 




    Fonte: Bacen. Resolução 4.000/2011. Disponível em:  http://www.bcb.gov.br/pre/normativos/busca/normativo.asp?tipo=res&ano=2011&numero=4000.  Acesso em 16 set 2014.
  • cuidado pessoal muitas questões desatualizadas PERIGO! .

  • Obrigada Patricia Dias pelos comentario enriquecedor. 


ID
92854
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre as operações de crédito especializado, o crédito rural tem como objetivo estimular e fortalecer o setor rural, destinando financiamentos aos produtores e suas associações. Sobre as características dessa modalidade de crédito, considere as afirmações abaixo:

I. podem ser financiadas pelo crédito rural as atividades de custeio, investimento, comercialização e industrialização de produtos agropecuários;

II. todos os recursos para financiamento do crédito rural são provenientes das instituições financeiras oficiais federais;

III. o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) tem por finalidade apoiar as atividades agrícolas e nãoagrícolas desenvolvidas por agricultores familiares no estabelecimento ou aglomerado rural urbano;

IV. o financiamento do PRONAF está limitado a R$ 3.000,00 (três mil reais), por produtor, em cada ano.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o gabarito oficial, essa questão foi anulada. Vocês podem até responder, mas consciêntes que ela foi desclassificada(anulada).
  • Esse item II...todos os recursos são provenientes de inst. financeiras oficiais...Porque na lei 4829/65 art° 15 diz que os recursos vem de várias fontes, não apenas de inst. financeiras oficiais federais...
  • Outra questão que surpreende!Não sabia da anulação!Obrigado!
  • São objetivos específicos do crédito rural:  

    I - estimular o incremento ordenado dos investimentos rurais, inclusive para armazenamento, beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários, quando efetuado por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural;  

    II - favorecer o custeio oportuno e adequado da produção e a COMERCIALIZAÇÃO de produtos agropecuários;  

    III - possibilitar o fortalecimento econômico dos produtores rurais, notadamente pequenos e médios; 

    IV - incentivar a introdução de métodos racionais de produção, visando ao aumento da produtividade e à melhoria do padrão de vida das populações rurais, e à adequada defesa do solo. 

    OLA MEUS AMIGOS!! A QUESTÃO FOI ANULDADA PQ NÃO COMPORTA NENHUMA ALTERNATIVA QUE INCLU TODAS AS RESPOSTAS CORRETAS..QUE NO CASO SERIMA I E III..
  • O (PRONAF) tem por finalidade apoiar as atividades agrícolas e não agrícolas desenvolvidas por agricultores familiares no estabelecimento ou aglomerado rural urbano;
      Resposta: ( E )
  • Industrialização de produtos agropecuários não podem ser financiados pelo crédito rural.
  • Art. 9º - Para os efeitos desta Lei os financiamentos rurais caracterizam-se, segundo a finalidade, como de:
    I - custeio, quando destinados a cobrir despesas normais de um ou mais períodos de produção agrícola ou pecuária;
    II - investimento, quando se destinarem a inversões em bens e serviços cujos desfrutes se realizem no curso de vários períodos;
    III - comercialização, quando destinados, isoladamente, ou como extensão do custeio, a cobrir despesas próprias da fase sucessiva à coleta da produção, sua estocagem, transporte ou à monetização de títulos oriundos da venda pelos produtores;
    IV - industrialização de produtos agropecuários, quando efetuada por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural.

    Industrialização de produtos agropecuários pode ser financiada pelo crédito rural sim. Questão passível de anulação.
  • O credito rural pode ser utilizado para o beneficiamento do produto.

    o Item I acredito eu que esteja certo.
  • acho que essa questao foi anulada! o Item I aparentemente está certo.
  • A alternativa ( I ) está correta: QUESTÃO ANULADA

    ________________________________________________________________

    Art. 3º São objetivos específicos do crédito rural:

    I - estimular o incremento ordenado dos investimentos rurais, inclusive para armazenamento beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários, quando efetuado por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural;

    II - favorecer o custeio oportuno e adequado da produção e a comercialização de produtos agropecuários;

    III - possibilitar o fortalecimento econômico dos produtores rurais, notadamente pequenos e médios;

    IV - incentivar a introdução de métodos racionais de produção, visando ao aumento da produtividade e à melhoria do padrão de vida das populações rurais, e à adequada defesa do solo;

  • Desculpem os demais colegas mas a opção 1 está errada.
    Tirado do site do Bacen:

    Que atividades podem ser financiadas pelo crédito rural?

    • custeio das despesas normais de cada ciclo produtivo;
    • investimento em bens ou serviços cujo aproveitamento se estenda por vários ciclos produtivos;
    • comercialização da produção.
    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?RED-CREDITORURALFAQ

    A
     paz de Cristo Jesus
  • questão anulada, pois as alternativas I  e III estão corretas.

    I - CORRETO
    II - ERRADO - TODOS os recursos não. Podem também os órgãos auxiliares, como: CEF, BANCOS PRIVADOS, SCFI e COOP.AUTORIZADAS
    III - CORRETO
    IV - ERRADO

    IV - LIMITE MÁXIMO DE ATÉ 50MIL, conforme o site BCB

    Quais são os limites e taxas de juros do crédito de custeio?

    a) taxa efetiva de juros de 1,5% a.a. para uma ou mais operações que, somadas, atinjam valor de até R$10 mil por mutuário em cada safra;

    b) taxa efetiva de juros de 3% a.a. para uma ou mais operações que, somadas, atinjam valor acima de R$10 mil até R$20 mil por mutuário em cada safra;

    c) taxa efetiva de juros de 4,5% a.a. para uma ou mais operações que, somadas, atinjam valor acima de R$20 mil até R$50 mil por mutuário em cada safra;

    d) o mutuário poderá contratar nova operação de custeio na mesma safra desde que o crédito se destine a lavoura diferente da anteriormente financiada, e que cada novo financiamento tenha os encargos previstos na alínea correspondente à soma dos valores contratados nas operações anteriores com os valores da nova proposta de crédito;

    e) para operações coletivas, observado o disposto nas alíneas anteriores, a taxa efetiva de juros será determinada:

    I - pelo valor individual obtido pelo critério de proporcionalidade de participação, no caso de operações coletivas;

    II - computando-se o respectivo valor do inciso I para enquadramento das operações nas alíneas anteriores.

    http://www.bcb.gov.br/?PRONAFFAQ

  • Caros Colegas,

    Questão I ERRADA


    1 - São objetivos do crédito rural: (Lei 8.171; Circ 1.268)
    a) estimular os investimentos rurais para produção, extrativismo não predatório, armazenamento, beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários, quando efetuado pelo produtor na sua propriedade rural, por suas cooperativas ou por pessoa física ou jurídica equiparada aos produtores; (Circ 1.268)
    b) favorecer o oportuno e adequado custeio da produção e a comercialização de produtos agropecuários; (Circ 1.268)
    c) fortalecer o setor rural; (Circ 1.268)
    d) incentivar a introdução de métodos racionais no sistema de produção, visando ao aumento da produtividade, à melhoria do padrão de vida das populações rurais e à adequada defesa do solo; (Circ 1.268)
    e) propiciar, através de crédito fundiário, a aquisição e regularização de terras pelos pequenos produtores, posseiros e arrendatários e trabalhadores rurais; (Lei 8.171)
    f) desenvolver atividades florestais e pesqueiras; (Lei 8.171)
    g) quando destinado a agricultor familiar ou empreendedor familiar rural, nos termos da Lei nº 11.326, de 24/7/2006, estimular a geração de renda e o melhor uso da mão-de-obra familiar, por meio do financiamento de atividades e serviços rurais agropecuários e não agropecuários, desde que desenvolvidos em estabelecimento rural ou áreas comunitárias próximas, inclusive o turismo rural, a produção de artesanato e assemelhados. (Lei 8.171 art 48 § 1º - redação dada pela Lei nº 11.718/2008

    8 - O crédito rural pode ter as seguintes finalidades: (Circ 1.268)
    a) custeio; (Circ 1.268)
    b) investimento; (Circ 1.268)
    c) comercialização. (Circ 1.268)


    Em nenhum momento fala-se em "idustrialização".

    ATENÇÃO!

    A lei do crédito rural (lei 4.829/65) dispõem, em seu art. 3º, par. I:


    Art. 3º - São objetivos específicos do crédito rural:

    I - estimular o incremento ordenado dos investimentos rurais, inclusive para armazenamento, beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários, quando efetuado por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural

    O Crédito Rural, do modo como é cobrado em concursos, tange não só produtores rurais, associações e cooperativas (como está no art. 3º); mas todos que tenham alguma atividade liga a agropecuária. Taís como: produtores de mudas e sementes, prestadores de serviços mecanizados, prestadores de serviços de inseminação artifical, etc.



    Fonte:
    http://www4.bcb.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm&vid=nmsGeropMCR:idvGeropMCR
  • A questão foi anulada pois o item I está completamente correto.

ID
92896
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a afirmação CORRETA que trata de empréstimo:

Alternativas
Comentários
  • a) errada: Art. 579. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se com a tradição do objeto.
    b)certa: .Art. 587. Este empréstimo transfere o domínio da coisa emprestada ao mutuário, por cuja conta correm todos os riscos dela desde a tradição.
    c) errada
    d)Art. 581. Se o comodato não tiver prazo convencional, presumir-se- lhe-á o necessário para o uso concedido; não podendo o comodante, salvo necessidade imprevista e urgente, reconhecida pelo juiz, suspender o uso e gozo da coisa emprestada, antes de findo o prazo convencional, ou o que se determine pelo uso outorgado.
    e) errada: Art. 584. O comodatário não poderá jamais recobrar do comodante as despesas feitas com o uso e gozo da coisa emprestada.




ID
109126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os depósitos à vista são os recursos captados dos clientes pelos bancos comerciais que, para facilitar livre movimentação desses recursos, disponibilizam o serviço bancário sem remuneração denominado

Alternativas
Comentários
  • Remuneração na linguagem bancária significa rendimento.
  • Depósito á vista com remuneração ou rendimentos: POUPANÇA.

    Depósitp á vista sem remuneração ou rendimentos: CONTA - CORRENTE.
  • a) Certificado de Depósito Bancário (CDB).INCORRETA  Estes certificados de depósitos bancários são títulos nominativos emitidos pelos bancos e vendidos ao público como forma de captação de recursos.  ( SE CAPTA RECURSOS TEM REMUNERAÇÃO)

    b) fundo de investimento.INCORRETA   Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento.(SE GERA RECEITA GERA REMUNERAÇÃO)

    c) poupança INCORRETA  é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e baixo rendimento (POSSUI REMUNERAÇÃO, BAIXA MAS POSSUI)

    d) cartão de crédito INCORRETA   Remuneração de administração do financiamento: taxa paga pela obtenção de financiamentos, em nome do titular do cartão, para o pagamento das despesas realizadas por ele. (TEM REMUNARAÇÃO E BASTANTE)

    e) conta-corrente
    CORRETA  é um demonstrativo da transações financeiras realizadas entre dois correspondentes e serve para confrontar as diversas operações monetárias e/ou comerciais efetuadas dentro de um determinado período. Uma C\C pode ser de dois tipos: remunerada ou sem juros.

    A conta corrente sem juros é um simples demonstrativo de débito e crédito, como um extrato bancário simples onde aparecem as entradas e as saídas financeiras. NAO TEM REMUNERAÇÃO

    A conta corrente com juros recíprocos é aquela na qual se contam os juros sobre as diversas parcelas de débito e crédito, calculando-os desde seu vencimento até a data do seu encerramento.



