SóProvas



Questões de Saúde do Idoso


ID
45790
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro da equipe do Programa da Terceira Idade de uma empresa, publica um trabalho de pesquisa com elementos que identificam alguns idosos, sem as suas autorizações. Sob o ponto de vista ético, esta conduta é considerada

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta C. De acordo com o código de ética de enfermagem, Capítulo IV, Art. 35 - Solicitar consentimento do cliente ou do seu representante legal, de preferência por escrito, para realizar ou participar de pesquisa ou atividade de ensino em Enfermagem, mediante apresentação da informação completa dos objetivos, riscos e benefícios, da garantia do anonimato e sigilo, do respeito a privacidade e intimidade e a sua liberdade de participar ou declinar de sua participação no momento que desejar.
  • conspícua - o q se pode ver
  • Gabarito: Letra C.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.

     

     


    CAPÍTULO III – DAS PROIBIÇÕES

     

    Parágrafo único. Fazer referência a casos, situações ou fatos, e inserir imagens que possam identificar pessoas OU instituições sem prévia autorização, em qualquer meio de comunicação.


ID
121852
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A queda representa um grande problema para as pessoas idosas dadas as suas consequências (injúria, incapacidade, institucionalização e morte) que são resultados da combinação de alta incidência com alta susceptibilidade às lesões. (MS)

As medidas práticas que visam minimizar as quedas e suas consequências entre as pessoas idosas incluem

Alternativas
Comentários
  • b) colocar diferenciador de degraus nas escadas e corrimãos bilaterais de apoio.

ID
127093
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O equilíbrio no estado de saúde do idoso depende de inúmeros fatores, dentre eles a alimentação. Por isso, é importante que o enfermeiro esteja atento

Alternativas
Comentários
  •  b) à perda ou à diminuição da capacidade olfativa, por influenciarem no apetite e na boa alimentação.
  • Presbiopia= vista cansada

    Estomatite= inflamação da cavidade bucal (envolvendo boca, línguas, dentes ...)
  • presbiopia ou vista cansada faz parte

  • Ingesta de gordura vegetal não é recomendada ?

  • à perda ou à diminuição da capacidade olfativa, por influenciarem no apetite e na boa alimentação.


ID
133225
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Parkinson está entre as doenças neurodegenerativas mais comuns. Analise:

I. A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo.

II. A taquicinesia é a característica mais comum da doença de Parkinson, que ocasiona a rapidez exacerbada dos movimentos ativos.

III. Níveis séricos elevados de dopamina estão associados à Doença de Parkinson.

IV. A instabilidade postural e o tremor estão entre as manifestações clínicas principais.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •  c) I e IV, apenas.

    Hipocinesia (diminuição da mobilidade)
    Produzirá a diminuição de uma substância chamada dopamina
  • O Parkinson é uma doença degenerativa do SNC, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina que é um neurotransmissor. O quadro clínico possui 4 sinais principais: tremores, acinesia ou bradicinesia (lentidão e diminuição dos movimentos voluntários), rigidez (enrijecimento dos músculos, principalmente no nível das articulações);instabilidade postural (dificuldades relacionadas ao equilíbrio, com quedas frequentes).

  • A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa, idiopática, que afeta principalmente pessoas acima dos 60 anos. Do ponto de vista patológico, DP é uma doença degenerativa cujas alterações motoras decorrem principalmente da morte de neurônios dopaminérgicos da substância nigra que apresentam inclusões intracitoplasmáticas conhecidas com corpúsculos de Lewy. Suas principais manifestações motoras incluem tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais. No entanto, as alterações não são restritas à substância nigra e podem estar presentes em outros núcleos do tronco cerebral (por exemplo, núcleo motor dorsal do vago), córtex cerebral e mesmo neurônios periféricos, como os do plexo mioentérico. A presença de processo degenerativo além do sistema nigroestriatal pode explicar uma série de sintomas e sinais não motores, tais como alterações do olfato, distúrbios do sono, hipotensão postural, constipação, mudanças emocionais, depressão, ansiedade, sintomas psicóticos, prejuízos cognitivos e demência, dentre outros.

    A rigidez muscular é caracterizada pela resistência ao movimento passivo do membro fazendo com que este (membro) se movimente aos salavancos, referido como movimento em roda dentada; esta rigidez aumenta quando o outro membro está engajado no movimento ativo voluntário.

    O paciente com DP apresenta bradicenesia e não taquicinesia conforme descrito na segunda afirmativa. A bradiccinesia é caracterizada por movimentos anormalmente lentos; os pacientes levam mais tempo para completar a maioria das atividades e apresentam dificuldade em iniciar o movimento, como se levantar da posição sentada ou a mudança de decúbito no leito.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. Doença de Parkinson. Portaria SAS/MS no 228, de 10 de maio de 2010. (Republicada em 27.08.10).

    Steidl EMS, Ziegler JR, Ferreira FV. . Doença de Parkinson: Revisão Bibliográfica. Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 8, n. 1, p. 115-129, 2007.


ID
133228
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, a fim de assegurar uma assistência de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica

Alternativas
Comentários
  • a) é caracterizada por perdas graduais da função cognitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos.

  • letra a - certa
    letra b - eh ireverssivel
    letra c- inicio lento
    letra d - nao estimula a capacidade de formar conceitos
    letra e -nao causa incidente vascular.
  • A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.

    A DA se instala, em geral, de modo insidioso e se desenvolve lenta e continuamente por vários anos. As alterações neuropatológicas e bioquímicas da DA podem ser divididas em duas áreas gerais: mudanças estruturais e alterações nos neurotransmissores ou sistemas neurotransmissores. As mudanças estruturais incluem os enovelados neurofibrilares, as placas neuríticas e as alterações do metabolismo amiloide, bem como as perdas sinápticas e a morte neuronal. As alterações nos sistemas neurotransmissores estão ligadas às mudanças estruturais (patológicas) que ocorrem de forma desordenada na doença. Alguns neurotransmissores são significativamente afetados ou relativamente afetados indicando um padrão de degeneração de sistemas. Porém sistemas neurotransmissores podem estar afetados em algumas áreas cerebrais, mas não em outras, como no caso da perda do sistema colinérgico corticobasal e da ausência de efeito sobre o sistema colinérgico do tronco cerebral. Efeitos similares são observados no sistema noradrenérgico.

    A doença de Alzheimer requer do enfermeiro conhecimentos específicos, a fim de assegurar uma assistência de qualidade. O profissional deve saber que essa doença neurológica caracterizada por perdas graduais da função cognitiva e por distúrbios comportamentais e afetivos. É degenerativa, irreversível e progressiva.

    Resposta A



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.  Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. Doença de Alzheimer. Portaria SAS/MS nº 1.298, de 21 de novembro de 2013.

    http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/840-sctie-raiz/daf-raiz/cgceaf-raiz/cgceaf/l3-cgceaf/11646-pcdt


ID
133234
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fatores de risco para a formação da catarata são múltiplos, dentre eles, fatores relacionados ao envelhecimento e às síndromes e doenças sistêmicas. Os fatores de risco e suas causas correspondentes estão correta e respectivamente descritos em:

Alternativas
Comentários
  • letra d

     

  • O principal fator de risco para o desenvolvimento da catarata é o envelhecimento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o envelhecer como um processo sequencial, individual, cumulativo, irreversível, universal, não patológico de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio ambiente a causa mais comum da catarata é o envelhecimento. Dois mecanismos principais parecem agir na sua patogênese: estresse foto-oxidativo (da radiação UVA e UVB) e estresse oxidativo (drogas lícitas e ilícitas, diabetes, tabagismo, alcoolismo). Observa-se que o fator de risco isolado mais expressivo é a idade avançada, pelo maior tempo de exposição a todos esses fatores.

    Doenças metabólicas: o diabetes é a doença mais relacionada com o aparecimento da catarata. Nestes casos, a catarata de desenvolve mais precocemente e a perda visual pode ser mais rápida. Com o diabetes, o cristalino pode ficar superhidratado. Quando isso ocorre, depósitos ou opacidades podem ser formar na parte frontal (anterior) ou traseira (posterior) do cristalino, formando a catarata. Em alguns casos, esse tipo de catarata pode se formar em alguns dias.

    Logo, os fatores relacionados ao envelhecimento e às síndromes e doenças sistêmicas são captação diminuída de oxigênio e diabetes melito repectivamente.

    Resposta D

    Bibliografia

    Ávila M, Alves MR, Nishi M. Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As condições de Saúde Ocular no Brasil. International Standard Book, 1ª edição, 2015.

    Domingues VO, Lawall ARN, Battestin B, Lima FJR, Priscilla, Lima M, Ferreira SH, Moraes CF Catarata senil.  Rev Med Saude Brasilia 2016; 5(1):135‐44.


ID
188914
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Alzheimer é um distúrbio progressivo, afetando principalmente

Alternativas
Comentários
  • d) a memória, a cognição e a capacidade de autocuidado.

ID
537880
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde desenvolve uma política que objetiva, no Sistema Único de Saúde (SUS), garantir atenção integral à saúde da população idosa, com ênfase no envelhecimento saudável e ativo. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão C) está ERRADA porque a LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. Portanto, MENOS que dez anos.
  • Letra A está incorreta, pois a base da pirâmide não está mais larga, pelo contrário, pois o índice de natalidade brasileiro, juntamente com a quantidade de filhos por pessoa só diminui a cada ano. Característica de países desenvolvidos.
  • NA E nao ´´e cib. é cit


  • A questão D está errada porque não foi recentemente e a finalidade dela é diferente do que a questão relata.

     A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa-PNSPI (Portaria Nº 2.528, de 19 de outubro de 2006) tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade. A PNSPI tem, entre as suas considerações e pressupostos, o contínuo e intenso processo de envelhecimento populacional brasileiro; os inegáveis avanços políticos e técnicos no campo da gestão da saúde; o conhecimento atual da Ciência; o conceito de que saúde para o indivíduo idoso se traduz mais pela sua condição de autonomia e independência que pela presença ou ausência de doença orgânica; a necessidade de buscar a qualidade da atenção aos indivíduos idosos por meio de ações fundamentadas no paradigma da promoção da saúde, além do compromisso brasileiro com a Assembléia Mundial para o Envelhecimento de 2002. 

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_pessoa_idosa_envelhecimento_v12.pdf


ID
587545
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos programas de atenção à saúde do idoso, é importante considerar, segundo o Estatuto do Idoso:
I. cadastramento da pessoa idosa em base territorial.

II. ao idoso, internado ou em observação, é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

III. é vedado ao idoso mentalmente sadio optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • art.15 inciso I cadastramento da populaçao idosa em base territoria.

    art.16 ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saude proporcionar as condiçoes adequadas para sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    o erro da afirmaçao III é em falar é vedar, pois não é proibido ao mesmo se ele for mentalmento sadio ele pode optar pelo tratamento mais favoravel.

  • Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o        

    direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar

    as condições adequadas para a sua permanência

    em tempo integral, segundo o critério médico.

    Esse critério de avaliação é equivocado.  Na saúde se deve tomar decisões a partir do entendimento de uma equipe multiprofissional, não apenas de uma única categoria .  É  necessário que sejam compreendidos fatores biopsicosociais, culturais, e econômicos,pois  esses elementos interferem diretamente na recuperação do paciente.



ID
638785
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Poço Redondo - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A acuidade visual diminui com a idade.” A presbiopia é um declínio progressivo na:

Alternativas
Comentários

  • Capacidade de adaptação dos olhos para um trabalho próximo e detalhado.


ID
729664
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No decorrer do envelhecimento o idoso pode apresentar alterações benignas na pele, do tipo

Alternativas
Comentários
  • Xerose é o ressecamento anormal de um tecido, tal como a pele, os olhos ou as mucosas

    A neurodermatite, que também é chamada de dermatite atópica, é uma doença de pele de cunho familiar muito comum. Ela gera sintomas como irritação na pele que ocorre na pele devido ao clima, alimentação, suor ou estresse. Seu tratamento é badicamente evitar o contato com a agente causador.

ID
729670
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A depressão afeta a saúde mental do indivíduo idoso, com frequência. Na avaliação desse transtorno na pessoa idosa, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Não está claro por que umas pessoas se deprimem e outras não. Em alguns casos não há motivo aparente, pode ser desencadeada por um acontecimento determinado ou por um fato negativo, ou ainda a soma de uma série de estresses psicológicos ou traumáticos para o indivíduo. As pessoas cujos parentes próximos sofreram de depressão são mais propensas a desenvolvê-la. São fatores de risco para depressão, Antecedentes depressivos prévios, Doença incapacitante, sobretudo se há deterioração funcional implicando numa mudança brusca e rápida, Doença dolorosa, Abandono e/ou maus tratos, Institucionalização, Morte de cônjuge, familiar ou amigo próximo, Uso de medicamentos como os benzodiazepínicos, betabloqueadores, metildopa, reserpina, clonidina, cinarizina, flunarizina, digoxina e esteroides. É importante a investigação do consumo de bebidas alcoólicas na população idosa, apesar do seu impacto ser reduzido se comparado com as pessoas mais jovens. O uso abusivo do álcool pode mascarar os sintomas depressivos, agravando a depressão. Existe ainda o risco de uma interação do álcool com outras substâncias que podem acentuar a depressão ou gerar outros efeitos nocivos. O suicídio é uma questão que deve ser sempre levada em consideração quando o assunto é depressão, o risco de suicídio é maior entre depressivos. A depressão não é provocada por um só fator. Há um entrecruzamento de vários fatores: psicológicos, biológicos, sociais, culturais, econômicos, familiares, entre outros que fazem com que a depressão se manifeste em determinado sujeito. É preciso diferenciar a depressão da demência. A demência pode ser metabólica decorrente de distúrbio hidroeletrolítco, desidratação, insuficiência renal ou hepática e hipoxemia. Logo a resposta correta para a questão é a alternativa B e não C.

    Gabarito da Banca:C

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

ID
729838
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as orientações especiais do Ministério da Saúde (2009) para auxiliar a autonomia da pessoa idosa, com relação à alimentação, constam

Alternativas
Comentários
  • 6.1 Simplifi car a colocação da mesa para as refeições A composição da mesa de refeição deve ser simplifi cada em detrimento das regras de etiqueta. 6.2 Promover o contraste de cor entre a toalha de mesa e os utensílios Quando há contraste de cor entre talheres, prato e toalha de mesa, a pessoa idosa terá mais facilidade para identifi car esses utensílios, conferindo-lhe maior autonomia no ato de comer. É indicada, principalmente, para quem já apresenta declínio de visão ou da capacidade mental ou limitação na coordenação motora. As toalhas de mesa devem ser preferencialmente com uma única tonalidade de cor, sem estampas ou bordados. 6.3 Selecionar os utensílios mais adequados Os utensílios que a pessoa idosa com limitações deve usar para comer ou beber apresentam características especiais para a sua segurança. A confecção dos utensílios deve ser com material inquebrável e de fácil higienização. É necessário ainda ter atenção com a questão da empunhadura, o que signifi ca que é preciso verifi car se a pessoa idosa tem facilidade para pegar o utensílio e levá-lo à boca. Alguns utensílios disponíveis no mercado facilitam esse processo: • Canecas ou xícaras com uma alça maior em substituição ao copo; • Canecas ou xícaras com duas alças grandes o sufi ciente para permitir o encaixe de três ou quatro dedos; 6 Orientações especiais para auxiliar a autonomia da pessoa idosa 4 • Canecas com tampas e canudos são indicadas para prevenir o derramamento do conteúdo; • Prato fundo deve ser escolhido, preferencialmente, em relação ao prato raso; • Prato fundo com ventosas de borracha que permitem a fi xação desse utensílio à superfície é indicado em casos de maior limitação na coordenação motora. • Aparador para prato é um recurso usado para aumentar a independência de quem tem maior limitação na coordenação motora. O aparador para pratos é adaptado na borda externa desse utensílio para aumentar a sua altura. Com isso, evita o derramamento do alimento que está sendo colocado no talher durante a refeição. • Suporte antiderrapante é similar a um pequeno forro de bandeja, que pode ser usado sobre mesas ou bandejas para ajudar a aumentar a fi xação de canecas e pratos, evitando que esses deslizem na superfície onde forem colocados, proporcionando mais segurança à pessoa idosa. • Talheres com cabos mais grossos. A maior espessura do cabo dos talheres (faca, garfo e colher) pode facilitar o manuseio desses utensílios durante a refeição, quando a limitação motora compromete esta atividade. Usar apenas uma colher com cabo mais grosso é uma das opções quando a atividade motora limita o uso dos outros talheres. Em síntese, devem ser usados utensílios resistentes e que sejam fáceis de segurar. Os utensílios utilizados freqüentemente pela pessoa idosa precisam estar dispostos em local de fácil acesso para garantir maior autonomia e participação dessas pessoas nas diversas refeições do dia.


ID
732028
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender um paciente idoso com intoxicação digitálica, é prioritário

Alternativas
Comentários
  • Intoxicação Digitálica

    Os digitálicos produzem frequentemente efeitos tóxicos, que podem ser graves e até letais. A causa mais frequente é a associação com diuréticos que provocam perda de potássio. 

    O tratamento, que deve ser feito com o paciente hospitalizado, inclui monitorização do ECG, suspensão de diuréticos depletores de potássio ou administração de potássio para diminuir a ligação do digitálico ao coração, a qual provoca a intoxicação, além da administração de um antiarrítmico. 

     
    http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/45552/antiarritmicos-digitalicos-e-intoxicacao-digitalica#ixzz3qWSf7Fin

  • Gabarito E ( para quem ja estourou o limite diario )


ID
736807
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre demência, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) São causas reversíveis de demência: neurológica, nutricionais e metabólicas.

( ) A Demência Vascular pode ter como etiologia as angiopatias hereditárias, a vasculite e o uso abusivo de medicamentos psicotrópicos.

( ) O treinamento cognitivo e de reabilitação da memória passa pela identificação dos déficits funcionais gerais e a intervenção é feita por meio de estratégias limitadas e já instituídas pelos centros de referência.

( ) O tratamento não farmacológico das Demências envolve o desenvolvimento de atividades de estimulação cognitiva, realizadas primordialmente pela equipe de saúde especializada e em menor proporção pela família.

Alternativas

ID
736816
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à organização da assistência½lomiciliar para pessoa idosa, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
736834
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fármacos que mais comumente são considerados os principais agentes iatrogênicos em idosos são:

Alternativas

ID
758941
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em diversas situações, a demência e o delírio são observadas em idosos:

I. O delírio pode ser decorrente de intoxicação medicamentosa, desidratação, infecção e traumatismo craniano.

II. A demência caracteriza-se por alterações cognitivas, funcionais e comportamentais.

III. A doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum, seguida da demência vascular ou por multi-infarto.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Delírio é um conjunto de falsas idéias e crenças acompanhadas de convicção e certeza, resistentes à argumentação lógica, porém fora do contexto social ou cultural da pessoa;

    II - Demência é uma sindrome (conjunto de doenças) caracterizada pela perda progressiva da cognição englobando memória, atenção, pensamento, cálculo, linguagem, inteligência geral, aprendizagem, discernimento e habilidades sociais, SEM alteração da consciência;

    III - A demência da doença de Alzheimer (DA) é o tipo mais comum de demência, sendo responsável por cerca de 60% delas, com tendência de predomínio no sexo feminino. A DA é constituída por pré-senis (10%), antes dos 65 anos, e senis (90%), a partir de 65 anos. Em segundo lugar, está a demência vascular (DV), que está relacionada às doenças cerebrovasculares.
     
  • Delírio é uma alteração no juízo de realidade, implica em lucidez da consciência. Uma alteração de juízo de realidade. Não confundir com delírium.


ID
783172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.


Alternativas
Comentários
  • A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
  • Porque que a alternativa A não pode ser a correta?
  • Olá Silvana a questão A não pode ser a correta pois um idoso pode estar fragilizado e não ser incapaz portanto não posso considera-los sinônimos
  • O estudo da capacidade funcional tem-se tornado um componente-chave para a avaliação da saúde dos idosos, sendo geralmente direcionado para a análise da habilidade e do desempenho para realizar determinadas atividades do cotidiano. Dessa maneira, a saúde dos idosos torna-se intimamente ligada à independência funcional, que é medida através de avaliações funcionais.

    Fonte: 

    Texto contexto - enferm. vol.21 no.3 Florianópolis July/Sept. 2012

    • A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.

  • A medida de independência funcional é um instrumento que avalia e quantifica o desempenho do idoso na realização de tarefas referentes às funções motoras e cognitivas. A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
    Letra D
  • A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.

  • QUESTIONÁRIO DE PFEFFER (QPAF)

     

    É uma escala de 11 questões aplicada ao acompanhante ou cuidador da pessoa idosa discorrendo sobre a capacidade desse em desempenhar determinadas funções.

    As respostas seguem um padrão:

    sim é capaz (0);

    nunca o fez, mas poderia fazer agora (0);

    com alguma difculdade, mas faz (1);

    nunca fez e teria difculdade agora (1);

    necessita de ajuda (2);

    não é capaz (3).

    A pontuação de seis ou mais sugere maior dependência. A pontuação máxima é igual a 33 pontos.

