SóProvas


ID
1112083
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Uma das técnicas de ataque sobre WEP se apoia no fato de que muitos sistemas operacionais têm implementações sem fio que se conectam automaticamente a redes a que foram conectados em momentos anteriores. O ataque tira vantagem deste fato ouvindo o tráfego sem fio e identificando redes nas quais o cliente sem fio está tentando se conectar. O atacante então configura um honeypot ou soft access point, um ponto de acesso sem fio falso com o mesmo SSID que o ponto de acesso ao qual o cliente está tentando se conectar, concebido para atrair as transmissões da vítima.

O ataque descrito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O ataque Caffe Latte é direcionado a clientes de redes sem fio, e não aos access points. Ele é assim denominado porque pode ser conduzido enquanto um cliente de uma rede protegida pelo WEP está tomando um café com leite usando seu notebook.

    O conceito do ataque é bem simples. Os notebooks de clientes de redes que usam o WEP guardam em seu  chaveiro a chave da rede. A chave não é enviada para o access point, porém ela é utilizada para encriptar o desafio enviado por ele.

    O ataque então consiste de criar um access point falso com o endereço MAC e o nome ESSID do access point que o cliente conhece. O sistema operacional do notebook do cliente o reconhece e tenta conectar a ele automaticamente. Um desafio é enviado e o cliente o encripta utilizando a chave legítima (de onde vários bytes do RC4 podem ser obtidos pois o desafio foi criado pelo atacante). O access point falso aceita o cliente (mesmo sem verificar a chave) e utiliza pacotes ARP enviados pelo mesmo para realizar injeção e captura de pacotes como seria feito com um ataque convencional. Tendo os pacotes basta usar o mesmo aircrack-ng para obter a chave. Todo o ataque leva menos de 6 minutos

    http://www.cic.unb.br/~rezende/trabs/lessa.pdf

  • Nossa mãe, nunca ouvi falar de ataque caffe latte.

  • Gabarito D

    Os hackers refinaram uma nova técnica para entrar em redes Wi-Fi protegidas pelo Wireless Equivalent Privacy. O ataque, chamado “Cafe Latte”, permite obter as chaves WEP dos PCs. Ataque é concentrado nos clientes wireless,ao contrário dos ataques anteriores que quebravam a chave nas redes sem fio depois de monitorar o tráfego de dados da rede. 

    “Em sua base, o ataque usa diversas características de comportamento da pilha wireless do Windows juntamente com as já conhecidas falhas no WEP”.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • anos atras o canal do panico demonstrou em um cafe , era monica yozy a reporter na epoca.