  • Conta-corrente: os bancos comerciais disponibilizam esse serviço, tendo como principal objetivo a captação dos depósitos à vista realizados pelos clientes, para movimentação desses recursos em suas operações. Obs.: esse serviço bancário não gera, qualquer, remuneração para os correntistas.

  • Depósito À Vista - Conta Corrente
    A captação de depósitos a vista, livremente movimentáveis:
    * É atividade típica e distintiva dos bancos comerciais;
    * Configura os bancos comerciais como entidades financeiras monetárias;
    * É chamada de captação a custo zero (dinheiro gratuito)
    Existe, entretanto um custo implícito na abertura e movimentação da conta (custo operacional da conta) para fazer frente a este custo, os bancos podem estabelecer valores mínimos para a abertura e manutenção de saldo médio.
    A conta é o produto básico de relação entre o cliente e o banco, através dela são movimentados os recursos do cliente, utili-zando:
    * Depósitos
    * Cheques
    * Ordens de pagamento;
    * Etc...
  • A questão fala em serviço bancário. Conta corrente não seria um produto bancário??

  • mas não paga-se as taxas por manter a conta-corrente aberta? independente de movimentação... e quanto a depósitos, pode movimentar tanto em poupança que também não paga-se a taxa, para esta livre movimentação - depósito - 

    tem  várias formas de interpretar a questão... ela abre precedentes para questionamentos...

  • Contas depósito a vista: Conta Corrente

    Depósito a prazo: CDB, RDB, etc.
  • Captação de custo zero ou seja os depósitos à vista não são remunerados, se você deposita dinheiro na sua conta corrente não receberá remuneração alguma.

  • conta corrente- zero remuneração

  • Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco ... A movimentação das contas correntes, cujos recursos são de livre

  • Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

  • Gabarito: letra E

    Depósitos à vista ou depósitos em conta corrente como são mais popularmente conhecidos é a captação de recursos junto ao público em geral, pessoas físicas e jurídicas. Os depósitos à vista têm como características não ser remunerados e permanecem no banco por prazo indeterminado, sendo livres as suas movimentações.

  • Conta corrente: O cliente não recebe remuneração por deixar o dinheiro lá.

    Complementando:

    O dinheiro em conta corrente é utilizado pelos bancos para criar moeda escritural, graças a seu efeito multiplicador. ;*)

  • Eu pensei q o termo "remuneração" fosse relacionado as cobranças que o banco faz em cima da conta corrente.


ID
109138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A operação bancária de vendor finance é a prática de financiamento de vendas com base no princípio da

Alternativas
Comentários
  • Vendor finance é o nome chique para financiamento via financeira. A loja vende um produto, recebe à vista da financeira, emite-se um carnê e o comprador vai pagando em "suáveis" prestações. No caso de inadimplência do comprador, o lojista vai responder pelo débito
  • wiwi

    Gostei da situação hipotética que criou ali em cima ....
  • VENDOR FINANCE; é uma operação de financiamento de venda baseado no principio de cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista. Não interfere na gestão da cobrança de seus títulos,pois apesar de o financiamento ser concedido pelo banco, a empresa vendedora pode dar descontos ou prazos maiores de pagamentos,caso haja atraso na entrega dos produtos.




    bons estudos!
  • Walter, parabens pelo exemplo... dessa forma fica mais fácil a assimilação do assunto, já que "ao pé da letra" a utilização de termos técnicos acabam confundindo a gente.
  • Pessoal passei aqui por curiosidade....
     Já trabalhei com o produto e é muito utilizado para vendas de estoque com prazos geralmente de 180 dias. Atacadistas que atendem o ramo supermercadista, por exemplo, lançam mão desse produto.
      Já o compror atende ao mesmo princípio, só que na outra ponta. Hyundai, GM e Ford, são exemplos de empresas que oferecem esse convênio aos seus distribuidores. Já que por força de contrato de distribuição o concessionário tem que cumprir cota de veículos mensalmente, a empresa facilita o meiod de campo, ou seja, a concessionária usa a cota dela do banco para compror, o fabricante recebe à vista, e le tem giro de estoque pois vende o veículo financiado recebendo à vista e pagam no prazo. Importante salientar que é dispensada a alineaçao fiduciária nesse compror, o que possibilita posterior alienação no ato de financiamento...




  • RESPOSTA CORRETA: LETRA D

    VENDOR FINANCE é uma operação de financiamento de vendas baseado na cessão de crédito, que permite uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento a vista. Aempresa vendedora transfere seu crédito ao baco e este, em troca de uma taxa de intermediação, paga o vendedor a vista e financia o comprador.

    OBS.: A operação é formalizada com a assinatura de um convenio, com direito regresso entre o banco e a empresa vendedora.

    Bons Estudos!!!

  • Vendor Finance/Compror Finance
     
    VENDOR
    É uma operação de venda a prazo em que a empresa vendedora recebe o valor a vista da instituição financeira e a empresa compradora paga o valor a prazo (com juros) para a instituição financeira.
    Características:
    * A empresa vendedora assume o risco de não pagamento da dívida pela empresa compradora.
    * A base de cálculo dos tributos e contribuições incidentes sobre o faturamento fica diminuída, uma vez que os juros não estão embutidos no preço faturado (base de cálculo desses tributos)
    * não incidirão IPI, ICMS, PIS, COFINS
    * incidirá IOF sobre o crédito.
    * A taxa de financiamento da instituição financeira é geralmente menor que a taxa praticada pela empresa vendedora no caso
    * autofinanciamento da venda, uma vez que o risco é rateado por varias operações.

    COMPROR
    É uma operação de financiamento de compras, sendo que a iniciativa parte do comprador e nele se concentra o risco de crédito. O compror consiste no financiamento a clientes do banco, para suas compras junto aos fornecedores. O risco da operação concentra-se no comprador, não existindo regresso contra o fornecedor (vendedor).
  • Vendor Finance

    É uma operação de financiamento de vendas baseadas no princípio da cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber opagamentoà vista.


  • É uma operação de financiamento de vendas baseadas no princípio da cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista.

    A operação de Vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois será esta que irá assumir o risco do negócio junto ao banco.

    A empresa vendedora transfere seu crédito ao banco e este, em troca de uma taxa de intermediação, paga o vendedor à vista e financia o comprador.


    gab D 
  • LETRA D CORRETA


    Vendor Finance

     

    É uma operação de financiamento de vendas baseadas no princípio da cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista.

     

    A operação de Vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois será esta que irá assumir o risco do negócio junto ao banco.

     

    A empresa vendedora transfere seu crédito ao banco e este, em troca de uma taxa de intermediação, paga o vendedor à vista e financia o comprador.

    Como em todas as operações de crédito, ocorre a incidência do IOF, sobre o valor do financiamento, que é calculado proporcionalmente ao período do financiamento. 

  • No vendor finance, a empresa vendedora contrata o banco para que ele financie a venda para uma empresa compradora, mas pague à vista à compradora. Logo, a empresa vendedora assume o risco de crédito da operação.

    DICA: Para distinguir o compror e vendor finance, veja quem está assumindo o risco de crédito.

    Resposta: B

  • Alguém sabeme dizer se a alternativa C se refere ao CDC-i (interveniência)? Ou que nome teria...? Grata.

ID
110947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir.

Adiantamento a depositante é uma operação passiva, na qual o cliente utilizará recurso acima do valor do saldo de sua conta-corrente.

Alternativas
Comentários
  • Também chamado de CHEQUE ESPECIAL, o adiantamento é uma operação ativa porque neste caso o banco repassa recursos captados para outra pessoa. É análogo ao empréstimo.
  • É importante salientar que não necessariamente o adiantamente a depositante refere-se ao uso do cheque especial, pois o cliente que não possuir tal produto também poderá se enquadrar no adiantamento a depositante ao ficar com o saldo de sua conta negativo, o que pode acontecer em função da cobrança de tarifas para as quais o cliente não tenha o devido saldo.
  • Trata-se de uma aplicação ativa, afinal, o banco investe dinheiro!
  • Adiantamento a depositante é o mesmo que cheque especial, que é uma operação ativa.

  • P+E= PASSIVA /  A+S=ATIVA / E=DEVEDOR. S=CREDOR. E=ENTRA / S=SAI

  • regrinha legal:

    Quando o banco dá = operação ativa.......ex:empréstimos e financiamentos

    Quando o banco recebe (vende) = operação passiva.......ex: depósitos à vista, CDB, RDB., venda de um seguro, etc

    "adiantamento" significa que o banco está"dando" algo a alguém,logo = operação ATIVA

  • Adiantamento de depositante é tarifa, ou seja, não se constituie em empréstimo. Logo é operação acessória . É uma tarifa proveniente do excesso sobre o limite na conta, vulgo estourar o cheque especial, ou em casos de contas sem esse limite,  outro débito  qualquer, como por exemplo cheque sem provisão de fundos. 

  • Operações Financeiras Passivas 

    Definição Ocorrem quando a empresa obtém recursos para suprir as necessidades de capital de giro ou de investimentos de longo prazo.

    Fontes de recursos

    • Instituições financeiras (empréstimos, financiamentos, descontos etc.) • Órgãos governamentais (exemplo: BNDES) • Empréstimos do exterior • Debêntures

    Empréstimos

    Correspondem às captações de recursos junto às instituições financeiras sem que haja uma destinação específica. (Ex.: Empréstimo para Capital de Giro). Financiamentos São recursos obtidos junto às instituições financeiras com destinação específica (Ex.: Financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos, financiamento para construção imobiliária etc.).

    Tipos de operações financeiras

    • Empréstimos em moeda nacional (pré-fixados ou corrigidos monetariamente) • Empréstimos em moeda estrangeira (corrigidos pela moeda estrangeira)

  • 1. Classificação das Operações de Crédito

     As operações de crédito distribuem-se segundo as seguintes modalidades: (Circ 1273)

    a) empréstimos - são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos. São exemplos os empréstimos para capital de giro, os empréstimos pessoais e os adiantamentos a depositantes;

    b) títulos descontados - são as operações de desconto de títulos;

    c) financiamentos - são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos. São exemplos os financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, rurais e imobiliários.


    Portanto, adiantamento a depositante é operação ativa.


  • É uma operação passiva sob a ótica do cliente tomador do empréstimo.

  • Operação ativa.

  • sem saber sob a ótica de quem, não da pra definir se é passiva ou ativa.


ID
613471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as possibilidades de operações de crédito em uma
pequena empresa, julgue os itens a seguir.

A referida empresa poderá oferecer aos seus clientes pessoas naturais o crédito direto ao consumidor com interveniência, provido pelo BRB, para que eles adquiram os seus produtos.

Alternativas
Comentários
  • "Correta"

    No CDC com interveniência a empresa vendedora, oferece oCDC a seus clientes com aintervenção de uma instituição financeira.
  • A pergunta que está por trás desta afirmação é: Você sabia que o CDC pode ser utilizado para aquisição de produtos? A resposta é sim.

  • # Crédito Direto ao Consumidor - CDC
    1. Trata-se de uma operação de crédito concedida a pessoas físicas ou jurídicas, para a aquisição de bens e serviços. O consumidor que contrata esse tipo de crédito passa a desfrutar imediatamente de um bem que será pago com sua renda futura;
    2. Os cartões de crédito também podem conceder crédito CDC para aquisição de bens;
    3. Onde obter: bancos, financeiras ou por intermédio de empresas através de convênio com os bancos;
    4. Prazo: Até 60 meses;
    5. As taxas de juros variam conforme a IF, o prazo de pagamento e o valor do empréstimo. Além da taxa, há cobrança do IOF;
    6. Quase sempre o bem financiado constitui a garantia da operação. Em outros casos, a IF pode exigir a garantia de um avalista PF ou PJ;
  • BOM, QUE É PARA ADQUIRIR PRODUTOS É MEIO ÓBVIO, MAS VAMOS LÁ...