     

    Objetivo: Verifcar a presença e a severidade de declínio cognitivo por meio da avaliação da funcionalidade e consequentemente da assistência requerida. A combinação do MEEM com o Questionário de Pfefer indica uma maior especifcidade para a medida de declínio cognitivo mais grave. Ainda considerando o viés produzido pela baixa escolaridade nos resultados do MEEM parece ser adequada a associação do QPAF para se obter a confrmação do declínio cognitivo acompanhado de limitações funcionais sugerindo a presença de demência ou outros transtornos associados. Q

     

    Avaliações dos resultados: quanto mais elevado o escore maior a dependência de assistência.

     

    Providências com os achados/resultados: escores ≥6 associados aos outros testes de função cognitiva alterados sugerem encaminhamento para avaliação neuropsicológica específca.

     

    FONTE: https://app2.unasus.gov.br/UNASUSPlayer3/recursos/SE_UNASUS_0001_SAUDE_PESSOA_IDOSA/4/lib/docs/Questionario_de_PFEFFER.pdf

     

     


ID
798757
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A demencia constitui uma Síndrome na qual estão comprometidas funções intelectuais como a memória, a linguagem, a capacidade do conhecimento, do reconhecimento e da personali dade. No caso do idoso, a forma mais comum de demência é:

Alternativas

ID
800650
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São características próprias da demência no idoso:

Alternativas

ID
826024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para um idoso com artrite reumatoide branda, que tem dor e inchaço das articulações de ambas as mãos, os exercícios de amplitude de movimento devem ser

Alternativas
Comentários
  • A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica, autoimune, de etiologia desconhecida e que causa dor, destruição articular e limitação funcional, com perda significativa da qualidade de vida. A principal queixa do paciente é a dor articular, que deve ser tratada efetivamente.

    O tratamento com calor e frio pode ajudar o doente com artrite reumatoide a aliviar a inflamação e a dor com tratamentos quentes e frios. O calor (um banho/ducha quente ou a aplicação de uma compressa) pode relaxar os músculos e a as articulações; o frio (compressa, gelo ou a imersão das articulações em água fria) ajuda a atenuar as dores e diminui os espasmos musculares. A seguinte terapia é geralmente apreciada por pessoas com artrite reumatoide: imergir as articulações em água morna durante 4 minutos e depois em água fria durante 1 minuto; alternando este processo durante cerca de meia hora e terminando sempre com uma imersão em água morna.


    Resposta D


    Bibliografia


    http://www.reumatologia.com.br/

    http://www.hospitalalemao.org.br/medicos/Pdf/ComoeutratoParte2.pdf

  • Os exercícios devem ser realizados com baixa intensidade evitando agravamento da dor e sempre precedidos de aplicação de compressas frias ou quentes para alívio da dor... 

    Gab: D

  • RESPOSTA DO PROFESSOR

     

    A artrite reumatoide (AR) é uma doença crônica, autoimune, de etiologia desconhecida e que causa dor, destruição articular e limitação funcional, com perda significativa da qualidade de vida. A principal queixa do paciente é a dor articular, que deve ser tratada efetivamente.



    O tratamento com calor e frio pode ajudar o doente com artrite reumatoide a aliviar a inflamação e a dor com tratamentos quentes e frios. O calor (um banho/ducha quente ou a aplicação de uma compressa) pode relaxar os músculos e a as articulações; o frio (compressa, gelo ou a imersão das articulações em água fria) ajuda a atenuar as dores e diminui os espasmos musculares. A seguinte terapia é geralmente apreciada por pessoas com artrite reumatoide: imergir as articulações em água morna durante 4 minutos e depois em água fria durante 1 minuto; alternando este processo durante cerca de meia hora e terminando sempre com uma imersão em água morna.


    Resposta D


    Bibliografia


    http://www.reumatologia.com.br/

    http://www.hospitalalemao.org.br/medicos/Pdf/ComoeutratoParte2.pdf


ID
915220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas
décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda
são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens
seguintes.

As vacinas influenza e pneumocócica são oferecidas em campanhas nacionais de vacinação do idoso. Nos idosos institucionalizados, aqueles que vivem em abrigos, asilos ou hospitais, deverá ser realizada a dose de reforço da vacina pneumocócica.

Alternativas
Comentários
  • A vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica):  Administrar 1 (uma) dose durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, nos indivíduos de 60 anos e mais que vivem em instituições fechadas como: casas geriátricas, hospitais, asilos, casas de repouso, com apenas 1 (um) reforço 5 (cinco) anos após a dose inicial.
    Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464
  • Não entendi a questão. A pneumococica deve ser administrada anualmente em idosos com mais de 60 anos?


ID
919408
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta sobre as alterações de sistemas corporais e atividades de promoção da saúde do idoso.

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO D ESTÁ INCORRETA, UMA VEZ QUE A FUNÇÃO DO FIGADO E DO PÂNCREAS  REDUZ O SEU FUNCIONAMENTO.

  • concordo com Larissa


  • letra B   As alterações respiratórias afetam a capacidade pulmonar. A rigidez aumentada ou a perda do recolhimento elástico do pulmão resulta em volume residual pulmonar aumentando a capacidade. A troca gasosa e a capacidade de difusão, também, ficam aumentadas...Na VDD eh DIMINUIDA...

    A questao  D nao ta errada, segundo SMELTZER & BARE, 2002, o figado, a bile e o pancreas, geralmente, tem suas funções mantidas. Embora exista alguma ineficiencia na tolerancia e absorção dos lipidios

ID
952837
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para promover a adesão do idoso à terapia farmacológica, a equipe multidisciplinar deve considerar os diversos fatores intervenientes e adotar intervenções, tais como:

Alternativas
Comentários
  • Para proporcionar ao usuário idoso adesão a terapia medicamentosa, a equipe de saúde deve criar estratégias como caixas dispensadora de medicamentos, separando por horário de uso. A equipe pode ainda tentar um acompanhamento mais próximo do usuário, que pode ser por telefone ou internet se o idoso tiver acesso a esses. O rodizio do uso de medicação ou fracionamento de dosagem é expressamente proibido, pois assim a pessoa não conseguirá controlar a dose adequada de medicamento. Os medicamentos que são esquecidos, deve-se trabalhar a educação em saúde e estimular o usuário a aderir melhor ao tratamento medicamentoso. 


    Resposta: B


ID
1045522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca do gerenciamento de enfermagem em serviços de saúde, julgue os itens que se seguem.

O aumento de gastos no setor saúde é atribuído, entre outros fatores, ao envelhecimento da estrutura etária da população, à extensão de cobertura, ao avanço tecnológico, à baixa produtividade dos serviços e à falta de capacitação administrativa.

Alternativas
Comentários
  • errei por causa do envelhecimento da extrutura etária


ID
1061263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a ações e programas do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens a seguir.

A promoção de cooperação nacional e internacional relativa às experiências na atenção à saúde da pessoa idosa é uma diretriz para a atenção integral à saúde do idoso descrita como prioridade no pacto pela vida

Alternativas
Comentários
  • Item correto

     A Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

    Dentro de tais pressupostos, a promoção à saúde do idoso inclui as seguintes diretrizes:

    • Promoção do envelhecimento ativo e saudável; 

    • Atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;

    • Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;

    • Provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;

    • Estímulo à participação e fortalecimento do controle social;

    • Formação e educação permanente dos profissionais de saúde;

    • Divulgação e informação para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;

    • Promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa;

    • Apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.



ID
1069198
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.

Atendimento geriátrico em ambulatório e domiciliar, reabilitação, fornecimento de medicação e de órteses e próteses, direito a acompanhante e treinamento dos profissionais de saúde, dos cuidadores familiares e dos grupos de autoajuda, são garantidos ao idoso através do:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 15 do Estatudo do Idoso

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS,
    garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a
    prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam
    preferencialmente os idosos.
    § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:
    I – cadastramento da população idosa em base territorial;
    II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;
    III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e gerontologia social;
    IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de
    se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e
    eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;
    V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do agravo da saúde.
    § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso
    continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.
    § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da
    idade.
    § 4o Os idosos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante terão atendimento especializado, nos
    termos da lei.
    § 5o É vedado exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos, hipótese na qual será
    admitido o seguinte procedimento: (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    I - quando de interesse do poder público, o agente promoverá o contato necessário com o idoso em sua residência;
    ou (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    II - quando de interesse do próprio idoso, este se fará representar por procurador legalmente constituído.
    (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    § 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro
    Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o
    Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de
    isenção tributária. (Incluído pela Lei nº 12.896, de 2013)
    § 7º Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais
    idosos, exceto em caso de emergência.


ID
1069201
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando a saúde da mulher, da criança, do adolescente e do idoso, enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

(I ) Estratégia Saúde da Fam

(II) Razão da morte materna

(III) Diretrizes Nacionais.

(IV) Lei 11,942.

( ) É considerado um dos mais importantes indicadores das condições de vida de uma população e da qualidade da assistência que lhe é prestada.

( ) Estabelece que os sistemas prisionais femininos sejam dotados de sessão para gestantes e parturientes e creches para os menores, cuja responsável esteja presa.

( ) Fortalecimento da promoção de saúde nas ações para o cuidado integral a saúde dos adolescentes e dos jovens.

( ) Uma das principais políticas públicas responsável pela redução da mortalidade infantil nos últimos anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 11.942, DE 28 DE MAIO DE 2009.

     

    Dá nova redação aos arts. 14, 83 e 89 da Lei no 7.210, de 11 de julho de 1984 – Lei de Execução Penal, para assegurar às mães presas e aos recém-nascidos condições mínimas de assistência.


ID
1112620
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para os idosos com 80 anos e mais, os principais fatores de risco, que mais se associam às quedas, são:

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia.

    Fonte:- Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

  • Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e estão associadas à elevados índices de morbi-mortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce. Os fatores de risco para queda podem ser divididos em intrínsecos e extrínsecos: Fatores intrínsecos: decorrem das alterações fisiológicas relacionadas ao avançar da idade, da presença de doenças, de fatores psicológicos e de reações adversas de medicações em uso. Podem ser citados: - idosos com mais de 80 anos; - sexo feminino; - imobilidade; - quedas precedentes; - equilíbrio diminuído; - marcha lenta e com passos curtos; - baixa aptidão física; - fraqueza muscular de MMII e MMSS; - alterações cognitivas; - doença de Parkinson; - polifarmácia; - uso de sedativos, hipnóticos e ansioliticos. Fatores extrínsecos: relacionados aos comportamentos e atividades das pessoas idosas e ao meio ambiente. Ambientes inseguros e mal iluminados, mal planejados e mal construídos, com barreiras arquitetônicas representam os principais fatores de risco para quedas. Logo, dentre as alternativas apresentadas aquelas que tem todos os fatores de risco relacionados a quedas em idosos é marcha lenta com passos curtos; sexo feminino e história prévia de quedas. Resposta C Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
  • Os fatores de risco que mais se associam às quedas são:

     

    - idade avançada (80 anos e mais);

    - sexo feminino; -

    - história prévia de quedas;

    - imobilidade; -

    - baixa aptidão física;

    - fraqueza muscular de membros inferiores;

    - fraqueza do aperto de mão;

    - equilíbrio diminuído;

    - marcha lenta com passos curtos;

    - dano cognitivo;

    - doença de Parkinson;

    - sedativos,

    - hipnóticos,

    - ansiolíticos e

    - polifarmácia.

