SóProvas



Questões de Psicologia da Saúde


ID
58021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

a atenção ao usuário em situação de risco psicossocial ou doença e quanto à família, a realização do seu encaminhamento para inclusão no programa da família.

Alternativas
Comentários
  • http://dtr2004.saude.gov.br/dab/conheca_dab.php
  • psi em atenção primaria de saúde. equipe matricial. a questão inverteu a lógica. Em relação a familia.A familia é uma estratégia na intervenção . trabalhar com a família. É responsabilidade de todo profissional da rede de atenção a saúde, identificando a demanda. prioriaritariamente encaminhar para Equipe de saúde da família.  e não chama programa da familia . programa saude da familia -ESF - equipes


  • Apenas corrigindo, se trata da "Estratégia Saúde da Família".


ID
58024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

a psicoterapia individual e grupal, o acompanhamento terapêutico, os grupos operativos com gestantes, crianças obesas, tabagistas, entre outros, a visita domiciliar.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares. Algumas dessas atividades são feitas em grupo, outras são individuais, outras destinadas às famílias, outras são comunitárias.

  • Grupos operativos com gestantes?


ID
58027
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

ações de combate ao sofrimento subjetivo associado às doenças psicológicas.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque está errada...
  • ações de combate ao sofrimento subjetivo associado às doenças psicológicas.
    ações de combate ao sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doença.

    http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/TMCB-7XBHNT/1/dissertultima_final.pdf


  • Não concordo! Para estar errada, levando em consideração o que o colega citou acima, ela deveria conter a palavra: APENAS ÀS DOENÇAS PSICOLÓGICAS; Se não tem apenas, podemos entender que é tb associado à doença psicológica, não excluindo outra qualquer.
    Continuo sem saber o porquê da questão estar errada.
  • O trabalho do Psicólogo Hospitalar que engloba atendimentos psicológicos nas diversas áreas da saúde visa a escuta clínica do sofrimento subjetivo do paciente, sofrimento que pode estar associado a qualquer tipo de patologia orgânica, lembrando que se trata de um trabalho em instituição de saúde (Hospital, Posto de Saúde, etc). Os pacientes procuram esses locais, a fim de se curarem de uma doença física e o psicólogo é o profissional que dará lugar (escuta) ao sofrimento subjetivo relacionado ao adoecimento.

    * Um ótimo livro sobre o trabalho do psicanalista no hospital: MOURA, Marisa Decat de (ORG). Psicanálise e hospital. 2a.ed.Revinter: Rio de Janeiro, 2000. 
  • atenção básica - é esse um dos papéis do psicólogo - oferecer escuta clínica (que na linguagem do sus - escuta qualificada), acolhimento, como formas de abrandar o sofrimento psíquico. É um ferramenta terapêutica previstas nos manuais de orientação técnica para atuar junto ao Nasf - equipes ESF , caps etc. Prevalecendo todas as formas de intervenção que facilitem o protagonismo e a diminuição da angustia e do sofrimento que pode surgir com o adoecimento, etcccccc. e tal

  • questão de interpretação! 

  • GAB: ERRADO

    O psicólogo na atenção básica trabalha com foco em programas educativos que promovam a saúde mental e diminuam a probabilidade de ocorrência de sofrimento psíquico e transtornos mentais. A questão fala que ações de combate ao sofrimento subjetivo associado às doenças psicológicas são atribuições desse nível de atenção, o que está errado. São atribuições do nível secundário (CAPS, Policlínicas, Ambulatórios de saúde mental)

  • Gabarito ERRADO.

    Ações de Saúde Mental - Atenção aos usuários é a familiares em situação de risco psicossocial ou doença mental que propicie o acesso ao sistema de saúde e à reinserção social. As ações de combate ao sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doença e a questões subjetivas de entrave à adesão a práticas preventivas ou a incorporação de hábitos de vida saudáveis, as ações de enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas e as ações de redução de danos e combate à discriminação.

  • Gabarito: Errado.

    Gente, acho que a questão deve ter como fonte o "Manual de Psicologia Hospitalar", de Simonetti, lá menciona-se o seguinte:

    "A Psicologia Hospitalar não trata apenas das doenças com causas psíquicas, classicamente denominadas de "psicossomáticas", mas sim dos aspectos psicológicos de toda e qualquer doença. Enfatizemos: toda doença apresenta aspectos psicológicos, toda doença encontra-se repleta de subjetividade, e por isso pode se beneficiar do trabalho da Psicologia Hospitalar." Simonetti, Manual de Psicologia Hospitalar, p. 15.

    Compreendo que a questão aparece muito restritiva e presa ao pé da letra, mas toda resolução também nos cabe a análise da banca. Sabendo do perfil da CESPE, concluímos que a questão está a caráter, rs.


ID
58030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

a garantia de ações eficazes para a adesão a práticas preventivas ou a incorporação de hábitos de vida saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A portaria delimita o campo das ações de Saúde Mental dos NASF da seguinte maneira:

    “Atenção aos usuários e a familiares em situação de risco psicossocial ou doença mental que propicie o acesso ao sistema de saúde e à reinserção social. As ações de combate ao sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doença e a questões subjetivas de entrave à adesão a práticas preventivas ou a incorporação de hábitos de vida saudáveis, as ações de enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas e as ações de redução de danos e combate à discriminação.” (BRASIL, 2008, p.9).


ID
58033
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As atividades clínicas dos profissionais de saúde mental na
atenção básica à saúde incluem

ações para o enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas, por meio da política de redução de danos e combate à discriminação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO. A resposta para a questão está na portaria que cria os NASFs (PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008) :
    "As ações de combate ao sofrimento subjetivo associado a toda e qualquer doença e a questões subjetivas de entrave à adesão a práticas preventivas ou a incorporação de hábitos de vida saudáveis, as ações de enfrentamento de agravos vinculados ao uso abusivo de álcool e drogas e as ações de redução de danos e combate à discriminação."

  • Isso não seria Atenção Terciária? Fiquei na dúvida


ID
65464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rita, com 83 anos de idade, com doença pulmonar
crônica, chegou ao vigésimo dia de internação, período em que
passou por vários tipos de exames, dos mais simples aos mais
invasivos. Ainda sem um diagnóstico preciso que explicasse a
intensificação dos sintomas de fadiga extrema, seria necessário
prosseguir os exames. Há seis meses, o irmão de Rita, após duas
semanas de internação no mesmo hospital, faleceu. A lembrança
desse irmão, que sempre foi muito próximo a ela, ainda está
muito viva. "Foi como se tivesse sido ontem", diz ela, cujo maior
desejo é voltar para sua casa, já não mais suportando a
permanência naquele hospital, apesar de todo apoio que recebe
dos filhos e da equipe médica.
A partir do caso hipotético acima, julgue os itens a seguir, acerca
da intervenção ética do psicólogo junto à pessoa doente.

A psicologia e a ética juntas contribuem para uma digna vivência da morte, ou seja, para que esta não seja reduzida simplesmente a um processo biológico que permita morrer sem dor. O amparo a Rita, cujos dados são compatíveis com a condição de paciente terminal, bem como à sua família, é importante para auxiliar na tomada de consciência do que está implicado no processo de morrer.

Alternativas
Comentários
  • Não tou conseguindo identificar o que está errado nesta questão! Por favor, alguém que tenha encontrado o erro poderia comentar?
  • No texto descrito na questão 71, fala sobre Rita, mas não coloca dados compatíveis com a condição de paciente terminal, como afirma a questão 72. Portanto, acredito que o erro esteja na última frase quando ele diz que os dados são compatíveis com a condição de paciente terminal. Além disso, não é importante a tomada de consciência do que está fazendo Rita morrer, como afirma o final da frase. O profissional de saúde tem que "conhecer os problemas (biopsicossociais) implicados no processo do adoecer e morrer, para ajudá-lo a se sentir melhor e ter um resto de vida digna. Não desistir do tratamento do paciente. O paciente pode desistir, mas os profissionais de saúde não." (Disponível no site:http://br.monografias.com/trabalhos/disciplin/disciplin.shtml)Para saber mais:"Quando atendemos ao paciente terminal é de fundamental importância que toda a equipe esteja bastante familiarizada com os estágios pelos quais ele passa, lembrando que podem se intercalar e repetir durante todo o processo da doença, descritos por E. Kübler Ross, em seu livro Sobre a Morte e o Morrer (4) e que permitem uma visão real da complexidade vivida pelo paciente diante da sua terminalidade e do morrer. São eles: a negação e o isolamento, a raiva (revolta), a barganha, a depressão e a aceitação, complementando-se com a esperança, que persiste em todos estes estágios e que é o que conduz o paciente a suportar sua dor. "Quando um paciente não dá mais sinal de esperança. Geralmente é prenúncio de morte iminente." (Disponível no site: http://br.monografias.com/trabalhos/disciplin/disciplin.shtml)
  • "...para uma DIGNA vivência da morte..." acho q ta aí a dica.

  • O caso descrito não relata um paciente em estado terminal! A questão crucial é que Rita demanda uma escuta pelo sofrimento que tem com a morte recente do irmão - daí a relevância do psicólogo.

  • Creio que a dica esteja no fato da intensificação dos sintomas não serem explicáveis através de uma análise fisiológica, que não observa a possibilidade da cronificação da doença por conta de uma quadro depressivo gerado pela morte do irmão afetivamente próximo, no mesmo hospital e num passado não distante. O que contradiz com o papel ético do psicólogo descrito na questão, na medida em que deveria trabalhar na elaboração do luto pelo irmão perdido, sua condição de fragilidade e sua qualidade de vida e não simplesmente preparar a paciente (e sua família) para a morte. Inclusive sugerir a possibilidade de mudá-la de hospital, na medida em que há grandes sinais que o ambiente que a faz lembrar da morte do irmão vêm trazendo prejuízos ao tratamento. 
  • O psicólogo nesse caso esqueceu de trabalhar o processo de LUTO e se precipitou em diagnosticar subjetivamente o processo de  fase terminal.

  • A psicologia e a ética juntas contribuem para uma digna vivência da morte, ou seja, para que esta não seja reduzida simplesmente a um processo biológico que permita morrer sem dor. Considero que o negrito mostra o erro da questão.


  • Errado. A questão está falando da postura do Psicólogo em relação a pacientes terminais. Contudo, em nenhum momento da descrição do caso de Rita, aponta que ela seja paciente terminal. As premissas estão certas, porém uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não há indícios que Rita seja paciente terminal, logo a questão não justifica o enunciado.

  • A banca induz o candidato ao erro ao associar a idade de Rita com o processo de morte! Rita não é paciente terminal, tadinha da Rita!

ID
65467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rita, com 83 anos de idade, com doença pulmonar
crônica, chegou ao vigésimo dia de internação, período em que
passou por vários tipos de exames, dos mais simples aos mais
invasivos. Ainda sem um diagnóstico preciso que explicasse a
intensificação dos sintomas de fadiga extrema, seria necessário
prosseguir os exames. Há seis meses, o irmão de Rita, após duas
semanas de internação no mesmo hospital, faleceu. A lembrança
desse irmão, que sempre foi muito próximo a ela, ainda está
muito viva. "Foi como se tivesse sido ontem", diz ela, cujo maior
desejo é voltar para sua casa, já não mais suportando a
permanência naquele hospital, apesar de todo apoio que recebe
dos filhos e da equipe médica.
A partir do caso hipotético acima, julgue os itens a seguir, acerca
da intervenção ética do psicólogo junto à pessoa doente.

É ético considerar a saúde e o bem-estar do paciente como primordiais, o que implica a suposição legal de que, para preservar a vida, os cuidados médicos e psicológicos necessitam da permissão do paciente, respeitando o princípio da não-maleficência, conferindo a Rita a independência de vontade e ação e a informação sobre o tratamento e suas implicações.

Alternativas
Comentários
  • "o Princípio da Não-Maleficência é um elemento do Princípio da Beneficência. É Deixar de causar o mal intencional a uma pessoa já fazer o bem para este indivíduo." (Disponível no site: http://www.ufrgs.br/bioetica/benefic.htm)."O Princípio da Não-Maleficência propõe a obrigação de não inflingir dano intencional. Este princípio deriva da máxima da ética médica "Primum non nocere". (disponível no site: http://www.ufrgs.br/bioetica/naomalef.htm)Acredito que o erro da questão é quando ela afirma que para preservar a vida, os médicos e psicólogos necessitam da permissão do paciente. Na verdade, os profissionais da saúde, pelo princípio da maleficiência,devem buscar a ética de não infligir o dano intencional ao paciente, o que independe da permissão do paciente.
  • Os quatro princípios bioéticos fundamentais são:  autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. O princípio em questão é o da autonomia e não o da não-maleficiência.

    O princípio da autonomia requer que os indivíduos capacitados de deliberarem sobre suas escolhas pessoais, devam ser tratados com respeito pela sua capacidade de decisão. As pessoas têm o direito de decidir sobre as questões relacionadas ao seu corpo e à sua vida. Quaisquer atos médicos devem ser autorizados pelo paciente.

    O princípio da beneficência refere-se à obrigação ética de maximizar o benefício e minimizar o prejuízo. O profissional deve ter a maior convicção e informação técnica possíveis que assegurem ser o ato benéfico ao paciente (ação que faz o bem).

    O princípio da não-maleficência estabelece que a ação sempre deve causar o menor prejuízo ou agravos à saúde do paciente (ação que não faz o mal). É universalmente consagrado através do aforismo hipocrático primum non nocere (primeiro não prejudicar), cuja finalidade é reduzir os efeitos adversos ou indesejáveis das ações diagnósticas e terapêuticas no ser humano.

    O princípio da justiça estabelece como condição fundamental a eqüidade: obrigação ética de tratar cada indivíduo conforme o que é moralmente correto e adequado, de dar a cada um o que lhe é devido. O médico deve atuar com imparcialidade, evitando ao máximo que aspectos sociais, culturais, religiosos, financeiros ou outros interfiram na relação médico-paciente. Os recursos devem ser equilibradamente distribuídos, com o objetivo de alcançar, com melhor eficácia, o maior número de pessoas assistidas.

    http://www.bioetica.org.br/?siteAcao=Publicacoes&acao=detalhes_capitulos&cod_capitulo=53&cod_publicacao=6

  • Só pra complementar... é ilegal o profsissional que atua sem a permissão do paciente, com exceção dos casos em que a vida do paciente está em jogo!!!!
  • Acho que o erro é justamento o contrário do que o que a nossa amiga acima falou: a questão fala em necessitar de permissão em caso de preservação da vida, o que na realidade nestes casos, a permissão não é necessário, devemos agir respeitando os princípios, mas agir.

     "É ético considerar a saúde e o bem-estar do paciente como primordiais, o que implica a suposição legal de que, para preservar a vida, os cuidados médicos e psicológicos necessitam da permissão do paciente, respeitando o princípio da não-maleficência, conferindo a Rita a independência de vontade e ação (...)"  

  • Concordo com o colega acima quando diz que o príncipio a que se refere esta questão é o de autonomia e não-maleficência.

    A autonomia consiste  no  direito  que  qualquer  pessoa  tem  de  decidir  sobre aspectos  de  sua  vida,  indicando  respeito  pela  sua  singularidade.  Para  que  uma pessoa  seja  considerada  como  autônoma  ela  deve  ter  capacidade  para  analisar  e compreender  uma  situação  e  escolher  uma  dentre  várias opções.  Além  disso,  essa escolha  deve  ser  voluntária,  livre  de  qualquer  coerção  (DIAS et  al.,  2007).  Proteção especial  deve  ser  dada  para  aqueles  que  não  têm  condições  de  exercer  sua autonomia. 

    A não-maleficência se  refere  à  garantia  de  que  todos  os  danos  previsíveis serão  evitados,  evitando  causar  qualquer  sofrimento  desnecessário  ao  sujeito.  O princípio  de justiça pressupõe  igualdade  entre  todas  as  pessoas  e  garantia  de  seus direitos básicos, incluindo acesso equitativo aos serviços e recursos disponíveis. 