    DO QUE TRATA A QUESTÃO?

    "SE EU POSSO CONSEGUIR CRÉDITO EM UM PEQUENA EMPRESA"

    A RESPOSTA É SIM...ESSE "COM INTERVENIÊNCIA, NÃO SE REFERE A NENHUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, MAS QUANDO A LOJA "ASSUME", "BANCA" A DÍVIDA PELO CLIENTE, E DEPOOOISSSS, NEGOCIA COM UMA IF DE SUA PREFERÊNCIA.

    É O CHAMADO CDC-I, QUE É QUANDO O NEGÓCIO É FEITO COM INTERMEDIAÇÃO(INTERVENIÊNCIA) DA LOJA..

    UM ADENDO:

    *NÃO SE PODE DEFINIR PRAZOS PARA ESTUDO, COMO 60 MESES OU ALGO DO GÊNERO, ELES REALMENTE VARIAM MUITO, DESDE O CLIENTE, AO "PRODUTO", PODENDO PASSAR DE 80 MESES NO CASO DE AUTOMÓVEIS. NÃO ACREDITO QUE ALGUMA BANCA COBRARIA PRAZOS EM FUNÇÃO DE CDC, PELAS INÚMERAS POSSIBILIDADES.







  • Desculpem a ignorância.... mas o q eu nao entendi na questa é " Provido pelo BRB".... Alguem pode me explicar???

    obrigada


  • Fernanda, o que a questão quer dizer é que o BRB é a instituição que financiará a venda. Prover: tomar providência,  regular, acudir. Ou seja, vc compra um notebook no Ponto frio à prazo. O Ponto Frio te vende o aparelho em 12 x por exemplo, mas a loja recebe o valor à vista do BRB que lucra em cima das parcelas que no final irão totalizar um valor bem mais alto do que à vista.
  • Acertei, mas a palavra "interveniência" me deixou confuso...não sei se não deixaria em branco na hora da prova...maldita Cespe!

  • CRÉDITO DIRETO AO CONSUMIDOR COM INTERVENIÊNCIA (CDCI) - é a modalidade de financiamento de um bem ao cliente (por uma loja, uma empresa), mas tem um banco (que neste caso seria o Banco de Brasília) dando suporte a essa operação de crédito.

  • CDCI - venda de um produto (loja->cliente) onde o financiamento do produto fica por conta do banco (interveniência). Exemplo praticado pelas grandes lojas com financiamento a perder de vista...

  • A loja vendedora do produto nao pode conceder crédito, logo ela se utiliza do banco para fornecer o mesmo, em geral em carnê. Ex. Carnê de banco Panamericano...

  • Oieee comendo mosca.... aft! :-))

    Depois q fui ver que BRB era o banco, aqui no RJ ñ temos este banco, pelo mesnos mão o conheço.

  • Lembrar sempre do exemplo das Casas Bahia.

  • Tratasse do CDC-I. Onde os logistas vendem seus protudos parcelados e recebem avista das instituições financeiras. É o crédito direto com interviniência onde quem assumo o risco é o logista caso o cliente não pague, há vantagem é que se o cliente fosse direto na financeira possivelmente os juros seriam maiores.

    Lembresse então que normalmente as grandes lojas estão sempre recebendo a vista e movimentando seu capital.

     

    Achou útil ? curte aui hehe

  • Pessoas NATURAIS ?

  • Pessoas NATURAIS ?

  • Trata-se do produto chamado Crédito Direito ao Consumidor com Interveniência, o CDC-I. Nesta modalidade, a instituição financeira concede financiamento às empresas comercias que, por sua vez, oferecem seus produtos sob a forma de vendas a prazo, ou seja, financiados tembém.


    GABARITO: Certo

  • Este é o  CDC-I

    Crédito Direto ao Consumidor com Interviniência 

  • Só eu que está achando o curso do Gran Cursos para Banco do Brasil pré-edital ruim? Maioria das questões não estavam nas aulas e ou material, ou seja, desatualizado ou mal organizado!

    Alguém mais?

  • O CDCI é uma modalidade em que a empresa “pega” emprestado do banco para emprestar a seus clientes.

    Resposta: Certo


ID
613474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BRB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as possibilidades de operações de crédito em uma
pequena empresa, julgue os itens a seguir.

A conta garantida é modalidade de linha de crédito adequada para cobrir eventuais deficiências do fluxo de caixa dessa empresa.

Alternativas
Comentários
  • "Correta"

    Por ter característica de curto prazo, a conta garantida tem função de cobrir deficiências de caixa das empresas tomadoras.
  • Cota garantida é uma operação onde se abre uma conta de crédito com um valor limite que normalmente é movimentada diretamente pelos cheques emitidos pelo cliente, desde que não haja saldo disponível na conta corrente de movimentação.
    Os juros sobre esses produtos são calculados diariamente sobre o saldo devedor e cobrados normalmente, no primeiro dia útil do mês seguinte ao de movimentação.
  • correta
     As contas Garantidas beseam-se em limites disponibilizados para o cliente, tendo algum  tipo de garantia (cheque, duplicatas, recebiveis) e que sao utilizados automaticamente quando ele nao possui saldo suficiente em sua conta corrente.
     

    é um exemplo de credito rotativo. 

    podem ser feitas por PF ou PJ;
  • Conta garantida é uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro; por isto é adequada para cobrir eventuais deficiências do fluxo de caixa de empresas.
  • Tony, é Conta Garantida, e não "Cota Garantida". 
  • Segundo a Fecomércio-RJ: as  “contas garantidas”, que têm nomes diferentes em cada instituição financeira, foram desenvolvidas para atender a desequilíbrios momentâneos de caixa ou seja, são limites de crédito pré-aprovados, que as empresas podem sacar a qualquer momento, sem precisar avisar ou solicitar aos gerentes. É o chamado crédito rotativo, que fica oscilando entre o máximo e o mínimo de cada cliente.
  • Conta garantida é um exemplo de crédito rotativo e serve para cobertura de déficits das empresas
  • # Conta Garantida
    1. É uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro e fluxo de caixa;
    2. PJ em geral;
    3. Valor limite definido pela IF conforme capacidade de pagamento da empresa;
    4. Prazo definido pela IF, em média os contratos são formalizados em 120 dias;
    5. Taxas pré ou pós-fixadas (CDI ou TR+Juros mensais) incide sobre os valores utilizados e respectivo prazo: Para cálculo dos juros devidos, as IF somam os valores utilizados em um determinado período (mês cheio ou 30 dias corridos) e, sobre o somatório, aplicam a taxa mensal de juros convertidas para um dia;
    6. Incide IOF sobre os prazos e valores utilizados: Nessa modalidade, o IOF é cobrado somente após a utilização do crédito e para calcular o valor devido as IF somam os valores utilizados em um determinado período (mês cheio ou 30 dias corridos). Sobre o somatório, aplicam a alíquota para um dia;
    7. Taxa de Abertura de Crédito – TAC: Cobrada pela IF para cada contrato, conforme tabelas de tarifas;
    8. Para pagamento dos encargos será ao final de cada mês ou na data de aniversário do contrato e para pagamento do principal poderá ser amortizado total ou parcialmente a qualquer tempo, durante a vigência do contrato, por solicitação à IF, que transferirá o valor solicitado para amortização, da conta corrente para a conta garantida 
  • DIRETO AO ASSUNTO: CONTA GARANTIDA (PESSOA JURÍDICA) PODE GROSSO MODO SER ASSOCIADO AO CHEQUE ESPECIAL (PESSOA FÍSICA). 
  • Conta GARANTIDA: é uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito para suprir capital de giro de     pessoas jurídicas.
  • A Conta Garantida CAIXA [ por exemplo ] é um empréstimo rotativo destinado às micro e pequenas empresas clientes da CAIXA. Com ele, a sua empresa tem dinheiro na conta, de acordo com o limite contratado, para suprir eventuais necessidades de fluxo de caixa.

    Os juros incidem somente sobre os valores utilizados nos dias úteis, sendo debitados mensalmente da conta garantida.


  • CERTO.

    A Conta Garantida CAIXA é um empréstimo rotativo destinado às micro e pequenas empresas clientes da CAIXA. Com ele, a sua empresa tem dinheiro na conta, de acordo com o limite contratado, para suprir eventuais necessidades de fluxo de caixa.

    Os juros incidem somente sobre os valores utilizados nos dias úteis, sendo debitados mensalmente da conta garantida.

    FONTE: http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/linha_credito/capital_giro/credito_empresarial_caixa/index.asp

  • correta. A conta garantida disponibilizada  para as empresas utilizarem para  se capitalizar a qualquer momento sem burocracias. No entanto é necessários ficar atento, pois se obter mais de uma saque em um mês o valor do IOF, pode ficar maior que os juros.

  • Conta garantida é um exemplo de crédito rotativo e serve para cobertura as empresa.

    É uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro e fluxo de caixa;

    PJ em geral;


    gab certo

  • Conta Garantida


    Modalidade de Capital de Giro, onde a instituição financeira disponibiliza um limite de crédito, mediante abertura de uma conta corrente, com garantia de recebíveis ou até mesmo garantia real.

    Vantagens

    Pode-se utilizar o limite de crédito para cumprir as obrigações por período curto, com isso, pagando menos juros e, consequentemente, diminuir os custos financeiros.

    Como as duplicatas estão em garantia, a empresa pagará uma tarifa menor pela cobrança da mesma, fato este que, geralmente, não ocorre no desconto de duplicata.

    Desvantagens

    Um dos grandes vilões desta operação é o IOF, pois cada vez que o cliente realiza um saque na conta garantida, está tomando um empréstimo, e será tributado com uma alíquota de IOF de 0,38% sobre o valor da operação.

    Assim, se o cliente necessita utilizar a conta garantida por um curto período, por exemplo, 03 (três) dias, e paga a conta garantida após este período, e 02 (dois) dias depois pretende usá-la novamente, deve fazer as contas, pois pagará IOF pelas duas utilizações, 038% por cada.

    Se a empresa não tomar cuidado, o IOF da operação pode ficar mais caro que os juros cobrados.

  • A Conta Garantida consiste em um crédito pré-aprovado para atender às demandas emergenciais do fluxo de caixa das empresas, garantida por duplicatas, cheques, direitos creditórios, bens, avais, entre outros. Tem a vantagem de poder ser sacado ou amortizado a qualquer momento, com juros apenas sobre o saldo devedor no prazo de sua existência. A liberação dos recursos é simples e rápida.

    Podemos compará-la com o cheque especial destinado às pessoas físicas.


    GABARITO: Certo

  • Pessoa Fisica também pode ter essa linha de credito, e não necessariamente fica em uma conta apartada. em bancos privados, por exemplo, fica na mesma conta de movimento, com a diferença que possui taxas de juros menores que um limite de cheque especial e um valor de limite alto.

  • Só eu que está achando o curso do Gran Cursos para Banco do Brasil pré-edital ruim? Maioria das questões não estavam nas aulas e ou material, ou seja, desatualizado ou mal organizado!

    Alguém mais?

  • A conta garantida é como o crédito rotativo, mas destinada a empresas, principalmente para o capital de giro.

