SóProvas



Questões de SPB


ID
20872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Banco do Brasil S.A. (BB) teve destacado papel na criação, estruturação e regulação do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que ocorreram por meio das leis de Reforma Bancária (1964), do Mercado de Capitais (1965) e de Criação dos Bancos Múltiplos (1988). O SFN pode ser definido como sendo o conjunto de órgãos de regulação, instituições financeiras e instituições auxiliares, públicos ou privados, que atuam na intermediação de transferência de recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas ou governo) superavitários para os deficitários. Acerca das atribuições e funções do BB, julgue os itens seguintes.

A partir da instituição do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o BB deixou de ser responsável por executar os serviços de compensação de cheques e outros papéis.

Alternativas
Comentários

  • ERRADO - Sabemos que o Banco do Brasil é conhecido justamente por ser o responsável para executar os serviços de compensação de cheques.

    No final do dia, é reunido no Banco do Brasil os representantes de cada instituição para trocar o saldo devidos dos cheques de cada Banco. Por exemplo, se o Banco Real recebeu 60mil de cheques do Banco Bradesco, e o Bradesco recebeu 20mil de cheques do Banco Real, então o Banco Real vai receber do Bradesco os 40mil de diferença. E no dia seguinte pela manhã, os Bancos voltam a reunir para estornar os cheques que foram devolvidos por falta de fundos.
  • mas,lembre que o banco do  brasil executa os servicos  de compensacao de cheques e que o  bacen  regula os servicos compensacao de cheques.
  • uma das principais atribuições do BB além de ser o orgão governamental responsável pelo financiamento do setor primário da economia, é conter a câmara de compensação de cheques !
  • Questão fácil. Esse é um dos atributos do BB por ser um dos braços do Governo.

  • No novo SPB quem executa a compensação de cheques com valor inferior a 250.000 é justamente o Banco do Brasil através do sistema COMPE.

    Gabarito: Errado.

  • Hoje todos os cheques são compensacompensado pela compe em 24h. Não há mais valor máximo e mínimo.
  • BCB regula

    BB administra


ID
23464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

O SPB é operado pelo BACEN e as transferências de fundos interbancárias, que podem ser liquidadas em tempo real, têm caráter revogável e condicional.

Alternativas
Comentários
  • irrevogável e incondicional.
  • Com esse sistema, operado pelo Banco Central do Brasil, o País ingressou no grupo de países em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.Para retirar suas dúvidas sobre SPB entrem em http://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/spb-textocompleto-pdf.pdfPDF com tudo sobre o SPB
  • questao errada.marca o início de uma nova fase do SPB. Com esse sistema, operado pelo Banco Central do Brasil, o País ingressou no grupo de países em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional
  • Questão errada!!

    A realização de transferências de fundos interbancárias com liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.      
  • A questão está errada, pois quem "opera" o SPB é a CIP(Câmara Interbancária de Pagamentos).

    O BACEN "supervisiona"

  • errada, pois é irrevogável e incondicional.

  • O SPB é operado pelo BACEN e as transferências de fundos interbancárias, que podem ser liquidadas em tempo real, têm caráter irrevogável e incondicional.

  • Daniella Camilo, tem gente que usa o site como ferramenta para aprimorar os estudos, e procura nos comentários dicas para sanar dúvidas e erros, seu comentário está errado.

    "CIP associação civil sem fins lucrativos com sede na cidade de São Paulo, opera o Sistema de Transferência de Fundos – Sitraf, o Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito – Siloc, e a Central de Cessão de Crédito - C3." http://www.bcb.gov.br/?SPBENT

  • *IRREVOGÁVEL E INCONDICIONAL

  • Errada. É irrevogável e incondicional.

  • STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.

  • No SPB operado pelo BACEN as transferências de fundos interbancárias são irrevogáveis.

  • tem carater irrevogáveis e incondicionais 

  • Um dos princípios do novo SPB é que as operações tem caráter irrevogável (uma vez feitas não podem ser canceladas) e incondicionadas. 

    Gabarito: E

  • Com o SPB, houve a implantação de sistema de troca de fundos com liquidação bruta em tempo real, que processa ordens de transferência eletrônica de fundos entre bancos, inclusive as por conta de clientes. Essas ordens, uma vez processadas pelo sistema, passaram a gozar dos atributos de irrevogabilidade e incondicionalidade, isto é, uma vez processadas não podem ser desfeitas (não há estorno).

    Gabarito: ERRADO

  • ...

    O segundo elemento fundamental é a liquidação – isto é, a transferência real de fundos entre o banco do remetente e o banco do destinatário. A liquidação libera o banco pagador de sua obrigação para com o banco recebedor em relação à transferência. A liquidação que é irrevogável e incondicional é definida como liquidação definitiva. Em geral, a liquidação de transferências interbancárias de fundos pode se basear na transferência de créditos nos livros contábeis de um banco central (ou seja, fundos no banco central) ou de um banco comercial (ou seja, fundos no banco comercial)

    ...

    Fonte:https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/LBTR.pdf


ID
23467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com conseqüente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos.

Alternativas
Comentários
  • Trecho retirado do site do BACEN, introdução ao SPB:Com esse sistema, operado pelo Banco Central do Brasil, o País ingressou no grupo de países em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. "Esse fato, por si só, possibilita redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com conseqüente redução também do risco sistêmico, isto é, o risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos", no chamado "efeito dominó".
  • Foi necessário o desenvolvimento do novo sistema com intuito de mitigar o risco das operações. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência  de Reservas - STR, em 22/04/2002, marcou o início de uma nova fase do SPB.
    Esse sistema faz com que a tranferência de fundos interbancários possa ocorrer em tempo real, em caráter IRREVOGÁVEL e INCONDICIONAL. Com isso, como a operação é liquidada imediatamente, é reduzido o risco de um banco efetuar uma operação que não possui recurso para liquidá-la e comprometer a saúde financeira de outros. Tal fato poderia causar um risco sistêmico, um risco de quebra em cascata  dos bancos como em um dominó. 

    BONS ESTUDOS!
  • Para evitar o 'efeito dominó'. Por isso que existem as contas reservas, todas as operações do dia estão sendo fiscalizadas e nenhum banco pode operar com a conta reserva em negativo.
  • Pessoal, um macete que ouvi de um professor:

    Associem SPB com SBP (inseticida)

    SBP - terrível contra os insetos enquanto SPB Terrível contra riscos. E uma vez aplicado o inseticida, essa ação é irrevogável e incondicional. " Não tem volta"

    Parece um macete bobo, mas ajuda a memorizar.

  • Valeu Romeu! Gostei!

    Na verdade é com macetes "bobos" assim que eu decoro muita coisa... rsrsrs

  • Hahahahahaha, e eu que pensava que era o único que associava o Sistema de Pagamentos Brasileiro com o inseticida SPB... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • O Sistema de Pagamentos Brasileiro é muito eficaz. Diferentemente, do sistema existente nos EUA, que se mostrou falho na Crise Econômica Mundial, iniciada nesse mesmo país quando instituições financeiras tiveram o "crash"  alastrando-se para outros bancos. E também apresentou-se no ,Brasil, ser um dispositivo bem sólido diante dessa mesma Crise Econômica que veio como uma "marolinha", como disse o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

  • Na função de supervisão do SPB, cabe ao Banco Central assegurar que as IMF em operação no Brasil sejam administradas consistentemente com os objetivos de interesse público, mantendo a estabilidade financeira e reduzindo o risco sistêmico.

    Com a implantação do sistema de troca de fundos com liquidação bruta em tempo real, que processa ordens de transferência eletrônica de fundos entre bancos, essas ordens, uma vez processadas pelo sistema, passaram a gozar dos atributos de irrevogabilidade e incondicionalidade.

    Além disso, para garantir a solidez do sistema, no STR não há possibilidade de lançamentos a descoberto. Ou seja, não se admite saldo negativo. Com isso, houve a redução do risco sistêmico.

    Gabarito: CERTO


ID
23470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

Compete ao ministro da Fazenda definir quais sistemas de liquidação são considerados sistemicamente importantes.

Alternativas
Comentários
  • Não há como o ministro
    da Fazenda ou outra pessoa estabelecer o que SISTEMICAMENTE mais importante.
  • No que diz respeito ao sistema de pagamentos, nos termos da Resolução 2.882, cumpre-lhe atuar no sentido de promover sua solidez, normal funcionamento e contínuo aperfeiçoamento. Para funcionamento, os sistemas de liquidação estão sujeitos à autorização e à supervisão do Banco Central do Brasil, inclusive aqueles que liquidam operações com títulos, valores mobiliários, moeda estrangeira e derivativos financeiros1. Como previsto na Lei 10.214, compete também à instituição a definição de quais são os sistemas de liquidação sistemicamente importantes. O Banco Central do Brasil é também provedor de serviços de liquidação e nesse papel ele opera o STR e o Selic, respectivamente um sistema de transferência de fundos e um sistema de liquidação de operações com títulos públicos.Fonte:BC
  • A Lei 10.214, o marco legal da reforma do sistema de pagamentos brasileiro, estabelece, entre outras coisas, que:· COMPETE AO BANCO CENTRAL DO BRASIL definir quais sistemas de liquidação são considerados sistemicamente importantes;*Achei interessante saber qual é o critério que faz o BACEN considerar os sistemas de liquidação importantes, então abaixo, está mais um trecho do site do BACEN.O Banco Central do Brasil, dentro de sua competência para regular o funcionamento dos sistemas de compensação e de liquidação, estabeleceu que:são considerados sistemicamente importantes: •todos os sistemas que liquidam operações com títulos, valores mobiliários, derivativos financeiros e moedas estrangeiras; e •os sistemas de transferência de fundos ou de liquidação de outras transações interbancárias que tenham giro financeiro diário médio superior a 4% do giro financeiro diário médio do Sistema de Transferência de Reservas, ou que, na avaliação do Banco Central do Brasil3, possam colocar em risco a fluidez dos pagamentos no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro; FONTE:http://www.bcb.gov.br/?SPBLEG
  • Compete ao BC definir quais sistemas de liquidação são considerados sistemicamente importantes.