     

    Atividades e comportamentos de risco e ambientes inseguros aumentam a probabilidade de cair, pois levam as pessoas a escorregar, tropeçar, errar o passo, pisar em falso, trombar, criando, assim, desafios ao equilíbrio.

    Os riscos dependem da freqüência de exposição ao ambiente inseguro e do estado funcional do idoso. Idosos que usam escada regularmente têm menor risco de cair que idosos que a usam esporadicamente. Por outro lado, quanto mais vulnerável e mais frágil o idoso, mais suscetível aos riscos ambientais, mesmo mínimos.

     

    Letra C

     

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/184queda_idosos.html


ID
1122109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere à condição de saúde dos idosos brasileiros, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Violência contra o idoso é conceituada como “o ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano físico ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança." A violência intrafamiliar não é caracterizada apenas pelo extrato social, mas principalmente, pelo convívio familiar estressante e cuidadores despreparados ou sobrecarregados.

    As políticas de saúde da pessoa idosa visa a promoção do envelhecimento ativo e saudável; atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; estímulo à participação e fortalecimento do controle social; formação e educação permanente dos profissionais de saúde; divulgação e informação para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS; promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

    A epidemia de HIV e aids em pessoas idosas no Brasil é um grande problema de saúde pública na população brasileira, o que faz dos idosos uma população muito vulnerável a essa doença. 

    A osteoporose é definida como uma doença sistêmica progressiva que leva à uma desordem esquelética, caracterizada por força óssea comprometida, predispondo a um aumento do risco de fratura.  Idade avançada em ambos os sexos é considerado fatores de risco maiores para fraturas e quedas decorrentes de osteoporose e essa situação tem exigido a formulação de políticas de saúde para tratar dessa problemática. 

    É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Logo, esse processo deve ser iniciado bem antes dos sessenta anos de idade.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília , 2010.

  • Violência contra o idoso é conceituada como “o ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano físico ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança." A violência intrafamiliar não é caracterizada apenas pelo extrato social, mas principalmente, pelo convívio familiar estressante e cuidadores despreparados ou sobrecarregados.

    As políticas de saúde da pessoa idosa visa a promoção do envelhecimento ativo e saudável; atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; estímulo à participação e fortalecimento do controle social; formação e educação permanente dos profissionais de saúde; divulgação e informação para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS; promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

    A epidemia de HIV e aids em pessoas idosas no Brasil é um grande problema de saúde pública na população brasileira, o que faz dos idosos uma população muito vulnerável a essa doença. 

    A osteoporose é definida como uma doença sistêmica progressiva que leva à uma desordem esquelética, caracterizada por força óssea comprometida, predispondo a um aumento do risco de fratura.  Idade avançada em ambos os sexos é considerado fatores de risco maiores para fraturas e quedas decorrentes de osteoporose e essa situação tem exigido a formulação de políticas de saúde para tratar dessa problemática. 

    É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Logo, esse processo deve ser iniciado bem antes dos sessenta anos de idade.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília , 2010.
  •  

    Violência contra o idoso é conceituada como “o ato (único ou repetido) ou omissão que lhe cause dano físico ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança." A violência intrafamiliar não é caracterizada apenas pelo extrato social, mas principalmente, pelo convívio familiar estressante e cuidadores despreparados ou sobrecarregados.



    As políticas de saúde da pessoa idosa visa a promoção do envelhecimento ativo e saudável; atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa; estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção; provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa; estímulo à participação e fortalecimento do controle social; formação e educação permanente dos profissionais de saúde; divulgação e informação para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS; promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.



    A epidemia de HIV e aids em pessoas idosas no Brasil é um grande problema de saúde pública na população brasileira, o que faz dos idosos uma população muito vulnerável a essa doença. 



    A osteoporose é definida como uma doença sistêmica progressiva que leva à uma desordem esquelética, caracterizada por força óssea comprometida, predispondo a um aumento do risco de fratura.  Idade avançada em ambos os sexos é considerado fatores de risco maiores para fraturas e quedas decorrentes de osteoporose e essa situação tem exigido a formulação de políticas de saúde para tratar dessa problemática. 



    É função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Logo, esse processo deve ser iniciado bem antes dos sessenta anos de idade.



    Resposta D



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília , 2010.


ID
1125529
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

A cardiopatia é a principal causa de morte nos idosos, sendo a Insuficiência Cardíaca a patologia mais presente.

Alternativas
Comentários
  • O envelhecimento normal esta associado a diversas alterações estruturais e funcionais nos sistemas fisiológicos principais (sistema nervoso, cardiovascular, respiratório, digestivo, geniturinário, locomotor, etc.). Porém alterações cardiovasculares patológicas são os principais acometimentos entre os idosos, cerca de um terço das internações por doenças cardíacas acontecem devido à Insuficiência cardíaca, sendo a principal causa de internação em pacientes com mais de 60 anos. Resposta CERTO

    Bibliografia Moraes EM. Atenção a saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. / Edgar Nunes de Moraes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.

ID
1125532
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

Nos pacientes idosos, a perda de densidade óssea resulta num maior número de quedas.

Alternativas
Comentários
  • Quedas representam um sério problema para as pessoas idosas e estão associadas a elevados índices de morbimortalidade, redução da capacidade funcional e institucionalização precoce. Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; osteoporose (perda da densidade óssea), dano cognitivo; doença de Parkinson; sedativos, hipnóticos, ansiolíticos e polifarmácia. Resposta CERTO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.

ID
1125535
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

Nos pacientes idosos, a diminuição do ácido gástrico e da pepsina são sinais de doença gástrica.

Alternativas
Comentários
  • Creio ser consequência da idade! Essa não é minha área. ^^


ID
1125538
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

O turgor cutâneo está associado à diminuição do tecido muscular.

Alternativas
Comentários
  • Sinônimos: pele pastosa, turgor da pele insuficiente, bom turgor da pele, turgor da pele diminuído

    Turgor da pele é a elasticidade da pele, ou seja, sua habilidade de se esticar e retomar a força original. Em geral, esse conceito é usado pelos dermatologistas para determinar quando há perda de liquídos ou desidratação.

    http://www.minhavida.com.br/saude/temas/turgor-da-pele/cutâneo


ID
1125541
Banca
UFPB
Órgão
UFPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Gerontologia, ou estudo do envelhecimento, o conhecimento das alterações apresentadas pelo paciente idoso em seu sistema corporal é indispensável para uma assistência de enfermagem adequada. Considerando essa afirmação, julgue a proposição seguinte:

Com o envelhecimento, todos os sabores ficam comprometidos.

Alternativas
Comentários
  • A perda gustativa é mais acentuada no paladar para os sabores salgado e amargo (Winkler et alii, 1999), o que gera uma tendência do indivíduo idoso a acrescentar condimentos ao alimento. Esse hábito pode se tornar um fator deletério devido a sua contribuição para o possível advento de doenças cardiovasculares (Sheshadri, 2001). 


ID
1134094
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Numa avaliação multidimensional da pessoa idosa, quando o profissional de saúde solicita que ela fale o nome de alguns objetos e, três minutos depois, repita esses mesmos nomes, está sendo avaliada a dimensão do(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra B 

    -

    Insuficiência Cognitiva = Famoso teste das 3 palavras , que irá classificar o envelhecimento do idoso em 3 etapas :

    Envelhecimento Normal = Consgue lembrar 

    Déficit Cognivite = Leve Perda da memória , preservação das atividades diárias

    Demência = Não lembra de nada

    -

    O teste começa com o médico dizendo 3 palavras quaisquer e pede ele ( idoso ) pra prestar atenção , porque depois ela irá pedir pra que ele repita  quais são , dai eles começam a conversar , e conversa mais um pouco , até que em seguida ela pergunta quais foram as 3 palavras que ela disse .

    -

    Analisando as alternativas :

    a)humor  = Não tem nada haver 

    b)estado mental = Pode ser

    c)suporte social = não 

    d)incontinência urinária = não

    e)atividade diária = não 


ID
1134133
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual é a população que apresenta maior fragilidade em seu sistema imunológico referente aos linfócitos T CD4+ e, em função disso, deve ser foco das campanhas a favor do diagnóstico precoce da soropositividade para o HIV/ Aids?

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra C

    Em indivíduos idosos, essas interações celulares podem ser defeituosas, vez que linfócitos T CD4+ remanescentes apresentam expressão reduzida do ligante de CD40, uma molécula de importância crucial para a ativação de linfócitos B por células T. 

    De uma forma mais geral, pode-se afirmar que o avanço da idade é caracterizado pela diminuição de respostas de linfócitos B clonotípicos contra novos antígenos extracelulares.

  • C

    Com a imunosenescência, há diminuição do reconhecimento de novos antígenos, que ocorre pela redução da variabilidade do receptor de células T (RCT) pela involução tímica, o que contribui para o aumento da suscetibilidade de idosos a doenças infecciosas ou à resposta ineficaz à vacinação.


ID
1134979
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao cuidar de uma mulher idosa com afasia, a enfermeira deve proceder do seguinte modo:

Alternativas
Comentários
  • A afasia é um sintoma de alguma lesão cerebral, trata-se da perda da capacidade e das habilidades de linguagem falada e escrita, podendo haver perda da compreensão da linguagem, logo a abordagem de assuntos familiares e de interesse do paciente é importante para estimular suas habilidades, facilitar a comunicação, conhecer as formas de expressão utilizadas pelo paciente... 

    Também é necessário reservar um tempo maior para as conversas e utilizar frases curtas, simples, reforçar as palavras importantes, falar devagar mantendo o contato visual. 





ID
1140424
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Brunner & Suddarth (2009), o envelhecimento, processo normal de alteração relacionada com o tempo, começa com o nascimento e continua por toda vida. Sobre os problemas de saúde mental no idoso, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

( 1 ) Depressão ( ) É uma condição neurológica degenerativa, irreversível e progressiva que começa de maneira insidiosa e caracteriza-se por perdas graduais da função cognitiva e distúrbios no comportamento e afetivos.