    Resposta: Certo


ID
850390
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

No caso de empréstimos bancários garantidos por ativos tangíveis, algumas medidas diminuem o risco de crédito do banco.


Entre elas, NÃO se encontra a

Alternativas
Comentários
  • SÓ COMENTÁRIO ÚTIL NESSA QUESTÃO, INCLUSIVE O MEU!

  • Alguém poderia me explicar essa questão?

  • é simples não se limita o valor do ativo ao valor do empréstimo, muito menos valor do ativo inferior ao do empréstimo 
    a palavra máximo coloca a questão errada, o logico seria você usar um ativo com valor superior ao do empréstimo como garantia .!

  • Entendi da seguinte forma: todo Banco visa lucro. Portanto, em um empréstimo, sempre haverá juros em cima do capital emprestado para obter lucro. Dessa forma, se houver limitação a um valor igual ao empréstimo, o máximo que ocorrerá é que o Banco receberá o valor emprestado, porém sem o lucro. Me corrijam se estiver errado.

  • Os ativos empenhados como garantia do empréstimo terão sempre o valor de mercado maior do que o valor do empréstimo concedido pela Instituição Financeira.

  • Alguém poderia me explicar essa questão?

  • Alguém sabe como faz para solicitar comentário de um  professor? Bastante gente com dúvidas. 

  • O mote da questão está na palavra máximo da letra e pois se eu limito ao valor do empréstimos não minimizo o risco pois o ideale ser superior ao valor tomado. 




  • Tá dizendo que o ativo empenhado só pode ser no máximo do valor do empréstimo, o que é falso, pois podemos usar um imóvel com valor acima ao do empréstimo, por exemplo. O correto seria, Limitação do valor do ativo NO MÍNIMO ao do empréstimo.

  • O valor dos ativos empenhados pode ser maior que o valor do empréstimo, por exemplo:

    Uma pessoa pode deixar como garantia de um empréstimo bancário, um imóvel no valor de R$500.000,00 para uma operação de crédito de apenas R$100.000,00.  

    Não existe nenhum valor máximo estabelecido para compor uma garantia de empréstimo bancário. Para o banco, quanto maior o valor da garantia melhor para o banco e menor é o risco da operação.  Inclusive, o tomador do crédito, pode barganhar uma melhor taxa em virtude de sua garantia.

  • Nesta questão ele quer saber oque diminue os riscos de créditos. Então sabemos que o credor usa a expertise para ver a estruturação do imovel que irá a penhor. ex: Avalia antes para depois liberar o credito. o credor jamais sairá perdendo. outro fato o credor  verifica os registros publicos. ou seja: se a documentação está  ok, se aquele imóvel não irá desvalorizar futuramente, também é levado em conta toda estruturação do bem. Então com isso nos resta a ultima alternativa.

    porquê? o banco jamais irá pegar um imóvel, ou um bem penhoravel por um valor, e passar ao seu deficitário pelo mesmo valor. primeiramente que o banco precisa do juros para assim passsar aos agentes superavitários e assim ter seus capitais de giro. seu lucro.

    o lucro dos bancos está baseado nos juros que recebem dos agendes deficitários.

  • "limitação do valor dos ativos...." exemplo: tenho uma casa que vale 10 mil

    " empenhei em garantia a um montante máximo..." exemplo: peguei 15 mil com o banco e não paguei. o banco ficou com 5 mil de prejuízo, portanto, essa prática não trás segurança.


ID
965701
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A Cetip S.A. - Mercados Organizados é uma câmara utilizada pelos participantes do mercado financeiro e de capitais para o registro eletrônico da colocação, o depósito e a liquidação financeira de diversos ativos, dentre os quais estão os

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA: Quem mantém a custódia dos titulos e Notas do Tesouro Nacional é a SELIC.

    b) ERRADA: A CETIP mantém a custódia dos titulos e não de CDB
     
    c) CORRETA.

    d) ERRADA: Não é a CETIP que custodia os Brazilian Depositary Receipts.

    e) ERRADAContratos a Termo de Ações é ligado a bolsa de valores exemplo: BM&FBovespa.
  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA). Na qualidade de depositária, a entidade processa a emissão, o resgate e a custódia dos títulos, bem como, quando é o caso, o pagamento dos juros e demais eventos a eles relacionados. Existem títulos transacionados na Cetip que são emitidos em papel, por comando legal. Esses títulos são transferidos para a Cetip no momento do registro e são fisicamente custodiados pelo registrador. As operações de compra e venda são realizadas no mercado de balcão, incluindo aquelas processadas por intermédio do CetipNet (sistema eletrônico de negociação)

    Podem participar da Cetip bancos comerciais, bancos múltiplos, caixas econômicas, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, sociedades corretoras de valores, sociedades distribuidoras de valores, sociedades corretoras de mercadorias e de contratos futuros, empresas de leasing, companhias de seguro, bolsas de valores, bolsas de mercadorias e futuros, investidores institucionais, pessoas jurídicas não financeiras, incluindo fundos de investimento e sociedades de previdência privada, investidores estrangeiros, além de outras instituições também autorizadas a operar nos mercados financeiros e de capitais. Os participantes não-titulares de conta de reservas bancárias liquidam suas obrigações por intermédio de instituições que são titulares de contas dessa espécie.
  • Só um detalhe em relação a um comentário: Certificados de Depósitos Bancários (CDB) são SIM custodiados pela CETIP, mas as Letras Financeiras do Tesouro são pela SELIC. É isso que torna a alternativa B errada.

  • Correto Fernando Pretto..

    Só a título de complemento, a antina CBLC é a Câmara de Ações da BM&FBOVESPA.

  • BDRs – Brazilian Depositary Receipts

    Brazilian Depositary Receipts (BDRs) são certificados de depósito de valores mobiliários emitidos no Brasil que representam valores mobiliários de emissão de companhias abertas com sede no exterior.

    Sua emissão deve ser realizada por instituições brasileiras, as chamadas instituições depositárias ou emissoras, que são empresas autorizadas a funcionar pelo Banco Central e habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a emitir BDRs. A emissão é lastreada em valores mobiliários custodiados em seu País de origem por instituições custodiantes. Estas são responsáveis por manter os valores mobiliários a que os BDRs se referem em custódia.


  • CETIP - Quase totalidade de Titulos Privados

    SELIC - Quase totalidade de Titulos Publicos (Principalmente os do Tesouro Nacional)

  • Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos de balcão, dos títulos emitidos por estados e municípios fora do acordo de rolagem e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de responsabilidade solidária do Tesouro Nacional, de que são exemplos os TDA - Titulos da Dívida Agraria e os referentes à divida do FCVS - Fundo de Compensação de Variações Salariais.

  • Principais títulos liquidados e custodiados na CETIP:

    Derivativos:

    Modalidades de Derivativos: Box de Duas Pontas, Contrato de Swap, Contrato a Termo de Moeda Opção da Conab, Opções Flexíveis de Ações, Opções Flexíveis de Mercadorias, Opções sobre Taxas de Câmbio, Swap Fluxo de Caixa, Termo de Índice DI,  Termo de Mercadoria, Termo de Moedas com Fluxo de Pagamentos.

    Renda Fixa:

    Captação Bancária: CDB, DI, DPGE, LF, RDB

    Titulos Agrícolas CDA e WA, CDCA, CPR, CRA, CRP, LCA

    Títulos de Crédito: CCB, CCE, Export Note, NCE

    Títulos Imobiliários CCI, CR,I LCI, LH

    Títulos Públicos: ADA, CDP, CFT, Contrato de Crédito contra Terceiros

    CTN, FDS, JSTN, LFT-E e LFT-M, STN, TDA

    Valores Mobiliários: CIA, Debêntures, Nota Comercial

    Outros: Cédula de Debêntures, Cotas de Fundos, CTEE, LAM, LC

  • Cetip: CDB, DEBÊNTURES, SWAP...

  • A B3 é a única entidade administradora de mercados que oferece todos os processos de negociação, liquidação e custódia dos BDRs Patrocinados no Brasil.


    fonte:http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/renda-variavel/brazilian-depositary-receipts-bdrs-patrocinados-niveis-i-ii-e-iii.htm

  • Questão desatualizada. A CETIP hoje em dia compõe a B3 (bolsa balcão brasil)

  • A Cetip é depositária principalmente de títulos de renda fixa privados, títulos públicos estaduais e municipais e títulos representativos de dívidas de responsabilidade do Tesouro Nacional, de que são exemplos os relacionados com empresas estatais extintas, com o Fundo de Compensação de Variação Salarial - FCVS, com o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária - Proagro e com a dívida agrária (TDA).


ID
965719
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As operações denominadas Crédito Direto ao Consumidor são caracterizadas

Alternativas
Comentários
  • Essa questão dá para fazer por eliminação o ítem correto é o: B
  • CRÉDITO DIRETO A CONSUMIDOR (CDC)
    •   Financiamento concedido por uma financeira a seus clientes, para a aquisição de bens ou serviços, ou ainda, sem propósitos específicos.
    •   Muito utilizado na compra de veículos, móveis e eletrodomésticos. Sempre que possível, o bem adquirido com o financiamento fica vinculado em garantia à operação

    CRÉDITO DIRETO A CONSUMIDOR (CDC) DO BANCO DO BRASIL
    Definição:  CDC ou Crédito Direto ao Consumidor  -  São operações de crédito concedidas pelos Bancos, ou pelas chamadas Financeiras, a pessoas físicas ou jurídicas, destinadas a empréstimos sem direcionamento ou financiamentos de bens ou serviços.

    Condições:  É necessário ter uma conta corrente no Banco do Brasil, com cadastro atualizado, sem restrições e limite de crédito aprovado.

    Contratação:  Depois de definido o limite, você pode acessar qualquer um dos Terminais de Autoatendimento, internet, CABB (Central de Atendimento Banco do Brasil), agências do BB ou diretamente nos terminais POS das lojas, dependendo da linha a ser utilizada

    Imposto: Gera cobrança de IOF.
  • É o dinheiro que pessoas físicas ou jurídicas recebem de bancos ou financeiras para comprar bens ou pagar serviços. O crédito que o cartão de crédito oferece ao consumidor também é chamado de CDC.

    O que isso muda na minha vida

    Você pode fazer um empréstimo para comprar algo agora e pagar depois, em um prazo máximo de 60 meses. No CDC há cobrança de juros que varia conforme o valor do empréstimo e a empresa que cedeu o dinheiro, além da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

    Vale saber que, nestes casos, quase sempre o bem que você comprar será a garantia do crédito – ou seja, você pode perdê-lo. Quando isso não for possível, talvez o banco peça um avalista para poder aprovar seu crédito.


  • Gravame = imposto, onus ...

  • O crédito direto ao consumidor é um tipo de operação de crédito, ou seja, são empréstimos concedidos por instituições financeiras ou lojas de departamento. As compras realizadas pelos clientes serão quitadas a prazo. 

    Particularidades importantes:

    É bastante utilizado na compra de móveis, eletrodoméstico e veículos.

    O bem geralmente fica como garantia do pagamento.

    As compras a prazo nos cartões de crédito também podem ser considerados crédito direto ao consumidor. 

    Incide IOF.

    No CDC há cobrança de juros que varia conforme o valor do empréstimo.

    Não poderá ser feita alterações das taxas de juros ou das parcelas depois de contratada a operação.

    Há a possibilidade de antecipação das parcelas com alguns descontos.

    As empresas podem efetuar convênio com os bancos e então oferecer o CDC para seus clientes.

  • Por destinação ao financiamento de bens e serviços para pessoas físicas ou jurídicas. O banco dá a garantia de pagamento da compra ao vendedor... caso o cliente não pague, o banco paga, e a pessoa fica devedor do banco e não da loja.