    Segundo o princípio da autonomia o paciente tem o direito e deve de decidir sobre os aspectos de sua vida o que torna a frase da questãoos cuidados médicos e psicológicos necessitam da permissão do paciente", correta segunda o princípio da autonomia.
  • Concordo com Larissa, os cuidados médicos e psicólogicos necessitam da permissão do pacinete. Os cuidados médicos não necessitam da permissão do paciente. Na dignidade da pessoa humana , na sua dimensão de autonomia privada do indivíduo, não confere legitimidae à decisão da recusa de tratamento médico, é o caso das testemunhas de Jeová, que não aceitam transfusão de sangue. Mesmo contrariando a vontade do paciente, o médico tem legitimade. 
  • Errado! Legalmente falando, independente do que o paciente quiser, o médico é obrigado a preservar a vida do mesmo, independente de seu estado de consciência ou concordância. Nem tudo que os médicos fazem, ou nós fazemos, necessita de autorização. Cito casos simples que vivenciamos na psicologia: denunciar um pai por abuso infantil ou denunciar um paciente que anuncia que irá assassinar alguém. Nos dois casos não se faz necessário a permissão do contratante para que o psicólogo tome as providências necessárias.

    Fonte: psicologia nova


ID
78685
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diferentes formas de abordagem para o tratamento da drogadição. Não há conceitos ou programas de validade universal. Quando se entende que o adito é um ser que pôs em atividade a parte psicótica da personalidade (pois não responde à prova de realidade, nem à de experiência, não tem consciência da doença ou a tem parcialmente/dissociadamente e vive de acordo com o delírio, que se converte, assim, em sua própria "ideologia de vida", tal como ocorre no psicótico em seu sentido mais clássico), a internação em uma instituição, com um programa especialmente preparado para o tratamento de aditos, é indicada, pois garante a supressão do consumo de drogas, o estabelecimento do limite e a emergência dos estados de abstinência, gerando

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me indicar a literatura desta questão?

  • Dana, essa era a perspectiva trabalhada por Eduardo Kalina, um médico psiquiatra. Por ser de um material antigo e apresentar dados que não correspondem com as atuais pesquisas de referência acerca do tratamento com o adicto, não acredito que valha o investimento de tempo para o estudo.


ID
100108
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversos dispositivos legais tem sido criados com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento em saúde mental. São sem dúvida um reflexo do processo da reforma psiquiátrica brasileira e da luta antimanicomial, iniciada a partir dos anos 80 e que levou ao surgimento de serviços alternativos de saúde mental, como por exemplo, as transformações decorrentes da Lei nº 10.216/01 aprovada no Brasil, que dispõe sobre os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial de saúde. Podemos citar como um dos substi- tutivos a uma saúde mental centrada no hospital o

Alternativas
Comentários
  • Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de atendimento intensivo e diário, constituindo uma alternativa ao modelo centrado no hospital psiquiátrico. Os Centros de Atenção Psicossocial, permitem que os usuários permaneçam junto às suas famílias e comunidades.

ID
119839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo da saúde incluído em equipes multidisciplinares exerce sua prática clínica com as pessoas da comunidade, auxiliando, ainda, no processo educacional dos agentes de saúde por meio de dinâmicas de grupos e debates acerca dos assuntos daquela comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo"Psicólogo da Saúde: Atuação voltada a equipe multidisciplinar no sentido de contribuir com a promoção e prevenção de Saúde nas comunidades e suas Famílias, podendo ainda, estender suas técnicas psicoterapias aos outros técnicos do PSF como por exemplo, promovendo dinâmicas de grupos com finalidade de aprendizado, debates e discussões sobre assuntos da comunidade , contribuindo com pesquisas sobre a área da Saúde, enfim, auxiliando nos processos Educacionais dos Agentes de Saúdes, entre outras possibilidades."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314

ID
119842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem comportamental coleta e registra as contingências do programa de saúde, por meio de análises funcionais do comportamento, do mapeamento de estimulação aversiva e da falta de repertório comportamental, e oferece psicoterapia para a comunidade e para os membros do programa, com o objetivo de modificar comportamentos alvos.

Alternativas
Comentários
  • Certo"Abordagem comportamental: Coleta e registro de dados de ambiente Físico e Social buscando ordem entre os eventos que se relacionam entre a sociedade x PSF x famílias x Indivíduos, levantamento de contingências relevantes através de análises funcionais do comportamento humano para promoção de saúde e qualidade de vida. Mapeamento de estimulação aversiva e falta de repertório comportamental diretamente ligado a comunidade e aos membros do próprio PSF, produção de pesquisas na área de Saúde sobre a ótica comportamental, psicoterapia baseado na modificação de comportamentos alvos , sujeito único e linha de base."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • Oferecer psicoterapia para os membros do programa está correto?
  • Pois é, foi justamente nisso que fiquei pensando... "oferece psicoterapia para os membros do programa". Isso é correto?
  • Psicoterapia acho que usou de uma forma mais generalizada. É uma das possibilidades de intervenção biopsicossociais. Como não definiu de grupo ou individual. Pode ser considerada certa



ID
119845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O profissional com especialidade em psicologia do trabalho faz levantamentos acerca da estrutura e funcionamento do programa de cuidados básicos à saúde junto a médicos e coordenadores, pesquisa assuntos pertinentes à motivação dos técnicos e seleciona e capacita os agentes de saúde segundo as necessidades da comunidade.

Alternativas
Comentários
  • Certo"Psicólogo do Trabalho: Realizar levantamentos acerca da estrutura e funcionamento do PFS junto a Médicos e Gerentes, no sentido de alinhar os outros membros da equipe as necessidades da comunidade, pesquisar assuntos pertinentes a motivação dos técnicos, escolha e captação de agentes de saúde segundo as necessidades da comunidade local, realizar pesquisas acerca do desempenho prestados pelos mais diferentes PSFs com a finalidade de igualar e melhorar a qualidade no atendimento e prestação de serviços, uma padronização, etc."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • O psicólogo seleciona ACS? Não são concursados?


ID
119848
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem psicanalítica investiga dados pertinentes à relação dos indivíduos e suas influências nos conflitos, realiza psicoterapia especificamente grupal, baseada na psicodinâmica, identifica sintomas que indiquem aspectos da subjetividade do sujeito e promove grupos de reflexão entre membros do programa e da comunidade.

Alternativas
Comentários
  • ErradoO erro da questão está em afirmar que a abordagem psicanalítica realiza psicoterapia especificamente grupal."Abordagem Psicanalítica: Coleta de dados pertinentes a relação dos indivíduos e suas influências (Internas x externas), pesquisas sob a ótica psicanaílica, psicoterapia baseado na dinâmica e estrutura da psiquê (ID – EGO – SUPEREGO), buscar função das pulsões e estruturação de doenças psicológicas (Neurose, Psicose, etc.), buscar sintomas que se manifestam indicando aspectos da subjetividade de indivíduos, identificar relatos relevantes para Análises mais profundas, promover grupos de reflexão entre membros do PSF x Comunidade, orientação individual e coletiva de sujeitos e famílias."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • O erro está em "especificamente grupal".
  • A Abordagem Psicanalítica não faz psicoterapia em grupo? oO

  • "..especificamente grupal?!" #FalaSério

  • Precisamos estar atentos às palavras utilizadas, principalmente pelo CESPE como especificamente.

    Errei a questão por não me atentar....


ID
119851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

O psicólogo educacional planeja programas de educação em prevenção e promoção de saúde da criança -, relativos à educação sexual - e da mulher - nos cuidados com a gravidez e com os filhos - e delega aos agentes a atuação junto à comunidade, organizando atividades de lazer, eventos contra estresse e atividades relativas à qualidade de vida na terceira idade.

Alternativas
Comentários
  • ErradoO erro da questão está em afirmar que o psicólogo educacional delega aos agentes a atuação junto à comunidade. Pois, faz parte do papel do psicólogo educacional atuar junto à comunidade."Psicólogo Educacional: Planejamento de Programas de educação com foco de prevenção e promoção de saúde à crianças (Higiene bucal, educação sexual, etc.), à mulheres (cuidados com a gravidez, cuidados com crianças, etc.) à adolescentes (Uso e abuso de drogas, violência, etc.) à comunidade em geral (Mutirões contra doenças infecto – contagiosas e degenerativas, contra estresse, promoção de lazer e qualidade de vida, etc.) à idosos (qualidade de vida na 3º idade, relação com a família, etc.), à famílias com membros excepcionais (Suas limitações, o mercado – de – trabalho, etc.), enfim, muitas possibilidades de atuação com práticas educacionais dentro do PSF que contribuiriam significativamente com o impacto positivo deste programa nas comunidades e suas famílias."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • po tava tao bonitinha a definição , só estargou com o delega hein

  • psicologo da saúde

  • Prevenção = doença

    Promoção = saúde


ID
119854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem psicodramática descreve como se dá a relação dos sujeitos como seres no mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas também maneira como esta se estruturou, e promovendo reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do programa e da comunidade.

Alternativas
Comentários
  • ErradoEstas características se referem à abordagem fenomenológica."Abordagem Psicodramática: Através de dinâmicas de grupos, roly – play, e outras técnicas de psicoterapia em grupo, promover a qualidade de vida e a promoção de saúde a membros do PSF e da comunidade, promover debates e reflexões em grupos com a finalidade de construir melhores relações entre os membros enquanto sujeitos inseridos em suas famílias e estas inseridas na comunidade, pesquisas sob a ótica psicodramática, etc."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • Psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis.

  • A abordagem psicodramática descreve como se dá a relação dos sujeitos como seres no mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas também maneira como esta se estruturou, e promovendo reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do programa e da comunidade. (erros nas partes grifadas)

  • Vai reter o imóvel, não a abertura


ID
119857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem fenomenológica promove debates em grupos, com a finalidade de construir melhores relações entre sujeitos inseridos em suas famílias e na comunidade, mediante de dinâmicas de grupos e outras técnicas de psicoterapia em grupo.

Alternativas
Comentários
  • ErradoEstas carecterísticas se referem à abordagem psicodramática."Abordagem Fenomenológica: Descrever fielmente como se dá a relação dos sujeitos enquanto ser-no-mundo, procurando compreender não apenas a casualidade, mas o “como” desta casualidade, ou seja, buscando de que maneira se estruturou esta casualidade, como se dá as relações humanas em determinados locais, realizar pesquisas sob a ótica fenomenológica, promover reflexões críticas acerca de temas diversos entre membros do PSF e da comunidade, etc."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • Quer dizer que a abordagem fenomenológica não trabalha com grupo? Questão estranha !
  • Letícia, não, não é isto. É que não atua com o grupo a partir desta perspectiva. Recomendo a leitura deste artigo:

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582013000100009


ID
165889
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as atribuições do psicólogo hospitalar, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • deve intervir, quando necessário, na relação do paciente com a equipe, a família, os demais pacientes, a doença e a hospitalização.


ID
165928
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitos teóricos têm discutido sobre os campos, funções e delimitação de espaço de atuação da Psicologia da Saúde e da Psicologia Hospitalar. Assinale a alternativa que apresenta a real função e abrangência de uma dessas áreas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • O que é Psicologia da Saúde

    A Psicologia da Saúde tem como objetivo compreender como os fatores biológicos, comportamentais e sociais influenciam na saúde e na doença (APA, 2003). Na pesquisa contemporânea e no ambiente médico, os psicólogos da saúde trabalham com diferentes profissionais sanitários, realizando pesquisas e promovendo a intervenção clínica. Complementar a essa definição, o Colégio Oficial de Psicólogos da Espanha (COP, 2003) conceitua a Psicologia da Saúde como a disciplina ou o campo de especialização da Psicologia que aplica seus princípios, técnicas e conhecimentos científicos para avaliar, diagnosticar, tratar, modificar e prevenir os problemas físicos, mentais ou qualquer outro relevante para os processos de saúde e doença. Esse trabalho pode ser realizado em distintos e variados contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos. A Psicologia da Saúde também poderia ser compreendida como a aplicação da Psicologia Clínica no âmbito médico.

    O que é Psicologia Hospitalar

    De acordo com a definição do órgão que rege o exercício profissional do psicólogo no Brasil, o CFP (2003a), o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de psicoprofilaxia; atendimentos em ambulatório e unidade de terapia intensiva; pronto atendimento; enfermarias em geral; psicomotricidade no contexto hospitalar; avaliação diagnóstica; psicodiagnóstico; consultoria e interconsultoria.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98932004000300007&script=sci_arttext

  • Gabarito B.

    A - Errado, a Psi. da saúde atua em todos os níveis de atenção à saúde e pode se debruçar em outras áreas, como a de ensino e pesquisa;

    C - A atenção hospitalar abrange nível secundário e terciário de saúde, não podendo portanto incluir o nível primário;

    D - A atenção hospitalar abrange nível secundário e terciário de saúde, não podendo portanto incluir o nível primário;


ID
165931
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Rodriguez Marín (2003), assinale a alternativa que apresenta as seis funções básicas do psicólogo hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Rodriguez-Marín (2003) sintetiza as seis tarefas básicas do psicólogo que trabalha em hospital:

    Função de coordenação: relativa às atividades com os funcionários do hospital Função de ajuda à adaptação: em que o psicólogo intervém na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente internado Função de interconsulta: atua como consultor, ajudando outros profissionais a lidarem com o paciente Função de enlace: intervenção, através do delineamento e execução de programas junto com outros profissionais, para modificar ou instalar comportamentos adequados dos pacientes Função assistencial direta: atua diretamente com o paciente Função de gestão de recursos humanos: para aprimorar os serviços dos profissionais da organização.
  • Rodriguez-Marín (2003) sintetiza as seis tarefas básicas do psicólogo que trabalha em hospital: 1) função de coordenação: relativa às atividades com os funcionários do hospital; 2) função de ajuda à adaptação: em que o psicólogo intervém na qualidade do processo de adaptação e recuperação do paciente internado; 3) função de interconsulta: atua como consultor, ajudando outros profissionais a lidarem com o paciente; 4) função de enlace: intervenção, através do delineamento e execução de programas junto com outros profissionais, para modificar ou instalar comportamentos adequados dos pacientes; 5) função assistencial direta: atua diretamente com o paciente, e 6) função de gestão de recursos humanos: para aprimorar os serviços dos profissionais da organização


ID
166813
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitos autores propõem a utilização da técnica de terapia breve na psicoterapia em situações de perdas e luto. Volkan (1971) ressalta que, mesmo quando a crise amplia os problemas de personalidade do enlutado, estes não poderão ser resolvidos em terapia a curto prazo,

Alternativas
Comentários
  • Segundo a psicoterapia breve, o principal objetivo terapêutico é o foco da situação problema em um espaço de tempo limitado. Logo novos problemas não poderão ser resolvidos, principalmente se tratando de contexto hospitalar.

    Fonte: Aula IFAR - curso SESDF/2014

  • Embora a letra E esteja correta, qual seria o erro da letra D?


ID
177829
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, o aspecto essencial do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (F42) são pensamentos obsessivos ou atos compulsivos recorrentes, sendo que os pensamentos obsessivos são ideias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo

Alternativas
Comentários
  • F42 - TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO

    Transtorno caracterizado essencialmente por idéias obsessivas ou por comportamentos compulsivos recorrentes. As idéias obsessivas são pensamentos, representações ou impulsos, que se intrometem na consciência do sujeito de modo repetitivo e estereotipado. Em regra geral, elas perturbam muito o sujeito, o qual tenta, freqüentemente resistir-lhes, mas sem sucesso. 

    O sujeito reconhece, entretanto, que se trata de seus próprios pensamentos, mas estranhos à sua vontade e em geral desprazeirosos. Os comportamentos e os rituais compulsivos são atividades estereotipadas repetitivas. O sujeito não tira prazer direto algum da realização destes atos os quais, por outro lado, não levam à realização de tarefas úteis por si mesmas. 

    O comportamento compulsivo tem por finalidade prevenir algum evento objetivamente improvável, freqüentemente implicando dano ao sujeito ou causado por ele, que ele(a) teme que possa ocorrer. O sujeito reconhece habitualmente o absurdo e a inutilidade de seu comportamento e faz esforços repetidos para resistir-lhes. 