  • Basta lembrar quem é o BAM BAM BAM CENTRAL do sistema de pagamento brasileiro. 

  • Compete ao Sr. Alexandre Tombini

  • Compete exclusivamente ao BACEN

  • Considerando que o gestor do Sistema de Pagamentos Brasileiro é o BACEN, então caberia a ele definir quais os sistemas de liquidação são mais importantes. Em outras palavras caber ao Presidente do BACEN e não o Ministro da Fazenda. Importante lembrar que o Ministro da Fazendo compõe juntamente com o Presidente do BACEN e o Ministro do MPOG o CMN (Conselho Monetário Nacional).

    Gabarito: E.

     


ID
23473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

No âmbito de um sistema de compensação e de liquidação, não é admitida compensação multilateral de obrigações.

Alternativas
Comentários
  • É BILATERAL a compensação e a liquidação de obrigações.
  • É, sim, admitida compensação multilateral de obrigações.
  • Lei nº 10.214, de 27 de Março de 2001. – SBP.Art. 3o É admitida a compensação multilateral de obrigações no âmbito de uma mesma câmara ou prestador de serviços de compensação e de liquidação.Parágrafo único. Para os efeitos desta Lei, define-se compensação multilateral de obrigações o procedimento destinado à apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais.
  • No âmbito de um sistema de compensação e liquidação é admitida compensação multilateral de obrigações.

  • Alguém para me explicar de uma forma clara o que é compensação multilateral?

  • Sueli, não sei se vai te ajudar pois eu não saberia explicar...então recorri ao BACEN:

    "Compensação multilateral

    Procedimento que se caracteriza pela apuração da soma dos resultados bilaterais devedores e credores de cada participante em relação aos demais. O resultado da compensação multilateral também corresponde ao resultado de cada participante em relação à câmara ou ao prestador de serviços de compensação e de liquidação que assuma a posição de parte contratante para fins de liquidação das obrigações realizadas por seu intermédio."


  • Para quem não entendia assim como eu o que é essa tal compensação multilateral,  segue um comentário que explica o que é: 
    "Compensar" em geral quer dizer que um conjunto de ordens de pagamento não vão ser pagas, individualmente isto é, o dinheiro não vai ser tranferido para cada ordem, uma a uma. Imagine que o o banco A tem que pagar $100 para o banco B, enquanto o próprio banco B tem pagar $50 para o banco A. É possível que o banco A pague então apenas $50 ao banco B. Se temos apenas dois bancos, chamamos de bilateral. Agora imagine o conjunto de bancos do Brasil, todos pagando e recebendo de todos. É possível no final do dia simplesmente verificar quem deve e quem te a receber e fazer o pagamento apenas das diferenças. Isso, entretanto carrega um grande risco - imagine se algum banco não paga no final do dia? É por isso que no brasil a maioria dos pagamentos entre bancos é feita sem nenhuma compensação, ou seja, cada pagamento tem que ser feito individualmente - o chamado Pagamento Bruto em Tempo Real.
    fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20120219184910AANbZRw

  • ERRADA!


    Há o reconhecimento da compensaçao multilateral nos sistemas de compensaçao e liquidaçao.

  • Errado. Inclusive existe vários sistemas que trabalham com compensação multilateral de obrigações como, por exemplo: CETIP (liquida títulos de renda fixa privados além de títulos públicos estaduais e municipais), BM&FBOVESPA - Câmara de ações (liquida títulos de renda variável e títulos privados de renda fixa) entre outros. 

    Gabarito: Errado.


ID
23476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

No Brasil, as transferências de crédito interbancárias por não-bancos, a partir da implantação do novo SPB, passaram a ser feitas unicamente por meio das transferências eletrônicas disponíveis (TED).

Alternativas
Comentários
  • Apesar da eficiencia do TED o DOC ainda existe, em tranferências até R$ 4.999,99, valores maiores sò com TED.
  • Existe tb, a CIP(TRANSFERENCIA DE FUNDOS), COMPE(cheques, Docs e bloquetos de cobranças), TECBAN-transfer de fundos, STR-transf de fundos.
  • O que torna o item errado é o UNICAMENTE.
  • Transferências de créditoNo Brasil, as transferências de crédito interbancárias efetuadas por não-bancos compreendem as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs) por conta de cliente, os Documentos de Crédito (DOCs), as Transferências Especiais de Crédito (TECs) e as movimentações interbancárias relacionadas com os bloquetos de cobrança. Também são relevantes as transferências de crédito intrabancárias, isto é, as transferências realizadas entre contas mantidas em um mesmo banco. A transferência de crédito feita por intermédio da TED ou da TEC é disponibilizada para o favorecido no mesmo dia (same day funds).2 No caso do DOC, os recursos são disponibilizados para o favorecido, para saque, no dia útil seguinte (D+1)3. A transferência de crédito relacionada com bloqueto de cobrança, cuja liquidação interbancária também ocorre em D+1, é colocada à disposição do favorecido em prazo menor ou maior conforme acordo entre ele e seu banco. Nas transferências intrabancárias, o crédito para o favorecido é geralmente feito em simultâneo com o débito na conta do remetente dos fundos. http://www.bcb.gov.br/?SPBEST2005
  • Antiga pegadinha da banca CESPE do unicamente...

    Que abencoe a todos sempre.
  • Vale lembrar que TED acima de 3000 e DOC abaixo de 3000!
  • Amanda, o DOC ainda está limitado a R$4999,99. O que ocorreu foi que o valor mínimo do TED foi diminuído, ou seja, de R$5000,00 para R$3000,00.
    Isso deu margem para que possamos optar pelo TED ou DOC acima de R$3000,00.
    Abraços!
  • O Franco está com razão. Hoje (14/mar/12), é o que está prevalecendo.
  • Agora já se pode realizar TEDs com valores a partir de R$ 1.000,00
  • Por não bancos? alguém pode explicar por gentileza ...
  • Emerson, não bancos quer dizer que é uma transferência de instituições financeiras diferentes. A TED ,DOC,TEC são para transferências de contas diferentes, caso você deseja transferir um valor para um amigo que tenha conta no mesmo banco que você, não será utilizado um DOC/TED/TEC, pois não transita pela CIP , é apenas uma tranferência interna.

    TED/DOC/TEC= TRANSFERÊNCIAS INTERBANCÁRIAS

    Questão Errada
  • Atualizando:
    TED a partir de 2013 acima de R$ 2.000,00;
    DOC abaixo de R$ 1.999,00
  • É aconselhável contribuir com informações sem mencionar os valores, pois eles modificam periodicamente. O que esta certo hoje, poderá ficar errado amanhã.

  • http://br.financas.yahoo.com/noticias/diferen-entre-doc-e-ted-125800166.html

  • http://br.financas.yahoo.com/noticias/diferen-entre-doc-e-ted-125800166.html

  • Só pra atualizar a informação. Hoje em dia é recomendável que se execute o TED em operações com valores acima de 1000,00 reais; abaixo disso é favorável que se utilize o DOC.

  • A TED é o instrumento para a realização de transferência eletrônica de fundos entre bancos, liquidada sempre no mesmo dia, através do STR ou de outra câmara de compensação.

  • Para realizar essas transações, primeiramente, é preciso definir quanto pretende enviar, pois é a partir daí que você saberá o tipo mais indicado de transferência. Mas antes, vamos conhecer o que significa cada um: a sigla DOC faz referência a Documento de Ordem de Crédito e a TED quer dizerTransferência Eletrônica Disponível.

    No DOC você pode realizar transações de até R$ 4.999,99, já no caso da TED é possível enviar a partir de R$ 1.000. Então, se você vai transferir digamos, R$ 4.500, por que não fazer uma TED? Aqui vai ser importante definir duas coisas: qual o prazo para liberação do crédito na conta do destinatário e qual taxa você irá pagar ao escolher uma das duas transações.

    Com a TED o dinheiro estará disponível no outro banco no mesmo dia, porque a transação é on-line. No caso do DOC, por conta da compensação noturna, o valor só será disponibilizado no dia útil seguinte à transação. Com relação as taxas cobradas por esses serviços, elas podem variar de banco para banco. Por exemplo, no Itaú, o DOC e a TED terão o custo de R$ 7,40 se realizados em canais eletrônicos e R$ 13,50 pessoalmente. No Banco do Brasil, R$ 7,40 e R$ 13,20, respectivamente.

  • No Brasil, as transferências de crédito interbancárias efetuadas por não-bancos compreendem as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs) por conta de cliente, os Documentos de Crédito (DOCs), as Transferências Especiais de Crédito (TECs) e as movimentações interbancárias relacionadas com os bloquetos de cobrança"

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/spb-textocompleto-pdf.pdf

    É apenas uma alteração de um parte do texto do documento acima. É bom dar uma lida.

