SóProvas


ID
1111213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito às teorias e técnicas psicoterápicas e à psicopatologia, julgue os itens que se seguem.


Na estrutura neurótica, o conflito psíquico do sujeito situa-se entre o ego e as pulsões, sendo o recalque uma das principais defesas. Nesse caso, o processo primário conserva um papel eficaz, respeitando a noção de realidade. Na estrutura psicótica, uma recusa incide sobre parte da libido narcisista, ocorrendo o domínio do processo secundário.

Alternativas
Comentários
  • O processo primário está vinculado ao sistema inconsciente. Já o secundário ao pré-consciente e consciente. 

  • ASSERTIVA ERRADA!

    Ocorre o contrário do proposta pela questão: na estrutura psicótica, há um domínio do processo primário (inconsciente). O processo primário não tem noção da realidade, além de ser atemporal!

    Bons estudos!

  • Quando a afirmativa cita que: "... o processo primário conserva um papel eficaz, respeitando a noção de realidade...", já torna a assertiva incorreta.

    Lembremos que "processo primário" refere-se ao inconsciente e este - mais do que sabido por todos - é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo como aos efeitos do ego e do superego. Embora as outras partes da estrutura se desenvolvam a partir do id, ele próprio é amorfo, caótico e desorganizado. 


    Complementando, uma breve conceituação freudiana sobre psicose e neurose:

    Para Freud, a psicose é um conflito psíquico entre o Ego e a realidade do mundo exterior, entre o Ego e o Mundo. Se na estrutura neurótica o Ego sacrifica as exigências do Id por causa das críticas do Superego e das imposições da realidade exterior, na psicose ele sacrifica a realidade do mundo exterior para satisfazer às exigências do Id. Dizendo-o com as palavras de Freud:

    A neurose é o resultado de um conflito entre o ego e o seu id, a psicose, porém, é o desfecho análogo de um distúrbio desta natureza nas relações entre o ego e o mundo exterior. [Die Neurose sei der Erfolg eines Konflits zwischen dem Ich und seinem Es, die Psychose aber, der analogue Ausgang einer solchen Störung in den Beziehungen zwischen Ich und Aussenwelt] (Freud, 1924, p. 333).

    Daí a célebre noção de rejeição [Verwerfung], que Lacan traduziu por Forclusion, e que sem dúvida é o mecanismo de defesa principal da psicose. Rejeição da realidade e sua ulterior reconstrução mediante os delírios – estes são, para Freud, os dois momentos principais do processo psicótico.




  • JUSTIFICATIVA – Na estrutura neurótica, é o processo secundário que conserva um papel eficaz, o que faz com que a noção de realidade predomine. Na estrutura psicótica ocorre o contrário, já que a recusa incide não sobre a libido, mas sobre parte da realidade, levando ao predomínio da libido narcisista e do processo primário.

  • Processo primário - > primitivo, cisão com a realidade, formado da relação entre id e supereu e é ligado à psicose.

    Processo secundário -> Não há rompimento com a realidade, formado da relação entre id e ego e é ligado à neurose.

    Lembrando que o verbo "ligar" é transitivo indireto, ou seja, pede preposição e a palavra "neurose" é substantivo feminino, logo, pede um artigo feminino e a junção entre a preposição "a" e o artigo feminino "a" é o " a craseado".