( 2 ) Delírio ( ) Os sinais desse transtorno incluem as sensações de tristeza, fadiga, memória e concentração diminuídas, sentimentos de culpa ou demérito, distúrbios do sono, detre outros.

( 3 ) Alzheimer ( ) Ocorre secundariamente a inúmeras causas, incluindo doença física, desidratação, desnutrição, infecção, traumatismo craniano, dentre outros.

A sequência CORRETA, de cima para baixo. é:

Alternativas

ID
1223491
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Estatuto do Idoso, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.

( ) É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

( ) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas obrigatoriamente por meio de atendimento hospitalar, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural.

( ) É facultada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

( ) Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

Alternativas
Comentários
  • ( ) É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos (VERDADEIRA)

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.


    ( ) A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas obrigatoriamente por meio de atendimento hospitalar, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural. (FALSA)

    Art 15 § 1o A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:
    ... IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população q

    ue dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para 

    idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem 

    fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos 

    meios urbano e rural;


    ( ) É facultada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. (FALSA)

    Art.15 § 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.


    ( ) Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico (VERDADEIRA)

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.



ID
1228747
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a referência Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde, as atribuições comuns a todos os profissionais de saúde incluem, dentre outros,

Alternativas
Comentários
  • Atribuições Comuns a todos os Profissionais da Equipe
    a) Planejar, programar e realizar as ações que envolvem a atenção à saúde da pessoa idosa em sua área de abrangência, conforme orientação deste Caderno.
    b) Identificar e acompanhar pessoas idosas frágeis ou em processo de fragilização.
    c) Alimentar e analisar dados dos Sistemas de Informação em Saúde - Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) - e outros para planejar, programar e avaliar as ações relativas à saúde da pessoa idosa.
    d) Conhecer os hábitos de vida, valores culturais, éticos e religiosos das pessoas idosas, de suas famílias e da comunidade.
    e) Acolher a pessoas idosas de forma humanizada, na perspectiva de uma abordagem
    integral e resolutiva, possibilitando a criação de vínculos com ética, compromisso e respeito.
    f) Prestar atenção contíua às necessidades de saúde da pessoa idosa, articulada com os demais níveis de atenção, com vistas ao cuidado longitudinal – ao longo do tempo.
    g) Preencher, entregar e atualizar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, conforme Manual de Preenchimento específico.
    h) Realizar e participar das atividades de educação permanente relativas à saúde da pessoa idosa.
    i) Desenvolver ações educativas relativas à saúde da pessoa idosa, de acordo com o planejamento da equipe.

     

    Fonte: Cadernos de Atenção Básica - n.º 19


ID
1228750
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, no atendimento a um paciente idoso portador de Alzheimer, obeso mórbido, referindo que pratica caminhadas, e que ingere álcool diariamente há mais de 40 anos, o técnico de enfermagem relaciona a hipertensão arterial - HAS - aos fatores etiológicos, que estão descritos em:

I. idade e gênero: prevalência de HAS superior a 60% em homens a partir de 35 anos.
II. obesidade: o excesso de peso se associa com maior prevalência de HAS, desde as idades jovens.
III. ingesta de dieta hipossódica: prevalência de HAS nos idosos que ingerem esse tipo de dieta.
IV. ingesta de álcool: ingestão habitual de álcool, por períodos prolongados de tempo, aumenta a pressão arterial.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Excesso de peso e obesidade
    O excesso de peso se associa com maior prevalência de HAS desde idades jovens12. Na vida adulta, mesmo entre indivíduos fisicamente ativos, incremento de 2,4 kg/m2 no índice de massa corporal (IMC) acarreta maior risco de desenvolver hipertensão. A obesidade central também se associa com PA13.

    Ingestão de álcool
    A ingestão de álcool por períodos prolongados de tempo pode aumentar a PA1,10 e a mortalidade cardiovascular em geral. Em populações brasileiras o consumo excessivo de etanol se associa com a ocorrência de HAS de forma independente das características demográficas1,19,20

     

    Fonte: VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão

  • Complementando: 

    I- Prevalência: Estudos em cidades brasileiras demonstraram uma prevalência de HAS de 32.5% (36 milhões) em indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos. Entre os gêneros a prevalência foi de 35,8% nos homens e de 30% em mulheres. 

    Fator de risco idade:  Idade:  há relação direta e linear entre envelhecimento e prevalência de HA.  Prevalência de HAS de 68% na faixa etária acima de 65 anos.

    III- Fatores de risco para HAS:  

    Ingestão de sal: ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com elevação da PA, como um dos principais FR para HA. Consumo máximo recomendado: (2g/dia). 

     

     

     

    FONTE: VII DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.


ID
1259047
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente de 75 anos, sexo masculino, internado na clínica médica de um hospital geral, apresenta episódios de hemoptíase, que é um sinal caracterizado pela

Alternativas
Comentários
  • Hemoptise é a expulsão sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia na árvore respiratória. É comum a várias doenças cardíacas e pulmonares. Pode ser classificada em hemoptóico quando sangramento é em pequena quantidade misturado com escarro, ou hemoptise maciça quando o sangramento for maior que 200 - 600 ml de sangue em 24h. Pode ter diversas causas: Vias respiratórias Parenquima pulmonar Vasos pulmonares Intrometias Outras


ID
1264747
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Iguaraçu - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra o idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos:

I. Autoridade policial.
II. Ministério Público.
III. Conselho Municipal do Idoso.
IV. Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.

Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.


    Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.


     Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:

      I – autoridade policial;

      II – Ministério Público;

      III – Conselho Municipal do Idoso;

      IV – Conselho Estadual do Idoso;

      V – Conselho Nacional do Idoso.




ID
1268761
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um idoso de 67 anos, mora com a família, tem o hábito de convidar amigos para passear na rua, diariamente, caminhando sem auxílio, acompanhado por sua filha. Devido à alteração dos horários de trabalho desta, passou a fazer esta atividade somente aos domingos, para não desagradar à filha, que fazia questão de acompanhá-lo. Ao final de seis meses, os familiares perceberam que o mesmo tem permanecido muito tempo sentado e caminha com muita dificuldade, somente dentro de casa. Nesta situação, de acordo com o MS (2007), durante a vigência da caminhada diária, este idoso apresentava

Alternativas
Comentários
  • Ministério da Saúde Envelhecimento e Saúde da Pessoa IdosaAutonomia – pode ser definida como auto-governo e se expressa na liberdade para agir e para tomar decisões. Independência – significa ser capaz de realizar as atividades sem ajuda de outra pessoa. Dependência – significa não ser capaz de realizar as atividades cotidianas sem a ajuda de outra pessoa.

    Muitas pessoas mantêm sua autonomia (capacidade de decisão) embora sejam dependentes (incapacidade física para executar uma determinada ação). Por exemplo: um idoso que após um Acidente Vascular Encefálico (AVE), apresenta limitação em sua mobilidade e requer auxílio para tomar banho (dependência), mas pode ser perfeitamente capaz de decidir o horário do banho, a roupa que prefere vestir (autonomia), etc.
  • Autonomia pode ser definida como auto-governo e se expressa na liberdade para agir e para tomar decisões.

    Capacidade funcional avalia o potencial que a pessoa idosa tem para realizar a atividade, ou seja, sua capacidade remanescente, que pode ou não ser utilizada.

    Na situação hipotética apresentada acima o idoso tinha autonomia, tanto que convidava os amigos para passear na rua e apresentava capacidade funcional preservada uma vez que caminhava sem auxílio e perdeu ambas quando deixou de fazer essa atividade rotineiramente.

    Resposta E

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2007.



ID
1268764
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o MS (2007), a Incontinência Urinária - IU na pessoa idosa pode ter causas agudas e crônicas, sendo que há a recomendação da importância de se descartar as causas agudas, para que não seja realizada uma intervenção sem necessidade. Portanto, o enfermeiro deve atentar para a possível IU deste idoso, identificando causas desta condição, tanto agudas como crônicas, a fim de prestar os cuidados adequados e realizar possíveis encaminhamentos. Algumas dessas causas, mais comuns da IU, agudas e crônicas, estão, respectivamente, descritas em

Alternativas
Comentários
  • CORRETA B

    As Causas Agudas –devem ser descartadas antes de se realizar qualquer outra intervenção:

    • Endócrinas - • Psicológicas - depressão • Farmacológicas - • Infecciosas - Infecção do trato urinário (ITU) • Neurológicas:

    • Doença vascular cerebral, doença de Parkinson, hidrocefalia normotensa. • Delirium • Redução da consciência

    • Redução da mobilidade pode impedir a pessoa de acessar o banheiro a tempo

    e pode ser causada por fatores físicos (limitação ao leito ou cadeira de rodas) • Excesso de débito urinário • Obstipação Intestinal - impactação fecal (fecaloma)

    Causas crônicas

    ESFORÇO -Debilidade e lassidão do assoalho pélvico, que provoca hipermobilidade da base vesical e da uretra proximal. Debilidade do esfínter uretral ou da saída da bexiga, quase sempre por cirurgia ou traumatismo.

    URGÊNCIA - Hiperatividade do detrusor, isolada ou associada a:• Condições locais como uretrite, cistite, tumores, litíase, diverticulose

    • Alterações do SNC como AVC, demência, parkinsonismo, lesão espinhal.

    SOBREFLUXO - Obstrução anatômica: pela próstata ou por uma cistocele grande. • Bexiga hipocontratil associada a diabetes mellitus ou lesão medular.

    FUNCIONAL - Demência grave. • Imobilidade.• Ataduras.• Depressão.



ID
1283977
Banca
IBAM
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em uma primeira consulta, a aferição da pressão arterial na posição ortostática deve ser realizada especialmente na seguinte categoria de cliente:

Alternativas
Comentários
  • -A posição recomendada para a medida da pressão arterial (PA) é a sentada. Entretanto, a medida da PA na posição ortostática, ou seja, em pé, deve ser feita pelo menos na primeira avaliação, especialmente em idosos, diabéticos, pacientes com disautonomias, alcoólicos e pacientes em uso de medicação anti-hipertensiva.Portanto a resposta correta é a letra A (idoso).

  • De acordo com a VI Diretriz Brasileira de HAS (2010) e a Linha Guia de HAS, DM e DRC (2013) nos idosos recomenda-se a verificação da pressão arterial nas posições sentada, deitada e em pé, devido as alterações ateroscleróticas nas regiões dos seios carotídeos que predispõem a ocorrência de hipotensão ortostática. Na criança, adulto e adolescente não é necessário realizar as medidas nas 3 posições. Essa medida deve ser realizada apenas em casos onde o profissional achar necessário, quando após a realização da anamnese, existir suspeitar de hipotensão ortostática. 


