-
Errado. A questão não diz a qual sistema ela está se referindo, mas, no caso do STR, se não houver saldo suficiente na conta do participante no momento em que a ordem for submetida à liquidação, a ordem será encaminhada para a fila de espera.
-
A ordem de transferência de fundos é submetida à liquidação no momento de seu recebimento pelo STR. Entretanto, a ordem pode ser encaminhada para uma fila de espera nas seguintes hipóteses:
1- insuficiência de recursos na conta do participante emitente;
2 - existência de outra ordem de transferência de fundos em fila de espera, do mesmo participante, com nível de prioridade igual ou superior
-
Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional, Além disso, qualquer transferência de fundos entre as contas dos participantes do STR passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da transferência. Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:
• o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros;
• utilização pelos bancos dos saldos do recolhimentos compulsórios ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações, já que a verificação de cumprimento é feita com base em saldos de final do dia; e
• acionamento pelo BCB de rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.
-
Mesmo que a IF não apresente saldo ela pode realizar uma operação de redesconto intradia, deixando em custódia títulos públicos federais.
ERRADO