    O transtorno se acompanha quase sempre de ansiedade. Esta ansiedade se agrava quando o sujeito tenta resistir à sua atividade compulsiva.

  • De forma REPETIDA e RECORRENTE.


ID
177832
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a característica essencial do Transtorno Bipolar I quanto às características diagnósticas é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios

Alternativas
Comentários
  • Fonte DSM-IV

    Características Diagnósticas


     
    A característica essencial do Transtorno Bipolar I é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos. Com freqüência, os indivíduos também tiveram um ou mais Episódios Depressivos Maiores. Os Episódios de Transtorno do Humor Induzido por Substância (devido aos efeitos diretos de um medicamento, outros tratamentos somáticos para a depressão, uma droga de abuso ou exposição a uma toxina) ou de Transtorno do Humor Devido a uma Condição Médica Geral não devem ser contabilizados para um diagnóstico de Transtorno Bipolar I. Além disso, os episódios não são melhor explicados por Transtorno Esquizoafetivo nem estão sobrepostos a Esquizofrenia, Transtorno Esquizofreniforme, Transtorno Delirante ou Transtorno Psicótico Sem Outra Especificação. O Transtorno Bipolar I é subclassificado no quarto dígito de acordo com o fato de o indivíduo estar experimentando um primeiro episódio (isto é, Episódio Maníaco Único) ou de o transtorno ser recorrente. A recorrência é indicada por uma mudança na polaridade do episódio ou por um intervalo entre os episódios de pelo menos 2 meses sem sintomas maníacos. Uma mudança na polaridade é definida como um curso clínico no qual um Episódio Depressivo Maior evolui para um Episódio Maníaco ou um Episódio Misto ou no qual um Episódio Maníaco ou um Episódio Misto evoluem para um Episódio Depressivo Maior. Em contrapartida, um Episódio Hipomaníaco que evolui para um Episódio Maníaco ou Episódio Misto, ou um Episódio Maníaco que evolui para um Episódio Misto (e vice-versa), é considerado apenas como um episódio único. Para os Transtornos Bipolares recorrentes, pode-se especificar a natureza do episódio atual ou mais recente (Episódio Mais Recente Hipomaníaco, Episódio Mais Recente Maníaco, Episódio Mais Recente Misto, Episódio Mais Recente Depressivo, Episódio Mais Recente Inespecificado).
  • Maníacos ou Episódios Mistos.

  • TB tipo I: caracterizado por um ou mais episódios de mania ou misto, com ou sem a ocorrência de depressão.

     

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/

  • A banca foi "boazinha" ao colocar os itens de resposta, pois a letra E é a opção mais plausível para quem conhece apenas o DSM-V (edição atual).

  • "A característica essencial do Transtorno Bipolar I é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos. Com freqüência, os indivíduos também tiveram um ou mais Episódios Depressivos Maiores."

    De acordo com o DSM-IV-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), a característica essencial do Transtorno Bipolar I quanto às características diagnósticas é um curso clínico caracterizado pela ocorrência de um ou mais Episódios Maníacos ou Episódios Mistos.


ID
187597
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

José Bleger, autor da obra "Psico-Higiene e Psicologia Institucional", afirma que a função do psicólogo não deve ficar reduzida à terapia das neuroses e psicoses e aponta a necessidade de se

Alternativas
Comentários
  • Se alguém, como eu, ficou em dúvida sobre o conceito de Psicoprofilaxia: 

     

    Toda atividade que, com base em um plano de análise psicológica e mediante o emprego de recursos e técnicas de psicologia procure promover o desenvolvimento das potencialidades do ser humano seu amadurecimento como indivíduo e, finalmente, sua felicidade.

  • José Bleger, autor da obra "Psico-Higiene e Psicologia Institucional", afirma que a função do psicólogo não deve ficar reduzida à terapia das neuroses e psicoses e aponta a necessidade de se aplicar planos de vasto alcance social no terreno da higiene mental e da saúde pública, voltando-se, o psicólogo, para a psicoprofilaxia e promoção da saúde.


ID
187612
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:

Alternativas
Comentários
  • d) abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e vigilâncias epidemiológicas (álcool, tabaco, epilepsia, esquizofrenia).

  • Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:

    d) abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e vigilâncias epidemiológicas (álcool, tabaco, epilepsia, esquizofrenia).

  • Entre as áreas de ação do Programa de Saúde Mental do Ministério da Saúde estão:

    d) abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) e vigilâncias epidemiológicas (álcool, tabaco, epilepsia, esquizofrenia).


ID
188050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta com relação aos momentos de crise que levam o toxicômano a demandar um tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Correta: Letra E

    Segue um referencial que pode ser útil:

    Para o toxicômano, o controle pode ser impossível de ser alcançado devido à gravidade da dependência psicológica e orgânica. São freqüentes relatos de pacientes que reconhecem que gostariam de voltar a ser apenas usuários e não dependentes de drogas, ou seja, desejam obter o controle sobre o uso. Damos a isso o nome de demanda de conciliação, visto que o paciente busca o local de tratamento não para abrir mão da droga, mas tentar manejar seu uso.

    Fonte: http://www.polemica.uerj.br/pol23/oficinas/artigos/lipis_4.pdf

  • Em 11/01/22 às 15:49, você respondeu a opção B.

    Em 10/01/22 às 16:28, você respondeu a opção B.

    Seria cômico se não fosse trágico kkkkk


ID
188053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta quanto ao programa de redução de danos no tratamento da toxicomania.

Alternativas
Comentários
  • Acabei marcando a letra D, mas de fato, a alternativa correta é a letra E.

     

    Hoje, o que melhor caracteriza o conceito de Redução de Danos é a flexibilidade no contrato com o usuário. Significa estabelecer vínculo, facilitar o acesso às informações e orientações, estimular a ida ao serviço de saúde (quando necessário), utilizando propostas diversificadas e construídas com cada usuário e sua rede social. Para tanto, consideram-se o desejo e a demanda dos usuários, assim como as possibilidades para compor um acompanhamento com combinações em comum acordo, chamado de plano terapêutico.

    Fonte: http://www.esp.rs.gov.br/img2/v18n1_07redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20danos.pdf

     

    O erro da Letra D está na parte final  "eliminando a exigência da abstinência". Ou seja, na Redução de Danos propõe-se esquemas de proteção, sem necessariamente exigir a abstinência, a não ser que o uso intenso apresente situações de risco de vida. Constitui uma estratégia de abordagem dos problemas com as drogas, que não parte do princípio que deve haver uma imediata e obrigatória extinção do uso de drogas no âmbito da sociedade, seja no caso de cada indivíduo, mas que formula práticas que diminuem os danos para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem. 

     

     

     

     

  • Não sei se mesmo assim tornaria a D incorreta, uma vez que, de fato, na prática de RD não se EXIGE a abstinência, considerando os riscos, esta poderá ser sugerida, mas exigida? Não sei não, hein...

  • A redução de danos é uma política de saúde que dar autonomia ao sujeito, e em nenhum momento ela exige a abstinência. Eu acho essa questão passível de anulação pois sendo assim, no meu ponto de vista fica dois itens corretos.


ID
188092
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Ministério da Saúde, a partir da década de 90 do século passado, definiu uma nova política de saúde mental, instituindo um modelo de serviços de base comunitária que incentiva a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados. Com relação aos termos base comunitária e territorializados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Ministério da Saúde, a partir da década de 90 do século passado, definiu uma nova política de saúde mental, instituindo um modelo de serviços de base comunitária que incentiva a criação de serviços em saúde mental públicos e territorializados. Com relação aos termos base comunitária e territorializados, assinale a opção correta.

    Base comunitária define que os cuidados são oferecidos na comunidade, em articulação com os recursos de que a comunidade dispõe.

  • Porque a letra D está incorreta?



  • A territorialização do Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços. 

    Isso é de extrema importância, pois não há uma fórmula mágica de organização que funcionará em qualquer território. Os territórios são extremamente diferentes uns dos outros, isso significa que uma forma de organização dos serviços que funcione muito bem em determinado local pode dar muito errado em outro.

    Por isso é necessário conhecer o território. Isso significa conhecer a população, o ambiente, e as suas relações. A partir disso, é possível conhecer as suas necessidades e, então, organizar o serviço de forma eficaz.

    Os serviços de saúde devem se adaptar às necessidades da população, e não o contrário


    http://redehumanizasus.net/94416-a-importancia-da-territorializacao/






ID
188107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à intervenção psicológica junto a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É infarto do miocárdio. E não enfarto.


ID
188128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a técnicas psicoterápicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Reestruturação cognitiva é um processo psicoterapêutico de aprender a identificar e contestar pensamentos irracionais ou não-adaptativos conhecido como distorções cognitivas,


ID
188140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o novo código brasileiro de ética médica, em vigor desde abril de 2010, a ortotanásia pode ser praticada em casos de doença incurável e terminal, evitando o prolongamento inútil e o sofrimento do doente já sem chances de cura. Nesse novo contexto, o psicólogo que assiste o doente e sua família deve

Alternativas
Comentários
  •  Resposta certa: Letra E

    A - Errado. "de acordo com seus próprios valores morais, éticos e religiosos" -> O psicólogo nunca pode partir de sua concepção e valores morais na orientação do paciente. Deve-se respeitar as crenças e valores do indivíduo.

    B - Errado. "sensibilizar a família e o paciente, quando consciente, a aceitar a ortotanásia como a melhor opção para minorar o sofrimento de todos" -> O psicólogo deve apoiar tanto a família e o paciente para que eles tomem uma decisão consciente. Ele não deve influenciar essa decisão.

    C - Errado. "sugerir sempre a opção pela ortotanásia, quando interagindo em equipes de saúde, e mostrar à equipe as vantagens dessa opção do ponto de vista psicológico". -> Não cabe ao psicólogo sugerir a ortotanásia, pois é a equipe médica que sabe os recursos disponíveis e a possibilidades de recuperação do paciente.

    D - Errado. "orientar a família a evitar o assunto sobre morte com o paciente, de modo que ele não perceba ou não seja obrigado a pensar sobre a proximidade do fim". -> O paciente necessita dialogar sobre o processo de adoecimento e morte. Sendo assim, faz parte da atividade do psicólogo acolher o momento do paciente, e apoiar a família para que ela consiga fazer esse acolhimento também.

    E - Certo.

  • Ortotanásia é o nome dado à conduta que os médicos tomam quando — ao ver que o estado clínico do paciente é irreversível e que sua morte é certa — permitem que o paciente faleça, a fim de poupar-lhe mais sofrimento.


ID
193600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a
seguir.

No âmbito do trabalho em equipe, existem competências comuns a todos os profissionais de saúde, complementares ou específicas de cada profissão e colaborativas, essenciais para o trabalho conjunto.

Alternativas

ID
193603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a
seguir.

Os profissionais de saúde encontram-se entre as populações mais sujeitas a agravos psíquicos e somáticos devido à natureza de sua rotina ocupacional, que ocorre em ambientes insalubres e perigosos, com atividades repetitivas e uma aproximação com a dor e a morte maior do que o restante da população.

Alternativas

ID
193606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do trabalho da equipe interprofissional, julgue os itens a
seguir.

Nos ambientes de equipes interprofissionais, a descoberta de problemas ou de faltas costuma estar associada à falha ou ao erro e ser utilizada para luta política ou em defesa de interesses particulares.

Alternativas
Comentários
  • redação toda ferrada.

  • q?????

  • Não entendi.

  • loucura, loucura, loucura hahaha

  • Achei subjetiva.

    Entendi patavina

  • N entendi bulhufas...

  • Mais tarde eu volto pra ver se alguém entendeu.

  • GREGO

  • interesses particulares? acredito que o gabarito está errado, alguém poderia explicar?

  • Nesses ambientes, a descoberta de problemas ou de faltas costuma ser identificada à falha ou erro e ser utilizada para luta política ou em defesa de interesses particulares 31. Não há cultura, entre gestores e entre equipes, sobre métodos para programar trabalho dialógico e interativo, criando instâncias de mediação, espaços protegidos e processos de contrato em que se estabeleçam metas e critérios para avaliação do trabalho. 

    Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(2):399-407, fev, 2007

    https://www.researchgate.net/publication/237225528_Apoio_matricial_e_equipe_de_referencia_uma_metodologia_para_gestao_do_trabalho_interdisciplinar_em_saude

  • Alguém sabe as referências?


ID
193609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

Em equipes interprofissionais, existe a possibilidade de o profissional se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes, pois as ideias das profissões de origem costumam ser arraigadas e alguns desses grupos tendem a ser corporativistas, coesos e homogêneos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correta!

    Super correto, uma vez que esta realidade consiste numa das principais dificuldades da execução do trabalho interdisciplinar.


ID
193612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

No trabalho em equipe, há uma relação diretamente proporcional entre o grau de cooperação entre os membros e o grau de efetividade do resultado.

Alternativas
Comentários
  • Errado por que? Discordo.

    Se há uma maior cooperação entre os membros, deve-se esperar maior efetividade no resultado.

     

    "trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
    condições de saúde"

  • O gabarito oficial aponta a questão como ERRADA mesmo. Eu também discordo. Se alguém concordar com o Cespe, por gentileza, explique apontando a fundamentação.

    Gabarito oficial: http://www.cespe.unb.br/concursos/msadministrativo2009/arquivos/Gab_definitivo_MSADM_015_20.PDF (questão 57)

  • Questões como essa nada é certeza. Não posso generalizar. Temos que ficar espertos com questões desse tipo........Veja bem, não é por causa que o grau de cooperação está grande entre os membros que a efetividade do resultado será positivo. Não temos essa certeza. A cooperação pode estar grande, mas os resultados são poucos significativos devido outros problemas.

    Exemplo: time de futebol tem jogadores empenhados e unidos. Querem cooperar com a vitória. Mas vai lá e perde.

  • não se pode fazer essa ligação diretamente proporcional; Não é somente a cooperação entre os membros que vai gerar a efetividade do resultado. Há outros fatores envolvidos.
  • Gente o "pega" dessa questão foi o "diretamente proporcional". Isso chega a ser uma forma de generalização. No trabalho em equipe pode ocorrer que algum membro não coopere tanto e ainda assim haja efetividade dos resultados. Neste caso não houve uma relação diretamente proporcional entre o grau de cooperação (já que nem todos cooperaram) e o resultado. O contrário também pode ocorrer, ou seja todos cooperarem e ainda assim os resultados não serem efetivos.
  • não há GARANTIAS!

  • Não há garantias de efetividade, nesse sentido.

    Temos sempre que questionar esse determinismo entre o Se-então das questões.


ID
193615
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

As equipes interprofissionais são vantajosas porque rompem a rigidez hierárquica das organizações de saúde, facilitando o processo de comunicação interna; além disso, essas equipes reúnem conhecimentos de várias áreas, aproximando pessoas diferentes.

Alternativas

ID
193618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

No caso das equipes interprofissionais, o trabalho em equipe gera maior produtividade, pois estas são mais eficazes que indivíduos trabalhando isoladamente e conseguem atender um maior número de pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar o que está errado nessa questão?
  • Também n entendí..
  • Alguns estudos indicaram que trabalhando individualmente os profissionais atendiam mais pacientes e atendiam mais rápido. O trabalho em grupo exige reuniões frequentes e que os profissionais analisem os casos uns dos outros, isso reduz a produtividade mesmo que aumente a qualidade e sucesso do atendimento.
  • Acho que o erro está no carater TAXATIVO da questão. ' estas são mais eficazes que indivíduos trabalhando isoladamente " Acho que não existe tal conclusão generalista.
  • Algumas situações individuos são mais eficázes do que grupos ou equipes.

  • Eu creio que no caso do atendimento interdisciplinar perde-se em relação a quantidade de pacientes atendidos por conta da inserção de vários profissionais em relação a um único paciente e isso demanda tempo. Porém, ganha-se na questão da qualidade da entrega do trabalho, do ponto de vista integral do sujeito.

