SóProvas


ID
1109566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.

Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Até a implantação do SPB em 2002,ainda que o banco não dispusesse de saldo suficiente , este poderia trabalhar com saldo a descoberto. Entre as 19 horas até as 23 horas, havia um déficit de 6 Bilhões que era segurado pelo BCB,sendo que tal procedimento era arriscado para ele. Ver mais em: Sistema Financeiro e Bancario, teoria e questões de Carlos Arthur Newlands Jr, Editora Campus Elsevier.

  • Certo! Até abril de 2002, para mitigar tal risco e não propagar a falta de liquidez de um participante aos outros, muitas vezes o BCB bancava operações a descoberto em conta Reservas Bancárias, o que significava elevar o seu risco de não receber os recursos em caso de liquidação da instituição financeira, consequentemente, provocando prejuízo para a sociedade brasileira. Com as alterações nos procedimentos, houve significativa redução do risco de crédito incorrido pelo BCB.

  • O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários. São integrantes do SPB, os serviços de compensação de cheques, de compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e de crédito, de transferência de fundos e de outros ativos financeiros, de compensação e de liquidação de operações com títulos e valores mobiliários, de compensação e de liquidação de operações realizadas em bolsas de mercadorias e de futuros, e outros, chamados coletivamente de entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF). A partir de outubro de 2013, com a edição da Lei 12.865, os arranjos1 e as instituições de pagamento2 passaram, também, a integrar o SPB.

     

     O Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.

     

                    Até meados dos anos 90, as mudanças no SPB foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visava principalmente o aumento da velocidade de processamento das transações financeiras.

     

                    Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil – BCB até 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

     

                    O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.

     

    http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Questão inteligente. Gosto como o CESPE faz pensar nas questões, diferente de algumas bancas que apenas copiam o texto da lei.

    Antes o SPB quem assumia o risco de crédito em caso de inadimplência era o próprio BACEN. Sendo assim uma participante ainda que não tivesse recursos, poderia se manter um bom 'estado' entre os participantes, porque o BACEN sempre cobria com recursos. A partir do novo SPB (ano 2002), isso não foi mais possível. A responsabilidade de adimplência passou a ser do participante. Inclusive o BACEN monitora o saldo das contas de reservas bancárias garantindo-o que nunca fica negativo. Em caso do saldo zerar o BACEN empresta recursos para serem devolvidos no mesmo dia (operação chamada de redesconto intradia).

    Gabarito: C

  • Somente a partir de 2002, após a mudança conduzida no SPB pelo Bacen, as IFs se tornaram responsáveis pelos eventuais riscos de crédito do sistema.

    gabarito: certo

  • Os principais riscos assumidos pelo Banco Central no antigo Sistema de Pagamentos eram o risco de crédito e o risco de liquidez. As instituições detentoras de conta Reservas Bancárias no Banco Central comandavam as ordens de transferências de recursos sem que houvesse checagem automática da suficiência dos saldos na conta, ficando tal conferência para o final do dia e pelo valor líquido.

    Gabarito: CERTO