  • PARA ATUALIZAÇÃO, o valor mínimo do DOC não foi alterado, e permanece em R$ 5.000,00. A TED, a partir de março/2013, teve o valor mínimo reduzido a R$ 1.000,00.

    (Informativo no site da FEBRABAN - https://www.febraban.org.br/Noticias1.asp?id_texto=1985&id_pagina=61&palavra=ted )

    A partir de amanhã (22), o valor mínimo para a realização de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) cai de R$ 2.000,00 para R$ 1.000,00. Assim, clientes pessoas físicas e jurídicas terão acesso ampliado a um meio prático, ágil e seguro de realizar transferências de recursos entre bancos diferentes.
    A TED faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada (D0). Em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC), é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação.
    Para evitar que o atrativo da TED gere uma demanda em excesso e sobrecarregue os sistemas de pagamento e de compensação das transações financeiras, os bancos estabelecem um valor mínimo para realizar esse tipo de transferência. Investimentos em tecnologia na rede de comunicações entre os bancos permitiram a redução sucessiva desse montante nos últimos anos: de R$ 5.000,00 para R$ 3.000,00 em 2010, para R$ 2.000,00 em novembro de 2012 e, agora, R$ 1.000,00. Para transferências interbancárias abaixo de R$ 1.000,00, os clientes ainda podem recorrer aos DOCs, que têm valor limitado a R$ 5.000,00 por transação.
    Além da agilidade, a TED também oferece segurança ao cliente, tanto por ocorrer em um meio eletrônico seguro, quanto por permitir que o usuário faça a transferência sem sair de casa. “Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência. Basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação”, diz Walter Faria, diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN.
    As tarifas cobradas para a realização de TED variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada um. Para saber os preços praticados, os consumidores podem consultar o Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros (STAR) da FEBRABAN (www.febraban-star.org.br). O sistema foi criado em 2007 para levar transparência e comparabilidade sobre as tarifas de serviços bancários.

  • Romeu Italo.. você deve ter confundido as informações. Ta aí a correção:

    .Valores até R$ 999,99, obrigatoriamente DOC.

    Valores entre R$1.000,00 e R$ 4.999,99 podem ser tanto DOC quanto TED.

    Valores a partir de R$5.000,00 obrigatoriamente TED

    Bons estudos!!

  • Esqueceu da TEC


  • Achei bom esse material, fala sobre o novo SPB e esses sistemas de transferências. 

    http://www.bcb.gov.br/htms/spb/ospbevoce/EntendaoSPB/O_Novo_SPB.pdf

  • O valor mínimo para a realização de uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) caiu de 2 mil reais para mil reais. A TED é a operação na qual o valor entra na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é realizada.

    No caso de outras operações, como o Documento de Crédito (DOC), é preciso aguardar pelo menos um dia para que a transferência seja concluída. O DOC é usado para transferências abaixo de mil reais que se limitem a 5 mil reais por transação.

    Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), os valores mínimos da TED têm sido reduzidos ao longo dos anos, passando de 5 mil reais para 3 mil reais em 2010, depois para 2 mil reais em novembro de 2012 e, agora, para mil reais. 


  • dia 18/02/2015 :

    TED hoje esta em R$ 500,00

  • O limite mínimo para a TED está em R$ 250,00! Alteração de 03/07/2015!

  • A partir de 15/01/2016 não existe mais valor mínimo para a TED


  • ATUALIZADO 2018

     

    O que é DOC

    DOC é a abreviação de Documento de Ordem de Crédito, essa transação é usada para transferir no máximo R$ 4.999,99 para uma conta em um banco diferente do seu – para valores acima de R$ 5 mil é necessário fazer uma TED.

     

    Quando cai o dinheiro do DOC?

    No DOC o dinheiro não cai no mesmo dia. Ele só cai 1 dia útil após você ter feito a operação, sendo que às vezes costuma demorar dois dias. Caso tenha uma urgência maior, a TED pode ser mais interessante.

     

    O que é TED

    TED significa Transferência Eletrônica Disponível e desde 15/01/2016 a TED não tem mais limite. Ou seja, você poderá fazer TED de qualquer valor, inclusive valores menores do que R$ 250. Para a transferência eletrônica, não existe valor máximo.

     

    Quando cai o dinheiro da TED?

    A grande vantagem da TED é que o dinheiro cai praticamente na mesma hora, ou seja, a TED cai no mesmo dia. Mas saiba que isso só vale para os dias úteis, ou seja, durante a semana e em dias que não são feriados bancários. Fique atento na hora de preencher os dados porque não dá para cancelar a TED após a autorização.


ID
23479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Até meados dos anos 90 do século passado, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visou principalmente ao aumento da velocidade de processamento das transações financeiras. Na reforma recentemente conduzida pelo BACEN, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. Nessa linha, a entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas (STR), em 22/4/2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir, com base nos fundamentos do atual SPB.

Na nova fase do SPB, a liquidação em tempo real passou a ser utilizada nas operações com títulos públicos federais transacionados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).

Alternativas
Comentários
  • O sistema Selic foi criado em 1980 sob a responsabilidade do Banco Central e da Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (Andima). A liquidação da ponta financeira de cada operação é realizada por intermédio do Sistema de Transferência de Reservas - STR, ao qual o Selic é interligado.Esse sistema computadorizado é em ON LINE e REAL TIME, onde somente as instituições participantes possuem acesso. Estas são classificadas em:-emissores-liquidantes-não-liquidantes-clientes-contas especiais
  • De outro lado, entraram em operação, em abril de 2002,...bem como foi alterado o modus operandi do Sistema Especial de Liquidação e Custódia – Selic, também operado pelo Banco Central do Brasil, o qual, a partir do citado mês, passou a liquidar operações com títulos públicos federais em tempo real.FONTE: http://www.bcb.gov.br/?SPBVISAO
  •        O SELIC é um sisitema informatizado que se destina a custodia de titulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como o registro e a liquidação de operações com os referidos titulos.
           Esse sistema opera em LBTR - Liquidação Bruta em Tempo Real ("on-line").

  • Só para completar...

    Selic - Titulos publicos federais: D + 0 ou seja online

    Cetip - Títulos privados: Varia em D+0 e D+1 dependendo da liquidação.

  • O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.

    As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment — DVP), que se opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.

    FONTE: http://www.bcb.gov.br/?SELICINTRO

  • Com o SPB, o sistema Selic passou a adotar a LBTR - Liquidação Bruta em Tempo Real – LBTR.

    Gabarito: CERTO


ID
28735
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002 no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) teve como foco o direcionamento para a administração de riscos, principalmente os riscos de crédito e liquidez. Dentre as mudanças conduzidas em 2001 e 2002 destaca-se a

Alternativas
Comentários
  • CORRETA (D)Tratando-se de um sistema de liquidação em tempo real, a liquidação de operações é sempre condicionada à disponibilidade do título negociado na conta de custódia do vendedor e à disponibilidade de recursos por parte do comprador
  • Por que o Banco Central do Brasil reformou o SPB?De modo geral, reformas em sistemas de pagamentos visam ao aumento da eficiência e da segurança e à redução de riscos nas transferências de fundos.Quais foram as principais mudanças introduzidas?Uma das mais importantes foi a implantação do Sistema de Transferência de Reservas (STR). Com esse sistema, operado pelo Banco Central, as transferências de fundos interbancárias passaram a contar com a opção de liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Esse fato, por si só, já assegurou a redução dos riscos de liquidação(Os riscos de liquidação compreendem os riscos de crédito e de liquidez, isto é, o risco de perda definitiva do valor total ou parcial de uma operação e o risco de a liquidação somente ocorrer em data posterior à combinada) nas operações interbancárias.Fonte: http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/FAQ07-Sistema%20de%20Pagamentos%20Brasileiro.pdf
  • O novo SPB trouxe algumas mudanças no dia-a-dia dos bancos e de seus clientes. Essas mudanças são positivas, pois você terá mais agilidade, eficiência, segurança e transparência nas suas transações bancárias.
    • A principal novidade do novo SPB é a criação da Transferência Eletrônico Disponível (TED), uma nova opção para a transferência de recursos entre contas de depósito mantidas em diferentes bancos. Utilizando a TED, o valor transferido será creditado na conta do favorecido como saldo disponível e poderá ser utilizado imediatamente. A TED, porém, não anula as formas de transferências já existentes, como cheques e DOCs.
    • Outra mudança no novo SPB é a utilização apenas de recursos efetivamente disponíveis emconta corrente. Os recursos provenientes de depósitos em cheques e DOCs somente poderão seraplicados após a compensação desses documentos.Por outro lado, os recursos disponíveis em conta corrente ou recebidos via TED poderão ser investidos a partir da data do seu crédito em conta corrente, respeitados os horários-limite para a efetivação de cada tipo de investimento.
  • Até meados dos anos 90, as mudanças no Sistema de Pagamentos Brasileiro
    foram
     motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e,
    por isso, o progresso tecnológico então
     alcançado visou principalmente o
    aumento da velocidade de processamento das transações financeiras.
    Na
     reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil em 2001 e 2002, o foco foi
    redirecionado para a
     administração de riscos. Nessa linha, a entrada em
    funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas
     - STR, em 22 de abril
    daquele ano, marca o início de uma nova fase do SPB. Com esse sistema,
    operado 
    pelo Banco Central do Brasil, o País ingressou no grupo de países
    em que transferências de fundos 
    interbancárias podem ser liquidadas em
    tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Esse fato, por si 
    só,
    possibilita redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias,
    com conseqüente redução 
    também do risco sistêmico, isto é, o risco de que
    a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de 
    outros bancos,
    no chamado "efeito dominó".
  • Letra D.