  • As equipes multiprofissionais tendem a dar conta de uma quantidade maior de pacientes, pois os trabalhos são independentes e compartimentalizados.


ID
193621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

A formação do profissional de saúde tem sido orientada por um modelo de atenção cuja racionalidade sustenta-se na fragmentação, no aprofundamento e na descrição de partes para se compreender a unidade humana que deu origem a preceitos especializantes.

Alternativas
Comentários
  • complicado a questão não da uma data de referência

     

  • "fragmentação"??? questão confusa...

  • Também não entendi em relação a fragmentação...

  • As formações ainda são orientadas no sentido da fragmentação dos saberes.

  • Gabarito: certo!

    Gente, a assertiva está correta. Vejam bem, vivemos numa época que quanto mais o sujeito se especializa, mais ele é valorizado, e o que isso significa? Que os profissionais estão, cada vez mais, buscando atender frente a uma área específica. Por ex: médicos que se especializam em cirurgia, para depois se especializar em cirurgia plástica.

    O resultado disto é a fragmentação das áreas de atuação, já que hoje há um profissional específico para cada tipo de problema.


ID
193624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

O PPCD oferece oportunidades para a integração do cuidado e da aprendizagem, desenvolvendo ações de saúde adequadas e compatíveis com e para o homem na sua totalidade.

Alternativas
Comentários
  • tá bem romântica essa resposta, acertei no chute. Colocar a palavra homem confunde um pouco, já que se trata de criança e constituição psíquica e pré-natal e puericultura. Enfim acho que a palavra é um pouco tendenciosa.

  • Bem tendenciosa, até pq existem programas voltados para a saúde do homem como o pre Natal do homem. 

  • homem no sentido de pessoa???? PQP


ID
193627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

No âmbito do PPCD, o apoio matricial e as equipes interprofissionais e de referência são, ao mesmo tempo, arranjos organizacionais e uma metodologia para a gestão do trabalho em saúde, objetivando ampliar as possibilidades de realizar-se clínica ampliada e integração entre distintas especialidades e profissões.

Alternativas
Comentários
  • sim colocou várias definições da atuação do psicólogo na saúde pública: transdisciplinaridade x interdisciplinaridade, clínica ampliada, intervenções terapêuticas, equipe de referência etc. Achei bem colocada essa afirmação. Valorizou o profissional concursando que está se preparando para concursos, 


ID
193630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

O atual estágio de conhecimento sobre equipes interprofissionais permite considerar que nenhum especialista, de modo isolado, poderá assegurar uma abordagem integral dos problemas de saúde, que exige ampliação do trabalho clínico e sanitarista.

Alternativas

ID
193633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Programa de Promoção do Crescimento e
Desenvolvimento do Lactente (PPCD) é um programa de ações
educativas junto a mães de recém-nascidos, realizado por uma
equipe interprofissional, complementar à puericultura realizada
pelas unidades básicas de saúde. São duas atividades com
objetivos diferentes, complementares entre si, ambas atuando na
melhoria das condições de saúde da população infantil. Sua
atuação é embasada em três pilares: estímulo ao aleitamento
materno, recuperação e estreitamento do vínculo mãe-filho e
ações educativas feitas pela equipe interprofissional. No
programa, enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos,
assistentes sociais, pedagogos e outros profissionais de saúde
trabalham conjuntamente unidos pelo interesse na melhoria das
condições de saúde.

Considerando que o PPCD oferece condições de atuação de uma
equipe interprofissional, julgue os itens de 06 a 14.

Uma contribuição do PPCD é a de formatar a prática configurada por um grupo homogêneo, com uma estrutura na qual as pessoas se aproximam, se vinculam e interagem, estabelecendo uma relação que opera a integração do conhecimento intelectual com a vivência, o que facilita a transformação da atitude perante o cuidado com a saúde.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada


    Acredito que o erro da questão está em dizer que é configurada por um grupo homogêneo. A principal característica de uma equipe interprofissional é a heterogeneidade e é ela que traz a riqueza ao trabalho. 

ID
193636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

Os atendimentos rápidos e intercalados entre os profissionais tornam-se fundamentais para a efetividade das equipes interprofissionais e do sistema de saúde como um todo, sendo desnecessário manter uma relação longitudinal no tempo com os usuários.

Alternativas
Comentários
  • acho que o erro está nos atendimentos rápidos e intercalados(intercalados tudo bem, rápido pode trazer um tom de perjorativo ou simplista e não se tata de rápido mas de eficaz com qualidade).  Fundamental. O que tornou-se fundamental não é a rapidez, mas sim a interdisciplinaridade como ação da equipe multidisciplinar. A lógica da questão está errada, com algumas palavras de duplo sentido. Falsas inferências. 


ID
193639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

Para que a interdisciplinaridade ocorra de fato e contribua para aumentar a eficácia das intervenções, é importante não somente facilitar a comunicação entre distintos especialistas e profissionais, como também montar um sistema que produza um compartilhamento de responsabilidades pelos casos e pela ação prática e sistemática conforme cada projeto terapêutico específico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo!

    Para que a interdisciplinaridade ocorra de fato e contribua para aumentar a eficácia das intervenções, é importante não somente se facilitar a comunicação entre distintos especialistas e profissionais, como também montar um sistema que produza um compartilhamento sincrônico e diacrônico de responsabilidades pelos casos e pela ação prática e sistemática conforme cada projeto terapêutico específico. O papel de cada instância, de cada profissional, deve ficar bem claro. Alguém deve se responsabilizar pelo seguimento longitudinal e pela construção de uma lógica que procure integrar a contribuição dos vários serviços, departamentos e profissionais. Em geral, esse papel cabe a integrantes da equipe de referência. 

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000200016


ID
193642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

Trabalhar em equipe na área da saúde de maneira integrada significa estabelecer conexões entre os distintos processos de trabalho, fundamentando-se em certo conhecimento sobre o trabalho do outro e na valorização das contribuições deste na produção de cuidados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo!

    Ressalta-se que trabalhar em equipe no PSF de maneira integrada significa estabelecer conexões entre os distintos processos de trabalho, fundamentando-se em um certo conhecimento sobre o trabalho do outro e na valorização das contribuições deste na produção de cuidados. O estabelecimento de consensos entre os profissionais, no que se refere aos objetivos e resultados a serem contemplados e à melhor forma de atingi-los, também caracteriza um trabalho integrado.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342008000200007


ID
193645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

É comum ao profissional que atua em equipes interprofissionais construir identidade e segurança, desapegando-se da identidade de seu núcleo de especialidade, o que facilita a abertura para a interação inevitável em espaços interdisciplinares.

Alternativas
Comentários
  • Owwww menino comentador!!!!
  • Acredito que o erro da questão está em "DESAPEGANDO-SE DE SEU NÚCLEO DE ESPECIALIDADE". 

  • Talvez se coloca-se "guardando os conhecimentos específicos na gaveta" estaria certo rsrs não sei...

  • Não. O erro está em desapegando-se da identidade, pois apesar da integração, compartilhamento e trocas vitais para a evoluções dos pacientes que, neste caso, não deve ser visto de modo fragmentado por cada área do conhecimento, os profissionais devem conservar sua identidade. Vale ressaltar, que no caso do psicólogo, por exemplo, temos, ainda, o sigilo profissional que faz parte de sua identidade, logo, não pode ser retirada.

    Gabarito Errado

    Bons Estudos!

  • Gabarito Errado!

    Por outro lado, é comum o profissional construir identidade e segurança, apegando-se à identidade de seu núcleo de especialidade, o que dificulta a abertura para a interação inevitável em espaços interdisciplinares.

    É comum, na verdade, que os profissionais assumam a postura de apego às especificidades da sua área de atuação, o que dificulta que este se encontre aberto a assumir uma postura onde as práticas devem estar relacionadas, em atitude interdisciplinar.

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2007000200016


ID
193648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

O desafio estrutural à prática clínica ampliada ocorre quando, nas organizações hospitalares e ambulatoriais, uma mesma enfermaria é comandada por vários gerentes, que não estão obrigados a se compor em colegiados ou a coordenar e integrar seus planos de trabalho, o que contribui para diluir a responsabilidade sanitária pelos casos acompanhados.

Alternativas
Comentários
  • Cespe.......

  • Gabarito Certo!

    Simplificando a alternativa, o trabalho fragmentado ocasiona numa fragilidade das possibilidades de cuidado integral e resulta em cuidado diluído segundo as responsabilidades particulares de cada profissional.


ID
193651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes interprofissionais se originaram de um contexto que
apresenta necessidades de relacionamento e competências
específicas dos profissionais envolvidos. Quanto às
competências, aos relacionamentos e ao contexto que envolvem
as equipes interprofissionais, julgue os itens de 15 a 20.

As pesquisas realizadas com equipes interprofissionais mostram ser extremamente fácil acordar sobre o alcance do poder de influência de cada um, ou mesmo de deliberação conjunta, entre os distintos especialistas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado!

    As pesquisas, do contrário, apontam para as dificuldades que as equipes encontram de realizar práticas que partam da ótica de cuidado conjunto.


ID
193654
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.

A dor é uma experiência subjetiva, cujas características multidimensionais são apenas apreciáveis pela pessoa em sofrimento. Essa peculiaridade, associada ao fato de que a percepção da dor é mediada por variáveis como religião, ganhos secundários e nível de ansiedade, torna a avaliação quantitativa da dor um procedimento complexo e inexato. Ainda assim, a mensuração da experiência álgica vem sendo utilizada por médicos, psicólogos e fisioterapeutas como um importante referencial para o direcionamento das condutas em termos de escolha, início, modificação e término do tratamento da dor.

Alternativas

ID
193657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.

Quando se trata de dor crônica, a avaliação dispensa uma coleta detalhada da história clínica do paciente porque o diagnóstico álgico é feito com o uso de escalas numéricas ou verbais, cujos dados oferecidos são suficientes para subsidiar as escolhas profissionais referentes ao tratamento da dor.

Alternativas

ID
193660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.

De acordo com o modelo psicanalítico, conflitos intrapsíquicos podem ser convertidos em dor física por meio de mecanismos psicodinâmicos, ou seja, sintomas de dor podem ser entendidos como símbolo de um conflito emocional subjacente. Por exemplo, uma queixa de dor pélvica continuada pode descrever, de fato, a expressão somática de conflitos não resolvidos relativos a desejos sexuais inaceitáveis.

Alternativas
Comentários
  • Conversão - conflito vira sintoma com significado simbólico;


ID
193663
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.

De acordo com o modelo biopsicossocial, um evento que desencadeia um processo biológico, como uma queda com consequente quebra de uma perna, pode implicar a ocorrência de respostas psicológicas e sociais subsequentes, como frustração de quem se feriu e grande dedicação ao ferido por parte de um familiar. Essas variáveis interagem entre si e podem exacerbar e manter a percepção de dor.

Alternativas
Comentários
  • O modelo psicossocial concebe a saúde e outros comportamentos são interação entre mecanismos biológicos, processos psicológicos e influências sociais (Straub, 2014). 


ID
193666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente,
pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a
formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e
desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer,
avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue
os itens de 21 a 25, acerca da dor e dos aspectos psicológicos
envolvidos na percepção álgica.

O profissional que, em um serviço de saúde, assiste pacientes com dor deve oferecer atenção personalizada a seus doentes, considerando que um procedimento básico, único para todos eles, terá resultado insatisfatório devido às diferenças individuais e às variações na severidade e cronicidade das dores percebidas pelas pessoas, mesmo que portadoras da mesma doença de base.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo!

    Questão corretíssima, uma vez que o adoecimento está ligado a experiência subjetiva do sujeito, aos seus aspectos particulares, portanto é uma experiência única para cada ser.


ID
193681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo de um serviço público atendeu um jovem de
dezessete anos de idade, usuário de drogas ilícitas, e solicitou
parecer de um psiquiatra do serviço, por considerar que o
paciente poderia necessitar de tratamento medicamentoso. O
médico prescreveu uma droga psicotrópica para controle da
compulsão pela droga e ambos passaram a fazer uma assistência
conjunta do paciente.

Julgue os itens seguintes, acerca da documentação desse
atendimento.

Ao responder um pedido de parecer sobre esse paciente, o psicólogo deverá se limitar exclusivamente ao quesitos formulados e deve ter clareza de que esse parecer tem o objetivo de subsidiar tomadas de decisão por parte de quem fez o pedido.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO!

    I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.


ID
193726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade
moderna é a obesidade, cuja taxa de ocorrência vem crescendo de
modo preocupante e vem alcançando pessoas de diferentes
classes sociais e de diferentes idades. O papel do psicólogo é
crucial no tratamento e prevenção da obesidade, considerando
que a doença é multideterminada e que a resposta alimentar é um
dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento e para o
sucesso do tratamento. Julgue os itens de 42 a 47, acerca da
obesidade e do comportamento alimentar.

O paciente submetido à cirurgia bariátrica de Fobi-Capella para controle da obesidade perde o apetite devido à redução no volume do estômago, absorve menos calorias devido ao encurtamento do intestino e tem assegurada a perda de peso com saúde. O motivo da assistência psicológica préoperatória para esse paciente é a avaliação de suas condições emocionais para se submeter ao ato cirúrgico e conviver com a mudança da imagem corporal no pós-operatório. Sendo bem-sucedida a operação, o paciente tem alta psicológica.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA!

    O acompanhamento psicológico pré-operatório não é apenas para avaliar se o paciente tem condições emocionais para se submeter ao ato cirúrgico e conviver com a mudança da imagem corporal. É necessário um acompanhamento do sintoma compulsivo (comer), pois após a cirurgia ele pode se descolar (comprar, fazer sexo, beber etc). E também qual a estruturação psiquica do sujeito, para poder prever se ele consiguirá lidar com a intervenção. 

    Outro erro é dizer que se a operação for bem sucedida o paciente tem alta. A alta ocorrerá assim que o tratamento for finalizado, e não logo após a cirurgia.

ID
193729
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos grandes problemas de saúde pública na sociedade
moderna é a obesidade, cuja taxa de ocorrência vem crescendo de
modo preocupante e vem alcançando pessoas de diferentes
classes sociais e de diferentes idades. O papel do psicólogo é
crucial no tratamento e prevenção da obesidade, considerando
que a doença é multideterminada e que a resposta alimentar é um
dos fatores mais importantes para seu desenvolvimento e para o
sucesso do tratamento. Julgue os itens de 42 a 47, acerca da
obesidade e do comportamento alimentar.

O uso do balão intragástrico para tratamento da obesidade tem maior potencial de sucesso se envolver equipes multiprofissionais, incluindo psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e endocrinologistas, de modo que sejam estabelecidas contingências positivas para a modificação do padrão alimentar e do estilo de vida do obeso. Sem essas mudanças, o paciente pode manter o mesmo consumo calórico e não perder peso durante o uso do balão ou pode perder peso e voltar a engordar logo depois que o balão for retirado.

Alternativas

ID
193750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Os pacientes são triados em um procedimento de avaliação com o uso de instrumentos padronizados e entrevistas individuais. Pacientes com indicação para o tratamento grupal que não aceitam esse formato são encaminhados para terapia individual, deixando no grupo apenas aqueles que concordam com a proposta porque esse procedimento pode aumentar a eficácia do grupo.

Alternativas

ID
193753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Quando for identificada a ideação suicida ativa para um paciente, durante a avaliação de triagem, ele terá prioridade para ser aceito no programa e as sessões iniciais serão formuladas com foco nas cognições referentes às possíveis alternativas ao suicídio, de modo que o grupo se torne o principal suporte para esse indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Acho que nesse questão o erro está na inserção do sujeito num grupo e que esse seja seu suporte nessas condições.

  • Acredito que, nesse caso o caso será atendido individualmente, para que também não influencie os outros membros do grupo, que estejam propícios à ideação suicida

  • Ele pode ser inserido num grupo, pode ser que seja ate bom, pois irá aumentar seu campo de apoio.

    Acredito que o erro da questão esta em dizer que:

    "grupo se torne o principal suporte para esse indivíduo".

