SóProvas


ID
111154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As instituições financeiras bancárias estão adotando medidas
importantes para aumentar a segurança de seus bancos de dados
e aprimorar o marketing de relacionamento. Entre estas, exigemse
dos clientes documentos de identificação pessoal, senhas,
assinaturas eletrônicas e outros cuidados. Acerca desses
mecanismos e de sua segurança, julgue os itens subseqüentes.

No Brasil, foi implantado o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), com a função de, entre outras, dar mais agilidade e segurança às transações bancárias. Com o SPB, os recursos ficam disponíveis no dia da transferência, e há redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis, ou seja, não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com os cheques.

Alternativas
Comentários
  • Segurança e confiabilidade: redução do risco de crédito nos pagamentos, que são irreversíveis (não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com cheques).Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBENTENDAPágina: 4
  • É necessário cpf e nome completo para a transação, se um dos dois estiverem incoerentes com os dados do cliente, a transação não é feita. Caso os dados estiverem corretos, a transação é feita tornando irreversível, ou seja, não podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos, como pode ocorrer com os cheques. Que com o canhoto até cancelar a solicitação de pagamento pode ser feito se a ordem não tiver sido feita pelo caixa.

    Espero ter ajudado.
  • Os cheques nao podem ser sustados ou devolvidos por falta de fundos?????????????

  • É Luis Fernando T. Souza, errei a questão por causa dessa afirmação sobre os cheques. Só que foi uma pegadinha essa colocação. Na verdade, quando ele diz:  como pode ocorrer com os cheques, o examinador afirma que, de fato, pode ocorrer sustação e devolução nos cheques, ao contrário do que acontece com o crédito de pagamentos que não pode. Foi só uma questão de interpretação que pode complicar a gente.
  • Pessoal, sou leigo no assunto. Mas pelo que havia entendido, a compensação de cheques faz parte do SBP. Assim como os DOCs, e em nenhum desses casos existe a compensação no dia. Alguém pode esclarecer?
  • Abram os olhos pessoal !!!
    CESPE é FODA !

    Questão de pura interpretação. O examinador quis complicar informando que as tranferências feitas pelo SPB são irreverssíveis "ao contrário dos cheques que podem ser sustados ou devolvidos"

  • Certo!

    O STR, operado pelo BCB, é um sistema de liquidação bruta em tempo real onde há a liquidação final de todas as obrigações financeiras no Brasil. São participantes do STR as instituições financeiras, as câmaras de compensação e liquidação e a Secretaria do Tesouro Nacional.


    Com esse sistema, o país ingressou no grupo daqueles em que transferências de fundos interbancárias podem ser liquidadas em tempo real, em caráter irrevogável e incondicional.


    A liquidação em tempo real, operação por operação passou a ser utilizada também nas operações com títulos públicos federais cursadas no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia - Selic, o que se tornou possível com a interconexão entre esse sistema e o STR. A liquidação dessas operações agora observa o chamado modelo 1 de entrega contra pagamento1.


    Outra alteração importante ocorreu no regime de operação das contas no STR. A partir de 24 de junho de 2002, depois de observada uma regra de transição, qualquer transferência de fundos entre contas da espécie passou a ser condicionada à existência de saldo suficiente de recursos na conta do participante emitente da correspondente ordem. Para que haja liquidez e consequentemente um melhor funcionamento do sistema de pagamentos no ambiente de liquidação em tempo real, três aspectos são especialmente importantes:


     •o BCB concede, às instituições financeiras participantes do STR, crédito intradia na forma de operações compromissadas com títulos públicos federais, sem custos financeiros, isto é, o preço da operação de volta é igual ao preço da operação de ida;


     •a verificação de cumprimento dos recolhimentos compulsórios é feita com base em saldos de final do dia, ou seja, esses recursos podem ser livremente utilizados ao longo do dia para fins de liquidação de obrigações2; e


     •o BCB, se e quando julgar necessário, pode acionar rotina para otimizar o processo de liquidação das ordens de transferência de fundos mantidas em filas de espera no âmbito do STR.

    Fonte: http://www.bcb.gov.br/?SPBVISGER

  • Com o SPB, os recursos ficam disponíveis no dia da transferência. 

    ???? 

    DOC ... não fica disponível no mesmo dia. Não estou conseguindo compreender essa parte da questão, alguém explica melhor ? 

  • "DOC =  Ordem de transferência de fundos por intermédio da qual o cliente emitente, correntista ou não de determinado banco, transfere recursos para a conta do cliente beneficiário em outro banco. A emissão de DOC é limitada ao valor de R$ 4.999,99. A conta corrente do cliente emitente é debitada no dia útil anterior à liquidação interbancária" http://www.bcb.gov.br/?SPBSILOC

    Ou seja,o recurso fica disponível no mesmo dia da operação, mas só entra na conta do favorecido no dia útil seguinte.

  • É uma questão de interpretação. Se a questão enunciasse que os recursos ficam disponíveis somente no dia de transferência,estaria errada. 

  • Algumas pessoas falaram do DOC, mas a questão não fala "somente no dia da transferência", fala que "ficam disponíveis", ou seja, com esse sistema realmente os recursos são compensados no mesmo dia, se necessário for.

  • Eu acertei essa por pura interpretação e um pouco de experiência própria. No caso, trabalho rede varejo já resolvi muitos caso do cartão passava em compras errada e ter explicar ao cliente, que existe determinado tempo para saldo ser devolvido podendo levar 1 dia como sempre ocorreu.

  • ERRADO

    O STR que compõe o SPB é transferência imediata e irreversível em tempo real

    A compe que está dentro do SPB é reversível, compensa CHEQUES CHEQUES!

    Siloc e sitraf são reversíveis, além disso siloc não é em tempo real.

    Só alguns exemplos de falseamento da questão, passaria o dia todo aqui.