SóProvas


ID
1112374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CADE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma empresa do setor alimentício, com fábricas no Brasil, pretende adquirir outra empresa, uma concorrente brasileira. Caso a organização opte por esse investimento, espera-se, com a substituição das máquinas por outras de tecnologia mais eficiente, aumentar a produção das duas empresas combinadas. As características e qualidades dos insumos, exceto máquinas, e dos produtos são as mesmas para as duas empresas. O fluxo de caixa anual esperado para esse investimento, durante os cinco anos seguintes à aquisição, dependerá de fatores de risco, como a quantidade de produtos demandada por hipermercados e o preço cobrado por fornecedores.

Com base nessas informações, julgue o item que se segue

A despesa com a substituição de máquinas representa um custo fixo no curto prazo para essa empresa. 

Alternativas
Comentários
  • Substituição de máquinas é despesa de investimento. Investimento é despesa de capital, ou seja, é de aquisição de bens de capital, necessários à instalação da empresa.

    Não dizem respeito à produção stricto sensu, sendo custos fixos. Uma vez investidos, esses se tornam sunk costs.

    GABARITO: certo

    Bons estudos!

  • Classifique este comentário:

        

    Os custos fixos são aqueles que independem do nível de produção, tendo de serem pagos mesma que a empresa não produza nada. Ou seja, a empresa possui custos fixos mesmo que não produza nada. Eles geralmente refletem despesas existentes desde que a firma comece a operar, como alugueis, entre outros. É interessante notar que os custos fixos estão ligados aos fatores fixos de produção, os quais existem apenas no curto prazo. Assim, podemos afirmar que a existência de custos fixos se justifica apenas se análise for de curto prazo. No longo prazo, todos os custos são variáveis, pois todos os fatores de produção assim também são.

     

    Agora, considere a suposição da questão. A aquisição de novas máquinas, no curto prazo, é sim um custo fixo para a firma. Independente da quantidade produzida pela empresa, ela terá que incorrer na despesa de substituição das máquinas. O conceito mudaria de figura se avaliássemos no longo prazo, pois a contratação de mais capital elevaria a quantidade produzida da firma, modificando a análise (este custo seria variável).

    Classificação dos custos de acordo com a quantidade produzida:

    - Custos variáveis: variam conforme a produção aumenta, como por exemplo aqueles relacionados à compra de matéria-prima

    Custos fixos: independem do quanto a firma produz

    Excelentes estudos !!!

     

    GABARITO: CERTO