    O grupo não pode ser o principal suporte, nem se quer temos o controle total do grupo. Então como atribuir tamanha responsabilidade a ele.


ID
193756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

A decisão de aceitar a terapia em grupo deverá ser de cada paciente, mas o psicólogo usará sua experiência e habilidade técnica para sensibilizar aqueles com perfil apropriado a aceitar o formato grupal.

Alternativas
Comentários
  • Ai, gente, que coisa mais "sugestiva" a resposta pode até estar correta, mas acho absurdo...


ID
193759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Os pacientes terão a oportunidade de opinar sobre a pauta das sessões, de modo que reconheçam um senso de poder e tenham suas prioridades atendidas. Essa prática deverá aumentar a coesão do grupo, que é um fator muito desejado nesse formato terapêutico.

Alternativas

ID
193762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Como proposto pela abordagem teórica adotada, os pensamentos automáticos associados aos sintomas depressivos e mal-adaptativos deverão ser identificados em registros diários e depois contestados por meio do questionamento socrático, que é um método indutivo usado para evidenciar possíveis distorções cognitivas.

Alternativas

ID
193765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Crianças e adolescentes considerados tímidos por seus familiares e que concordam com essa avaliação podem ser aceitos no programa preventivo, considerando que a timidez e algumas características de personalidade são possíveis preditores de respostas sociais inadequadas ou insuficientes para o bom funcionamento do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Crianças e adolescentes considerados tímidos por seus familiares e que concordam com essa avaliação podem ser aceitos no programa preventivo, considerando que a timidez e algumas características de personalidade são possíveis preditores de respostas sociais inadequadas ou insuficientes para o bom funcionamento do indivíduo.

     


ID
193768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Durante o tratamento da fobia social, o paciente deve ser afastado tanto quanto possível de situações sociais típicas de sua rotina para que as novas respostas treinadas sejam desenvolvidas dentro do grupo terapêutico, usando os próprios participantes como pares sociais. Isso assegura um ambiente protegido e acolhedor durante todo o tratamento, que minimiza a chance de ansiedade e assegura o aprendizado das respostas desejadas.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário, ele deve ser exposto gradativamente às situações
  • ERRADO

    O que se busca em uma atuação clínica é justamente a generalização dos comportamentos aprendidos ou modificados no espaço restrito da psicoterapia para o espaço amplo de vivência do sujeito. Isso é justificado, pois de nada adianta o sujeito somente responder de forma positiva dentro do consultório, ele deve levar sua evolução para sua vida cotidiana.

    Lembrem-se, a Psicologia, independente da abordagem escolhida, visa à independência do sujeito. Não é papel de um profissional de psicologia transformar a terapia em muleta que o sujeito possa se apoiar. É preciso que ele ande com suas próprias pernas, cabendo a nós apoia-lo nessa transição.


ID
193771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Técnicas de redução da ansiedade, como dessensibilização sistemática e relaxamento, são mais rápidas, mais eficazes e implicam um contexto mais reforçador para o paciente do que as técnicas de treinamento em habilidades específicas para diferentes situações.

Alternativas
Comentários
  • Uma técnica completa a outra .vai depender do paciente

  • Gabarito: Errado!

    Vale ressaltar que esse tipo de técnica pode até ser mais rápida, mas, geralmente, não são mais eficientes do que as técnicas de treinamento de habilidades.


ID
193774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Parte do tratamento para fobia social é o treino em assertividade, durante o qual o paciente aprende a solicitar mudanças no comportamento de outras pessoas e a recusar solicitações inadequadas feitas a ele por terceiros.

Alternativas
Comentários
  • O comportamento assertivo caracteriza-se, como o agressivo, pelo enfrentamento da situação de conflito, evidenciado em comportamentos explícitos de defesa dos próprios direitos e opiniões, sem, porém, apelar para qualquer forma de coerção, como violência ou desrespeito ao direito e opinião alheios (Deluty, 1981). Além disso, envolve também expressão de pensamentos e sentimentos positivos, como, por exemplo, elogiar e concordar com opiniões dos outros. Neste sentido, é o mais desejável dos comportamentos em situações de conflito, embora nem sempre seja o mais aconselhável, como, por exemplo, em uma situação que envolve risco físico, ou quando ceder pode representar o fortalecimento de um vínculo.
  • Verdade! No treino de assertividade o paciente é instruído para autoafirmar-se quando sentir que uma injustiça foi feita a ele.


ID
193777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

O transtorno de personalidade evitativo muitas vezes se confunde com o transtorno da ansiedade denominado fobia social, o que dificulta o diagnóstico diferencial, principalmente porque a diferença é apontada como sendo mais quantitativa do que qualitativa.

Alternativas
Comentários
  • Sim, de fato se confundem ao ponto de serem considerados um comorbidade do outro. 

    Hebert (1992) supõe que a personalidade evitativa nada mais é que o ponto extremo da fobia social generalizada, tamanha a sobreposição entre os transtornos.

    No entanto, o transtorno de personalidade evitativa  é um padrão mais amplo (QUANTITATIVO) de esquiva do que aqueles com fobia social. As pessoas com fobia social demostram ansiedade mais frente a situações desconfortáveis geradas no dia a dia.

    ou seja, a diferença é mais quantitativa, se referindo à abrangência dos sintomas. A fenomenologia dos sintomas é basicamente a mesma. 


ID
221236
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao tema estresse, concebe-se a existência de três fases distintas: reação de alarme, fase de resistência e fase de exaustão. A fase de exaustão é caracterizada, predominantemente, por:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    Na fase de exaustão é quando começam a falhar os mecanismos de adaptação e déficit de reservasde energia. Esta fase é considerada grave, levando a morte de algumas pessoas.
  • A - insônia e irritabilidade - reação de alarme

    B - falha do mecanismo de adaptação e esgotamento por sobrecarga - fase de exaustão

    C - mudanças no humor e diminuição do desejo sexual - fase de resistência

    D - ansiedade e aumento da frequência cardíaca - reação de alarme

    E - ulcerações no aparelho digestivo (fase de resistência) e aumento da frequência cardíaca (reação de alarme).

    Gabarito: Letra B

    Resumidamente, temos as seguintes mudanças corpóreas na 1ª. fase - reação de alarme:

    a) ↑ frequência cardíaca;

    b) ↑ pressão arterial;

    c) ↑ glóbulos vermelhos;

    d) ↑ açúcar no sangue;

    e) redistribuição do sague;

    f) ↑ frequência respiratória;

    g) dilatação dos brônquios;

    h) alargamento da pupila;

    i) ↑ glóbulos brancos;

    j) ansiedade.

    De forma esquemática, temos as seguintes mudanças corpóreas e psicológicas na 2ª. fase - fase de resistência:

    a) ↑ do córtex da supra renal;

    b) Manifestação de ulcerações no aparelho digestório;

    c) Atrofia de algumas estruturas relacionadas à produção de células do sangue;

    d) Irritabilidade;

    e) Insônia;

    f) Mudanças no humor;

    g) ↓ libido sexual.

    Assim na 3ª fase, na exaustão temos:

    a) retorno parcial e breve à reação de alarme;

    b) falha dos mecanismos adaptativos;

    c) esgotamento por sobrecarga fisiológica;

    d) Morte.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/sindrome-geral-de-adaptacao/19754


ID
221239
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As reações de estresse são naturais e necessárias para a própria vida, mas em alguns casos são prejudiciais ao indivíduo. Torna-se necessário, por conseguinte, diferenciar os tipos específicos de estresse. Neste sentido, o eustress é definido como tensão com

Alternativas
Comentários
  • O que chamamos de eustress, o bom stress, é a capacidade que o ser humano tem de realizar uma ação necessária. Esse stress é natural do organismo e é graças a ele que a humanidade se perpetua, numa relação intima entre o stress e a motivação, sendo encarado como algo característico da personalidade de cada um.

ID
222547
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de condições clínicas de paciente e da conduta de
psicólogo, julgue os itens a seguir.

O psicólogo que, em parceria com um médico, atende um motorista de caminhão cardiopata, sobrevivente de um infarto agudo do miocárdio, deve se empenhar em desenvolver e fortalecer os comportamentos de adesão ao tratamento do paciente e deve informar ao médico as condições psicológicas do paciente que possam interferir na sua saúde cardiológica, mas deve manter sigilo sobre os demais eventos referidos durante o tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa

    Segundo o código de ética profissional do psicólogo:

    "Art. 6º – O psicólogo, no relacionamento com profissionais não  psicólogos: a) Encaminhará a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação; b) Compartilhará somente informações relevantes para qualificar  o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de  preservar o sigilo."
  • Gabarito: Certo

    Nesse caso, a única informação necessária a ser repassada para o médico é aquela que se relaciona com o seu tratamento, diretamente, no mais, não há respaldo para comunicação.


ID
226897
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Izabel, psicóloga de um grande hospital da periferia, recebeu um paciente com sintomas vagos, queixa mal definida e em desacordo com os seus padrões anatômicos e fisiológicos. Pelo histórico desse paciente, a gravidade alegada dos sintomas não era coerente com o nível de funcionamento de sua vida diária. Tais características sugeriam, fortemente, um quadro de histeria.

Conclui-se que o tipo de diagnóstico mais indicado neste caso é

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de um diagnóstico por exclusão, pois apenas após excluir as causas biológicas que se pode dar esse diagnóstico.
  • O diagnóstico da histeria é um diagnóstico de exclusão, ou seja, antes de se afirmar que se trata de um quadro histérico é preciso descartar, por meio de exames e exames auxiliares, a ocorrência de uma doença orgânica. Apesar disso, há certas caracteristicas que, quando presentes. sugerem fortemente, segundo Brown (1990), o diagnostico de histeria. Sao elas: 


    • Os sintomas sao vagos, a queixa é mal definida e nao estão de acordo com os padrões anatômicos e fisiológicos.

    • Os sintomas geralmente sao precipitados por situações estressantes.

    • A gravidade alegada dos sintomas nao é coerente com o nível de funcionamento do paciente na vida diária.

    • 0 paciente é frequentemente sugestionável. 

  • Diagnóstico transferencial – que estuda as relações do indivíduo a partir do seu adoecimento, ou seja, como ele estabelece vínculos com família, médicos, enfermagem, outros profissionais e a instituição hospitalar têm indicado que a resistência ao estresse varia de acordo com as circunstâncias.

    diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde.

    Diagnóstico reacional – que se refere ao modo como a pessoa está reagindo à doença.

    Diagnóstico médico – trata-se de uma síntese da condição clínica do paciente, que o psicólogo adquire consultando prontuários, conversando com a equipe médica e com o próprio paciente.


ID
226912
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os resultados da pesquisa sobre predição do curso da esquizofrenia, desenvolvida pela World Health Organization, em 1975, chegou a características associadas ao bom e mau prognóstico da esquizofrenia .

Qual das características abaixo está associada ao bom prognóstico dos pacientes de esquizofrenia?

Alternativas
Comentários
  • "Episodios Esquizofrenicos agudos tratam-se de surtos agudos de esquizofrenia, mas que não estejam de forma aguda associado a outrros tipos desta doença.

    Caracteriza-se pelo aparecimento repentino de sintomas esquizofrenicos associados com confusão mental, excitabilidade, depressão e temores.

    O começo agudo excessivo distingue da enfermidade de esquizofrenia simples e o paciente com esses sintomas recupera-se em poucas semanas e pode ter mais tarde um ou outro episódio, porém, na maioria das vezes, não desenvolve a doença.

    Em outros casos, quando desenvolve e mantem os sintomas, provoca excessiva desorganização e adotam características da esquizofrenia paranóide, hebefrênica ou catatônica."

    Fonte: http://www.psicologiananet.com.br/sintomas-esquizofrenicos-episodio-esquizofrenico-agudo/636/


ID
226918
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma realidade constante na vida da maioria dos médicos é a confrontação com a morte, com o processo de morrer e com o luto.

A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:

Tanatologia é o estudo do fenômeno da morte e dos processos emocionais e psicológicos envolvidos na reação à morte, tanto nos moribundos e enlutados quanto na equipe de profissionais que atende o paciente diante da morte.

PORQUE

De acordo com Erik Erikson, uma resolução desenvolvimental negativa do conflito em face da morte inevitável envolve um senso de gratificação, paz e integridade, em vez de um senso de fracasso, horror e desespero.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A primeira afirmativa está correta. 
    Definição de tanatologia: "A Tanatologia é ciência da vida e da morte que visa humanizar o atendimento aos que estão sofrendo perdas graves, podendo contribuir dessa forma na melhor qualificação dos profissionais que se interessam pelos Cuidados Paliativos. De acordo com Evaldo Alves D’Assumpção, médico e biotanatólogo fundador da Sotamig, a tanatologia é, muito mais, uma ciência da vida do que da morte. “Ciência que olha – e ao mesmo tempo ilumina – a vida, a partir do que se aprende com os que estão morrendo”." Fonte: http://www.sotamig.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=30


    A segunda afirmativa está errada. Nem é necessário saber o que Erikson fala, apenas analizando a o treço da frase "uma resolução desenvolvimental negativa do conflito em face da morte inevitável envolve um senso de gratificação..." Resolução negativa leva a senso de gratificação??? Nunca! risos

    Sendo assim, resposta C
  • A segunda está FALSA pois a resolução positiva  envolve os sentimentos descritos, quando a morte é INEVITÁVEL. 

  • Para resolver essa questão é necessário o conhecimento da teoria de Erikson.

    A resolução negativa do conflito descrito, impleca no ultimo estágio e nesse caso ligado a desespero. A questão correta é a letra E, onde ambas estão erradas, pois estão invertidas.

  • Resposta é a letra C

  • Gab C

    Tanatologia é o estudo do fenômeno da morte e dos processos emocionais e psicológicos envolvidos na reação à morte, tanto nos moribundos e enlutados quanto na equipe de profissionais que atende o paciente diante da morte. Correto

    PORQUE

    De acordo com Erik Erikson, uma resolução desenvolvimental negativa do conflito em face da morte inevitável envolve um senso de gratificação, paz e integridade, em vez de um senso de fracasso, horror e desespero. Errado


ID
229252
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A sociedade disciplinar se sustenta num sistema de regras e sanções que é aplicado aos que desviam da norma. O hospital psiquiátrico e a prisão são partes de um mesmo modelo de sociedade que formam uma rede institucional que tem como função controlar o tempo e os corpos dos indivíduos. Pode-se atribuir esse entendimento a

Alternativas
Comentários
  • Foucault é amplamente conhecido pelas suas críticas às instituições sociais, especialmente à psiquiatria, à medicina, às prisões, e por suas ideias e da evolução da história da sexualidade, as suas teorias gerais relativas à energia e à complexa relação entre poder e conhecimento, bem como para estudar a expressão do discurso em relação à história do pensamento ocidental. Fonte: wikipedia
    Além desses temas, a obra de Foucault também aborda amplamente as relações de poder e as sociedades disciplinares.
  • Faz parte do conceito de INSTITUIÇÕES TOTAIS, de Foucalt. (vide também a obra: Manicômios, Prisões e Conventos, do autor).
  • Questão dada


ID
231256
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente X, de 20 anos, é reconhecido pelos familiares como apresentando uma reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, distorções cognitivas, perceptivas, construções idiossincráticas do discurso e comportamento excêntrico. Em anamnese, não apresenta atividade delirante. Podemos suspeitar deumTranstorno de:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tonelli et al (2009), "o transtorno esquizotípico de personalidade (TEP) é definido clinicamente no DSM-IV como um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que costuma surgir no início da idade adulta e estar presente em uma variedade de contextos, associando-se a pelo menos cinco dos nove traços esquizotípicos: ideias de referência; crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e são incompatíveis com as normas da subcultura do indivíduo (por exemplo: superstições; crença em clarividência; telepatia ou “sexto sentido”; em crianças e adolescentes, fantasias e preocupações bizarras); experiências perceptivas incomuns, incluindo
    ilusões somáticas; pensamento e discurso bizarros (por exemplo, vago, circunstancial, metafórico, superelaborado
    ou estereotipado); desconfiança ou ideação paranoide; afeto inadequado ou constrito; aparência ou comportamento esquisito, peculiar ou excêntrico; ausência de amigos íntimos ou confidentes, exceto parentes em primeiro grau; ansiedade social excessiva, que não diminui com a familiaridade e tende a estar associada com temores paranoides, em vez de julgamentos negativos acerca de si próprio. "

    Disponível em:
    http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol36/n1/pdf/34.pdf

  • O transtorno esquizotípico de personalidade (TEP) é definido clinicamente no DSM-IV1 como um padrão invasivo de déficits sociais e interpessoais, marcado por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico, que costuma surgir no início da idade adulta e estar presente em uma variedade de contextos, associando-se a pelo menos cinco dos nove traços esquizotípicos: ideias de referência; crenças bizarras ou pensamento mágico que influenciam o comportamento e são incompatíveis com as normas da subcultura do indivíduo (por exemplo: superstições; crença em clarividência; telepatia ou "sexto sentido"; em crianças e adolescentes, fantasias e preocupações bizarras); experiências perceptivas incomuns, incluindo ilusões somáticas; pensamento e discurso bizarros (por exemplo, vago, circunstancial, metafórico, superelaborado ou estereotipado); desconfiança ou ideação paranoide; afeto inadequado ou constrito; aparência ou comportamento esquisito, peculiar ou excêntrico; ausência de amigos íntimos ou confidentes, exceto parentes em primeiro grau; ansiedade social excessiva, que não diminui com a familiaridade e tende a estar associada com temores paranoides, em vez de julgamentos negativos acerca de si próprio.