    Letra b
  • Chapolin Concurseiro é boa kkkkk

  • Sobre o IOF e Custo Efetivo Total

    9. O que é IOF?

    IOF é Imposto sobre Operações Financeiras que incide em toda operação financeira, como o CDC, sendo recolhido e repassado ao Governo pela instituição financeira que concede o crédito. No CDC do Banco do Brasil, o cliente pagará o IOF diluído nas parcelas do seu financiamento.


    10. O que é CET?

    CET é a sigla para Custo Efetivo Total. Por meio da resolução do Conselho Monetário Nacional, 3.517, de 06.12.2007, todas as instituições financeiras devem informar, desde o dia 03.03.2008, o Custo Efetivo Total das operações de empréstimos e financiamentos.

    O CET é calculado considerando os fluxos referentes às liberações e aos pagamentos previstos, incluindo taxa de juros do contrato, tributos, tarifas, seguros e outras despesas cobradas do cliente.
    Fonte: http://www.bb.com.br/portalbb/portalbb/hs001002,500465,500497,1,1,1,1.bb?codigoMenu=18592
  • a

    pela não(ERRO) incidência de IOF para contratos com pessoa física.

    b <-- (CORRETO)

    por destinação ao financiamento de bens e serviços para pessoas físicas ou jurídicas.(CORRETO)

    c

    pela dispensa(ERRO) da informação do Custo Efetivo Total para clientes correntistas dos bancos.

    d

    pela impossibilidade de antecipação de pagamento de parcelas.

    e

    pela ausência(ERRO) de gravame (imposto) no caso de financiamento de veículos usados.

  • Obs na alternativa A: A alíquota de IOF para operações de crédito rural é zero. CRÉDITO RURAL!

  • É o dinheiro que pessoas físicas ou jurídicas recebem de bancos ou financeiras para comprar bens ou pagar serviços.

    Você pode fazer um empréstimo para comprar algo agora e pagar depois, em um prazo máximo de 60 meses. No CDC há cobrança de juros que varia conforme o valor do empréstimo e a empresa que cedeu o dinheiro, além da cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

  • Cuidado com os comentários, existe incidência de IOF nas operações de crédito rural e no CDC (pois ambos são operaçoes de crédito)

     

    10. A que tipo de despesas está sujeito o crédito rural?

    → Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, e sobre Operações relativas a Títulos e Valores Mobiliários (IOF);

     

    http://www.bcb.gov.br/?CREDITORURALFAQ

  • Vejamos as alternativas:

    a) Errado. O CDC está sujeito ao IOF.

    b) Certo, desde que sejam os consumidores finais.

    c) Errado. É preciso informar o custo total.

    d) Errado. É totalmente possível antecipar o pagamento de parcelas.

    e) Errado. Gravame é um cadastro que automóveis financiados possuem para que os proprietários não os venda sem que estejam devidamente quitados. Mas isso foge o escopo de estudo da nossa aula e não havia necessidade de saber isso para resolver a questão.

    Resposta: B

  • GAB: LETRA B

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Amanda Aires

    • CDC é modalidade de crédito concedido para aquisição de bens duráveis (novos ou usados) e serviços
    • Há a possibilidade de converter o bem financiado em garantia da operação, o que é interessante à instituição financeira e ao tomador do crédito. 
    • No CDCI há a figura do interveniente, que garante o adimplemento do contrato. 
    • Os prazos figuram entre 3 e 48 meses, sendo que, no caso de veículos, pode chegar a 72 meses 
    • O  CDC  é concedido pela instituição financeira, bancária ou não bancária, como as  Financeiras, para  a aquisição de bens duráveis.  

    ===

    PRA AJUDAR:

    (FCC - Esc BB/BB/"Sem Área"/2006) A parcela de cada pagamento de um Título de Capitalização que será restituída ao investidor no final do plano é  a quota de capitalização (ou provisão matemática). (CERTO)

     Títulos de Capitalização 

    • O  título  de  capitalização  é  um  título  de  crédito  que  objetiva  a  formação  de  poupança  e  insere  um componente de sorte na modalidade: o sorteio de prêmios.  
    • Os títulos de crédito são documentos que representam um direito creditório de seu detentor. Ou seja, a pessoa que adquire um título de crédito passa a ter um direito de receber determinado valor pactuado nas condições do título no vencimento do documento. 
    • O título de capitalização só  pode ser negociado por  Sociedades de Capitalização, entidades constituídas como  sociedade  anônima  e  fiscalizadas  pela  Superintendência  de  Seguros  Privados.

    ===

    FCC - Esc BB/BB/"Sem Área"/2006) A empresa XYZ possui um bom conceito de crédito junto ao seu banco e opera com clientes que dificilmente atrasam seus pagamentos, mas, devido a investimentos realizados recentemente visando o aumento da produção, atualmente não dispõe de recursos próprios para financiar suas vendas. A operação por meio da qual o banco poderá viabilizar as vendas a prazo da empresa XYZ recebe a denominação de vendor finance. (CERTO)

    O Compror é uma linha de crédito rotativo, para que a empresa financie o pagamento de fornecedores.  

    • Ou seja, ao precisar pagar seus fornecedores, a empresa pode recorrer à instituição financeira para que ela financie esta aquisição. O valor é pago à vista diretamente ao fornecedor e o cliente assume um empréstimo com o banco com um prazo mais extenso para liquidação. 

    O Vendor, por sua vez, aplica-se ao vendedor. Ou seja, o Vendor é um limite de crédito rotativo que permite o  vendedor  faturar  e  receber  a  vista.  É  uma  operação  que  permite  à  empresa  dar  mais  prazo  para  o pagamento  das  compras  de  seus  clientes  e  dispor  do  valor  à  vista  por  meio  da  utilização  de  recursos disponibilizados pelo banco. 

    ===

    CDB (certificado de depósito bancário) ➜ Promessa de pagamento à ordem da importância do depósito, acrescida do valor da correção e dos juros convencionados

    (RDB) Recibo de Depósitos Bancários ➜ PRATICAMENTE IDÊNTICO ao CDB - Única diferença: o RDB é inegociável e intransferível


ID
1103215
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As principais variáveis relacionadas ao risco de crédito estão associadas ao conhecimento e ao acompanhamento da capacidade de pagamento dos clientes, assim como das próprias operações de crédito autorizadas. Sobre risco de crédito, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    a) generaliza a questão quando diz "apenas".

    b) GABARITO.

    c) O risco de crédito está associado às pessoas jurídicas também. Imagina levar um calote de uma PJ. É pior ainda. Há regras para o controle de crédito das pessoas jurídicas.

    d) Não elimina.

    e) Claro que há necessidade. Do contrário, vamos emprestar dinheiro a todo mundo, no valor que pedirem. O SFN estaria ferrado. kkk

  • RISCO DE CRÉDITO = RISCO EM TOMAR CALOTE

    A) a classificação das operações de crédito, de titularidade de pessoas físicas, deve levar em conta apenas a situação da renda e do patrimônio do devedor.

    Não. Há muitos outros fatores que devem ser levados em conta em uma análise de risco de crédito como, por exemplo, o caráter e a capacidade do pagador.

    B) As instituições financeiras devem implementar estruturas de gerenciamento do risco de crédito, compatíveis com a natureza e a complexidade de suas operações de crédito.

    Correto.Cada instituição gerencia seu risco de crédito de acordo com suas operações, natureza etc.

    C) O risco de crédito está associado ao cumprimento das obrigações contratuais das pessoas físicas, uma vez que não há regras para o controle de créditos para pessoa jurídica.

    Não apenas das Pessoas físicas, mas também, das jurídicas.

    D) A existência de avais ou fianças elimina, totalmente, o risco de crédito existente nas operações de empréstimos das instituições financeiras.

    O risco de crédito nunca é nulo. Ele pode ser atenuado, mas sempre existe.

    E) Por não envolver risco de crédito, não há necessidade, por parte dos bancos, de estabelecer limites para a realização de operações de empréstimos, tanto individualmente, como para grupos econômicos.

    Errado. Há limites para operações de empréstimos. Se as IFs emprestassem sem um limite, imagine quanto dinheiro entraria na economia, que, por sua vez, causaria uma elevação abrupta da inflação.

  • Cs de Crédito:

    https://www.youtube.com/watch?v=x9-4hv0Ofpc


ID
1103227
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As principais operações de crédito geral, destinadas a pessoas físicas e jurídicas, apresentam características que dependem da destinação. Com relação a essas características, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De graça. Quem tem conta em banco e movimenta vai achar fácil. CDC já tem até valor determinado pra cada correntista mas nem chega perto do valor do financiamento de imóvel. Dá pra sacar até em caixa eletrônico, então B está errada. Pelo meu pouco tempo de estudo não pude analisar bem a C. A letra D seria ótimo seria ótimo se fosse verdade mas o banco estabelece seu limite e tem juros absurdos. Entendi a E como errada pois capital fixo é o investido em ativos fixos e do de giro seria um capital operacional. Marquei A.

  • Belo comentário, Emiliano Silva!

  • De cara letra A. ta desenhado.

  • QUAL ERRO DA LETRA C ?

  • Na minha opinião o erro da Letra C é que ela está generalizando quando fala que o Banco possui garantia total de recebimento em caso de  inadimplência do cliente. A garantia não é total, sempre haverá risco de não receber.

  • Riscos do Desconto de Duplicatas

    É importante destacar que o Desconto de Duplicatas não é uma operação de compra e venda. Portanto, a intuição financeira tem o direito de regressar, caso o título não seja pago pelo devedor. Se isso ocorrer, a empresa cedente assume a responsabilidade e precisa reembolsar o banco no valor da dívida, com a inclusão dos juros de mora e outros encargos financeiros. A duplicata volta para a empresa e cabe a ela fazer a cobrança da mesma. Isso quer dizer que enquanto o título não for quitado, a empresa mantém a obrigação com o branco.

    Outra análise de risco que deve ser feita é se essa estratégia é a mais indicada para o seu negócio. Muitas vezes os valores de encargos cobrados pelo banco e impostos que incidem desvalorizam o valor à vista que será recebido para ser investido no capital de giro. Soma-se a isso o risco de não pagamento da duplicata e a obrigação da sua empresa reembolsar o valor com acréscimo de juros.

    https://www.gesplan.com.br/blog/como-funciona-o-desconto-de-duplicatas/


ID
1109704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.

A cobrança do uso de cartões de crédito emitidos por instituições financeiras está limitada a três tarifas específicas: anuidade, segunda via do cartão magnético e uso da função saque.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que a cobrança está limitada a três tarifas, quando na verdade a cobrança pode ser feita em casos de: anuidade, emissão de segunda via do cartão, tarifa para uso na função saque, tarifa para uso do cartão no pagamento de contas, tarifa no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito. 

  • Tem outras tarifas cobradas e não somente essas...

    Emergencial da Fatura

    ...

  • ERRADA; SÃO 5

    - 2 VIA DO CATÃO

    -SAQUE

    -ANUIDADE

    -PAGAMENTO DE CONTAS

    -TARIFA ANÁLISE EMERGENCIAL DO LIMITE DE CRÉDITO

  • O erro da questão está em dizer que são apenas 3 tarifas, quando na verdade são 5 : 


     *Anuidade

    *Função Saque ( CASH)

    *Pagamento de contas

    *2° via do cartão ( - roubo, furto, vencimento )

    *Avaliação emergencial ( quando passa do limite)

  • São mais de 3 tarifas que podem ser cobradas pela utilização do cartão de crédito: 

    Segunda via: Desde que você solicite, caso eles envie sem solicitação, você nao deve pagar.

