SóProvas


ID
1111972
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal

Com relação à busca pessoal, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) INCORRETA - Art. 249. A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência

    b) CORRETA - Art. 249. A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência

    c) INCORRETA - Art. 244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar. c/c Art. 241. Quando a própria autoridade policial ou judiciária não a realizar pessoalmente, a busca domiciliar deverá ser precedida da expedição de mandado.

    d) INCORRETA - Art. 244. A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar. 

    e) INCORRETA - Art. 240 ...; § 2o Proceder-se-á à busca pessoal quando houver fundada suspeita de que alguém oculte consigo arma proibida ou objetos mencionados nas letras b a f e letra h do parágrafo anterior.

    (*Artigos do CPP)

  • LETRA B CORRETA 

    CPP

     Art. 249.  A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

  • A busca pessoal em mulher sempre será feita por outra mulher, sob pena de abuso de autoridade.

    A busca pessoal em mulher será feita por outra mulher, desde que não importe prejuízo da diligência.

    Assim como a busca domiciliar, a busca pessoal, em razão do direito à intimidade, sempre dependerá de mandado judicial.

    A busca pessoal depende de mandado judicial.

    A autoridade policial, segundo seu livre arbítrio, poderá procederá busca pessoal.

  • A. ERRADA. PREFERENCIALMENTE por profissional mulher. (artigo 249, CPP). Busca pessoal em mulher realizada por profissional do sexo masculino = não gera nulidade. A lei não veta. Se for necessário, faz. Em que pese o constrangimento, vai ter que pesar para o lado do interesse público.

    C e D. ERRADAS. Diferentemente do que ocorre na busca domiciliar, a busca pessoal prescinde de autorização judicial/ independe de mandado.

    E. ERRADA. Cuidado com a expressão "livre arbítrio". Lembrar do cuidado da DUDH e do PSJCR com a expressão ARBITRARIAMENTE.