-
a) Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice-presidente.
São Paulo quebra o acordo do café com leite: Washington Luiz, paulista de Macaé (RJ), então presidente do Brasil, em vez de apoiar um mineiro na eleição seguinte, preferiu o cafeicultor paulista Júlio Prestes. Contrariadíssimo, governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, latifundiário líder de PRM procurou as lideranças do Rio Grande do Sul, que era a terceira força oligárquica. Ofereceu o cargo de presidente para Getúlio Vargas (RS) e o vice seria João Pessoa (PB).
-
Na sucessão de Washington Luís, mais uma vez os grandes estados não chegariam a um nome de consenso. Contra a candidatura oficial do paulista Júlio Prestes, foi lançada a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas. Vargas unificara seu estado atraindo o apoio dos liberais. Contava ainda com o apoio da Paraíba, que indicou o candidato João Pessoa à vice presidente.
Os discursos de Getúlio Vargas, durante a campanha da Aliança Liberal, tiveram como eixo central a crítica ao controle do Estado pelos fazendeiros do café e a abertura do mesmo para outros interesses agrícolas, mas acenavam também para setores econômicos emergentes, anunciando teses industrialistas “não artificiais”, voto secreto, expansão da alfabetização e políticas sociais para os trabalhadores.
Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.
-
GV e João pessoa!
Com a morte de João pessoa, GV teve tudo que precisava pra ganhar força e dar o golpe!
-
A Revolução de 30
No período compreendido entre 1896 a 1930 aconteceu a famosa Política dos Governados, ou também conhecida como "Café-com-leite". A ideia era bem simples: Minas Gerais indicava um candidato à presidência de São Paulo e São Paulo indicava um candidato de Minas Gerais. Só que o presidente Washington Luís, que era de São Paulo fez uma cagada muito grande, pois ele indicou um cara chamado Júlio Prestes (São Paulo), Washington Luís comprou uma briga com os outros estados, principalmente, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba. Esses 3 estados formavam a Aliança Liberal, que indicou Getúlio Vargas para presidente. Sabe-se que Júlio Prestes venceu e Getúlio Vargas deu um golpe no governo de Júlio Prestes, o estopim foi que João Pessoa morreu com um tiro no peito lá na Paraíba, Getúlio aproveitou o momento e começou a Era Vargas.
BONS ESTUDOS!!!!!
-
Vale lembrar que o assassinato de João Pessoa repercutiu em grande revolta, ensejou a articulação do golpe, além de renomear a capital da Paraíba com seu nome.
-
Vargas perdeu seu (vice) João pessoa que morreu na cidade do Recife-PE.
-
- A Aliança Liberal lançou Getúlio Vargas (presidente) e João Pessoa (vice-presidente) contra o paulista Júlio Prestes.
- Aliança Liberal: formada por MG (Antônio Carlos), PB (João Pessoa), RS (Getúlio Vargas).