SóProvas


ID
111259
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre o crime de apropriação indébita previdenciária:

I. É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais.

II. É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal.

III. Aquele que deixa de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional está sujeito a pena de detenção de 15 dias a 6 meses ou multa.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO PENAL
    Apropriação indébita previdenciária (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    § 1o Nas mesmas penas incorre quem deixar de: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    I – recolher, no prazo legal, contribuição ou outra importância destinada à previdência social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do público; (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    II – recolher contribuições devidas à previdência social que tenham integrado despesas contábeis ou custos relativos à venda de produtos ou à prestação de serviços; (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    III - pagar benefício devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores já tiverem sido reembolsados à empresa pela previdência social. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    § 2o É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal. (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) § 3o É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que: (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    I – tenha promovido, após o início da ação fiscal e antes de oferecida a denúncia, o pagamento da contribuição social previdenciária, inclusive acessórios; ou (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000)
    II – o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sen
  • Não consegui visualizar o erro do item III.
  • III - Aquele que deixa de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional está sujeito a pena de detenção de 15 dias a 6 meses ou multa. O correto é reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
  • Não sei se aconteceu com vcs, mas para mim a questão apenas mostrou o texto até a palavra "sujeito". Daí, parece que a alternativa também está correta....
  • I. É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais. Correta

    Justificativa:
    § 3
    o É facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primário e de bons antecedentes, desde que:
     II – o valor das contribuições devidas, inclusive acessórios, seja igual ou inferior àquele estabelecido pela previdência social, administrativamente, como sendo o mínimo para o ajuizamento de suas execuções fiscais.


    II. É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal. Correta

    Justificativa:
    § 2o É extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal.


    III. Aquele que deixa de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional está sujeito a pena de detenção de 15 dias a 6 meses ou multa. Errada

    Justificativa:
    Art. 168-A. Deixar de repassar à previdência social as contribuições recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional:  Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.
  • Só um detalhe:

    A questão está mal classificada aqui no site, trata do crime de sonegação de contribuição previdenciária (art. 337-A) do CP, do Título XI - dos crimes contra a Adm. Pública, e não dos crimes contra o patrimônio.
  • A questão está perfeitamente classificada.
    O crime é o de Apropriação Indébita Previdenciária, art. 168-A, inserto no Capítulo V do Título II da Parte Especial do Código Penal. Ou seja, está no rol dos crimes contra o patrimônio.
    Eiê... 
  • O parágrafo segundo o art. 168-A diz q é extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuições, importâncias ou valores e presta as informações devidas à previdência social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do início da ação fiscal. ]

    Ou seja, 

    a) o agente declara e confessa a dívida (autodenúncia);

    b) efetuando, espontaneamente (sem intervenção de fatores externos), o pagamento do tributo devido;

    c) antes do início da execução fiscal.

    Hoje, proclama a Lei 12.382/11:" (...)  Durante o período em que a pessoa física ou jurídica relacionada com o agente do crime do art. 168- A estiver incluída no plano de parcelamento, fica "suspensa a pretensão punitiva do Estado" desde que " o pedido de parcelamento tenha sido formalizado antes do recebimento da denúncia criminal (§2º). A prescrição da pretensão punitiva (e não executória) também fica suspensa (§3º). Ocorrendo  o pagamento integral dos débitos parcelados, extingue-se a punibilidade (§4º).


    FONTE: MANUAL DE DIREITO PENAL - ROGÉRIO SANCHES

  • GAB B

  • Letra b.

    I – Correta. O examinador está aplicando a norma do art. 168-A, § 3º,  em conjunto com seu inciso II.

    II – Correta. É o que preconiza o art. 168-A, § 2º.

    III – Incorreta. A pena prevista é de 2 a 5 anos e multa!

    Questão comentada pelo Prof. Douglas de Araújo Vargas