    Resposta: A



  • ORTOSTÁTICO- EM PÉ


ID
1301338
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A catarata é uma das principais causas geradoras de algum grau de dificuldade visual nos idosos. A doença ca racteriza-se pela

Alternativas
Comentários

  • Letra D

    A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

    Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, incluindo medicamentos (esteroides), substâncias tóxicas (nicotina), doenças metabólicas (diabetes mellitus, galactosemia, hipocalcemia, hipertiroidismo, doenças renais), trauma, radiações (UV, Raio X e outras), doença ocular (alta miopia, uveíte, pseudoexfoliação), cirurgia intraocular prévia (fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior), infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola) e fatores nutricionais (desnutrição).¹catarata congênita: presente ao nascimento:  Catarata secundária: aparece secundariamente, devido a fatores variados, tanto oculares (uveítes, tumores malignos intraoculares, glaucoma, descolamento de retina) catarata senil: opacidade do cristalino em consequência de alterações bioquímicas relacionadas à idade. Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos³. Nesses casos, não é considerada uma doença, mas um processo normal de envelhecimento


    http://www.cbo.com.br/novo/publico_geral/doencas/cataratav


ID
1301350
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma trabalhadora de 62 anos foi submetida à cirurgia ortopédica e ficou internada na enfermaria durante 4 dias, acompanhada da filha. No plano de alta hospitalar consta a necessidade de usar órtese para correção de problemas nas costelas. Considerando as disposições do Estatuto do Idoso e a situação descrita, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "C".

    Segundo o art. 15, §2° do Estatuto do Idoso, “Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos,especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação”.

  • Segundo o Estatuto do Idoso, é considerado idoso idade igual ou superior a 60 anos.

  •  Art. 1o É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

     

    Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

    § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

     

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

            Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

     

    LetraC

     

    Fonte: LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 - Dispõe  sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.


ID
1320304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com Pinczowski, o tratamento da neutropenia febril, que deve ser considerado urgência medica, é rotineiramente realizado em ambiente hospitalar, onde são utilizados serviços de enfermagem especializados e antibióticos de amplo espectro de forma empírica. A partir dessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Idade maior que 65 anos, história anterior de neutropenia febril, comorbidades graves, estado nutricional deficiente, quimiorradioterapia e doença avançada são fatores de risco para a neutropenia febril.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA
     A neutropenia febril é definida como uma temperatura superior a 38 ºC e uma contagem de neutrófilos menor 500/ul. Trata-se de uma complicação previsível de qualquer quimioterapia, pelo que o doente que inicia tratamento antineoplásico deve estar avisado sobre os riscos e alertado para as medidas de vigilância.

  • Estudos sugerem que a neutropenia febril compreende um grupo extremamente heterogêneo

    e que dados clínicos como febre domiciliar, ausência de hipotensão, ausência de desidratação,

    ausência de doença pulmonar obstrutiva crônica, ausência de outros sintomas, ausência de infecção

    fúngica prévia e idade < 60 anos são fatores de proteção para complicações clínicas graves segundo

    o estudo da Multinational Association for Supportive Care of Cancer (MASCC)

     

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbhh/v32n5/aop97010.pdf


ID
1323460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à epidemiologia e ao envelhecimento, julgue o próximo item.


Uma das consequências do crescimento da população idosa é o aumento da demanda por serviços médicos e sociais.

Alternativas

ID
1323469
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação à epidemiologia e ao envelhecimento, julgue o próximo item.


O uso de serviços preventivos, a eliminação de fatores de risco e a adoção de hábitos de vida saudáveis são pouco importantes na determinação do envelhecimento saudável.

Alternativas

ID
1330756
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O processo de envelhecimento tem como característica principal a diminuição progressiva da reserva funcional do organismo, e o profissional de saúde deve conhecer as alterações fisiológicas do envelhecimento para evitar equívocos na detecção de sinais e sintomas de doenças nos idosos. São alterações fisiológicas relacionadas ao envelhecimento, exceto:

Alternativas
Comentários

  • Com o envelhecimento, a estatura diminui cerca de 1cm por década. Essa perda deve-se à redução dos arcos dos pés, aumento da curvatura da coluna vertebral, além da diminuição do diâmetro dos discos intervertebrais. Os diâmetros da caixa torácica e do crânio tendem a aumentar com o envelhecimento.

    O teor total de água corpórea diminui por perda de água intracelular. O potássio total, íon potencialmente intracelular, também diminui. No geral, ocorre redução do número de células em todos os órgãos, sendo os mais afetados, em relação à perda de massa, os rins e o fígado.

  • aceleração da excreção de metabólitos pelos rins.

    Gabarito C


ID
1335292
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante do envelhecimento populacional, muitas ações estão sendo planejadas para atender às demandas emergentes. Nesse contexto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs em 2002 um projeto denominado “Towards Age- Friendly", cuja proposta é adaptar os serviços de atenção básica para atender adequadamente às pessoas idosas. As áreas de atuação previstas nesse projeto são:

Alternativas

ID
1343740
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alterações da mobilidade e a incontinência urinária, seja de curta, seja de longa duração, independentemente de causa, encontram-se entre os problemas mais frequentes na pessoa idosa.

Alternativas

ID
1343743
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações típicas no padrão de sono, e as pessoas idosas devem usar fármacos potentes para corrigir esse desvio e alcançar as horas de sono necesssárias para a sua idade.

Alternativas
Comentários
  • vdd,


ID
1345303
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Doença de Pick é um tipo de demência caracterizada por:

Alternativas
Comentários
  • Doença de Pick, é um tipo de demência, com Início pré-senil (a partir de 45 anos), apresenta mudanças na personalidade e no comportamento e/ou alteração da linguagem como características iniciais bem marcantes. É comum alterações do comportamento sexual, com desinibição, jocosidade e hipersexualidade, além de hiperoralidade, hiperfagia com ganho de peso e obsessão em tocar objetos. O comprometimento da memória é geralmente mais tardio. 

    (Fonte: Caderno de Atenção Básica, n.19 - Envelhecimento)


  • DOENÇA DE ALZHEIMER - início insidioso, perda de memória e declínio cognitivo lento e progressivo, há desorientação progressiva em relação ao tempo e espaço.

    DOENÇA VASCULAR - início abrupto, geralmente após um episódio vascular, com deteriorização em degraus e flutuação do déicit cognitivo.

  • No caso do item E, o erro se encontra na divisão, pois não será em 3 partes iguais e sim metade para o cônjuge sobrevivente e a outra metade dividida entre os pais, a avó materna não terá direito nesse caso....


ID
1347448
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPSEMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A gerontologia é o estudo científico do envelhecimento. Atualmente, muitas patologias crônicas, comumente encontradas entre pessoas idosas, podem ser controladas, limitadas e, até mesmo, evitadas.

Considerando que os profissionais de saúde devem estar capacitados e habilitados para atender às necessidades dos pacientes idosos, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O envelhecimento não ocorre de forma uniforme em todos as pessoas.


ID
1347604
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a situação em que um técnico em enfermagem, ao realizar uma visita de rotina a um idoso que realiza controle da dor em domicílio, foi informado pela família que o paciente queixava constipação intestinal.

Assinale a alternativa que indica a ação imediata a ser tomada pelo técnico de enfermagem.

Alternativas
Comentários
  •  A constipação é frequentemente encontrada durante a infusão contínua de sulfato de morfina, pode comumente ser monitorada pela terapia convencional.


  • SEGUNDO O CODIDO DE ´´ETICA évedado a prescrição de medicamentos.

  • A alternativa C não é o gabarito, pois o uso de medicamentos MORFÍNICOS prejudica ainda mais a constipação.

    (...) Além disto, foi verificado que a morfina atrasa o trânsito intestinal, especificamente no ceco e no cólon ascendente, sugerindo que os problemas de propulsão se iniciam no cólon proximal e culminam distalmente com a inibição da defecação. (...) *Fonte 1

    Além disso, o parecer do Coren-SP 032/2010, confere ao enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem competência para execução da lavagem instestinal, com algumas ressalvas em casos específicos. *Fonte 2

    Uma das possíveis respostas para a questão seira a alternativa A ou B.

    Sendo assim a questão deveria ser anulada.

    Fonte 1: http://www.inca.gov.br/rbc/n_48/v02/pdf/revisao2.pdf página 3.

    Fonte 2: http://portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/parecer_coren_sp_2010_32.pdf



  • A Resposta está correta é so prestar atenção, que fala que essas indicaçoes são usadas devido ao uso de morfina.

  • O técnico não poder.prescrever mesmo de forma oral o uso de medicamentos


ID
1371016
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um idoso, com antecedente de osteoporose, apresentou queda da escada ocasionando fratura exposta de fêmur direito. Após 36 horas da queda iniciou quadro de agitação, irritabilidade, dispneia, dor precordial e petéquias em conjuntiva e tórax. Os sinais e sintomas apresentados são indicativos de

Alternativas
Comentários
  • A embolia gordurosa (EG) é um tipo de embolia que geralmente tem origem em fraturas de ossos longos, como por exemplo nas fraturas de fêmur e tíbia ou da bacia, e nas artroplastias do joelho e quadril.

    Com o rompimento de vasos, há mistura da medula óssea com sangue, que é levado ao pulmão e, se o atravessar, chega ao cérebro, rim e coração, obstruindo os vasos capilares. Geralmente o início é gradual, com hipóxia, sintomas neurológicos, febre e erupções cutâneas, com petéquias que surgem, tipicamente, de 12 a 36 horas após a injúria.

    Normalmente, a EG não causa danos aos órgãos atingidos, a menos que seja maciça. Em cerca de 1% dos casos de fraturas em ossos longos, a EG evolui para a “síndrome da embolia gordurosa” (SEG), a qual afeta principalmente os pulmões e o cérebro, embora qualquer órgão ou estrutura do organismo possa ser afetado.