    O sistema L.B.T.R(liquidação bruta em tempo real) é um exemplo dessa significativa mudança.

  • Gab - > D
    Dúvida em relação a letra B:
    B) Definição de um capital mínimo baseado no risco de crédito para os bancos comerciais e bancos de investimento.

    A entidade operadora deve manter patrimônio líquido compatível com os riscos inerentes aos sistemas de liquidação que opere, observando limite mínimo de R$ 30 milhões ou de R$ 5 milhões por sistema conforme ele seja ou não considerado sistemicamente importante.


  • Fernando não estaria errado ali a menção a BANCOS DE INVESTIMENTO, visto que suas participações no SPB são facultativas? Claro que, se está citado subentende-se que participa, porém pode ser isso... 

    Dúvida também aqui.

  • Fernando eu entendi sua duvida, porem a questao solicita as mudanças ocorridas... e se você ler em outros comentarios onde o pessoal copiou uma parte destas mudanças voce perceberá que esta dos BI nao significaram em mudanças

  • Também errei, Fernando... Pq não me lembrava de quando o TED tinha sido implementado.....    Mas a explicação deve ser essa... isso não foi uma mudança. Já existia.

  • Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência. Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:

     

        • o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros;

        • utilização pelos bancos dos saldos do recolhimentos compulsórios ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações, já que a verificação de cumprimento é feita com base em saldos de final do dia; e

        • acionamento pelo BCB de rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.

     

     

    https://www.bcb.gov.br/htms/novaPaginaSPB/VisaoGeralDoSPB.asp

  • LETRA D CORRETA

    Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.

    O Sistema de Pagamentos Brasileiro é um conjunto de procedimentos, operações e instrumentos que, integrados, possuem a função básica de transferir recursos, processar e liquidar pagamentos para pessoas, empresas, governo, Banco Central e instituições financeiras.


    O SPB é operado pelo BACEN e as transferências de fundos interbancárias, que podem ser liquidadas em tempo real, têm caráter irrevogável e incondicional.

    No âmbito de um sistema de compensação e de liquidação, é admitida compensação multilateral/bilateral de obrigações.

    O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com consequente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos.


  • O SPB trouxe como avanço a realização de transferências de fundos interbancárias com liquidação em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional. Os demais itens não têm relação com a criação do SPB.

    Gabarito: letra D


ID
85564
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) apresenta alto grau
de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos
para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em
substituição aos instrumentos baseados em papel. Com relação
ao SBP, julgue os itens seguintes.

O BACEN tem procurado atuar no sentido de promover o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo, visando, sobretudo, ganhos de eficiência relacionados, por exemplo, com o maior uso de instrumentos eletrônicos de pagamento, com a melhor utilização das redes de máquinas de atendimento automático (ATM) e de transferências de crédito a partir do ponto de venda (PDV), bem como com a maior integração entre os pertinentes sistemas de compensação e de liquidação.

Alternativas
Comentários
  • Um dos grandes objetivos do SPB, é a interligaçãoentre os bancos, através de uma grande intranetbancária, onde as operações de transferência derecursos ocorra de forma rápida e eficiente
  • A partir de 22 de abril de 2002, esse quadro muda para melhor. Entra em operação o novo SPB, um sistema eletrônico que permitirá aos clientes transferirem dinheiro, no mesmo dia, para pagamentos e outras finalidades. Pessoas, empresas, governo e instituições financeiras poderão transferir dinheiro para pagamentos, cobertura de saldos, aplicações e outras finalidades com muito mais segurança e sem a espera necessária ao processamento de cheques ou DOCs no sistema de compensação tradicional.O novo SPB oferecerá uma nova opção para transferência de recursos de um banco para outro denominada Transferência Eletrônica Disponível - TED. Utilizando a TED o valor será creditado na conta do favorecido e estará disponível para uso assim que o banco destinatário receber a mensagem de transferência.
  • Mais recentemente, o BCB tem procurado atuar de forma mais intensa também no sentido de promover o desenvolvimento dos sistemas de pagamentos de varejo, visando, sobretudo, ganhos de eficiência relacionados, por exemplo, com o maior uso de instrumentos eletrônicos de pagamento, com a melhor utilização das redes de máquinas de atendimento automático (ATM) e de transferências de crédito a partir do ponto de venda (PDV), bem como com a maior integração com os outros sistemas de compensação e de liquidação. Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Tão fácil que dá até medo de marcar.


ID
85567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) apresenta alto grau
de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos
para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em
substituição aos instrumentos baseados em papel. Com relação
ao SBP, julgue os itens seguintes.

Por disposição regulamentar, todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do Sistema de Transferência de Reservas (STR), operado pelo BACEN.

Alternativas
Comentários
  • As ordens de transferência de fundos podem ser emitidas pelos participantes em nome próprio ou por conta de terceiros, a favor do participante destinatário ou de cliente do participante destinatário, sem qualquer limitação de valor. A transferência de fundos é considerada final, isto é irrevogável e incondicional, no momento em que feitos os correspondentes lançamentos nas contas de liquidação (contas de reservas bancárias tituladas por instituições financeiras bancárias, contas tituladas por instituições financeiras não-bancárias, Conta Única do Tesouro Nacional e contas mantidas no Banco Central do Brasil por entidades operadoras de sistemas de compensação e de liquidação). O participante destinatário é informado da transferência de fundos apenas no momento em que ocorre sua liquidação.Fonte:www.bcb.gov.br/?SPBSTR
  • Todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas via Sistema de Transferência de Reservas (STR), operado peloBACEN.
  • O STR é, por assim dizer, o centro de liquidação das operações interbancárias em decorrência da conjugação dos seguintes fatos: primeiro, por disposição legal (Lei 4.595), todas as instituições bancárias (instituições que captam depósitos à vista) têm de manter suas disponibilidades de recursos no Banco Central do Brasil; segundo, por determinação regulamentar (Circular 3.057), os resultados líquidos apurados nos sistemas de liquidação considerados sistemicamente importantes devem ter sua liquidação final no Banco Central do Brasil, em contas de reservas bancárias; e finalmente, também por disposição regulamentar (Circular 3.101), todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias têm de ser feitas por intermédio do STR.

    Embora a Circular 3101 tenha sido revogada, a Circular 3438/2009 dispõe em sentido semelhante.
  • "Participam obrigatoriamente do STR, além do Banco Central do Brasil, os titulares de Conta Reserva Bancária e os titulares de Conta de Liquidação."

    http://www.bcb.gov.br/?STRGERAL

  • Certo...


    Complemento - Valores acima do VLB são intermediadas diretamente pelo STR.

    Exemplo - 

    Cheque com valor inferior ao VLB (R$ 250.000,00) é feita pela COMPE . Igual ou superior ao VLB é intermediado diretamente no STR.

    TED - Até 999.999 pela câmara SITRAF. A partir de 1.000.000,00 STR

    Boletos bancários - Até 249.000,00 SILOC. A partir de 250.000,00 STR.

    DOC - não tem valor VLB.

    Obs .: tudo está ligado ao STR, mas acima a partir dos valores VLB são tratados diretamente no STR, não passando pelas câmaras...

    Cespe pode cobrar qualquer coisa...

  • Na CIP funciona o C3, o SILOC e o SITRAF

    - C3 é para tranferências entre bancos, exemplo, na venda de uma carteira de clientes - SILOC é para processamento de DOCs e boletos até 249.999,99 pelo sistema LDL - SITRAF é para processamento da TED até 1.000.000,00 pelo sistema LDL e LBTR Obs: os valores superiores ao que foi citado acima são intermediados pelo o STR que funciona somente pelo sistema LBTR Casa do Concurseiro
  • Ressalte-se que toda liquidação financeira dos sistemas de compensação e liquidação é cursada no Sistema de Transferência de Reservas – STR 

    http://www4.bcb.gov.br/pec/gci/port/focus/faq%207-sistema%20de%20pagamentos%20brasileiro.pdf

  • O STR é o núcleo do SPB, no qual serão feitas todas as transferências de fundos entre contas de reservas bancárias. Aqui também é feito o gerenciamento de riscos de crédito, liquidez, sistêmico envolvendo grande atuação do BACEN (como, por exemplo, monitoramento do saldo das contas de reservas bancárias). 

    Gabarito: Correto.


ID
111154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas
importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados
e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigemse
dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas,
assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses
mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, foi implantado o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), com a função de, entre outras, dar mais agilidade e segurança às transações bancárias. Com o SPB, os recursos ficam disponíveis no dia da transferência, e há redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis, ou seja, não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com os cheques.

Alternativas
Comentários
  • Segurança e confiabilidade: redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis (não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com cheques).Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBENTENDAPágina: 4
  • É necessário cpf e nome completo para a transação, se um dos dois estiverem incoerentes com os dados do cliente, a transação não é feita. Caso os dados estiverem corretos, a transação é feita tornando irreversível, ou seja, não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com os cheques. Que com o canhoto até cancelar a solicitação de pagamento pode ser feito se a ordem não tiver sido feita pelo caixa.

