Dessa feita, awareness significa uma forma de consciência, de tino, de autorreferência, a qual, diferentemente do termo consciousness, não implica a necessária presença de uma representação intelectual de si. O que aproxima a noção de awareness do uso fenomenológico da noção de
intencionalidade. De toda sorte, independentemente do êxito ou não dessa substituição, o fato é que o emprego da noção de awareness tornou claro, para nós leitores, que aquilo que os autores do livro Gestalt Terapia querem descrever fenomenologicamente diz respeito aos meios pelos quais o contato (enquanto a priori da correlação) propriamente se estabelece. Quais haveriam de ser esses meios? Conforme Perls, Hefferline e Goodman (1951, p. 33 – grifos dos autores), a awareness “caracteriza-se pelo contato, pelo sentir (sensação/percepção), pelo excitamento e pela formação de gestalten”. (p. 17)
Awareness é um meio contínuo para manter-se atualizado com o próprio eu.
Diferentemente do insight da psicanálise, que trata de uma iluminação esporádica que
acontece somente em momentos e condições especiais, a awareness da Gestaltterapia
é um processo contínuo, prontamente disponível em todos os momentos, que
ajuda o sujeito a recuperar as funções totais e integradas do seu self. Ela está sempre
presente, pronta para ser acionada como uma experiência renovadora e vitalizante.
Além disso, focalizar a própria awareness mantém a pessoa absorvida na situação
presente, o que amplia o impacto da experiência da terapia e, consequentemente, da
própria vida, uma vez que a cada awareness sucessiva a pessoa chega mais perto de
articular os temas da própria existência (POLSTER, 2001).
Segundo Polster (2001), o indivíduo precisa, antes de tudo, abranger as sensações e os sentimentos que o acompanham, para depois poder alterar algum modo de seu comportamento. Assim, aceitar a awareness independentemente do que ela possa revelar é o passo crucial do desenvolvimento de um novo comportamento. Para ajudar o indivíduo a se tornar aware, o terapeuta deve dirigir a atenção do mesmo para os detalhes do seu comportamento que são relevantes, porém ignorados. Há quatro aspectos principais da experiência humana nos quais a awareness pode ser focalizada: awareness das sensações, awareness dos sentimentos, awareness dos desejos e awareness dos valores e das avaliações.
Bons Estudos!!