  • D-SÍNDROME COMPARTIMENTAL:  há o aumento de pressão no interior de um compartimento confinado e pouco expansivo, prejudicando o aporte sanguíneo para as estruturas localizadas dentro do mesmo.Define-se um compartimento como um agrupamento de músculos, nervos e vasos sanguíneos em seus braços, pernas, mãos, pés e nádegas. A fáscia, membrana que envolve os músculos, não expande com facilidade. Quando há um inchaço ou sangramento dentro de um compartimento, a fáscia não consegue se expandir, resultando em um aumento de pressão sobre os vasos capilares, nervos e músculos do compartimento. Desta forma, o fluxo sanguíneo para as células musculares e nervosas é interrompido, ocasionando consequente dano às mesmas, podendo resultar em invalidez permanente do local afetado e necrose tecidual.A panturrilha é o local no qual é mais frequência a ocorrência desta desordem. Contudo, também pode afetar mãos, pés, braços, pernas e nádegas. As causas mais comuns são:Fratura;Compressão do membro por talas, gesso ou faixas;Trauma, esmagamento ou isquemia de reperfusão após uma lesão;Queimadura;Hemorragias;Infusão de medicação ou punção arterial.Esta síndrome pode ser de dois tipos:Aguda: trata-se de uma emergência médica. Tipicamente é decorrente de uma grave lesão. Seu não tratamento pode resultar em lesões musculares permanentes, em decorrência da necrose muscular e destruição neurológica.Crônica: também chamada de síndrome do compartimento de esforço, normalmente não é uma emergência médica. Normalmente é decorrente do copioso esforço realizado por atletas.O quadro clínico inclui:Aumento de pressão intracompartimental;Dor progressiva do compartimento, especialmente quando o músculo afetado é estirado;Câimbras;Parestesia;Palidez;Paralisia;Inchado localizado.Como a síndrome compartimental aguda é uma emergência médica, assim que o paciente busca ajuda médica, o profissional deve medir a pressão compartimental, determinando se o indivíduo apresenta ou não a condição. Já no caso da síndrome compartimental crônica, primeiramente é necessário excluir outras condições que também podem levar a um quadro clínico semelhante, por meio de exame físico e exames de imagem. Para a confirmação desta condição, deve-se medir a pressão compartimental antes e após o exercício físico. Caso a pressão continue elevada após o exercício, indica que há a presença síndrome compartimental crônica.O tratamento da forma aguda é uma emergência médica, sendo necessário realizar imediatamente uma fasciotomia, permitindo o retorno da pressão ao normal. Em alguns casos, o inchaço pode ser tão grave que não é possível suturar a pele imediatamente, sendo reparada cirurgicamente a partir do momento em que houver redução do inchaço.No caso da forma crônica, o tratamento pode ser não cirúrgico, por meio de fisioterapia, uso de palmilhas e de anti-inflamatórios. Evitando-se a atividade causadora da condição, os sintomas costumam desaparecer. 
  • RESPOSTA C                 
    SINAL DE BATTLE: Sinal que leva à suspeita de ocorrência de fratura basilar de crânio, representado por presença de equimose em região temporal ou pré-auricular. 

  • A embolia gordurosa (EG) é a oclusão de pequenos vasos por gotículas de gordura, geralmente originadas nas fraturas do fêmur, tíbia e bacia, e nas artroplastias do joelho e quadril. Normalmente não causa danos aos órgãos atingidos, a menos que seja maciça.

     

    Em poucos casos a EG evolui para a “síndrome da embolia gordurosa” (SEG) a qual afeta principalmente os pulmões e o cérebro, embora qualquer órgão ou estrutura do organismo possa ser afetada. A gordura embolizada é hidrolizada pela lipase, originando os ácidos graxos livres (AGL) que agem toxicamente sobre o endotélio capilar e que intensificam a ação das integrinas as quais acentuam a adesividade dos neutrófilos às células endoteliais, facilitando a ação das enzimas proteolíticas dos lisossomas desses neutrófilos sobre o endótelio. O resultado dessas reações é a ruptura da rede capilar seguida de hemorragia e edema nos órgãos afetados.

     

    A SEG apresenta desde insuficiência respiratória e alterações neurológicas variadas até convulsões e coma profundo. O diagnóstico da SEG é puramente clínico, não existindo nenhum exame laboratorial que o confirme. Dentre os exames de imagens, apenas a ressonância magnética cerebral demonstra claramente as áreas do edema perivascular e dos infartos. O tratamento da EG com inúmeras drogas não apresentou resultados positivos; no entanto, a medida mais requisitada para a SEG é a assistência ventilatória.

     

    A mortalidade é quase de 100% nas formas fulminantes; aproximadamente de 20% nas formas sub-agudas e não há mortalidade na forma sub-clínica. Para prevenir a SEG é fundamental evitar o choque e a hipóxia desde a cena do acidente, e proceder à fixação precoce das fraturas, o que diminui a incidência de SARA e a mortalidade pós-trauma.

     

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/aob/v13n4/a10v13n4.pdf


ID
1399720
Banca
CONTEMAX
Órgão
COREN-PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente no Brasil, os tumores de cólon e reto estão entre os cinco tipo de tumor que causa um alto índice de mortalidade, em ambos os sexos. Sabeseque o câncer de cólon é uma condição que afeta principalmente idosos, quais são os sintomas mais comuns nesse grupo populacional?

Alternativas

ID
1420825
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A “incapacidade da pessoa, que é usualmente continente, de alcançar o banheiro a tempo de evitar a perda de urina” corresponde à definição do diagnóstico de enfermagem de incontinência urinária:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Incontinência urinária de esforço

    Definição: Perda repentina de urina com atividades que aumentam a pressão intra-abdominal.

    Características definidoras: *Perda involuntária de pequeno volume de urina (p. ex., ao tossir, rir, espirrar, fazer esforço) *Perda involuntária de pequeno volume de urina na ausência de contração do detrusor *Perda involuntária de pequeno volume de urina na ausência de distensão excessiva da bexiga.

     

    Incontinência urinária de urgência 

    Definição: Perda involuntária de urina que ocorre imediatamente após uma forte sensação de urgência para urinar.

    Características definidoras: *Incapacidade de chegar ao banheiro a tempo de evitar perda de urina *Perda involuntária de urina com contrações da bexiga *Perda involuntária de urina com espasmos da bexiga *Urgência urinária

     

    Incontinência urinária funcional  

    Definição: Incapacidade da pessoa que é geralmente continente de alcançar o banheiro a tempo de evitar perda não intencional de urina.

    Características definidoras: Capaz de esvaziar completamente a bexiga

    Incontinência urinária cedo pela manhã

    O tempo entre a sensação de urgência e a capacidade de chegar ao banheiro é muito curto

    Perda de urina antes de alcançar o banheiro

    Sente desejo de urinar

     

    Incontinência urinária por transbordamento 

    Definição: Perda involuntária de urina associada à distensão excessiva da bexiga.

    Características definidoras: *Distensão da bexiga *Elevado volume residual após micção *Noctúria *Perda involuntária de pequenos volumes de urina

     

    Incontinência urinária reflexa 

    Definição: Perda involuntária de urina a intervalos de certa forma previsíveis, quando um determinado volume na bexiga é atingido.

    Características definidoras: *Ausência de urgência para urinar *Ausência de sensação de bexiga cheia *Ausência de sensação para esvaziar a bexiga *Esvaziamento incompleto da bexiga com lesão acima do centro pontino da micção *Incapacidade de inibir voluntariamente o esvaziamento da bexiga *Incapacidade de iniciar voluntariamente o esvaziamento da bexiga *Padrão previsível de esvaziamento da bexiga *Sensação de enchimento da bexiga *Sensação de urgência para urinar sem inibição voluntária de contração vesical

     

    FONTE: http://www.unipacgv.com.br/capa/wp-content/uploads/2017/10/NANDA-2015-2017-EBOOK-1-1.pdf


ID
1426300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à assistência ao indivíduo idoso, julgue o item que se segue.

Idosos com incontinência urinária de esforço, que perdem urina ao tossir, rir ou espirrar, devem realizar exercícios direcionados ao fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico.

Alternativas
Comentários
  • Exercícíos de Kegel


ID
1426303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito à assistência ao indivíduo idoso, julgue o item que se segue.

A realização regular de exercícios, a adequada exposição ao sol e o consumo de chás sem cafeína antes de dormir, orientações conhecidas como higiene do sono, podem favorecer a qualidade do sono de pessoas idosas.

Alternativas
Comentários
  • C -  de acordo com a Associação Brasileira do Sono (http://www.absono.com.br/leigos/a-higiene-do-sono/).

     Recomenda-se a prática regular de exercícios físicos, sempre pelo menos 6 horas antes do horário principal de sono. Outro fator importante é a exposição à luz solar. Sabe-se que a luz é o principal sincronizador do relógio biológico humano. A propósito, todos têm um relógio biológico que se localiza numa estrutura do cérebro chamada de hipotálamo, e claro, a alimentação também pode afetar o ciclo sono-vigília.  Evitar agentes estimulantes com cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes e nicotina), refeições pesadas e excesso de líquidos antes de deitar é interesante. Um lanche leve antes de dormir, rico em carboidratos pode auxiliar. 

  • Chá antes de dormir para facilitar o sono? Não seria EVITAR? Para dormir melhor precisa-se diminuir líquidos.

    Que acham? Essa também fiquei em dúvida.


ID
1429705
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As pessoas idosas, especialmente aquelas institucionalizadas ou as portadoras de doenças crônicas de base, são alvos de sérias complicações relacionadas à gripe. Portanto, recomenda-se que:

Alternativas
Comentários
  • - Segundo o Ministério da Saúde a vacina contra influenza em idosos deve ser administrada sempre no outono, normalmente entre abril e maio, para no inverno já estarem imunizados. - A vacina antipneumocócica deve ser administrada a pessoas com mais de sessenta anos que vivem em instituições fechadas como asilos, hospitais e casas de repouso, por apresentarem mais riscos de contrair pneumonias. - Os idosos institucionalizados e não vacinados recebam uma dose da vacina antipneumocócica e outra após cinco anos da primeira, caso a indicação persista. - A vacina duplo adulto é composta de 3 doses a cada 2 meses, após é necessário uma dose a cada 10 anos ou depois de 5 anos em caso de acidente que envolva o risco de contaminação tetânica. - As vacinas devem ser anotadas na Carteira de Vacinação e não no Cartão de Atendimento ao Idoso no SUS Resposta C
    Bibliografia www.anvisa.gov.br


ID
1430518
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Brasil apresenta uma alta taxa de envelhecimento populacional. Com relação ao envelhecimento do ser humano assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Dependência: representa o comprometimento de, pelo menos, uma das funções influenciadas pela cultura e aprendizado (banhar-se e/ou vestir-se e/ou uso do banheiro)

