SóProvas


ID
1111204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, é utilizada como estratégia de mudança em diversas abordagens psicoterápicas e tem o objetivo de aumentar o conhecimento do paciente acerca de seu transtorno e de prevenir recaídas.

Alternativas
Comentários
  • A abordagem cognitivo-comportamental abrange a função educacional e, hoje, há grande ênfase na psicoeducação como um componente indispensável ao processo de aprendizagem necessário no transcorrer da doença crônica, pois contribui para o desenvolvimento de habilidades, centralizando-se nos aspectos afetivos, comportamentais e interpessoais desse processo (Blair e Ramones, 1997).

    http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol28/n6/artigos/art300.htm 

    A psicoeducação consiste em uma intervenção que se caracteriza por

    informar ao paciente dados sobre o seu diagnóstico. Estas informações abrangem

    a etiologia, o funcionamento, o tratamento mais indicado e o prognóstico , entre outras (Colom & Vieta, 2004).


  • A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico? Alguém poderia explicar?

  • Não encontrei justificativa para o termo "inespecífico".

  • errei por conta do inespecífico.

  • Acho que é inespecifico porque a depender do diagnostico, essa especificidade terapeutica ira tomar variadas formas de se fazer, não sendo portanto especifica, fixa e sim inespecifica!!

  • JUSTIFICATIVA – Em psicoterapia, os diversos fatores ou agentes de mudança podem ser divididos em: fatores de natureza cognitiva, fatores comportamentais, fatores inerentes à relação terapêutica, fatores sociais, grupais ou sistêmicos. A psicoeducação faz parte dos fatores de natureza cognitiva e, em maior ou menor grau, está presente em diversas abordagens.

  • A psicoeducação, fator terapêutico cognitivo inespecífico, deve-se ao fato de que não é exclusuvido de alguma determinada abordagem ou técnica ,pois pode ser utilizada tanto na TCC como na psicanálise, entre outras.

  • Se a psicoeducação tem uma finalidade direta como pode ser um fator terapêutico inespecífico? Fiquei confuso,