     Anuidade

    Saque 

    Pagamento de conta

    Avaliação emergencial ( quando passa do limite)


    "A cobrança de tarifa para a emissão de segunda via de cartões com a função débito é permitida nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista e decorrentes de motivos não imputáveis à instituição financeira emitente"


  • . Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

     

    http://www.bcb.gov.br/?CARTAODECREDITOFAQ

  • Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

  • São 5 tarifas

  • ERRADO.

    Não está limitado a essas três tarefas, está limitado a cinco tarifas.

    . Quais tarifas podem ser cobradas sobre o cartão de crédito?

    Os bancos podem cobrar basicamente cinco tarifas referentes à prestação de serviços de cartão de crédito, considerados serviços essenciais: anuidade, emissão de segunda via do cartão, pelo seu uso no saque em espécie, pelo seu uso para pagamento de contas (por exemplo, faturas e boletos de cobranças de produtos e serviços) e no pedido de avaliação emergencial do limite de crédito.

  • Para os cartões de crédito básicos são cinco. Para cartão de crédito diferenciado são as cinco e mais três, a saber: envio de mensagem automática sobre movimentações; plástico personalizado e a segunda via emergencial.

    Fonte: Prof Cid, do Gran.

  • Para cliente pessoa física, podem ser cobradas as tarifas abaixo relativas a cartão de crédito básico ou diferenciado, entre outras, desde que previstas em contrato:

    a) anuidade;

    b) fornecimento de 2ª via de cartão com função crédito, restrito a casos de pedidos de reposição formulados pelo detentor do cartão, decorrente de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos que não sejam de responsabilidade da instituição;

    c) utilização dos canais de atendimento para saque, no Brasil, por meio da função crédito, ou retirada em espécie, no exterior, por meio da função crédito ou débito;

    d) pagamento de contas utilizando a função crédito (água, luz, telefone, tributos, boletos de cobrança, etc.);

    e) avaliação emergencial do limite de crédito, a pedido do cliente, por meio de atendimento pessoal;

    f) envio de mensagem automática relativa à movimentação ou a lançamento na conta de pagamento vinculada ao cartão de crédito;

    g) fornecimento de plástico de cartão de crédito em formato personalizado; e

    h) fornecimento emergencial de 2ª via de cartão de crédito.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_tarifas


ID
1162237
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A abertura de conta corrente de pessoa física é um contrato entre um banco e um cliente, celebrado pela livre decisão de ambas as partes. No entanto, algumas condições devem ser observadas nas cláusulas contratuais. Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

  • A a instituição financeira não é obrigada a colocar à disposição do cliente uma cópia do contrato;

    B a instituição pode impor no contrato cláusula, operação ou prestação de serviços prevalecendo-se de idade, condição social ou econômica do cliente;

    C em caso de cobrança de dívida, o banco pode expor o cliente a algum tipo de constrangimento ou ameaça;

    D GABARITO

    E o banco pode suspender ou cancelar o contrato unilateralmente, a qualquer tempo, independente das cláusulas legais e contratuais.


ID
1162243
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às contas correntes, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

  • Pensei q a A também estivesse correta...

  • Ana, eu também pensei! Até pq a letra B não está certa, nem sempre há responsabilidade solidária em conta conjunta.

  • Pode ser solidária ou não.

  • e as contas não solidárias? acho que está incorreta a questão.

  • Conta conjunta pode ser Conjunta Simples, não ha solidariedade, e a conta Conjunta Solidaria, nesse um titular assume a responsabilidade pelo outro. Acho que a questão esta deveria ser anulada.

  • a letra A está errada porque o débito tem que ser autorizado pelo titular, por autoridade judicial ou por determinação legal.

  • Nas contas conjuntas a responsabilidade sempre será solidária

    Quando uma conta conjunto é dita como não solidária é porque precisa da assinatura de todos os titulares para que se faça movimentações, mas a responsabilidade continua sendo solidária (ambos assumem)

  • Solidária ou não solidária(simples),não caracteriza anulação...

  • LETRA B

    Conta conjunta é aquela em que duas ou mais pessoas são titulares.

    Elas podem ser:

    Simples: solicitação a todos os titulares para movimentar

    Solidária: Não necessita de autorização. No caso de inadimplência, a cobrança pode ser feita tanto de um, como de outro ou, ainda, de ambos.

    A simples é bem mais burocrática, pois, a cada movimentação é necessária a autorização de todos os titulares.

    Nossa questão fala exatamente sobre isso, embora não mencione as duas contas, ela explicita um dos tipos: a solidária. Portanto, não está errada.

    Estaria errada se ela escrevesse desta forma:

    "As contas conjuntas são contratos de depósitos celebrados pelo banco com mais de um titular ao mesmo tempo, os quais assumem apenas responsabilidade solidária pelos recursos depositados numa única conta"


ID
1162264
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

. Marque a assertiva VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

  • A empresa administradora do cartão de crédito fica responsável até o valor combinado.

    gabarito D

  • Alguém poderia, por gentileza, detalhar as outras assertivas? :)

  • Gabarito: D

    a) a cobrança de títulos e documentos é feita pelos bancos de maneira informal, sem contratos que dêem respaldo jurídico aos mesmos; → Errado. A cobrança é feita de maneira formal.

    b) a cobrança de títulos e documentos é um serviço que os bancos oferecem somente para seus clientes com contas abertas há mais de um ano; → Errado. Oferecem a todos os clientes

    c) o pagamento da fatura do cartão de crédito não pode ser parcelado; → Errado. Pode ser parcelado, desde que tenha condições mais vantajosas que o Crédito Rotativo.

    d) a empresa emitente do cartão de crédito, de acordo com contrato firmado com o consumidor, fica responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão, até o valor limite combinado;

    e) a administradora do cartão de crédito é quem financia as compras parceladas, sem nenhuma interferência de uma instituição financeira. → Errado. Quem financia as compras parceladas é a IF. A adm de cartão de crédito, por não ser instituição financeira, não pode financiar.


ID
1162273
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Crédito Direto ao Consumidor, conhecido como CDC, é um financiamento concedido por uma instituição financeira.
Considerando as características do CDC, marque a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

    Quem já teve a experiência de comprar um eletrodoméstico pagando em muitas vezes pode até não saber, mas com certeza o fez através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Este conceito de empréstimo é cedido por instituições financeiras, bancos, ou através das lojas de departamentos. As compras a prazo no cartão de crédito também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

    A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. As taxas variam segundo a instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.

    O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) também é oferecido dentro de um pacote de serviços de bancos, como opção de empréstimo pré-aprovado, imediato e sem burocracia para os correntistas com renda estável. O pagamento pode ser feito em até 60 meses e as parcelas são debitadas automaticamente da conta corrente.

    É importante, antes de pedir um CDC, fazer um controle de despesas rigoroso: pode ser fácil conseguir o empréstimo, mas pagar a dívida, nem sempre. Infelizmente, a inadimplência tem crescido no Brasil, e portanto, é bom seguir algumas regras básicas na hora de contratar um Crédito Direto ao Consumido (CDC). Em geral, uma prestação que não exceda 30% da renda mensal é uma boa base para um empréstimo seguro.

     

     

    https://www.guiabolso.com.br/glossario/c/credito-direto-ao-consumidor-cdc/

  • trocaram o conceito de cdc com cdb??????

  • O mais comum é o CDC com taxa pré-fixada, porém há CDC em que o indexador é Pós-fixado, por exemplo: em dólar.


ID
1215658
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os parâmetros básicos utilizados para orientar a concessão de crédito norteiam-se nos chamados “C’s do crédito”. São eles:

Alternativas
Comentários
  • 1. Caráter: referente ao histórico do solicitante quanto ao cumprimento de suas obrigações financeiras e contratuais. 
    2. Capacidade: referente ao potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado. 
    3. Capital: referente à solidez financeira do solicitante. 
    4. Colateral: referente ao montante de bens colocados à disposição pelo solicitante para garantir o crédito. 
    5. Condições: referente às condições econômicas e setoriais vigentes, assim como elementos especiais que possam vir a afetar tanto o solicitante como o credor.

  • Caráter: O caráter está atrelado à índole do tomador do empréstimo e sua predisposição em pagar o financiamento contraído. De forma objetiva e com base nesses registros, as instituições financeiras podem verificar se o proponente correspondeu às expectativas previstas anteriormente, se, como e quando efetuou o pagamento das obrigações pactuadas. Também consultam se o cliente está escrito em órgãos de restrição ao crédito (Serasa, SPC, Cadin), cartórios ou se existe ações judiciais contra a empresa e/ou sócios.

    Capacidade: Consiste na capacidade do requerente de ressarcir o crédito pleiteado, tendo em vista o quanto a empresa suporta de endividamento. São analisadas as demonstrações financeiras, com particular ênfase na liquidez, nos fluxos e projeções de caixa. As empresas que não registram contabilmente todo o seu faturamento perdem a possibilidade de comprovar, fidedignamente aos agentes financeiros, as receitas auferidas, restringindo a análise da capacidade de pagamento do negócio.

    Capital: Representa a potencialidade financeira do proponente do crédito, refletida por sua posição patrimonial. A análise da dívida do requerente, os índices de liquidez, as taxas de lucratividade são frequentemente utilizados para avaliar seu capital. Caso não se realize corretamente a contabilização de seus ativos e passivos, o patrimônio das micro e pequenas empresas pode ser reduzido, o que diminui a predisposição da concessão de crédito pelos agentes financeiros.

    Colateral: Consiste no somatório de ativos que o proponente tem disponíveis para oferecer em garantia ao empréstimo. Assim, quanto maior for o montante e qualidade dos ativos disponibilizados, maior se torna a possibilidade de a instituição financeira reaver os recursos emprestados, caso o proponente do crédito não honre suas obrigações. Todas as formas de garantia, sejam elas pessoais ou reais, devem ser levadas em consideração na análise deste item.

    Condições: Dentro do atual e imprevisível cenário econômico empresarial são diversas as variáveis que afetam as empresas, também em relação a transações de crédito. Condições econômicas e empresariais gerais, assim como circunstâncias especiais, devem ser consideradas ao se avaliar as especificidades do crédito.

    Coletivo: Considera-se, para efeito da análise de risco do empreendimento, o seu grau de inserção e integração em um coletivo de empresas do tipo cadeia ou aglomeração produtiva, organizado ou não como Arranjo Produtivo Local (APL). As instituições financeiras já começam a perceber essas empresas com menor diferencial de risco, alterando seus parâmetros de avaliação, reduzindo as exigências, simplificando processos e conseqüentemente os custos direitos e indiretos de acesso.

  • 3CACACA  E 2COCO 

    caráter

    capacidade

    capital

    condições

     colateral;

     

  • 1. Caráter: referente ao histórico do solicitante quanto ao cumprimento de suas obrigações financeiras e contratuais. 
    2. Capacidade: referente ao potencial do solicitante para quitar o crédito solicitado. 
    3. Capital: referente à solidez financeira do solicitante. 
    4. Colateral: referente ao montante de bens colocados à disposição pelo solicitante para garantir o crédito. 
    5. Condições: referente às condições econômicas e setoriais vigentes, assim como elementos especiais que possam vir a afetar tanto o solicitante como o credor.