    Espero ter ajudado.
  • Os cheques nao podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos?????????????

  • É Luis Fernando T. Souza, errei a questão por causa dessa afirmação sobre os cheques. Só que foi uma pegadinha essa colocação. Na verdade, quando ele diz:  como pode ocorrer com os cheques, o examinador afirma que, de fato, pode ocorrer sustação e devolução nos cheques, ao contrário do que acontece com o crédito de pagamentos que não pode. Foi só uma questão de interpretação que pode complicar a gente.
  • Pessoal, sou leigo no assunto. Mas pelo que havia entendido, a compensação de cheques faz parte do SBP. Assim como os DOCs, e em nenhum desses casos existe a compensação no dia. Alguém pode esclarecer?
  • Abram os olhos pessoal !!!
    CESPE é FODA !

    Questão de pura interpretação. O examinador quis complicar informando que as tranferências feitas pelo SPB são irreverssíveis "ao contrário dos cheques que podem ser sustados ou devolvidos"

  • Certo!

    O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.


    Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.


    A liquidação em tempo real, operação por operação passou a ser utilizada também nas operações com títulos públicos federais cursadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic, o que se tornou possível com a interconexão entre esse sistema e o STR. A liquidação dessas operações agora observa o chamado modelo 1 de entrega contra pagamento1.


    Outra alteração importante ocorreu no regime de operação das contas no STR. A partir de 24 de junho de 2002, depois de observada uma regra de transição, qualquer transferência de fundos entre contas da espécie passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da correspondente ordem. Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:


     •o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros, isto é, o preço da operação de volta é igual ao preço da operação de ida;


     •a verificação de cumprimento dos recolhimentos compulsórios é feita com base em saldos de final do dia, ou seja, esses recursos podem ser livremente utilizados ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações2; e


     •o BCB, se e quando julgar necessário, pode acionar rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Com o SPB, os recursos ficam disponíveis no dia da transferência. 

    ???? 

    DOC ... não fica disponível no mesmo dia. Não estou conseguindo compreender essa parte da questão, alguém explica melhor ? 

  • "DOC =  Ordem de transferência de fundos por intermédio da qual o cliente emitente, correntista ou não de determinado banco, transfere recursos para a conta do cliente beneficiário em outro banco. A emissão de DOC é limitada ao valor de R$ 4.999,99. A conta corrente do cliente emitente é debitada no dia útil anterior à liquidação interbancária" http://www.bcb.gov.br/?SPBSILOC

    Ou seja,o recurso fica disponível no mesmo dia da operação, mas só entra na conta do favorecido no dia útil seguinte.

  • É uma questão de interpretação. Se a questão enunciasse que os recursos ficam disponíveis somente no dia de transferência,estaria errada. 

  • Algumas pessoas falaram do DOC, mas a questão não fala "somente no dia da transferência", fala que "ficam disponíveis", ou seja, com esse sistema realmente os recursos são compensados no mesmo dia, se necessário for.

  • Eu acertei essa por pura interpretação e um pouco de experiência própria. No caso, trabalho rede varejo já resolvi muitos caso do cartão passava em compras errada e ter explicar ao cliente, que existe determinado tempo para saldo ser devolvido podendo levar 1 dia como sempre ocorreu.

  • ERRADO

    O STR que compõe o SPB é transferência imediata e irreversível em tempo real

    A compe que está dentro do SPB é reversível, compensa CHEQUES CHEQUES!

    Siloc e sitraf são reversíveis, além disso siloc não é em tempo real.

    Só alguns exemplos de falseamento da questão, passaria o dia todo aqui.


ID
131575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os princípios fundamentais que norteiam o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) incluem

I o reconhecimento da compensação multilateral no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação.

II a existência de dispositivos que garantam a exequibilidade dos ativos oferecidos em garantia, no caso de quebra de participante em sistema de compensação e de liquidação.

III a permissão para os participantes realizarem operações com saldo a descoberto nas contas de liquidação mantidas no BACEN.

IV a obrigatoriedade de que, em todo o sistema de liquidação considerado sistemicamente importante pelo BACEN, a entidade operadora atue como contraparte central.

V o estabelecimento para o funcionamento do SPB em conformidade com as recomendações feitas por organismos financeiros internacionais.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A única afirmação incorreta é a do item III, pois o novo SPB exige a figura do “piloto de reservas”, que tem a função de monitorar a conta de reservas bancárias para que não apresentem saldo negativo durante o dia.
  • Está erradíssimo o que consta no item III: “a permissão para os participantes realizarem operações com saldo a descoberto nas contas de liquidação mantidas no BACEN.”, pois cairia por terra toda a razão da reformulação do SPB em 2002.No SPB há a função “piloto de reservas”, que tem o objetivo de monitorar a conta de reservas bancárias dos bancos justamente para que não apresentem saldo negativo durante o dia.Os demais itens estão corretos e constam da página 222 do Manual de Finanças Públicas do BACEN, disponível no link sse://www.bcb.gov.br/htms/Infecon/FinPub/manualfinpublp.pdf.
  • Com a criação do STR(Sistema de Transferência de reservas) as transações interbancárias passaram a se dar multilateralmente, ou seja, envolvendo simultaneamente todas as instituições ligadas ao STR  em tempo real e em caráter irrevogável e incondicional.Esse sistema minimizou sensivelmente o nível de risco das transações, uma vez que as transferências interbancárias(DOC ou TED) e a compensação de cheques passaram a ter caráter definitivo. Isso significa que uma vez feitas, não poderão mais ser canceladas. O STR também permitiu ao Banco Central (BACEN) fiscalizar em tempo real as reservas de cada instituição financeira, impossibilitando que transferências de fundos entre elas posam ser feitas sem saldo. Devido principalmente as mudanças introduzidas pelo STR o sistema de Pagamentos Brasileira entrou em consonância com os mais altos padrões de organização do sistema financeiro de países avançados.

    Portanto, das afirmativas acima somente a III está incorreta, já que as operações interbancárias não podem ser feitas com saldo a descoberto(sem saldo).

    Gabarito: C


  • E as operações de redesconto dos bancos com o Bacen , chamado de Cheque especial ..

  • Estamos precisando de comentários que analisem item por item.

  • Bom, á única assertiva errada é a III na qual fala que é permitido fazer saldo a descoberta, no que seja impossível dês da data de 24 de junho de 2002 com nova formalização do SPB no que diz "não sendo admitido saldo a devedor em qualquer momento". Quer dizer que não pode mais comprar sem ter dinheiro em contas denominadas Reservas Bancárias, que é a conta que os bancos tem no BC. O resto está certo de acordo com as resoluções que ditam o SPB. 

  • I o reconhecimento da compensação multilateral no âmbito dos sistemas de compensação e de liquidação.

    II a existência de dispositivos que garantam a exequibilidade dos ativos oferecidos em garantia, no caso de quebra de participante em sistema de compensação e de liquidação. 

    A base legal relacionada com os sistemas de liquidação foi fortalecida por intermédio da Lei 10.214, de março de 2001, que, entre outras disposições, reconhece a compensação multilateral e possibilita a efetiva realização de garantias no âmbito desses sistemas mesmo no caso de insolvência civil de participante.


    III a permissão para os participantes realizarem operações com saldo a descoberto nas contas de liquidação mantidas no BACEN.

    ASSERTIVA ERRADA

    A partir de 24 de junho de 2002, depois de observada uma regra de transição, qualquer transferência de fundos entre contas da espécie passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da correspondente ordem.


    IV a obrigatoriedade de que, em todo o sistema de liquidação considerado sistemicamente importante pelo BACEN, a entidade operadora atue como contraparte central. 
    Caso uma entidade opere algum sistema sistemicamente importante é necessário que atue como contraparte central e, ressalvado o risco de emissor, assegure a liquidação dessas operações em seu sistema.


    V o estabelecimento para o funcionamento do SPB em conformidade com as recomendações feitas por organismos financeiros internacionais.

    Essas operações passaram a observar o chamado modelo 1 de entrega contra pagamento, conforme denominação utilizada em relatórios do Bank for International Settlements - BIS.

    dá um (y)!
    RUMO A APROVAÇÃO NA CEF.

    retirado de http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER




  • III- Está Incorreta, pois está proibido o saldo descoberto.

  • Eu respondi essa questão por eliminação. O item III está incorreto. A única alternativa que não menciona o item III é a letra C. Daí a eliminação.

  • PRINCÍPIOS:

    I- ...multilateral...

    II- ...exequibilidade...

    III- ...saldo a descoberto NÃO...

    IV- ...sist. importante => ent. op. => contraparte central...

    V- ...recomendação intern...

     

     

  • NESSA A CESPE SE SUPERO KKKK RESUMO BALELA DA CESPE para ludibriar o concurseiro

    o correto seria SPYWARE ou diretamente keyloggers


ID
191431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A respeito do sistema brasileiro de pagamentos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A opção "c" é a correta, por exemplo, não é pq sua empresa ou vc como pessoa física entra em falência que suas obrigações seja com o padeiro, com o banco e outros não deva ser cumprida. Bom, tentei utilizar um linguajar mais informal espero ter ajudado.