    O diagnóstico de TEP é considerado um importante fator de vulnerabilidade para o desenvolvimento de esquizofrenia, que tem um curso crônico e marcado por recaídas e remissões, manifestando-se costumeiramente no início da idade adulta2


  • Semiotécnica da Personalidade

    Personalidade anti-social(Sociopatia)  - Irresponsável, inconsequente, frio, insensível, sem compaixão, agressivo, cruel, não sente culpa nem remorso, não aprende com a experiência, aproveita-se dos outros, incapacidade de manter relacionamentos embora não haja dificuldade em estabelecê-los.Crueldade e sadismo são frequentes neste tipo de personalidade.

    Personalidade bordernaline (limitrofe) - Instabilidade emocional intensa, humor instável, impulsivo e explosivo, transtorno de identidade, sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico, atos suicidas repetitivos, auto lesão repetitivos e gosta de envolver em atuações perigosas (dirigir embriagado e velozmente, usar drogas), esforços excessivos para evitar abandono.

    Personalidade esquizotípica  - desconforto e incapacidade para relações íntimas, ideias e crenças estranhas, frequentes ideias de autoreferência, pensamento e discurso incomuns, afetos inapropriados, ausência de amigos íntimos, ansiedade excessiva em relação às situações sociais, ideação paranóide, muito desconfiado.

    Fonte: Paulo Dalgalarrondo



ID
231268
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o distúrbio caracterizado como alcoolismo, tolerância e dependência ao álcool são dois eventos distintos e indissociáveis. Desta forma, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • A tolerância e a dependência ao álcool são dois eventos distintos e indissociáveis. A tolerância é a necessidade de doses maiores de álcool para a manutenção do efeito de embriaguez obtido nas primeiras doses .A tolerância ocorre antes da dependência. Os primeiros indícios de tolerância não significam, necessariamente, dependência, mas é o sinal claro de que a dependência não está longe. A dependência é simultânea à tolerância. A dependência será tanto mais intensa quanto mais intenso for o grau de tolerância ao álcool. Dizemos que a pessoa tornou-se dependente do álcool quando ela não tem mais forças por si própria de interromper ou diminuir o uso do álcool.
    retirado de :
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:k04aDobW9cUJ:www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm+alcoolismo+-+dependencia+tolerancia+e+abstinencia&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&source=www.google.com
  • o que há de errado com a letra C.


  • Porque a tolerância vem antes da dependências, e não depois com diz a letra (c). Por isso, a resposta certa é a letra (e).

  • Questão de Interpretação de Texto ao mesmo tempo ;)

  • questão mal elaborada....fatou colocar no enunciado "RESPECTIVAMENTE"!


ID
231271
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de descoordenação motora, movimentos oculares rítmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos músculos oculares, confusão mental e depois de recobrar a consciência, perda de memória recente, inventando histórias para preencher as lacunas do que não se lembrava. Ao oferecer-lhe tiamina, o quadro obteve melhora rápida, mas o déficit de memória acabou tornando-se permanente, incapacitando-o de manter funções anteriores. Podemos dizer que este paciente apresenta:

Alternativas
Comentários
  • O estado amnésico característico da psicose de Korsakoff é marcado por uma lacuna permanente na memória do paciente. O principal aspecto da desordem amnésica é o defeito do aprendizado (amnésia anterógrada) e perda da memória passada (amnésia retrógrada). A memória imediata está intacta, mas a memória de curto prazo está comprometida. O defeito de aprendizado é o aspecto que leva à incapacitação do paciente na sociedade, o qual fica apto para executar somente tarefas simples e habituais. A alteração deve-se à codificação defeituosa no momento do aprendizado original ao invés de um defeito exclusivo no mecanismo de recuperação. A memória a longo prazo parece ser mantida através da rede neural multifocal, mais do que as custas de pontos anatômicos específicos, uma vez que um paciente com lesões severas tidas como específicas para síndrome de Wernicke-Korsakoff provou ter memória excelente.

    retirado de :

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-hQw5wDcbZ0J:dicionariodesindromes.blogspot.com/2009/05/sindrome-de-wernicke-korsakoff.html+s%C3%ADndromeWernicke-Korsakoff&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&source=www.google.com
  • A doença de Wernicke e a psicose de Korsakoff foram identificadas no final do século passado. A primeira é caracterizada por nistagmo, marcha atáxica, paralisia do olhar conjugado e confusão mental. Esses sintomas usualmente têm início abrupto, ocorrendo mais freqüentemente em combinação. A doença de Wernicke está associada com deficiência nutricional, ocorrendo especialmente em alcoolistas. A psicose de Korsakoff é uma desordem mental na qual a memória de retenção está seriamente comprometida em um paciente até então sadio. Esta desordem está também associada ao alcoolismo e à deficiência nutricional. O complexo de sintomas abrangendo o comprometimento do aprendizado e da memória, bem como as manifestações da doença de Wernicke é apropriadamente designado de síndrome de WernickeKorsakoff. 

    Referência: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v30n6/5118.pdf 

  • Se liga nos sintomas descritos na questão a respeito da Síndrome de korsakoff:

    Um alcoolista, em dado momento, apresenta quadro de descoordenação motora (por excesso de álcool, que é uma das causas da síndrome), movimentos oculares rítmicos como se estivesse lendo (nistagmo) e paralisia de certos músculos oculares, confusão mental e depois de recobrar a consciência, perda de memória recente (amnésia anterógrada), inventando histórias para preencher as lacunas do que não se lembrava (Confabulação). Ao oferecer-lhe tiamina (é a vitamina B1 - sua ausência é uma das causas da síndrome), o quadro obteve melhora rápida, mas o déficit de memória acabou tornando-se permanente (déficit intenso), incapacitando-o de manter funções anteriores.

    Alternativa correta: B

  • Pag. 493 do DSM -V


ID
231280
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A senhora M., tendo assistido a um acidente de carro que ocorreu há seis meses e que acometeu sua filha mais nova, não consegue parar de lembrar-se a todo momento do acidente. Passou a ter pesadelos e evitar dormir, e não consegue entrar em nenhum carro com medo de que o evento se repita. Não deixa ninguém falar no assunto, ao mesmo tempo em que parece não demonstrar nenhuma emoção. A senhora M. parece apresentar:

Alternativas
Comentários
  • O transtorno de estresse pós-traumático pode ser entendido como a perturbação psíquica decorrente e relacionada a um evento fortemente ameaçador ao próprio paciente ou sendo este apenas testemunha da tragédia. O transtorno consiste num tipo de recordação que é melhor definido como revivescência pois é muito mais forte que uma simples recordação. Na revivescência além de recordar as imagens o paciente sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia com todo o sofrimento que ela causou originalmente. O transtorno então é a recorrência do sofrimento original de um trauma, que além do próprio sofrimento é desencadeante também de alterações neurofisiológicas e mentais.

    Fonte:http://www.psicosite.com.br/tra/ans/estrespos.htm

  • Transtorno DE ESTRESSE pós-traumático, banca. '-'

  • transtorno pós-traumático


ID
233185
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os fatores psicopatológicos das doenças mentais dependem do sofrimento psíquico. Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, vamos contribuir com comentários que acrescentem informações ao tema em questão? 

    Qual a validade em fazer um CTRL C + CTRL V na resposta correta? Isso o próprio sistema já oferece...  A gente perde tempo indo atrás de comentários e se depara com isso... =/

  • Parece Dejours.

  • Para quem tem limites de questão um CTRL C + CRTL V  da resposta correta é uma preciosidade ;)

  • gabarito: A, para os colegas com limite de questões...

  • Colega Andréa, há pessoas que não assinaram o plano e então só podem responder 10 questões por dia; podendo assim, visualizar as outras questões e seus comentários. (ter a resposta nos comentários ajuda).  

  •  O sofrimento, segundo Mendes (2007, p. 50), se apresenta "como uma reação, uma manifestação da resistência e da insistência em viver em um ambiente precarizado". Entretanto, pode ser ressignificado e transformado em prazer ou, quando isso não ocorre, exigir o uso intensivo de estratégias de defesa. Contudo, "o uso exacerbado de defesas pode culminar no esgotamento, abrindo caminho para o adoecimento" (MENDES, 2007, p. 54).

     

  • Por que não a C?

  • Porque não é SEMPRE que se produzirá um sintoma. 

  • Qual o erro da B?


ID
233188
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que não se aplica aos transtornos obsessivo-compulsivos e fóbicos.

Alternativas
Comentários
  • A fobia é um tipo de neurose, e não psicose. 
  • Alguém pode explicar por que a "A obesidade mórbida tem sua origem em uma compulsão"?

    É possível ocorrer obesidade mórbida por distúrbios endócrinos, influências genéticas, por exemplo...

  • essa questao pode ser anulado

    Psicose- Esquizofrenia, Bipolar, Esquizoafetivo, etc

    Neurose-  Obsessivo compulsivo, histeria, Fobias

    Perversao - Parafilias sexuais, psicopatia e sociopatia.

  • o que tem a ver o enunciado da questao com os itens? maconha pura


ID
234769
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo precisa conhecer os fundamentos da avaliação psiquiátrica tanto para identificar quando a pessoa pode se beneficiar de um encaminhamento para o médico psiquiatra quanto para delimitar seu trabalho junto ao grupo de pessoas com transtornos mentais acompanhado por uma equipe interdisciplinar. Sobre a avaliação psiquiátrica, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta "C"

    A letra 'A" está errada pois Kraepelin contribuiu para o diagnóstico
    A letra  "C" está errada porque sinais são experiências objetivas.
    A letra "D" não se caracteriza necessariamente por uma entrevista fechada.
    A letra "E" o DSM - IV não foi o primeiro trabalho, o CID veio primeiro.
  • O erro da letra D está no fato de que o Exame do Estado Mental (EEM) possui mais do que tres etapas. São as seguintes:

    1 Principais categorias

    1.1 Aparência

    1.2 Comportamento

    1.3 Discurso

    1.4 Humor e afeto

    1.5 Percepção

    1.6 Pensamento (1.6.1 Processo/Forma e 1.6.2 Conteúdo)

    1.7 Cognição

    1.8 Consciência

    1.9 Orientação


  • A "B" é uma das definições de sintoma e não de sinal

  • O exame de estado mental ajuda na definição de entidades clínicas e na determinação do tratamento a ser recomendado.


ID
234811
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A participação do psicólogo em equipes multiprofissionais requer alguns cuidados para se manter uma postura ética. O atual código de ética profissional do psicólogo recomenda:

Alternativas
Comentários
  • Letra e) Correta

    Art. 4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.

    § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por determinação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.
     

    RESOLUÇÃO CFP Nº 002/2009   Letra b) ERRADA

    Art. 12 – Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.

    Letra c) ERRADA

    Art. 5º – O psicólogo, quando participar de greves ou paralisações, garantirá que:

    a) As atividades de emergência não sejam interrompidas; 

     

    Código de Ética profissional do Psicólogo

  • Acredito que a letra E também está errada, pois não é o Código de ética que recomenda que o arquivamento dos documentos seja feito durante o período de 5 anos, mas sim, a RESOLUÇÃO CFP Nº 002/2009. 

  • Alternativa E, no entanto o prazo de registro documental está estabelcido na Resolucão CFP e não no código de ética. 

     

    Art. 4°. A guarda do registro documental é de responsabilidade do psicólogo e/ou da instituição em que ocorreu o serviço.

    § 1.° O período de guarda deve ser de no mínimo 05 anos, podendo ser ampliado nos casos previstos em lei, por deter- minação judicial, ou ainda em casos específicos em que seja necessária a manutenção da guarda por maior tempo.

    § 2º. O registro documental deve ser mantido em local que garanta sigilo e privacidade e mantenha-se à disposição


ID
240376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas Referências Técnicas para a Prática do(a)
Psicólogo(a) nos Programas de DST e AIDS, do Conselho
Federal de Psicologia, julgue os itens a seguir.

Em programas de prevenção de DSTs, as ações preventivas dividem-se em três níveis de intervenção: inicial, intermediário e específico.

Alternativas
Comentários
  • O correto é que prevenção pode ser dividida em três níveis de intervenção: primáriasecundária e terciária, destoando do afirmado na questão.

    O erro da questão está em afirmar que as ações preventivas dividem-se em três níveis de intervenção: inicial, intermediário e específico.

    Fonte: http://www.crprj.org.br/publicacoes/cartilhas/referencias-crepop-dst-aids.pdf
  •  A prevenção primária tem por objetivo a promoção da saúde em geral, e a proteção específica, contra determinados agentes patógenos. Nas 
    ações em DST/aids, as intervenções que podem ser entendidas como prevenção primária e que devem ser desenvolvidas também pelos(pelas) psicólogos(as) são:
    Ações na comunidade – palestras, oficinas, treinamentos;
    Aconselhamento pré e pós-teste;
    Aconselhamento coletivo.
     
    A  prevenção secundária tem por objetivo impedir o avanço de uma doença instalada, evitar a morte do indivíduo ou impedir que a doença se torne crônica. Com a aids, pelo fato de ela ter sido fatal por muito tempo, trabalhou-se justamente para transformá-la em crônica. Na práxis do(da) psicólogo(a) que atua em DST/aids, já são comuns os(as) pessoas que, mesmo portando HIV ou vivendo com aids, recuperam ou não perdem a capacidade de interagir, produzir, amar, ter prazer, ser feliz. Novos infectados têm podido conviver com sua condição de soropositividade sem que isso interfira nos seus projetos e estilos de vida: mulheres têm feito planos reprodutivos, crianças têm-se tornado adolescentes, e adolescentes têm iniciado sua vida sexual. Entretanto, muitos deles sentiram a necessidade, em algum momento, de serem ouvidos por um profissional que os 
    ajudasse a alcançar o objetivo desejado.Essas são algumas das intervençõe s que podem ser consideradas do nível da 
    prevenção secundária e que devem ser desenvolvidas pelo(a) psicólogo(a):
    • Escuta psicológica;
    • Aconselhamento individual e monitoramento da condição subjetiva.

    A prevenção terciária busca, com recursos da reabilitação, evitar ou reduzir a invalidez total, ou parcial, após a doença ter sido curada com seqüelas ou ter sido cronificada – caso da aids. Intervenções típicas da prevenção terciária poderiam ser:
    • Intervenções na comunidade para enfrentamento do preconceito e discriminação;
    • Reabilitação psicossocial com reinserção no mercado ou na comunidade;
    •Atendimento a família e comunicantes;
    • Construção de rede de apoio social.
    Outras ações podem se encaixar nesse nível de prevenção, ou seja, todas as que visam a evitar a fragilização emocional do sujeito no seu mundo de relações e fora dele.