  • C's do crédito

  • Os cinco C de crédito compreendem uma lista de fatores usados pelos credores para prever a probabilidade de um mutuário inadimplente em um empréstimo. Assim sendo, para aprovar uma linha de crédito, bancos e instituições financeiras analisam diversas questões importantes sobre a pessoa que está solicitando. Esses itens, que são conhecidos como os 5 C's são: caráter (índole do tomador), capacidade (fluxo de recursos do tomador), capital (patrimônio do tomador), condições (situação frente á conjuntura) e colateral (garantias).

    Gabarito: Letra D


ID
1406203
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Atualmente os bancos oferecem diversas modalidades de crédito. A operação de crédito concedida para a aquisição de bens e serviços, com a opção de antecipação de pagamento das parcelas com deságio, é o

Alternativas
Comentários
  • CDC: Operações de crédito concedida pelos bancos, ou pelas chamadas Financeiras, a pessoa física ou jurídica, destinada a empréstimos sem direcionamento ou financiamento de bens ou serviços.

    Letra D

  • Quem já teve a experiência de comprar um eletrodoméstico pagando em muitas vezes pode até não saber, mas com certeza o fez através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Este conceito de empréstimo é cedido por instituições financeiras, bancos, ou através das lojas de departamentos. As compras a prazo no cartão de crédito também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor (CDC).


    A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. As taxas variam segundo a instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.


    gab D


    https://www.guiabolso.com.br/glossario/c/credito-direto-ao-consumidor-cdc/


  • A modalidade Leasing também não pode fazer antecipação com deságio?

  • Respondendo a pergunta do colega:

    O leasing pode haver a antecipação do deságio sim. Entretanto, não é utilizado para aquisição de serviço, como diz a questão.

    "O leasing é um contrato denominado na legislação brasileira como “arrendamento mercantil”. As partes desse contrato são denominadas “arrendador” e “arrendatário”, conforme sejam, de um lado, um banco ou sociedade de arrendamento mercantil e, de outro, o cliente. O objeto do contrato é a aquisição, por parte do arrendador, de bem escolhido pelo arrendatário para sua utilização. O arrendador é, portanto, o proprietário do bem, sendo que a posse e o usufruto, durante a vigência do contrato, são do arrendatário. O contrato de arrendamento mercantil pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador."

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?LEASINGFAQ


    Espero ter ajudado.

  • Leasing é somente para bens, CDC é para bens e serviços, aí se já mata a questão 

  • O leasing vai do conceito de q o bem não precisa ser seu para colher frutos(aluguel)

  • As operações com cartão de crédito não deixam de ser um CDC. Alguém sabe explicar porque a letra C está errada?

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Klaus Nery

    O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é o sistema mais utilizado no País, respondendo por 77,8% do total dos financiamentos, segundo levantamento da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef).

    No CDC, o comprador consegue a qualquer momento antecipar prestações do financiamento que ainda não venceram para obter desconto (deságio) nos juros. Cada parcela da prestação fixa mensal é formada por uma parte em amortização da dívida propriamente dita e outra em juros.

  • Mas também é possível antecipar parcelas pelo cartão de credito, que é um tipo de credito oferecido para aquisição de bens ou serviços.


ID
1454398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às operações de captação e operações ativas praticadas no mercado financeiro brasileiro, julgue o item a seguir.

A cessão de créditos pode ocorrer com ou sem coobrigação da instituição cedente, não sendo admitida, nesse tipo de cessão, a recompra a prazo de créditos vincendos anteriormente cedidos.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. Conforme Resolução 2.836, que altera e consolida normas sobre e cessão de créditos, temos:

    Art. 3º A cessão de créditos na forma prevista nos arts. 1º e 2º pode ser efetuada com ou sem coobrigação da instituição cedente.

    Art. 5º Não será admitida:

    I - a recompra, a prazo, de créditos vincendos, anteriormente cedidos;

  • Também é preciso destacar que o prazo prescricional da dívida não recomeçará com a cessão de crédito.

    Sendo a cessão de crédito feita como determina a Lei, com prévia notificação ao devedor, o prazo prescricional continua sendo o da dívida original, não surge uma nova dívida, não se recomeça a contagem da prescrição.

    No exemplo dado no início desse texto, a dívida cedida hoje continua tendo como início de contagem da prescrição (prazo para cobrança da dívida) o dia do vencimento dela (19/10/2009), ou seja, prescreverá em 19/10/2013.

  • Está correto que a cessão de créditos pode ocorrer com ou sem coobrigação da instituição cedente. Lembrando que quando há coobrigação, o cedente assume a responsabilidade de pagar ou de substituir o crédito cedido em caso de inadimplência do tomador (devedor) ou outras situações previstas no contrato de cessão.

    Nas operações de cessão de créditos não é admitida:

    I - a recompra, a prazo, de créditos vincendos, anteriormente cedidos; e

    II - a aquisição de créditos com recursos originários de aceites cambiais (letras de câmbio

    Gabarito: CERTO

  • cessão de crédito é o negócio jurídico no qual uma das partes (cedente) transfere a terceiro (cessionário) seus direitos. ... O CREDOR GERALMENTE TRANSFERE O SEU CRÉDITO POR UM VALOR MUITO ABAIXO DO QUE DE FATO TEM A RECEBER.


ID
1700833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma das medidas adotadas para mitigar os efeitos da crise financeira de 2008 foi a ampliação do acesso ao crédito, aumentando, com isso, ainda mais, o papel dos bancos no desenvolvimento do país.

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO MAU FORMULADA, POIS O CDC É UM CRÉDITO CONCEDIDO  ATRAVÉS DE BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS. VOCÊ PODE PEGAR O CRÉDITO E USAR COMO QUISER NÃO SENDO EXCLUSIVO PARA AQUISIÇÃO DE BENS

  • O empréstimo é feito também sem finalidade que eu saiba.

  • CDC é  modalidade de operação de crédito sem destinação específica por excelência. Uma vez estabelecido os valores na analise cadastral do cliente, tal cliente pode contratar a operação de forma bastante simplificada, inclusive por meio dos caixas eletrônicos. Operações realizadas para aquisição de bens são operações vinculadas a determinadas finalidades. EX. Operações de Pronaf, onde o mutuário precisa prestar contas da aplicação do credito em finalidades rurais. Operações de FINAME/BNDES onde o cliente precisa comprovar a aquisição do bem ou do investimento realizado na sua atividade empresarial, etc. Desta forma, equivocada a alternativa "C" ao afirmar que o CDC se presta a aquisição de bens. Em verdade, todo credito se presta a aquisição de bens (sejam eles corpóreos ou incorpóreos). ao menos que vc queira fazer um empréstimo para queimar o dinheiro depois ou coloca-lo num canto da sua sala para cultuá-lo.

    Ricelho Fernandes.

    Analista Judiciário.

    Ex Gerente Geral do Banco do Brasil

    Aprovado em 1º lugar no concurso BB de 2003, microrregião de Patos-PB


  • a- ERRADO - pode ter ou não vinculo

    b- ERRADA -  não sei o que o cara quis escrever rsrs... tava sem criatividade rsrs..

    c- CERTO ( POREM A QUESTÃO ESTA INCOMPLETA)

    d- ERRADA - empréstimo que desconta na folha é o desconto consignado.

    e- ERRADA - não tem prazo mínimo.


    pode ser que anule

  • Problema da cesgranlixo é que temos que adivinhar toda hora que o examinador quer e não o que está na lei, foca existe CDC que desconta no contracheque, consignado e a modalidade característica para um garantia maior do banco...

  • Questões incompletas não necessariamente estão incorretas.

    Fique Atento!

  • Gabarito: C

    É um crédito concedido através de bancos e instituições financeiras para aquisição de bens (e serviços).

    Incompleta não quer dizer que está errada.

  • Eleres Isgod

    A opção D, diz que é descontada na folha de pagamento e não na conta corrente. Isso é diferente,  quando desconta na folha de pagamento, esse dinheiro nem passa pela conta corrente do funcionário, ou seja a empresa que é responsável por repassar esse dinheiro para a inst financeira. Um exemplo é o crédito consignado.

  • O cdc não é obrigatoriamente para aquisição de bens, não existe meio certo. É certo ou errado, mas vai discutir com a cesgranrio por isso prefiro a cespe.

  • Questão duvidosa...acredito que o fato de estar incompleta a resposta certa, dificilmente anula a questão. Tem q tomar cuidado, pq na prática pouco importa oq vc vai fazer com o CDC...na prática não existe um vínculo. casca de banana

  • Gabarito C

    A questão pode não estar completa, mas, se parar para pensar, a maioria das pessoas certamente adquirem o CDC para aquisição de alguma coisa. Seja ele bem móvel ou imóvel. 

    #NãoDesista Avante! 

  • O Crédito Direto ao Consumidor:

     

    a) é um empréstimo pessoal de operação vinculada ou não à aquisição de bens ou serviços.
    b) não possui relação com cartão de crédito.
    d) não é descontado na folha de pagamento. 
    e) não possui prazo mínimo de vencimento. 

  • O CDC é uma das modalidades mais simples de empréstimos. A sua sigla é uma dica para descobrir a resposta da questão. Crédito Direito ao Consumidor. Consumidor, por definição é aquele que consome, que adquire bens ou serviços. Completa sua definição a informação que somente instituições financeiras, entre elas os bancos, podem conceder este tipo de empréstimo. Não há prazo mínimo, não tem relação com cartão de crédito nem se trata do consignado que desconta na folha do devedor. Daí que nos sobra a reposta C que é, sem dúvida, a correta.

    GABARITO: LETRA C

  • Eu posso pegar a poha do CDC e deixar embaixo do colchão se eu quiser!!!! Posso pegar a poha do CDC e aplicar em algum investimento !!! ! ! ! ! 

     

  • Fiz essa prova do BB, foi um show de absurdos da cesgranrio! Houve vários recursos bem fundamentados e a banda não anulou uma questão se quer. Essa questão está claramente errada, pois duas alternativas respondem corretamente o enunciado.

  • Pratica é diferente de teoria.


    Encaixa-se nesta modalidade, o crédito direto ao consumidor (CDC), que é o financiamento para a aquisição de bens de consumo duráveis (eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e utensílios, veículos, entre outros). Ele é concedido por uma instituição financeira em parceria com a loja ou empresa que está vendendo o bem ou serviço ao tomador, após realização de cadastro e análise da renda do cliente. 


    https://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/noticias/223

  • DISCORDO DO GABARITO


    CREDITO DIRETO AO CONSUMIDOR (CDC)

    São operações de credito concedidas pelos Bancos, ou pelas Instituições Financeiras, pessoas físicas ou jurídicas, destinadas a empréstimos sem direcionamento ou financiamento de bens ou serviços.

    É necessário ter uma conta corrente no Banco do Brasil, com cadastro atualizado, sem restrições e limite de crédito aprovado.

    Gera cobrança de IOF


    FONTE: EDGAR ABREU, CASA DOS CONCURSEIROS

  • Não pode ser a letra A, uma vez que pode ou não estar vinculada à aquisição de bens ou serviços, e a alternativa exclui as hipóteses de CDC com vinculação específica.

    A letra C está incompleta, mas não está errada.

    Não teria motivos pra anularem a questão.

  • Comentário do Professor Édson Avelar:

    O CDC é uma das modalidades mais simples de empréstimos. A sua sigla é uma dica para descobrir a resposta da questão. Crédito Direito ao Consumidor.

    Consumidor, por definição é aquele que consome, que adquire bens ou serviços.

    Completa sua definição a informação que somente instituições financeiras, entre elas os bancos, podem conceder este tipo de empréstimo.

    Não há prazo mínimo, não tem relação com cartão de crédito nem se trata do consignado que desconta na folha do devedor

    Daí que nos sobra a reposta C que é, sem dúvida, a correta.