  • lei n 10214/01

    c) certa 
    Art. 7o  Os regimes de insolvência civil, concordata, intervenção, falência ou liquidação extrajudicial, a que seja submetido qualquer participante, não afetarão o adimplemento de suas obrigações, assumidas no âmbito das câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação, que serão ultimadas e liquidadas pela câmara ou prestador de serviços, na forma de seus regulamentos.

    d) errada
    Art. 4o  Nos sistemas em que o volume e a natureza dos negócios, a critério do Banco Central do Brasil, forem capazes de oferecer risco à solidez e ao normal funcionamento do sistema financeiro, as câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação assumirão, sem prejuízo de obrigações decorrentes de lei, regulamento ou contrato, em relação a cada participante, a posição de parte contratante, para fins de liquidação das obrigações, realizada por intermédio da câmara ou prestador de serviços.
    § 1o  As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação não respondem pelo adimplemento das obrigações originárias do emissor, de resgatar o principal e os acessórios de seus títulos e valores mobiliários objeto de compensação e de liquidação.
  • O comentário de Ana está bom, pois nas demais opções (A e B) é só retirar o não. E na "E" está bem lógico o erro, pois está ferindo a ética.
  • Comentando as letras:

    Letra A-ERRADA- Não constitui regra geral do sistema de pagamentos a necessidade de que sejam mutuamente condicionadas a tradição do ativo negociado e a efetivação do correspondente pagamento. ( O erro está na palavra Não, pois constitui justamente a regra geral do spb  o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações integrados  usados para transferir fundos de forma imediata).

    Letra B-ERRADA- O sistema brasileiro de pagamentos, constituído por sistemas eletrônicos de débito e de crédito, não inclui os serviços de compensação de cheques e de outros papéis.  O erro de novo está no NÃO.  Art. 2o (LEI10214/01)O sistema de pagamentos brasileiro de que trata esta Lei compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com a transferência de fundos e de outros ativos financeiros, ou com o processamento, a compensação e a liquidação de pagamentos em qualquer de suas formas.Parágrafo único.Integram o sistema de pagamentos brasileiro, além do serviço de compensação de cheques e outros papéis.
     .....
    Letra C- CORRETA- De acordo com as normas de regência do sistema de pagamentos, a insolvência civil, a falência ou a liquidação extrajudicial de um participante do sistema não afeta o adimplemento das obrigações por ele assumidas no âmbito das câmaras ou dos prestadores de serviços de compensação e liquidação . ( É o próprio artigo 7º da lei 10214/01).

    Letra D- ERRADA- As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e liquidação respondem solidariamente pelas obrigações originárias do emissor de resgatar o principal e os acessórios de seus títulos e valores mobiliários objetos de compensação e liquidação.  Olha o erro está porque as câmaras e os prestadores Não repondem solidariamente. §1o(LEI10214/01) As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação não respondem pelo adimplemento das obrigações originárias do emissor, de resgatar o principal e os acessórios de seus títulos e valores mobiliários objeto de compensação e de liquidação. 
     
    Letra E-ERRADA- A infração às normas regulamentares que regem o sistema de pagamentos não sujeita a penalidades os membros do conselho consultivo das câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação .  Olha o NÃO como erro de novo, pois ele não deve estar aí. Art. 9o(lei10214/01)A infração às normas legais e regulamentares que regem o sistema de pagamentos sujeita as câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação, seus administradores e membros de conselhos fiscais, consultivos e assemelhados  
  • a) Constitui regra geral do sistema de pagamentos a necessidade de que sejam mutuamente condicionadas a tradição do ativo negociado e a efetivação do correspondente pagamento.

     

    b) O sistema brasileiro de pagamentos, constituído por sistemas eletrônicos de débito e de crédito, inclui os serviços de compensação de cheques e de outros papéis.

     

    d) As câmaras e os prestadores de serviços de compensação e liquidação não respondem pelas obrigações originárias do emissor de resgatar o principal e os acessórios de seus títulos e valores mobiliários objetos de compensação e liquidação.

     

    e) A infração às normas regulamentares que regem o sistema de pagamentos sujeita a penalidades os membros do conselho consultivo das câmaras e os prestadores de serviços de compensação e de liquidação.

  • Que saudade da CESGRANRIO!

  • Beatriz, obrigada!! Perfeito

  • uma coisa é certa: já que é cespe, que seja de certo ou errado!!


  • Depois de ler a questão algumas vezes e chegar a quase conclusão de que a resposta certa era a "C", resolvi checar os comentários para de fato saber se o meu raciocínio acerca da questão estava correto. Felizmente estava. O que fica de lição para mim nesta questão é o fato de raciocinar sobre as palavras usadas em cada uma das alternativas, pois no fim, ela tornou-se absurdamente óbvia, tendo em vista que li e reli várias vezes a afirmação disposta na alternativa "C" durante meus estudos, porem, expostos de forma diferente. Para aqueles que aspiram uma vaga no setor bancário, esta é minha dica: Leiam a questão e as suas alternativas buscando a SIGNIFICÂNCIA em cada termo, juntamente com o significado de toda a frase, pois o LÉXICO do nosso idioma pode ser muitas vezes traiçoeiro, uma simples dúvida em relação a uma palavra altera toda nossa compreensão do significado de determinada afirmação. Espero que meu comentário corresponda com o sentimento daqueles que o lerem e de alguma forma os ajude.

  • resumido mesmo se você tiver quebrado, você tem que pagar suas contas.

  • Análise:

    a) E. Todos os pagamentos no SPB são irrevogáveis e incondicionados (quem pagou pelo ativo, irá recebê-lo).

    b) E. Existe, por exemplo, o subsistema COMPE responsável pela compensação de cheques, tendo como executando o Banco do Brasil.

    c) C. 

    d) E. Aqui é 'cada um por cada um'. Se alguém deixar de cumprir suas obrigações legais, outros não assumiram a responsabilidade tampouco o BACEN. Isso é diferente ao antigo SPB que o BACEN assumi integralmente os riscos.

    e) E. Já ouviu falar em crime contra o Sistema Financeiro Nacional? Existe e todos que operam o SPB estão sujeitos a responder pelos seus atos. 

     


ID
1109566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.

Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Até a implantação do SPB em 2002,ainda que o banco não dispusesse de saldo suficiente , este poderia trabalhar com saldo a descoberto. Entre as 19 horas até as 23 horas, havia um déficit de 6 Bilhões que era segurado pelo BCB,sendo que tal procedimento era arriscado para ele. Ver mais em: Sistema Financeiro e Bancario, teoria e questões de Carlos Arthur Newlands Jr, Editora Campus Elsevier.

  • Certo! Até abril de 2002, para mitigar tal risco e não propagar a falta de liquidez de um participante aos outros, muitas vezes o BCB bancava operações a descoberto em conta Reservas Bancárias, o que significava elevar o seu risco de não receber os recursos em caso de liquidação da instituição financeira, consequentemente, provocando prejuízo para a sociedade brasileira. Com as alterações nos procedimentos, houve significativa redução do risco de crédito incorrido pelo BCB.

  • O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários. São integrantes do SPB, os serviços de compensação de cheques, de compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e de crédito, de transferência de fundos e de outros ativos financeiros, de compensação e de liquidação de operações com títulos e valores mobiliários, de compensação e de liquidação de operações realizadas em bolsas de mercadorias e de futuros, e outros, chamados coletivamente de entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF). A partir de outubro de 2013, com a edição da Lei 12.865, os arranjos1 e as instituições de pagamento2 passaram, também, a integrar o SPB.

     

     O Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.

     

                    Até meados dos anos 90, as mudanças no SPB foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visava principalmente o aumento da velocidade de processamento das transações financeiras.

     

                    Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil – BCB até 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

     

                    O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.

     

    http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Questão inteligente. Gosto como o CESPE faz pensar nas questões, diferente de algumas bancas que apenas copiam o texto da lei.

    Antes o SPB quem assumia o risco de crédito em caso de inadimplência era o próprio BACEN. Sendo assim uma participante ainda que não tivesse recursos, poderia se manter um bom 'estado' entre os participantes, porque o BACEN sempre cobria com recursos. A partir do novo SPB (ano 2002), isso não foi mais possível. A responsabilidade de adimplência passou a ser do participante. Inclusive o BACEN monitora o saldo das contas de reservas bancárias garantindo-o que nunca fica negativo. Em caso do saldo zerar o BACEN empresta recursos para serem devolvidos no mesmo dia (operação chamada de redesconto intradia).

    Gabarito: C

  • Somente a partir de 2002, após a mudança conduzida no SPB pelo Bacen, as IFs se tornaram responsáveis pelos eventuais riscos de crédito do sistema.

    gabarito: certo

  • Os principais riscos assumidos pelo Banco Central no antigo Sistema de Pagamentos eram o risco de crédito e o risco de liquidez. As instituições detentoras de conta Reservas Bancárias no Banco Central comandavam as ordens de transferências de recursos sem que houvesse checagem automática da suficiência dos saldos na conta, ficando tal conferência para o final do dia e pelo valor líquido.

    Gabarito: CERTO


ID
1109569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.

Caso a instituição financeira que será debitada não apresente saldo suficiente no momento da liquidação, a correspondente mensagem eletrônica enviada ao BCB por essa instituição será imediatamente cancelada.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A questão não diz a qual sistema ela está se referindo, mas, no caso do STR, se não houver saldo suficiente na conta do participante no momento em que a ordem for submetida à liquidação, a ordem será encaminhada para a fila de espera.

