SóProvas


ID
1112620
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para os idosos com 80 anos e mais, os principais fatores de risco, que mais se associam às quedas, são:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.

    Fonte:- Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

  • Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e estão associadas à elevados índices de morbi-mortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce. Os fatores de risco para queda podem ser divididos em intrínsecos e extrínsecos: Fatores intrínsecos: decorrem das alterações fisiológicas relacionadas ao avançar da idade, da presença de doenças, de fatores psicológicos e de reações adversas de medicações em uso. Podem ser citados: - idosos com mais de 80 anos; - sexo feminino; - imobilidade; - quedas precedentes; - equilíbrio diminuído; - marcha lenta e com passos curtos; - baixa aptidão física; - fraqueza muscular de MMII e MMSS; - alterações cognitivas; - doença de Parkinson; - polifarmácia; - uso de sedativos, hipnóticos e ansioliticos. Fatores extrínsecos: relacionados aos comportamentos e atividades das pessoas idosas e ao meio ambiente. Ambientes inseguros e mal iluminados, mal planejados e mal construídos, com barreiras arquitetônicas representam os principais fatores de risco para quedas. Logo, dentre as alternativas apresentadas aquelas que tem todos os fatores de risco relacionados a quedas em idosos é marcha lenta com passos curtos; sexo feminino e história prévia de quedas. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
  • Os fatores de risco que mais se associam às quedas são:

     

    - idade avançada (80 anos e mais);

    - sexo feminino; -

    - história prévia de quedas;

    - imobilidade; -

    - baixa aptidão física;

    - fraqueza muscular de membros inferiores;

    - fraqueza do aperto de mão;

    - equilíbrio diminuído;

    - marcha lenta com passos curtos;

    - dano cognitivo;

    - doença de Parkinson;

    - sedativos,

    - hipnóticos,

    - ansiolíticos e

    - polifarmácia.

     

    Atividades e comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair, pois levam as pessoas a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso, trombar, criando, assim, desafios ao equilíbrio.

    Os riscos dependem da freqüência de exposição ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso. Idosos que usam escada regularmente têm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente. Por outro lado, quanto mais vulnerável e mais frágil o idoso, mais suscetível aos riscos ambientais, mesmo mínimos.

     

    Letra C

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html