-
7. O que significam as taxas de "câmbio comercial", "câmbio turismo" e "paralelo"?
Inicialmente destacamos que existe um único mercado de câmbio legal no País. A terminologia "câmbio comercial", ou "dólar comercial", e "câmbio turismo", ou "dólar turismo", no entanto, é utilizada pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.
Assim, as expressões "câmbio turismo" ou "dólar turismo" são utilizadas comumente para classificar as operações relativas a compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie. As expressões "câmbio comercial" ou "dólar comercial" são usadas para as demais operações realizadas no mercado de câmbio, tais como: exportação, importação, transferências financeiras, etc. Essas expressões são utilizadas mesmo quando as operações são realizadas em outras moedas estrangeiras, como o euro, iene, etc.
As operações de câmbio têm diferentes características, de acordo com a natureza de cada uma, com custos administrativos e financeiros também diversos. Assim, a taxa de câmbio pode variar de acordo com a natureza da operação, da forma de entrega da moeda estrangeira e de outros componentes tais como valor da operação, cliente, prazo de liquidação, etc. As taxas de câmbio divulgadas normalmente são médias apuradas para simples referência.
Quanto ao mercado paralelo, trata-se de mercado ilegal, à margem da legislação e regulamentação vigentes, sujeitando seus participantes às sanções cabíveis.
http://www.bcb.gov.br/?TAXCAMFAQ
-
Mercado de Câmbio de Taxas Livres
Segmento existente até 2005, criado pela Resolução 1.690, de 18/3/1990, no qual cursavam, por exemplo, operações relativas a exportação e importação e operações sujeitas a registro no Banco Central. O Mercado de Câmbio de Taxas Livres e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes foram unificados em 2005 com a Resolução 3.265. Desde então, há único mercado de câmbio no País.
-
Essa questão foi anulada? Já que são unificados?
-
Não foi anulada, a questão está errada.
-
Esta questão pode ter surpreendido alguns candidatos que resolveram questões antigas do CESPE. No passado, o mercado de câmbio era desta forma. O CESPE inclusive já cobrou em outros certamos esta questão, estando correta.
No entanto, atualmente o mercado de câmbio não é mais segmentado.
ERRADA
http://www.estrategiaconcursos.com.br
-
O Brasil tem um único mercado de câmbio legal desde 2005, quando uma resolução CMN unificou o Mercado de Câmbio de Taxas Livres (câmbio ou dólar comercial) e o Mercado de Câmbio de Taxas Flutuantes (câmbio ou dólar turismo).
-
o BACEN não defini taxas de câmbios em hipótese nenhuma.
isto é o próprio mercado que faz. (comprador e vendedor)
-
Eber e Rafael, a questão não diz que o BACEN define as taxas, diz que ele define as ATRIBUIÇÕES. "cada um com atribuições específicas, definidas pelo BCB"
A questão está errada não por isso, mas sim porque os mercados foram unificados em 2005.
-
Gente cuidado com os comentários desse Rafael.. sei que o intuito dele é ajudar, mas mais de uma vez vi ele postanto informações erradas e ele comenta em quase toda questão de conhecimento bancário.
-
"O mercado brasileiro de câmbio é composto pelo mercado de câmbio de taxas flutuantes (turismo) e pelo mercado de câmbio de taxas livres (comercial), cada um com atribuições específicas, definidas pelo BCB" Erro grifado.
A política cambial brasileira é definida pelo CMN e executada pelo BCB.
-
Gabarito: Errado
"O mercado brasileiro de câmbio é composto pelo mercado de câmbio de taxas flutuantes (turismo) e pelo mercado de câmbio de taxas livres (comercial), cada um com atribuições específicas, definidas pelo BCB" Erro grifado.
A política cambial brasileira é definida pelo CMN e executada pelo BCB.
galera vamos postar as questões com gabarito