  •  

    A ordem de transferência de fundos é submetida à liquidação no momento de seu recebimento pelo STR. Entretanto, a ordem pode ser encaminhada para uma fila de espera nas seguintes hipóteses:

    1-  insuficiência de recursos na conta do participante emitente;

    2 - existência de outra ordem de transferência de fundos em fila de espera, do mesmo participante, com nível de prioridade igual ou superior

     

     

     

  •  Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência. Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:

        • o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros;

        • utilização pelos bancos dos saldos do recolhimentos compulsórios ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações, já que a verificação de cumprimento é feita com base em saldos de final do dia; e

        • acionamento pelo BCB de rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.

  • Mesmo que a IF não apresente saldo ela pode realizar uma operação de redesconto intradia, deixando em custódia títulos públicos federais.

    ERRADO


ID
1109572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.

A conta de reserva bancária é de titularidade obrigatória para os bancos de investimento e bancos múltiplos sem carteira comercial.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Professor Carlos Arthur Newlands "O BACEN é o banco dos bancos".Por isso TODOS os bancos devem manter uma conta de reserva nele.


  • Quadro 1: Tipos de conta

    Conta Reservas Bancárias

    Conta de Liquidação

    Obrigatórias

    - Bancos comerciais

    - Bancos múltiplos com carteira comercial

    - Caixas econômicas

    - Prestadores de serviços de compensação e liquidação considerados sistemicamente importantes

    Facultativas

    - Bancos de desenvolvimento

    - Bancos de investimento

    - Bancos de câmbio

    - Bancos múltiplos sem carteira comercial

    - Prestadores de serviços de compensação e liquidação não considerados sistemicamente importantes

    - Instituições não bancárias autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil


  •      A conta Reservas Bancárias é de titularidade (Circ. 3.438/2009, art. 4º):

    a)obrigatória, para bancos comerciais, bancos múltiplos com carteira comercial e caixas econômicas; e

    b)facultativa, para bancos de investimento, bancos múltiplos sem carteira comercial, bancos de câmbio e bancos de desenvolvimento.


  • As reservas bancárias também é facultado para as cooperativas de crédito, pois tem apenas status de Banco. É obrigatório para TODOS os bancos, ou seja, que captam depósito à vista.

  • Incorreto, pois a Conta de Reservas do SPB é obrigatório às instituições com carteira comercial.

    ERRADA

  • Conta Reservas Bancárias Conta de Liquidação

     

    Obrigatórias

    - Bancos comerciais

    - Bancos múltiplos com carteira comercial

    - Caixas econômicas

    - Prestadores de serviços de compensação e liquidação considerados sistemicamente importantes

     

    Facultativas

    - Bancos de desenvolvimento

    - Bancos de investimento

    - Bancos de câmbio

    - Bancos múltiplos sem carteira comercial

    - Prestadores de serviços de compensação e liquidação não considerados sistemicamente importantes

    - Instituições não bancárias autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil

     

    http://www.bcb.gov.br/htms/NovaPaginaSPB/STR.asp

  • É facultada as instituições financeiras não bancárias

  • Banco múltiplo s/ carteira comercial já fica estranho
  • A conta de reserva bancária é de titularidade obrigatória para os bancos de investimento e bancos múltiplos COM carteira comercial.





ID
1162276
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro consiste de uma série de instrumentos, procedimentos bancários e, em geral, sistemas interbancários de transferência de fundos que asseguram a circulação do dinheiro. Dentre suas características, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) errado - feitos tb em boletos, cheques...

    b) certo - o famoso "em tempo real' - no mesmo dia

    c) errado - o risco não e todo do Bacen... algumas camaras tb tem o risco

    d) errado - existe outras camaras para compensação como: c3 , compe, siloc....

    e) errado - cada camara tem um valor em que e trabalhado...

  • O SPB foi "bolado" para que os riscos (antes inerentes ao BACEN, já que se houvesse problemas de liquidez com alguma instituição ele pagava) fossem distribuídos entre as IFs, e não mais ao BACEN. Além disso, caracteriza-se pela rapidez e automação (LBTR - Liquidação do valor bruto e em tempo real).


ID
1215646
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre o SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • SPB = após reforma de 2002 as liquidações passam a ser realizadas de forma LBTR (liquidacao bruta em tempo real) para dar maior agilidade nas transações. Além do mais, possibilita o menor risco sistêmico possível.


  • [...] O Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB apresenta alto grau de automação, com crescente utilização de meios eletrônicos para transferência de fundos e liquidação de obrigações, em substituição aos instrumentos baseados em papel.

     Até meados dos anos 90, as mudanças no SPB foram motivadas pela necessidade de se lidar com altas taxas de inflação e, por isso, o progresso tecnológico então alcançado visava principalmente o aumento da velocidade de processamento das transações financeiras.

     Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil – BCB até 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

     O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.

     Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência. [...]


    fonte: https://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • O progresso tecnológico então alcançado visava principalmente o aumento da velocidade de processamento das transações financeiras.

     Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil – BCB até 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos.

  • Correção.

    a) E. Quem criou e mantém (faz gestão) é o próprio Banco Central. 

     b) C.

    c) E. O SPB pode até diminuir a carga de trabalho do BACEN, porém isso não incentiva a criação de sistema que não tenha relacionamento com a transferência de recursos financeiros. Considerando que praticamente todas as operações financeiras no mercado (com exceção de bolsas de valores) são pagas no SPB, haverá muitos sistemas que se comuniquem com ele. 

    d) E. Os princípios básicos foram estabelecidos pela CVM (para as câmaras e prestadores de serviços que trabalham com o mercado mobiliário) e BACEN (para demais participantes). 

    e) E. Controle e fiscalização é feita pelas instituições supervisoras que compõe o Sistema Financeiro Nacional, que pode ser: BACEN, CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Bancos de varejo são supervisionados pelo BACEN.

  • SPB = após reforma de 2002 as liquidações passam a ser realizadas de forma LBTR (liquidacao bruta em tempo real) para dar maior agilidade nas transações. Além do mais, possibilita o menor risco sistêmico possível.

  • o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do Brasil editaram normas disciplinando arranjos e instituições de pagamento6 . Esse novo arcabouço normativo buscou estabelecer condições mínimas para a oferta segura de serviços de pagamento, estimular a competição, com a entrada de novos atores, potencializando o surgimento de modelos mais competitivos e eficientes, criando, portanto, um ambiente mais inclusivo e favorável a inovações em pagamentos de varejo.

    Gab: B

  • O SPB é, antes de tudo um sistema e, portanto não tem responsabilidades de fiscalização (E). É um conjunto de sistemas, entre eles os operados pelo BACEN (A). Não teve seus princípios estabelecidos por nenhum órgão (D) já que se trata de uma concepção sistêmica não de uma instituição específica. Em verdade, sua maior importância é a de conceder confiabilidade e velocidade às transações através de sistemas complexos e interligados que colocam demandantes e ofertantes em contato, em regra, em tempo real.

    Gabarito: Letra B


  • Vamos avaliar cada uma das opções:

    a) o SPB não possui interligação de nenhuma ordem com o Banco Central;

    Errado. O Banco Central exerce a função de zelar pelo funcionamento normal, seguro e eficiente do sistema de pagamentos.

    b) uma das funções do SPB é dar maior agilidade e segurança às transações bancárias;

    Correto! O SPB fortaleceu o sistema financeiro, e trouxe maior agilidade e segurança para as transações bancárias.

    c) o SPB diminuiu a carga de trabalho do BACEN, estimulando a criação e o desenvolvimento de sistemas e procedimentos que não se relacionam com a transferência de recursos financeiros;

    Errado. O Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos e de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários. Está, portanto, totalmente relacionado com a transferência de recursos financeiros.

    d) os princípios básicos de funcionamento do SPB foram estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM);

    Errado. Cabe ao BC, seguindo diretrizes dadas pelo Conselho Monetário Nacional, o papel de regulador do SPB. A CVM tem ingerência apenas nas questões relativas às suas esferas de competência.

    e) o SPB é responsável pelo controle e fiscalização dos bancos de varejo no Brasil.

    Errado. O controle e fiscalização dos bancos de varejo no Brasil é de responsabilidade do Banco Central.

    Gabarito: Letra B


ID
1430734
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

De acordo com as contas do Balanço de Pagamentos, a Necessidade de Financiamento Externo - NFE é obtida por meio

Alternativas
Comentários
  • Gab c  - A necessidade de financiamento externo representa o déficit em conta corrente do país menos os ingressos de IED, considerado capital de melhor qualidade para financiar as contas externas.

  • Segundo o Banco Central, a necessidade de financiamento externo (NFE) ocorre entre a diferença do déficit em transações correntes (balanço de rendas, balança comercial (FOB), balanço de serviços, transferências unilaterais) e os investimentos estrangeiros diretos.


ID
1438696
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Sobre as temáticas de taxa de câmbio e balanço de pagamentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) quanto maior a mobilidade de capitais menor a curva de inclinação da BP(+ horizontal)


ID
1454383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), julgue o item subsecutivo.

O Acordo de Basileia apresentou os objetivos de reforçar a solidez e a estabilidade do sistema bancário internacional e minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionalmente ativos. No Brasil, devido à implantação desse acordo, foram introduzidas as exigências de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do risco de suas operações ativas.

Alternativas
Comentários
  • O Acordo de Capital de Basileia foi um acordo firmado em 1988, cujo objetivo foi criar exigências mínimas de capital, que devem ser respeitadas por banco comerciais, como precaução contra o risco de crédito.