    GABARITO: LETRA C

  • Essa questão está claramente errada, pois duas alternativas respondem corretamente o enunciado.

  • OPERAÇÃO DE CRÉDITO CONCEDIDA A PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS. ONDE CONTRATAR? =----- EM BANCOS OU FINANCEIRAS, OU POR INTERMÉDIO DE LOJAS.

    PRAZO: ATÉ 60 MESES

  • A) é um empréstimo pessoal de operação não vinculada à aquisição de bens ou serviços (É vinculado sim).

    B) NÃO exclui as compras no cartão de crédito.

    C) é um crédito concedido através de bancos e instituições financeiras para aquisição de bens. (Gabarito)

    D) é um empréstimo descontado diretamente na folha de pagamento. (Conceito do Crédito Consignado).

    E) possui um prazo mínimo de 2 anos para o vencimento. (Não possui prazo mínimo)

  • O crédito direto ao consumidor (CDC) é uma modalidade de financiamento para aquisição de produtos e serviços, destinado a todos que desejam fazer compras parceladas.

  • CDC= Compra De Carro => aquisição de bens(CARRO)

  • Essa questão é polêmica, a banca trouxe o gabarito correto como letra C, trazendo o entendimento que o CDC é vinculado, porém essa é uma opinião divergente entre a doutrina, até o próprio BACEN, em uma cartilha ao cidadão, considerou o CDC um empréstimo que não tem destinação específica. No entanto, as questões de concursos bancários tradicionalmente cobram o CDC como sendo um financiamento. Sendo assim, recomendo seguir o entendimento da banca caso ela cobre da mesma maneira.

    a)     Errado. O CDC é sim vinculado à aquisição de bens ou serviços.

    b)     Errado. O CDC não tem relação com cartão de crédito;

    c)      Certo. O CDC é uma modalidade de financiamento, vinculada à aquisição de bens ou serviços para o consumidor final, e que somente pode ser concedido por bancos e instituições financeiras.

    d)     Errado. O CDC não tem relação com esse tipo de empréstimo, conhecido como consignado.

    e)     Errado. O CDC não possui prazo mínimo para pagamento.

    Resposta: C

  • CDC( Crédito Direto ao Consumidor) - Famoso crediário !

  • a questão nos deixa duvidas, pois o CDC não precisa ser necessáriamente para aquisição de bens.

  • Não espere por circunstâncias ideais. Elas nunca chegam. (Janet Stuart)

    vamos passar!

  • Pessoal, tem alguém usando esse material aqui?

    https://abre.ai/c6yq

    Larguei o material do estratégia e comecei a estudar por ele graças a indicação de vcs aqui.

    Muito obrigado a todos!

    BONS ESTUDOS!

  • Essa parte de aquisição de BENS, foi que quebrou as pernas. rsrs


ID
1708099
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Crédito Direto ao Consumidor – CDC - é uma operação de crédito concedida a pessoas físicas ou jurídicas para a aquisição de bens e serviços. 

Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta sobre o CDC:

Alternativas
Comentários
  • Quem já teve a experiência de comprar um eletrodoméstico pagando em muitas vezes pode até não saber, mas com certeza o fez através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Este conceito de empréstimo é cedido por instituições financeiras, bancos, ou através das lojas de departamentos. As compras a prazo no cartão de crédito também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

    A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. As taxas variam segundo a instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.


    https://www.guiabolso.com.br/glossario/c/credito-direto-ao-consumidor-cdc/



    GAB A

  • O CONSUMIDOR PASSA A DESFRUTAR IMEDIATAMENTE DO PRODUTO OU SERVIÇO.

  • O CDC é um tipo de limite de crédito massificado, em regra oferecido a todos os clientes bancários, sem restrições, e sem limtes pré-aprovados. As características mais marcantes deste tipo de empréstimo é o fato de que não são vinculados à compra de nenhum produto específico (e sim ao consumo de bens em geral) e o fato de ser liberado imediatamente. Com isso as opções B, C, D e E que falam em disponibilização do bem após determinado prazo, se mostram equivocadas.

    Gabarito: letra A

  • LETRA A CORRETA


    CREDITO DIRETO AO CONSUMIDOR (CDC)


    São operações de credito concedidas pelos Bancos, ou pelas Instituições Financeiras, pessoas físicas ou jurídicas, destinadas a empréstimos sem direcionamento ou financiamento de bens ou serviços.

    É necessário ter uma conta corrente no Banco do Brasil, com cadastro atualizado, sem restrições e limite de crédito aprovado.

    Gera cobrança de IOF

  • Letra A,de imediato...


ID
2435521
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Segundo Puccini (2011), a Tabela Price tem grande aceitação no mercado e é utilizada principalmente para

Alternativas

ID
2852476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às operações de crédito realizadas pelas instituições financeiras, julgue o item subsequente.

O crédito direto ao consumidor (CDC) é uma modalidade de financiamento destinada à aquisição de bens e serviços cujo beneficiário é o consumidor ou usuário final.

Alternativas
Comentários
  • Vai dar certo! Continue!

  • Gabarito: Certo

    Crédito Direto Consumidor ( CDC) : 

    -Pagamento em até 60 meses.

    - IOF

    -Necessário ter conta corrente em banco.

    -Finalidade: Empréstimo sem direcionamento ou finaciamento de bens ou serviços.

     

    "Enquanto os campeões treinam, as pessoas comuns dormem".

  • Gabriel, no caso de veículos o CDC pode ser pactuado entre as partes em até 72 meses, até 60 é para outros bens!

  • Gabarito: Certo

    O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é um tipo de financiamento conferido ao consumidor (pessoa física ou jurídica) para aquisição de bens duráveis e serviços.

    O crédito direto ao consumidor (CDC) é a principal operação ativa das Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento (popularmente conhecidas como financeiras). Dada a baixa capacidade de poupança da população brasileira, o crédito direto ao consumidor, na medida que permite o parcelamento, é um mecanismo de acesso imediato aos bens/serviços desejados por aqueles que não tem condições de pagar à vista.

    fonte: material estratégia concursos professor eduardo

  • Crédito Direto ao Consumidor, conhecido também como CDC. É o dinheiro que pessoas físicas ou jurídicas recebem de bancos ou financeiras para comprar bens ou pagar serviços

  • respondendo ao Gabriel estudante eu posso dormir enquanto você treina e treinar enquanto vc dorme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Estranha dms essa questão. CDC pode ser empréstimo (consignado, por exemplo) ou financiamento (de carro, por exemplo), a questão restringe a financiamento.

  • Paulo Victor, esta é uma pegadinha das bancas. Perceba que ele não disse que o CDC é apenas financiamento. A assertiva está incompleta, porém não está errada.

    Ele poderia escrever assim também que estaria certo:

    "O crédito direto ao consumidor (CDC) é uma modalidade de empréstimo sem destinação específica cujo beneficiário é o consumidor ou usuário final."

    CDC é financiamento? Sim.

    CDC é empréstimo? Sim.

    CDC é financiamento ou empréstimo? Sim.

    CDC éfinanciamento ou empréstimo? Não.

  • Conforme questão anterior, reforçando que esse é o entendimento adotado pelas bancas, de que CDC é uma modalidade de financiamento.

    Essa é exatamente a definição do CDC.

    Resposta: Certo

  • A questão requer conhecimento de modalidades de crédito.

    O crédito direto ao consumidor (CDC) é uma modalidade de financiamento para aquisição de produtos e serviços, destinado a todos que desejam fazer compras parceladas. Por meio deste tipo de empréstimo é possível adquirir um bem mesmo sem ter o valor total para pagamento à vista. Exemplo: As compras a prazo no cartão de crédito, também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor.

     

    Gabarito: Certo.


ID
2852500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a microcrédito e a operações de microcrédito, julgue o seguinte item.

O microcrédito é um tipo de crédito especializado que não se destina ao financiamento do consumo, mas que, de forma assistida, apoia negócios de pequeno porte conduzidos por pessoas de baixa renda.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Microcrédito é voltado ao financiamento das atividades produtivas dos pequenos negócios.

    fonte:www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-funcionamento-do-microcredito,13ad347ea5b13410VgnVCM100000b272010aRCRD

  • Gabarito: certo

    Microcrédito é o termo usado hoje para designar uma variedade de empréstimos cujas características comuns são:

    O microcrédito se encontra necessariamente num contexto de micro finanças, sendo esta entendida como sendo o fornecimento de empréstimos, poupanças e outros serviços financeiros especializados para pessoas carentes que vivam por meio de uma atividade econômica informal

    fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Microcrédito

  • Microcrédito é o termo usado hoje para designar uma variedade de empréstimos cujas características comuns são: Serem de pequeno valor; Serem direcionados a um público restrito, definido por sua baixa renda ou pelo seu ramo de negócios, que usualmente não têm acesso às formas convencionais de crédito.

  • Microcrédito é a concessão de empréstimos de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresa sem acesso ao sistema financeiro tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais. É um crédito destinado à produção (Capital de giro ou investimento) e é concedido com o uso de metodologia específica.

  • Bela e sucinta definição! O microcrédito se destina ao financiamento de atividades produtivas de pessoas naturais ou jurídicas, organizadas de forma individual ou coletiva, com renda ou receita bruta anual limitada ao valor máximo de receita bruta estabelecido para microempresa, sendo, de fato, de forma assistida (com orientação e acompanhamento da instituição financiadora).

    Resposta: Certo

  • De forma assistida?

  • Resumindo: é para quem está começando um negócio ou quem tem um pequeno negócio, ex.: a tia do espetinho da praça, seu zé do carinho de bom-bom, joão que tem um carrinho de lanches, esses que precisam de dinheiro pra comprar mercadoria, mas não tem condições e ficam pedindo crédito.


ID
2852503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação a microcrédito e a operações de microcrédito, julgue o seguinte item.

As operações de microcrédito podem ser realizadas sem o respaldo de garantias reais, sendo admitido o uso do aval solidário, ou da fiança solidária, como forma de minimizar o risco de crédito associado a essas operações.

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada pela banca em 13/12/2018.

    Qconcursos atualizem.

  • Que bom que comentaste, Taylane!

     

     

    Realmente eu não concordo com esse gabarito. Haja vista, pelo o que eu entendi, dizer que as garantias FIDEJUSSÓRIAS são mais seguras do que as REAIS. Tipo??!

     

    Seguimos..

  • Microcrédito

    Objetivo: Financiar atividades produtivas de pequenos negócios. Voltado ao pequeno negócio/ empreendedor informal.

    Estas pessoas, não têm como oferecer uma garantia real (imóvel ou veículo, por exemplo), por isso, as garantias são pessoais, como o aval solidário ou individual, por exemplo.

    Garantia solicitada:

    Pessoais (fidejussórias): Aval solidário/individual

    Característica:

    O crédito é rápido, pois busca permitir que o cliente aproveite a oportunidade de negócio. Ou seja, o crédito é para capital de giro/investimento.

    Outra definição:

    Trecho retirado da cartilha do BACEN (link abaixo), na página 11:

    "O microcrédito é a concessão de empréstimo de baixo valor a pequenos empreendedores informais e microempresas sem acesso ao Sistema Financeiro Tradicional, principalmente por não terem como oferecer garantias reais é um crédito destinado à produção (capital de giro e investimento) e é concedido com o uso de metodologia específica"

    Fontes:

    Cartilha "Introdução ao Microcrédito", página 11, do BACEN e SEBRAE.

    Não consigo colocar os links aqui, pois não estão aparecendo. Desculpe. :/