    Fonte: http://www.crprj.org.br/publicacoes/cartilhas/referencias-crepop-dst-aids.pdf
  • Ao meu ver a questão estava tratando de intervenções sim, contendo o erro apenas na nomeclatura:

    "Agora, a partir da definição de uma população-alvo, as atividades preventivas passam a ser chamadas de:

    Intervenção global ou universal: são programas destinados à população geral, supostamente sem qualquer fator associado ao risco;

    Intervenção especifica ou seletiva: são ações voltadas para populações com um ou mais fatores associados ao risco de uso de substâncias;

    Intervenção indicada: são intervenções voltadas para pessoas identificadas como usuárias ou com comportamentos violentos relacionados direta ou indiretamente ao uso de substâncias, como por exemplo alguns acidentes de trânsito." 

    http://www.forumsobredrogas.org/wp-content/uploads/2013/05/V.-Prevencao-Novas-formas-de-pensar-e-enfrentar-o-problema.pdf




ID
240379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas Referências Técnicas para a Prática do(a)
Psicólogo(a) nos Programas de DST e AIDS, do Conselho
Federal de Psicologia, julgue os itens a seguir.

Na formação dos profissionais que atuam em programas de prevenção ou tratamento de pacientes portadores de DSTs e AIDS, deve haver o espaço da supervisão, em que os sentimentos e as reflexões pessoais desses profissionais em relação às referidas doenças sejam acolhidos.

Alternativas
Comentários
  • As "REFERÊNCIAS TÉCNICAS PARA A PRÁTICA DO(A) PSICÓLOGO(A) NOS PROGRAMAS DE DST E AIDS" datam de 2008 e foram elaboradas pelo CREPOP/CFP.
     

    Sobre o espaço de supervisão:
    "2.2.3. Acompanhamento das duplas: autoconhecimento e suporte pessoal
    A escuta atenta e aberta das vivências, sentimentos e sofrimentos psíquicos das pessoas vivendo com HIV/aids leva ao questionamento das escolhas que são feitas na vida. Assim, o espaço da supervisão e do acompanhamento deve permitir um acolhimento para as angústias e os questionamentos vividos pelo(a)s profissionais no processo de assistência à pessoas vivendo com HIV e aids". E mais: "O ideal é que o(a) profissional que escuta e acompanha a equipe não faça parte direta da equipe de assistência, mas detenha experiência acumulada na área para apreender e partilhar os significados e sentidos das vivências da equipe sob sua supervisão" (pg 40).  
     

ID
240382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas Referências Técnicas para a Prática do(a)
Psicólogo(a) nos Programas de DST e AIDS, do Conselho
Federal de Psicologia, julgue os itens a seguir.

Em programas de prevenção e tratamento de DSTs e AIDS, são essenciais o trabalho em equipe e a formação de uma rede de apoio para encaminhamento da população assistida.

Alternativas
Comentários
  • As "REFERÊNCIAS TÉCNICAS PARA A PRÁTICA DO(A) PSICÓLOGO(A) NOS PROGRAMAS DE DST E AIDS" datam de 2008 e foram elaboradas pelo CREPOP/CFP.

    "4.4.2. O trabalho em equipe multiprofissional
    A importância do trabalho em equipe apareceu tanto nas ações de prevenção como de tratamento, e há o reconhecimento de que a integração da equipe é necessária, bem como a leitura de que a existência de uma rede de apoio para encaminhamento é fundamental para que o trabalho possa atender as demandas da população atendida" (pg 76).  

    fonte: http://crepop.pol.org.br/novo/wp-content/uploads/2010/11/DST_AIDS.pdf

ID
269791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item abaixo, acerca de saúde mental e atenção básica à saúde.

Os centros de atenção psicossocial não são considerados pelo Ministério da Saúde o único tipo de serviço de atenção à saúde mental na esfera pública de atendimento. A atenção em saúde mental deve ser feita em uma rede, que engloba atenção básica, residências terapêuticas, ambulatórios, centros de convivência, clubes de lazer etc.

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do seguinte site: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/diretrizes.pdf
  • Apesar de estratégico, o CAPS não é o único tipo de serviço de atenção em saúde mental. Aliás, a atenção em saúde mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados. Estão incluídos nesta rede: a atenção básica, as residências terapêuticas, os ambulatórios, os centros de
    convivência, os clubes de lazer, entre  outros.

    Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/diretrizes.pdf 
  • Apesar de estratégico, o CAPS não é o único tipo de serviço de atenção em saúde mental. Aliás, a atenção em saúde mental deve ser feita dentro de uma rede de cuidados. Estão incluídos nesta rede: a atenção básica, as residências terapêuticas, os ambulatórios, os centros de convivência, os clubes de lazer, entre outros.


ID
294991
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Mary Jane Spink, para que a Psicologia da Saúde possa alcançar a sua maturidade como campo de conhecimento e prática, os psicólogos atuantes na área, tanto em nível terciário, quanto em nível primário, devem buscar contextualizar sócio-historicamente as questões de saúde, procurando favorecer ações integradas, em nível intra e interdisciplinar. Tal pensamento enfatiza

Alternativas
Comentários
  • Alguém entendeu qual é o problema da letra "e"?

  • Marina, acho que o erro da letra "e" está no fato de que a questão abrange " tanto em nível terciário, quanto em nível primário".

  • Maria, acredito que não exista nível de prevenção secundário. A prevenção se encontra, sobretudo, no nível de atenção primário. Lembrando que a Spinky teoriza muito sobre a promoção de saúde e menos sobre a questão da prevenção.


ID
294994
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, em sua prática em unidade de atenção primária ou em hospital, ao procurar entender as representações que os pacientes constroem a respeito do processo saúde-doença, objetiva ter uma melhor compreensão de seus comportamentos ante o processo de adoecimento e cura. Quando o psicólogo assim age, ele está buscando

Alternativas
Comentários
  • Achei que fosse a letra A me fez mais sentido, mas como não li o artigo a que se refere não posso afirmar com certeza.
  • Pois é, eu também fiquei entre a letra A  e a letra C, e a letra D nem me passou pela cabeça.
    Alguém possui este material que fala sobre esta prática com este objetivo de "explorar e aprofundar a interface entre o saber popular e o saber oficial?
  • A questão acima pode gerar dúvidas com relação à letra A, mas lembro que de acordo com Camon (e o psicólogo entrou no hospital) há a reflexão acerca das representações do paciente sobre a doença e é a partir da relação entre as representações da doença pro paciente e o saber oficial dado pelos médicos que serão investigadas as influências psis no processo de adoecimento. Nesse sentido, como a questão já fala do objetivo de uma compreensão dos comportamentos frente o processo saúde-doença, falta falar dessa relação que deve ser entendida juntamente com o paciente.
  • Pessoal, eu também errei essa questão. =/
    Porém, ao lê-la melhor, pude inferir que a banca abordou a teoria das representações sociais ao discutir a questão da dualidade entre doença e cura, um dos focos do estudo das representaçõe sociais é justamente compreender o saber popular relacionado a determinado conceito. Levando isso em consideração, acho que a resposta dada como correta, está coerente. 
  • Além desse conceito cabe lembrar que a educação em saúde busca a valorização da heterogeneidade dos grupos sociais, procurando a dialogicidade entre o saber popular e o saber científico.21
    http://serv-bib.fcfar.unesp.br/seer/index.php/alimentos/article/viewFile/97/110
  • Qual é a fundamentação dessa questão, em que livro ou teoria se fundamenta.


ID
294997
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, a partir de 24 de maio de 2000, foi lançado o PROGRAMA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, tendo como proposta reduzir as dificuldades encontradas durante o tratamento, recuperar a comunicação entre as equipes de saúde e o usuário, incluindo a família, diante do momento de fragilidade emocional do paciente. Face à necessidade e à importância de implantação desse programa, sugere-se que o profissional de saúde reflita sobre

Alternativas
Comentários
    • a) as implicações da diminuição do seu compromisso profissional com o doente. errada
    • b) a relevância de estabelecer com o paciente relações de maior simetria e respeito. correta
    • c) a responsabilidade ante o processo de decisão sobre as questões de saúde. errada
    • d) a desvalorização do saber científico-tecnológico implícito nesse programa. errada
    • e) o aspecto imprescindível à sobrevivência do paciente do uso da tecnologia. errada
    • Na minha opinião, os grifos mostram o que há de errado nas questões


ID
295000
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No cotidiano hospitalar, constata-se que diversas famílias de pacientes internados apresentam dificuldades em lidar com as rotinas e procedimentos hospitalares, ocasionando inúmeros conflitos com as equipes de saúde. Assim, a interação com a família é vista por ambos os lados como estressante, insatisfatória e limitada. Segundo os estudos vigentes, o psicólogo face a esse quadro, poderá contribuir para a minimização dessas dificuldades, buscando

Alternativas
Comentários
    • organizar grupos de apoio aos familiares e sugerir à equipe a implantação de um horário mais flexível para as visitas.
  • Por que a letra d está errada? Alguém sabe?
  • Puts....minha resposta foi a D.... também gostaria que apontassem o erro.

  • Confesso que a parte onde o psicólogo sugere implantação de horários flexíveis para visitas ficou bem "estranho" no meu ponto de vista.... :/

  • O erro na letra D está no final da afirmativa quando diz que é necessário conscientizar a equipe de saúde em relação ao cumprimento das rotinas hospitalares. Acredito que correto seria sensibilizar a equipe quanto algumas particularidades que certas famílias de pacientes têm e que necessitam de horários mais flexíveis. 

  • Acredito que a letra D esteja errada pois não é necessário conscientizar a equipe do hospital quanto às rotinas hospitalares. Isso pode ser desejável, mas necessário...

    d) orientar a família quanto à necessidade de respeitar as rotinas hospitalares e conscientizar a equipe quanto à importância de segui-las.

  • Para quem tem limite de questões. Resposta correta, letra A.

  • A letra A remete a interpretação de que os conflitos relacionados a rotina e procedimentos hospitalares estão relacionados apenas a organização das visitas.

    Se a equipe não segue a rotina estabelecida, irá gerar conflitos com as famílias.

    Também marquei a letra D.  

  • Para quem já trabalhou o efetivou algum tipo de trabalho em hospitais, principalmente em áreas pré-cirúrgicas, marcaria a letra A como certa e a D como errada. A letra D estaria errada por colocar como um tipo de "função" do psicólogo o "auxiliar no processo de implantação das alterações sugeridas ", entretanto, essa é uma função da gestão hospitalar. Quanto à letra A... Estaria correto porque já foi cenário, inúmeras vezes, a sugestão para a equipe de trabalho a " implantação de um horário mais flexível para as visitas ", de acordo com a necessidade do paciente e da rotina da família.

  • Questão um pouco esquisita! Para quem está com limite de questões: gabarito A

  • pq a letra e está errada?

     

  • Até parece ... Facilitar o dialogo e a comunicação entre as equipes e os familiares não quer dizer ter atribuição de tentar moldar a rotina hospitalar'que envolve inúmeros pontos' à reivindicação de meia dúzia de famílias pontuais. Essa alternativa é absolutamente destoante da realidade.
  • A letra B e a mais coerente do meu ponto de vista.

  • Analisando a questão de forma crua, nada impede que o psicólogo sugira algo a partir da sua percepção. Isto não quer dizer que a sugestão seja acatada, mas ele não está impedido. E, no mais, a criação de grupos de apoio é super viável.

    Porque o gabarito parece tão absurdo?


ID
295003
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A doença, ao contribuir para a destruição da integridade corporal, assim como a dor e o sofrimento, podem se constituir em fatores de desagregação afetivo-emocional da pessoa. Portanto, cabe ao psicólogo, ante essa realidade,

Alternativas
Comentários
  • trabalhar com o paciente questões de atribuição de sentido à sua condição atual, a fim de contribuir para a diminuição ou mesmo eliminação do sofrimento
  • Eliminação de sofrimento??? bizarro...

  • ELIMINAÇÃO do sofrimento é algo muito pretensioso né... acho que caberia recurso nessa questão.

  • Também cair na eliminação do sofrimento.

    Pensando bem a questão não coloca que irá gerar a eliminação, mas abre a possibilidade. Na minha opinião isso é sim possível.

    Marquei a B. Penso que o erro está em: ajudar o doente a aceitar o sofrimento em sua vida. Isso cabe apenas se o paciente assim desejar, não deve ser objeto fim de uma intervenção psicológica. 

  • Questão C "(...) para a diminuição OU mesmo eliminação do sofrimento"

    Interpretação pessoal, quando tem o "ou" não significa que a eliminação do sofrimento seja certa, e sim que há a POSSIBILIDADE entre eliminiar ou diminuir. Super adequado! 


ID
295006
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das situações-problema na área de saúde hospitalar constitui-se na despersonalização crescente dos cuidados de saúde. O paciente é visto como mais um prontuário, um caso clínico referente ao leito x, interno na enfermaria y, e, sendo que, inúmeras vezes, não é informado e esclarecido quanto aos diagnósticos, às rotinas e às mudanças dos procedimentos médicos e hospitalares. Esses fatos geram grande ansiedade e tensão para o paciente, agravando, por vezes, o seu estado clínico. Os estudos e pesquisas feitos sobre as origens de tal situação- problema indicam a influência

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me dizer qual o erro da letra e?
  • A saúde passa a ser moeda de venda bem parecido com o modelo biomédico como foco apenas na doença, esquecendo da principal vertente que é o modelo biopsicossocial.
  • Acredito que o erro da letra E seja mencionar o psicólogo como pessoa desvalorizada na equipe, pois o enunciado da questão não trata do papel do psicólogo no ambiente hospitalar e muitas vezes ele nem faz parte da equipe de cuidados.

    e) dos protocolos universais que unificam padrões e formas de conduta; da ênfase na perspectiva biomédica característica da formação dos profissionais de saúde; da desvalorização do psicólogo como elemento da equipe.

  • Letra A


    Não entendi, alguém pode explicar?

  • Resposta: letra A

    Oito situações problemas na área de psicologia hospitalar:

    1) Despersonalização crescente nos cuidados da saúde

    Três fatores responsáveis por isso:

    a) tecnologização do cuidado

    b) preocupação econômica de contenção de custos

    c) presença permanente de outras entidades permeando os cuidados com a saúde, principalmente aspectos legais

    2) Secularização da profissão médica

    3) Emergência de uma moralidade pública

    4) Surgimento de uma mentalidade eugênica na sociedade

    5) Problemas eclesiológicos, religiosos

    6) Crise em recursos humanos

    7) Mercado determinando o sistema de saúde

    8) Movimento em direção ao morrer administrativo

    Fonte: Belkiss Romano. "Princípios para a prática clínica em hospitais gerais". 

    https://books.google.com.br/books?id=bg6YmNBCwXEC&lpg=PP1&dq=princ%C3%ADpios%20para%20a%20pr%C3%A1tica%20cl%C3%ADnica%20em%20hospitais%20gerais&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false

  • Por que não é a letra B? :s


ID
295009
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Constata-se na clínica ambulatorial, que pacientes tidos como somaticamente “sãos” ou “normais” podem ser vistos como doentes crônicos graves, enquanto que outros pacientes que apresentam alterações funcionais e lesionais importantes não o são. Segundo Coelho, essas pessoas demonstram que não entrar na cronicidade depende

Alternativas
Comentários
  • Não entedi a questão? alguém poderia esclarecer?

  • Estas questões da UNIRIO estão péssimas!!!

  • Resposta correta: alternativa B (para quem tem limite de questão).

  • Como é que a pessoa se adapta satisfatoriamente? Sem sentido total!


ID
295012
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Assim a dor emerge como uma experiência única para cada sujeito, sendo este portador de uma história, de crenças e motivações anteriores, associadas ao estado físico e mental do momento. E não existe paralelismo anátomo-clínico estrito entre a importância da lesão e a intensidade da dor sentida. Há lesões graves sem dor e outras benignas com dores extremas. E em alguns casos, a dor pode persistir mesmo após a cura da patologia que a causava”

ARAÚJO, José e col. L.E.R: dimensões ergonômicas, psicológicas e sociais. Belo Horizonte: Health, 1998.