     

    Atualmente, está em implementação o Acordo de Basileia III, com destaque para a reformulação das estrutura de capital das instituições financeiras, visando à ampliação da resiliência e solidez dos bancos.

     

    Portanto, em função do Acordo de Basileia foram introduzidas as exigências de capital mínimo para as instituições financeiras, em função do risco de suas operações, com o objetivo de controlar a alavancagem dos bancos.

  • Achei que a parte "minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionalmente ativos" estava errada. Me ferrei.
  • Tive a mesma impressão que o Ricardo: "minimizar as desigualdades competitivas entre os bancos internacionalmente ativos" não seria objeto do acordo de basiléia. Seu foco seria implementar medidas de gerenciamento de riscos e manter a solidez do sistema financeiro internacional, sem entrar no mérito de competitividade entre os bancos. No mínimo, mal redigida a questão. 

  • Está correto a afirmação conforme informações do BCB : .....


ID
1454386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), julgue o item subsecutivo.

No Brasil, o Processo Interno de Avaliação da Adequação de Capital estabelece a exigência de avaliar e calcular a necessidade de capital para cobertura dos riscos de crédito, de mercado e operacionais. Para outros riscos, como são os casos de danos socioambientais e do risco de concentração, os bancos devem limitar-se a demonstrar como tratam esses riscos gerados por suas atividades.

Alternativas
Comentários
  • O risco de concentração também deve ser avaliado e calculado. 


    Fonte: https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=111046976&method=detalharNormativo


  • Pelo que entendi o banco não deve limitar-se ao risco de concentração somente gerados pela sua atividade,diferente do risco socioambiental.


    Gabarito errado


  • Os riscos socioambientais e do risco de concentração são calculados também. Faz parte da formação dos juros cobrados pelos bancos. É só lembrar, o banco "nunca perde"


ID
1526890
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O sistema eletrônico do Sistema de Pagamentos Brasileiro que permitiu aos clientes transferirem dinheiro, no mesmo dia, para pagamentos e outras finalidades sem a espera necessária do processamento de cheques ou DOCs no sistema de compensação tradicional, passou a vigorar a partir de

Alternativas
Comentários
  • Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil – BCB até 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

     O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.

    Avante!

  • Na reforma conduzida pelo Banco Central do Brasil – BCB até 2002, o foco foi redirecionado para a administração de riscos. A entrada em funcionamento do Sistema de Transferência de Reservas - STR, em abril de 2002, marca o início de uma nova fase do SPB.

     

    http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Caraca, questão com data, Vunesp??!

  • Que questão absurda

  • Eu inerento;

    Tu inerentas;

    Ele inerenta;

    Nós inerentamos;

    Vós inerenteis;

    Eles inerentem.

    Bons estudos!!!

    (Zueira em krai kkk)


ID
1833712
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As normas do Banco Central do Brasil a respeito de cheque determinam que

Alternativas
Comentários
  • Quais as formas de emissão do cheque?

    O cheque pode ser emitido de três formas:

    nominal (ou nominativo) à ordem: só pode ser apresentado ao banco pelo beneficiário indicado no cheque, podendo ser transferido por endosso do beneficiário;

    nominal não à ordem: não pode ser transferido pelo beneficiário; e

    ao portador: não nomeia um beneficiário e é pagável a quem o apresente ao banco sacado. Não pode ter valor superior a R$ 100,00.

     

    http://www.bcb.gov.br/?CHEQUESFAQ

  • a) Somente moeda tem esse curso forçado.

    b) É uma ordem de pagamento à vista, sendo necessário apenas a apresentação ao sacado. 

    c) Posso sustá-lo mesmo que ja tenho sido emitido. 

    d) Não há esse impedimento 

    e) Até R$ 100, inclusive, o cheque não precisa ser nominativo. Acima desse valor, tem que identificar. 

  • O cheque tem que ser nominal em valores acima de R$ 100,00.

    Quais as formas de emissão do cheque?

    O cheque pode ser emitido de três formas:

    nominal (ou nominativo) à ordem: só pode ser apresentado ao banco pelo beneficiário indicado no cheque, podendo ser transferido por endosso do beneficiário;

    nominal não à ordem: não pode ser transferido pelo beneficiário; e

    ao portador: não nomeia um beneficiário e é pagável a quem o apresente ao banco sacado. Não pode ter valor superior a R$ 100,00.

  • LETRA E

  • Gabarito E

    O cheque não tem curso forçado, ninguém é obrigado a recebê-lo como forma de pagamento. Pode ser nominal ou ao portador, cruzado ou não.

    • Nominal é quando se escreve o nome da pessoa que terá direito a sacar ou depositar o cheque, sendo que todo cheque de valor superior a R$100 tem que ser nominal.
    • Se o cheque for ao portador, qualquer pessoa pode utilizá-lo, depositando-o ou, caso não esteja cruzado, sacando-o. Cruzado é 2 linhas paralelas e diagonais desenhadas na frente do cheque para que esse cheque cruzado não possa ser sacado no caixa, só apenas depositado em uma conta-corrente.
  • Cheque ao portador: é aquele que, ao ser emitido, não recebeu nominalmente a destinação, podendo ser descontado ou depositado por qualquer portador. ... De acordo com o Banco Central do Brasil, o cheque só pode ser emitido ao portador, ou seja, sem a indicação do beneficiário, até o valor de R$ 100,00 (cem reais).


ID
1833715
Banca
FCC
Órgão
BANESE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) tem o objetivo de proporcionar.

Alternativas
Comentários
  •                  O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários. São integrantes do SPB, os serviços de compensação de cheques, de compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e de crédito, de transferência de fundos e de outros ativos financeiros, de compensação e de liquidação de operações com títulos e valores mobiliários, de compensação e de liquidação de operações realizadas em bolsas de mercadorias e de futuros, e outros, chamados coletivamente de entidades operadoras de Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMF). A partir de outubro de 2013, com a edição da Lei 12.865, os arranjos1 e as instituições de pagamento2 passaram, também, a integrar o SPB.

     

                    Esses fatos possibilitaram a redução dos riscos de liquidação3 nas operações interbancárias, com consequente redução também do risco sistêmico, isto é, o risco de que a quebra de uma instituição financeira provoque a quebra em cadeia de outras, no chamado "efeito dominó". Até abril de 2002, para mitigar tal risco e não propagar a falta de liquidez de um participante aos outros, muitas vezes o BCB bancava operações a descoberto em conta Reservas Bancárias, o que significava elevar o seu risco de não receber os recursos em caso de liquidação da instituição financeira, consequentemente, provocando prejuízo para a sociedade brasileira. Com as alterações nos procedimentos, houve significativa redução do risco de crédito incorrido pelo BCB.

     

    http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  •  a) C. O SPB tem por objetivo reduzir os riscos de liquidez, crédito e sistêmicos entre os participantes contando com auxílio do BACEN.

     b) E. Os participantes do SPB são apenas pessoas jurídicas. Quando se concede crédito a uma pessoa física, quem empresta é um banco (com personalidade jurídica). 

    c) E. SPB não trabalha com orçamento, apenas com pagamentos.

    d) E.

     e) C. Até existe um subsistema do BACEN que cuida da compensação de cheques - o COMPE tendo como executante o Banco do Brasil; mas isso não é um dos objetivos do SPB.

  • LETRA A CORRETA

    O atual SPB possibilita a redução dos riscos de liquidação nas operações interbancárias, com consequente redução do risco sistêmico, isto é, do risco de que a quebra de um banco provoque a quebra em cadeia de outros bancos.


  • A redução do risco sistêmico pode ser considerada o principal objetivo do SPB. Os demais itens não configuram objetivos do SPB.

    Gabarito: letra A


ID
2852548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BNB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

As operações com títulos públicos federais são liquidadas financeiramente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), que integra o SPB como uma infraestrutura do mercado financeiro.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), do Banco Central do Brasil, é um sistema informatizado que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos.

  • Gabarito: Certo

    O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é o sistema em que se efetua a custódia e se registram as transações com títulos públicos federais. 

    O Selic, gerido pelo Banco Central (BC), é uma infraestrutura do mercado financeiro (IMF). Como infraestrutura, o Selic faz parte do Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB).

    fonte: bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/sistemaselic

  • SELIC títulos públicos federais

    CETIP títulos privados estaduais

  • O Selic, administrado pelo Banco Central, é a infraestrutura do mercado financeiro - IMF na qual ocorre a liquidação das transações e se efetua a custódia dos títulos públicos federais.

    Gabarito: CERTO

  • Liquidação física e financeira de TPF --> O selic

  • Integrantes SPB

    • BCB
    • STR
    • SELIC
    • CIF
    • SITRAF
    • SILOC
    • C3
    • COMPE
    • SERASA
    • BMFBOVESPA
    • CETIP
  • A questão exige conhecimento do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC).

    O Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) compreende as entidades, os sistemas e os procedimentos relacionados com o processamento e a liquidação de operações de transferência de fundos, de operações com moeda estrangeira ou com ativos financeiros e valores mobiliários.

    O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é uma infraestrutura do mercado financeiro brasileiro (IMF), administrada pelo Banco Central do Brasil (BCB), que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional (TN) - e portanto títulos federais-, bem como ao registro e à liquidação de operações com esses títulos, ou seja, é um tipo de depositário dos títulos emitidos diretamente pelo Tesouro Direto.

    Portanto o item está Correto.

    Gabarito CERTO.