SóProvas


ID
1111240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carlos, aos quatro anos de idade, foi diagnosticado com câncer e, desde então, iniciou tratamento e acompanhamento na ala da oncologia pediátrica do hospital de sua cidade.

Considerando essa situação hipotética e o trabalho do psicólogo no contexto hospitalar, julgue os itens subsecutivos.


Há, na psico-oncologia, uma vertente interdisciplinar que avalia a influência de fatores comportamentais, psicológicos e sociais no desenvolvimento do câncer e, consequentemente, no tratamento e na reabilitação dos indivíduos que contraíram a doença.

Alternativas
Comentários
  • Estes, entre outros trabalhos, foram estabelecendo a fundamentação da Psico-Oncologia, que foi definida por Holland (1990) como

    uma subespecialidade da Oncologia, que procura estudar as duas dimensões psicológicas presentes no diagnóstico do câncer: 1) o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, sua família e profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento; 2) o papel das variáveis psicológicas e comportamentais na incidência e na sobrevivência ao câncer. (p. 11)

    A Psico-Oncologia representa a área de interface entre a Psicologia e a Oncologia e utiliza conhecimento educacional, profissional e metodológico proveniente da Psicologia da Saúde para aplicá-lo:

    1º) Na assistência ao paciente oncológico, sua família e profissionais de Saúde envolvidos com a prevenção, o tratamento, a reabilitação e a fase terminal da doença;

    2º) Na pesquisa e no estudo de variáveis psicológicas e sociais relevantes para a compreensão da incidência, da recuperação e do tempo de sobrevida após o diagnóstico do câncer;

    3º) Na organização de serviços oncológicos que visem ao atendimento integral do paciente, enfatizando de modo especial a formação e o aprimoramento dos profissionais da Saúde envolvidos nas diferentes etapas do tratamento.(p. 46)

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642002000100008

  • Livro: Psicologia da Saúde de  Valdemar A. A. Camon retrata muito bem o artigo que a colega citou acima. 

  • Alguns autores consideram a psico-oncologia como um ramo da medicina ou mesmo como uma sub-especialidade da oncologia. De qualquer maneira, a psico-oncologia é uma vertente interdisciplinar que se ocupa do paciente com câncer, assim como de seu contexto familiar, posto que, por meio dela, avalia-se a influência das dimensões psicológicas, comportamentais e sociais no desenvolvimento e no tratamento da doença, com fins de reabilitar o paciente.

    Fonte banca cespe.

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_prova/36100/cespe-2014-policia-federal-psicologo-prova.pdf?_ga=2.83187222.1898781496.1624830116-104840447.1568243305