-
Sem lógica, pois sacado é o banco (alfa), o sacador é quem paga (emitente: joão) e o tomador é que tem o credito (credor: Antonio o qual recebeu o cheque de Pedro por endosso).
-
Retificando o colega, Credor é a pessoa que deve. Então o credor continua sendo o João de Sousa. A figura que muda é a do beneficiário que deixa de ser o Pedro e passa a ser o Antônio.
-
O credor (quem tem crédito a receber) não é o João de Sousa. O credor é o Pedro da Silva.
-
Concordo com a colega:Credor é quem tem um crédito a receber. Ora, no caso citado JOÃO DE SOUZA é o Sacador do cheque. Nunca poderá ser o Credor.
-
Caros colegas, para auxiliá-los:Sacado - banco emissor do chequeSacador - emitente do cheque, é credor do banco!Favorecido - pessoa a quem o cheque foi nominalizado ou, em caso de "ao portador" o portador.Parece sem lógica mas é isso!Abraço...
-
''Sacador - emitente do cheque, é credor do banco!''Caro colega, Thiago,Sacador - emitente do cheque, é o DEVEDOR, pois ele (João) é quem está DEVENDO, já o CREDOR é quem irá receber o CRÉDITO (dinheiro), quando o cheque for compensado.Obs: Quando vc paga com cheque, esta retirando dinheiro da sua conta, vc não terá mais aquele crédito, logo, não será mais o credor.Obs: ''DEVO, não nego, PAGO quando puder''_____________________________________________________________________________________Sacador: quem emite o cheque (devedor)Sacado: BancoBeneficiário: quem recebe o cheque (credor)_____________________________________________________________________________________Espero ter ajudado !
-
Pessoal, O credor do cheque é realmente Joao de Souza. Ele tem credito (poder de pagamento) em relaçao AO BANCO. O banco é o devedor (quem deve pagar a quantia determinada).O beneficiario, tomador, favorecido é Pedro da Silva.NAO CONFUNDAM beneficiario com credor, sao pessoas diferentes!!
-
Pois é, o caro Leonardo está equivocado. A operaçao sempre é vista sob o ponto de vista do banco. E sob o ponto de vista do banco, credor é o correntista ( pois emprestou dinheiro ao banco) e devedor é o banco ( que vai pagar o que deve quando o cliente solicitar).
-
O CREDOR é o EMITENTE ou SACADOR do cheque, é a pessoa titular do cheque.
" nesse caso, emitido pelo titular da conta, joão de sousa.
por isso questão: CORRETA.
-
A NEILA MAIA DE OLIVEIRA esclareceu tudo. Nem precisei ir pesquisar.
-
O "pega" dessa questão é confundir credor com beneficiário.
O credor (emitente) é realmente João de Sousa. É ele que tem crédito em conta.
Antônio Pereira é o beneficiário .
-
Não sabia da diferença entre credor e beneficiário, errei a questão feliz! Sobrei que nem chuchu na sopa! Tem que tomar muito cuidado com a Cespe.
-
PESSOAL ANTES DE SAIREM COMENTANDO SOBRE AS QUESTÕES, PESQUISEM POR FAVOR! O GABARITO DA QUESTÃO ESTA ERRADO, E EU JA SOLICITEI AO SITE QUE TROQUE!
SEGUE ABAIXO UM SITE COM A PROVA E COM O GABARITO!
http://site.pciconcursos.com.br/provas/10804361/f94fc0f16669/gab_preliminar_banese.pdf
http://site.pciconcursos.com.br/provas/10804361/a7bf252c22ca/objetiva_nm.pd
-
Tbm achei que o gabarito da questão é "Errado", pois, salvo estipulação em contrário, o endossante garante o pagamento.
-
Credor é quem tem um crédito a receber. Ora, no caso citado JOÃO DE SOUZA é o Sacador do cheque. Nunca poderá ser o Credor.
-
barbara, você se equivocou, pois no link que você colocou, o gabarito da questão 111 é "CERTO". Você deve ter olhado o gabarito da prova do CARGO: TRAINEE – ÁREA: INFORMÁTICA.
No gabarito da prova do CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO I a questão está mesmo com certa,
Também errei a questão e ainda não "engoli" as justificativas.