Segundo esse pensamento, o psicólogo em sua prática deve

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D


    Traz a subjetividade típica da dor emocional sentida. 


ID
295015
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, em sua prática no contexto de saúde, não pode esquecer de fazer a distinção entre dor e sofrimento, pois pode existir dor sem sofrimento e sofrimento sem dor. Em ambas situações, o psicólogo pode intervir no sentido de aliviá-los. Essa distinção tem marcante significado no cuidado com pacientes terminais ou fora de possibilidades terapêuticas, pois

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa resposta. Creio que caberia recurso.

  • Eu concordo com a resposta. Não vejo a necessidade de recurso.

    •  a) a dor vincula-se aos valores e a crenças da pessoa, o que aumenta o sofrimento em situações socialmente temidas. errada
    • b) a dor expressa a impotência do doente diante do sofrimento permanente e não aliviado. errada
    •  c) os profissionais de saúde compreendem os mecanismos fisiológicos subjacentes ao sofrimento e o significado que a dor tem para os doentes. completamente errada
    • d) os tratamentos tendem a se concentrar nos sintomas físicos, considerados como única fonte de angústias do paciente. CORRETA é onde o psicólogo entra propondo um trabalho diferenciado.
    • e) a dor e o sofrimento são manifestações de fenômenos neurofisiológicos distintos, mas que requerem o emprego de sedativos absurdamente errada



  • Por que não poderia ser a letra A? não vejo erro nenhum nessa alternativa.

  • Também concordo que não há erro na letra "A". A letra "D" pode ser considerada como a mais correta:

    "Um dos principais perigos em negligenciar a distinção entre dor e sofrimento no contexto clínico é a tendência dos tratamentos somente se concentrarem nos sintomas físicos, como se apenas fossem  a única fonte de angústia para o paciente... A distinção entre dor e sofrimento tem um significado todo particular quando se trata de cuidar da dor de pacientes terminais. Diante da impotência que define o sofrimento, Callahan define que 'a medicina que somente procura prolongar a vida, estendendo, mas não aliviando o sofrimento, chegou no fim de seus recursos e objetivos'. Não fazer distinção entre dor e sofrimento nos permite continuar agressivamente a prescrever tratamentos médicos fúteis, na crença de que enquanto protegem os pacientes da dor física também os protegem de todos os outros aspectos..."

    Artigo: Humanização da dor e sofrimento humanos no contexto hospitalar. Disponível em: 

    bvsms.saude.gov.br/bvs/is_digital/is_0203/pdfs/IS23(2)037.pdf

  • Também concordo que a A é a alternativa correta

    Observem que as questões da UNIRIO da área da saúde são muito mal elaboradas e sempre deixam dúvida

    a dor vincula-se aos valores e a crenças da pessoa, (CORRETO)

    o que aumenta o sofrimento em situações socialmente temidas. (é lógico que em situações temidas há algum tipo de sofrimento, medo, stress, dor)

  • Gente... CUIDADO! a alternativa A está vinculando dor a sofrimento, e no enunciado da questão já temos a informaçao de que dor e sofrimento não estão vinculados.

  • Tbm não concordo com o gabarito, mas a letra A tbm não concordo que esteja totalmente correta.

    Na letra A, a primeira parte acredito que esteja correta: "a dor vincula-se aos valores e a crenças da pessoa" . Mas a segunda parte depois da virgula não tem como ser  conclusão da primeira, ou seja, "o que (por isso) aumenta o sofrimento em situações socialmente temidas".


ID
295018
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Através de estudos e pesquisas, realizadas em hospitais, pode-se constatar o temor de muitos profissionais em acompanhar pacientes que estão morrendo ou que estão fora de possibilidades terapêuticas, sendo que essa reação, freqüentemente, acha-se associada à fantasia de “ter que fazer alguma coisa” em relação à dor do outro.

Nesse contexto, cabe ao psicólogo se dispor a

Alternativas
Comentários
  • Aff...Essa banca UNIRIO Deus me livre....
    : /
  • Compartilhar sentimentos de derrota???
  • Não entendi essa questão... alguem poderia explicar?

  • Pra mim a letra E é a mais certa.
  • Letra A? Como assim compartilhar sentimentos de solidão e derrota?
    O psicólogo só serve para o paciente, ele não tem função para a equipe?!

    Na minha visão, a resposta mais coerente é a E.
  • Vish.. Eu marquei letra C, entendo pelo texto que se trata do temor dos profissionais, da fantasia de ter que fazer algo pelo paciente por parte dos profissionais e o envolvimento emocional pode atrapalhar mais do que ajudar. Também pensei que o Psicólogo num hospital está lá para as questões dos pacientes e não para "tratar" também os colegas!
  • LETRA E com certeza... fala sério..
  • Segundo Maria Júlia Kovacs, a morte diante do fato da impossibilidade do tratamento, deve ser visto pelo profissional de saúde como um processo institucional e cabe portanto ao Psicólogo apenas o esclarecimento e informe para o auxilio da equipe multiprofissional, o acolhimento do sofrimento e da dor deve ser voltado exclusivamente ao paciente e a família e não à equipe dentro deste contexto. Portanto considero a resposta E a correta.

  • Não é possível ser a letra A. Compartilhar sentimentos de derrota?? A letra E é a mais adequada!


  • O gabarito dado como correto para a questão é letra A, mas creio que essa questão está errada.

  • Acredito que o gabarito letra A esteja sim correto, pois a questão se refere aos profissionais da área de saúde envolvidos diretamente com a iminente morte de pacientes. Em nenhum momento a questão solicita postura do psicólogo para com os familiares, o contexto da questão implica na dor do profissional.

  • Não concordo com a resposta sendo a A

  • Também achei muito errada, alguém sabe dessa prova? Se essa questão foi questionada?

    Tinha marcado a E também....

  • Marquei a Alternativa A, mas acredito que todas estão erradas, neste caso o Psicólogo não deve compartilhar sentimentos de solidão, mas sim acolher a equipe e expor as dificuldades que é estar neste lugar enquanto profissional de saúde, apoiando, ofertando escuta..

  • gente, ri alto agora. 

  • Qual erro da letra B? Não seria papel do psicólogo a equipe e familiares a perceber os conteúdos dos desejos e conceitos do sujeito relativos a qualidade de vida? 

  • Fiquei entre A e E só que, melhor prepará-lo para a morte, ficou muito pesado! Alternativas mal elaboradas.

  • A resposta correta é a Alternativa A- o psicologo hospitalar trabalhara com 1- paciente e suas demandas 2- equipe de saúde 3- familiares 

    o trabalho com a equipe de saúde consiste em manejar da melhor forma as ações em relação ao paciente para a promoção da saúde e bem-estar, assim como, o psicólogo trabalhará com as dificuldades operacionais e subjetivas  da equipe de saúde  de correntes da relação com o trabalho. portanto, alternativa A está correta, pois o enunciado pede o foco na relação com a equipe e não com o paciente. 

     

     

  • Fácil e cômodo falar mal da banca, quando o problema está na nossa falta de conhecimento...eu errei, mas reconheço que a letra A faz mais sentido pelo foco da questão ser a equipe de saúde e eu aprendi que nesses casos, o psicólogo deve abrir um espaço de escuta aberto para se falar da dor e do sofrimento tanto dele frente a questão da morte, quanto da equipe.

  • Também achei que fosse a letra E, mas depois achei fundamentação teórica que justifica ser a letra A, tanto no livro do simonetti, quanto no livro do camon.

    A atuação do psicologo junto a equipe:

  • O tipo da questão que só acerta quem erra.


ID
295021
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a teoria do vínculo, o processo de luto é uma forma de ansiedade de separação, que pode se expressar como luto normal ou como luto patológico. O luto patológico se caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Luto Normal vs Luto Patológico
     

    Um luto é considerado normal, quando a pessoa experiência sentimentos de tristeza, enfado, culpa, ansiedade, solidão, fadiga, impotência, choque, emancipação, alivio entre outras, durante um tempo suficiente para si, que lhe permite (r)elaborar a perda, e nesse sentido percorrer as diferentes fases do luto até conseguir finalmente atribuir um sentido à perda e assimilar as memórias sem dor nem sofrimento.
     

    O Luto é considerado patológico ou complicado, quando existe uma relação contínua entre as reacções normais e anormais, isto é, não existe uma diferenciação e para além disso, o luto patológico varia em intensidade e duração face ao luto normal, assim como na presença ou ausência de uma conduta específica
  • Luto saudável- Há a ocorrência de recriminações furiosas e de raiva, o que faz parte de um processo de reação ao pesar.
    Luto patológico-Incapacidade para expressar abertamente esses impulsos para reaver e recriminar a pessoa perdida. Impulsos de ambivalência cindem-se.

    IN: formação e rompimento dos laços afetivos. John Bowlby


ID
295024
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo, ao analisar, para fins de prognóstico e intervenção, as condições de luto em uma família, deve

Alternativas
Comentários
  • As fases de luto

    As cinco fases do luto são o mesmo que os cinco estágios da morte: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Um ponto-chave feito pelo Dr. Kubler-Ross, na dor e afligindo, é que o modelo de cinco estágios destina-se a ser usado como uma ferramenta para ajudar a “frame e identificar o que pode estar sentindo”.

    É importante que as pessoas percebam que estes modelos não são destinados a ser absolutos fases que todo mundo que experimenta uma perda de mudança de vida progride através de uma forma gradual. Os estágios não são projetados para ser respostas cronológicos ou completas. Eles são uma maneira de colocar categorias e palavras de emoções que podem ser difíceis de expressar.

    Também é importante perceber que nem todo mundo passa por todas as etapas ou atravessa-los de forma linear. Algumas etapas podem ser perdidas totalmente, outros podem ser experimentados em uma ordem diferente, alguns podem ser re-experimentado novamente.

  • Alternativa C


    AS famosas fases sobre a morte e morrer, negação --> raiva-->  barganha ( espécie de negociação) --> depressão --> aceitação 


ID
295027
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos e pesquisas sistemáticos desenvolvidos por Parkes e Weiss identificaram três padrões de reação a situações relacionadas ao luto patológico. Essas situações são pertinentes, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LUTO PATOLÓGICO

    Classificação de Parkes & Weiss (1993)

    1)Síndrome da perda inesperada:

    Morte repentina ou prematura

    Provoca choque e descrença no enlutado

    Aumenta a ansiedade do enlutado

    A presença do morto se faz constante, devido a dificuldade do desapego

    O enlutado tem tendências a auto-recriminações

    O enlutado sente-se com obrigações para com o morto

    2)Síndrome do luto ambivalente:

    No início o enlutado sente um alívio imediato

    Com o passar do tempo o enlutado vai entrando em uma progressão de desespero

    O enlutado fica impermeável a novos vínculos

    Finalmente o enlutado evolui para auto-punição, querendo corrigir erros do passado

     

    3)Síndrome do luto crônico:

    Quando o enlutado mantinha uma relação de alta dependência com o morto

    A perda causa profunda desesperança 

  • Alternativa A.


    Gente alguém pode explicar um pouco mais sobre esses padrões de reações. Alguma recomendação sobre leituras esclarecedoras.


ID
295030
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No hospital, o psicólogo ao trabalhar em nível psicopedagógico, deve procurar desenvolver estratégias de grupo voltadas para

Alternativas
Comentários
  • Questão estranha, não encontrei nada na literatura sobre o psicólogo trabalhar em nível psicopedagógico direcionado a toda instituição e a comunidade. 

    O atendimento psicopedagogico que encontrei foi com os pacientes internados. 

    http://umapsicologa.wordpress.com/2013/11/04/o-atendimento-psicopedagogico-no-ambiente-hospitalar-e-os-doutores-da-alegria/

  • Alternativa C.


    De fato essa questão fata algo, não entendi muito bem 


  • De fato, a letra C está correta e pertinente ao apoio Psicopedagógico na Instituição. Sou Psicóloga e Psicopedagoga e a função do Psicopedagogo no Hospital é trabalhar nos aspectos de ensino-aprendizagem. Por exemplo: crianças internadas por longos períodos e que estão "afastadas da escola". Dessa maneira o Psicólogo voltado para essa área precisa atuar criando estratégias de ensino- aprendizagem que sejam efetivas dentro deste contexto. Esse trabalho é feito em diálogo com a comunidade (pais) e com a própria instituição que as vezes necessita de algumas "modificações" para melhor atender esses tipos de pacientes. É muito comum essas intervenções em hospitais que atendem crianças, adolescentes e jovens no setor de oncologia.

  • não achei pertinente, esta cabia recurso. A credito que não se limita a isso.. quem tem que trabalhar a nível psicopedagógico tem que ser os pedagogos.. As questões que envolvem o trabalho do psicólogo no hospital são muito mais amplas..    Na minha visão caberia muito mais a letra E (a remoção de sintomas, alívio de angústias ou resolução de crises, proporcionados pela aplicação da técnica psicanalítica).

  • só eu que acho as questões da UNIRIO muito ambíguas e mal elaboradas? 

  • A psicologia não se resume ao efeito terapêutico da área clínica, no momento em que o psicólogo em sua atuação presta orientações ao paciente e seus familiares sobre o tratamento, os procedimentos médicos invasivos, faz preparação para a cirurgia e esclarece sobre o paciente sobre esse procedimento e, atua juntamente a equipe prestando orientações e informações sobre as questões emocionais que envolvem o processo de adoecimento e hospitalização ele está atuando no nível pedagógico sim, pois implica na aquisição desses pacientes familiares de novos conhecimento, etc. Esta ação do psicologo é psicopedagógica, psicoterápica e psicoprofilática. Esses são os três níveis propostos por Romano acerca do trabalho do psicólogo no hospital, ela é referencia no Brasil no desenvolvimento da psicologia hospitalar. Os processos educativos e sociais também são inerentes a prática da psicologia. Quando o psicólogo faz promoção de saúde, prevenção a nivel grupal ou individual, falando sobre os aspectos de determinada doença, informando, orientando, discutindo com os pacientes, a intervenção dele também é pedagógica. Outro ponto,jamais poderia ser a letra E, pois está dizendo que a psicanalise é a técnica apropriada para o psicólogo hospitalar aplicar para tratar dos sintomas, ou pior remover o sintoma. Primeiro, em psicologia hospitalar não existe uma prática clínica única para empregar em psicologia hospitalar, pode-se utilizar Gestalt-terapia, cognitiva comportamental, analise do comportamento, psicodrama, etc. Vai depender da abordagem adotada pelo psicologo. Segundo: é uma heresia dizer que o objetivo da psicologia hospitalar é remover os sintomas do paciente, o objetivo da psicologia hospitalar não e a cura, quem cura é medicina. O objetivo da psicologia hospitalar são os aspectos psicológicos que surgem devido a situação de hospitalização, Pior é dizer que psicanalise se propõe a remover sintomas, nunca Freud propôs isso, pois a subjetividade não se cura, a castração é estrutural e da ordem do incurável, a angustia é estrutural. O que propõe a psicanalise é uma retificação subjetiva, uma mudança de posição do sujeito diante daquilo que lhe faz sofre. E ainda: em psicologia hospitalar o que se pode fazer é minimizar o sofrimento causado pela hospitalização. É acompanhar o paciente nessa travessia que é o processo de hospitalização e o adoecimento, nesse processo o psicologo não estará lá como um guia, mas como ouvinte (Simonetti). É cada comentário absurdo que a gente vê aqui que realmente podemos observar que o ensino da psicologia no Brasil ainda precisa melhorar, como analisam muitos docentes e pesquisadores da área.


ID
295033
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O profissional que trabalha na área de Saúde Coletiva deve se disponibilizar a trabalhar em equipe. Nesse sentido, deve tanto reconhecer a relevância dessa prática, quanto refletir sobre os obstáculos encontrados para materializá-la. Um deles decorre do desconhecimento das funções e papéis do outro provocado

Alternativas