-
Vamos lá...
Gente, quando se trata de operações financeiras o olhar é sempre o do banco. Para não generalizar, falemos apenas de cheque.
Toda vez que passo um cheque, o meu banco (o SACADO) entende que eu sou portador de determinada quantia presente na minha conta com a instituição, então me denomina como CREDOR daquele cheque. A pessoa a quem dou o cheque, na visão do banco, é para quem desejo transferir o meu crédito, ou seja, aquele que se beneficiará da operação, o BENEFICIÁRIO. ;)
-
Primeiramente veremos qual a definição destas palavras conforme o dicionário Aurélio.
CREDOR: 1. Merecedor, digno. 2. Aquele a quem se deve dinheiro ou outra coisa.
DEVEDOR: 1. Que deve 2. Que constitui débito. 3. Aquele que deve.
As definições acima explicitam muito bem o que significa cada uma das palavras no sistema financeiro, mas para conotar ainda mais o significado vamos definir os termos especificamente para o sistema bancário.
CREDOR – é aquele que possui saldo positivo em conta corrente ou é detentor de aplicações junto ao banco onde é correntista ou poupador;
DEVEDOR – é aquele que utiliza recursos da instituição financeira por qualquer uma das diversas modalidades de crédito oferecidas pelos bancos. É o individuo que utiliza o cheque especial, o limite rotativo do cartão de crédito, possui financiamento ou empréstimo pessoal, ou seja, aquele que paga juros ao banco pela utilização de recursos que na são seus;
Fonte: http://estabilidadefinanceira.wordpress.com/2009/10/08/voce-e-credor-devedor-ou-inadimplente/
Boa prova a todos!
-
A confusão toda aqui está em não saber direito o conceito de credor. Vamos ser humilde e tentar entender a questão.
Grosso modo, credor é aquele cara (pessoa física) ou instituição(pessoa jurídica) que vai sair dinheiro do seu bolso para alguém.
Pergunto. De onde vai sair o dinheiro do cheque, da conta de João de Souza ou do banco?
O dinheiro do cheque saíra da conta de João, porque se J.S. tiver fundos o banco paga; se não tiver jamais saíra dinheiro do banco. E isso pode gerar seu nome no CCF.
-
No dicionário
Credor: A quem se deve algo.... Logo, é o detentor do crédito é o último beneficiário Antônio Pereira.
Devedor: Quem deve algo... Como o dinheiro sai da conta do emitente do cheque isso significa que quem deve o cheque é João de Sousa, independentemente se esse cheque foi passado pra frente.
Pedro da Silva: Passou título de crédito (cheque) através de endosso logo ele perdeu o direito de retirar o dinheiro, ou seja, deixou de ser o credor e passou a endossante responsável. Se o cheque não tiver fundo, o endossante também é responsabilizado.
-
Para entender melhor, não pense como nenhuma dessas pessoas físicas da questão, pense como pensa o BANCO ALFA.
BANCO ALFA: é o devedor, pois a partir do momento que João de Souza deposita nele, o banco tem uma dívida para com João.
JOÃO DE SOUZA: é o credor, pois havendo depositado antecipadamente no banco o recurso, ou utilizando-se de limites (que são paralelos à depósitos a vista neste caso), o BANCO ALFA lhe concede o CRÉDITO para a cobertura de seu cheque.
RESUMINDO JOÃO DE SOUZA É O CREDOR DO CHEQUE POIS BANCO O "DEVE".
Obs: A questão não pergunta nada sobre beneficiário do cheque.
Obs²: Eu errei a questão inicialmente como a maioria aqui porque li rápido e não havia dado atenção devida. Quanto mais facil a questão, desconfie!
-
Perfeito Banqueiro humilde. Acompanho seus comentários vc sabe muito.
-
a coisa é muito simples.credor é: Que ou aquele a quem se deve dinheiro ou outra coisa. simples.
-
Eu entendi a relação de credor e devedor entre correntista e banco. O que me confundiu, na questão, foi a interpretação. Eu juguei pela operação. Pelo operação o devedor é o João que pagou o credor Pedro, mas a pergunta era: quem era o credor do cheque, e nesse caso entra a relação de correntista e banco, onde o banco deve ao João.