  • Atividades como transferência, continência e alimentar-se são funções vegetativas simples, portanto, mais difíceis de serem perdidas. Esse caráter hierárquico das tarefas e extremamente útil, capaz de traduzir a gravidade do processo de fragilização do individuo. Assim, o declínio funcional inicia-se por tarefas mais complexas, como o banhar-se, e progride hierarquicamente ate chegar ao nível de dependência completa, quando o paciente necessita de ajuda ate para alimentar-se. A gravidade do declínio pode ser classificada em: - Independência: realiza todas as atividades básicas de vida diária de forma independente. - Semidependência: representa o comprometimento de, pelo menos, uma das funções influenciadas pela cultura e aprendizado (banhar-se e/ou vestir-se e/ou uso do banheiro). - Dependência incompleta: apresenta comprometimento de uma das funções vegetativas simples (transferência e/ou continência), além de, obviamente, ser dependente para banhar-se, vestir-se e usar o banheiro. A presença isolada de incontinência urinaria não deve ser considerada, pois e uma função e não uma atividade. - Dependência completa: apresenta comprometimento de todas as AVD, inclusive para se alimentar. Representa o grau máximo de dependência funcional. Logo, na independência o idoso é capaz de realizar todas as atividades básicas de vida diária e não apresenta comprometimento de funções como indicado na alternativa C. Resposta C Bibliografia Moraes, Edgar Nunes Atenção a saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. / Edgar Nunes de Moraes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.
  • Atividades como transferência, continência e alimentar-se são funções vegetativas simples, portanto, mais difíceis de serem perdidas. Esse caráter hierárquico das tarefas e extremamente útil, capaz de traduzir a gravidade do processo de fragilização do individuo. Assim, o declínio funcional inicia-se por tarefas mais complexas, como o banhar-se, e progride hierarquicamente ate chegar ao nível de dependência completa, quando o paciente necessita de ajuda ate para alimentar-se. A gravidade do declínio pode ser classificada em: - Independência: realiza todas as atividades básicas de vida diária de forma independente. - Semidependência: representa o comprometimento de, pelo menos, uma das funções influenciadas pela cultura e aprendizado (banhar-se e/ou vestir-se e/ou uso do banheiro). - Dependência incompleta: apresenta comprometimento de uma das funções vegetativas simples (transferência e/ou continência), além de, obviamente, ser dependente para banhar-se, vestir-se e usar o banheiro. A presença isolada de incontinência urinaria não deve ser considerada, pois e uma função e não uma atividade. - Dependência completa: apresenta comprometimento de todas as AVD, inclusive para se alimentar. Representa o grau máximo de dependência funcional. Logo, na independência o idoso é capaz de realizar todas as atividades básicas de vida diária e não apresenta comprometimento de funções como indicado na alternativa C. Resposta C Bibliografia Moraes, Edgar Nunes Atenção a saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. / Edgar Nunes de Moraes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.
  • Atividades como transferência, continência e alimentar-se são funções vegetativas simples, portanto, mais difíceis de serem perdidas. Esse caráter hierárquico das tarefas e extremamente útil, capaz de traduzir a gravidade do processo de fragilização do individuo. Assim, o declínio funcional inicia-se por tarefas mais complexas, como o banhar-se, e progride hierarquicamente ate chegar ao nível de dependência completa, quando o paciente necessita de ajuda ate para alimentar-se. A gravidade do declínio pode ser classificada em: - Independência: realiza todas as atividades básicas de vida diária de forma independente. - Semidependência: representa o comprometimento de, pelo menos, uma das funções influenciadas pela cultura e aprendizado (banhar-se e/ou vestir-se e/ou uso do banheiro). - Dependência incompleta: apresenta comprometimento de uma das funções vegetativas simples (transferência e/ou continência), além de, obviamente, ser dependente para banhar-se, vestir-se e usar o banheiro. A presença isolada de incontinência urinaria não deve ser considerada, pois e uma função e não uma atividade. - Dependência completa: apresenta comprometimento de todas as AVD, inclusive para se alimentar. Representa o grau máximo de dependência funcional. Logo, na independência o idoso é capaz de realizar todas as atividades básicas de vida diária e não apresenta comprometimento de funções como indicado na alternativa C. Resposta C Bibliografia Moraes, Edgar Nunes Atenção a saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. / Edgar Nunes de Moraes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.
  • Atividades como transferência, continência e alimentar-se são funções vegetativas simples, portanto, mais difíceis de serem perdidas. Esse caráter hierárquico das tarefas e extremamente útil, capaz de traduzir a gravidade do processo de fragilização do individuo. Assim, o declínio funcional inicia-se por tarefas mais complexas, como o banhar-se, e progride hierarquicamente ate chegar ao nível de dependência completa, quando o paciente necessita de ajuda ate para alimentar-se. A gravidade do declínio pode ser classificada em: - Independência: realiza todas as atividades básicas de vida diária de forma independente. - Semidependência: representa o comprometimento de, pelo menos, uma das funções influenciadas pela cultura e aprendizado (banhar-se e/ou vestir-se e/ou uso do banheiro). - Dependência incompleta: apresenta comprometimento de uma das funções vegetativas simples (transferência e/ou continência), além de, obviamente, ser dependente para banhar-se, vestir-se e usar o banheiro. A presença isolada de incontinência urinaria não deve ser considerada, pois e uma função e não uma atividade. - Dependência completa: apresenta comprometimento de todas as AVD, inclusive para se alimentar. Representa o grau máximo de dependência funcional. Logo, na independência o idoso é capaz de realizar todas as atividades básicas de vida diária e não apresenta comprometimento de funções como indicado na alternativa C. Resposta C Bibliografia Moraes, Edgar Nunes Atenção a saúde do Idoso: Aspectos Conceituais. / Edgar Nunes de Moraes. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2012.
  • A gravidade do declínio funcional nas Atividades de Vida Diária (AVC) básicas pode ser classificada em:

    ·         Independência: realiza todas as atividades básicas de vida diária de forma independente.

    ·         Semidependência: representa o comprometimento de, pelo menos, uma das funções influenciadas pela cultura e aprendizado (banhar-se e/ou vestir-se e/ou uso do banheiro).

    ·         Dependência incompleta: apresenta comprometimento de uma das funções vegetativas simples (transferência e/ou continência), além de, obviamente, ser dependente para banhar-se, vestir-se e usar o banheiro. A presença isolada de incontinência urinária não deve ser considerada, pois é uma função e não uma atividade.

    ·         Dependência completa: apresenta comprometimento de todas as AVD, inclusive para se alimentar. Representa o grau máximo de dependência funcional.

    Gabarito: Letra C, pois não descreve o conceito de independência, mas sim de semidependência.


ID
1436080
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a atenção ao idoso em programas de saúde da família, todas as alternativas abaixo são estratégias em destaque, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A população mundial está envelhecendo e a brasileira também. Logo, é cada vez maior o impacto desse contingente para a saúde pública. A atenção à saúde do idoso segue todas os princípios e diretrizes do SUS e, assim como toda população, têm direito a promoção, proteção e recuperação da saúde, porém de forma prioritária. Logo faz parte da Estratégia em Saúde da Família na atenção ao idoso promoção e proteção específica de identificação precoce de seus agravos mais frequentes (prevenção primária), intervenção precoce nos agravos (prevenção secundária), medidas de reabilitação (prevenção terciária), além de promover o conhecimento sobre o processo de envelhecimento e estímulo ao convívio familiar e social.

    O envelhecimento é um processo natural que ocorre ao longo de toda a experiência de vida do ser humano, por meio de escolhas e de circunstâncias, logo, de forma alguma faria parte do PSF na saúde do idoso a segregação do idoso do convívio social.


    Resposta B



    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Área Técnica Saúde do Idoso. – Brasília , 2010.



ID
1465840
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma das complicações mais frequentes no paciente acamado é a atelectasia, que consiste no colapso de um segmento pulmonar. Com relação aos cuidados para prevenir a atelectasia, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B - Atelectasia ou colapso pulmonar é o colapso de um segmento do pulmão alterando a relação ventilação/perfusão. Geralmente ocorre quando a via respiratória está bloqueada e as áreas não colapsadas costumam tentar compensar aumentando a oxigenação. 

    Tratamentos para atelectasia:

    • Percurtir (bater) no peito para soltar tampões de muco nas vias aéreas;
    • Realizar exercícios de respiração profunda (com ou sem a ajuda de aparelhos de espirometria de incentivo);
    • Remover ou aliviar qualquer bloqueio nas vias aéreas através de broncoscopia ou aspiração;
    • Inclinar a pessoa de modo que a cabeça fique mais baixa do que o peito (chamado drenagem postural). Isto permite que o muco saia com mais facilidade;
    • Tratar um tumor ou outra condição caso exista;
    • Virar a pessoa para deitar sobre o lado do pulmão saudável facilita que a área de colapso de pulmão se re-expanda;
    • Tratamentos respiratórios aerossolizado (medicamentos inalatórios) para abrir a via aérea;
    • Usar outros dispositivos que ajudem a aumentar a pressão positiva nas vias aéreas e limpar líquidos (pressão expiratória positiva [PEP]).

  • JACKEANE, O DECUBITO LATERAL DEVE SER DO MESMO LADO DO PULMÁO ALVO ( DOENTE), E A PARTIR DA TÉCNICA ETGOL( EXPIRAÇÃO LENTA TOTAL COM A GLOTE ABERTA EM DECUBITO INFRALATERAL) AS SECREÇÕES POSSAM SER DIRECIONADAS PARA O HILO PULMONAR PARA LOGO EM SEGUIDA SEREM ELIMINADAS, COM A TÉCNICA DE ASPIRAÇÁO ADEQUADA.

     

    FONTE: https://picolofanelli.wordpress.com/tag/expiracao-lenta-total-com-a-glote-aberta-em-decubito-infralateral/

     

    ###### vENTILAÇÃO POSITIVA ( A PRESSÃO INTERNA DEVERÁ SER MAIOR QUE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA) E NÃO  PRESSÃO NEGATIVA!

     

  • Atelectasia ou colapso pulmonar é o colapso de um segmento do pulmão alterando a relação ventilação/perfusão. Geralmente ocorre quando a via respiratória está bloqueada e as áreas não colapsadas costumam tentar compensar aumentando a oxigenação. 

    Tratamentos para atelectasia:

    • Percurtir (bater) no peito para soltar tampões de muco nas vias aéreas;
    • Realizar exercícios de respiração profunda (com ou sem a ajuda de aparelhos de espirometria de incentivo);
    • Remover ou aliviar qualquer bloqueio nas vias aéreas através de broncoscopia ou aspiração;
    • Inclinar a pessoa de modo que a cabeça fique mais baixa do que o peito (chamado drenagem postural). Isto permite que o muco saia com mais facilidade;
    • Tratar um tumor ou outra condição caso exista;
    • Virar a pessoa para deitar sobre o lado do pulmão saudável facilita que a área de colapso de pulmão se re-expanda;
    • Tratamentos respiratórios aerossolizado (medicamentos inalatórios) para abrir a via aérea;
    • Usar outros dispositivos que ajudem a aumentar a pressão positiva nas vias aéreas e limpar líquidos (pressão expiratória positiva [PEP])


ID
1476589
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um idoso, ao sair à rua, foi mordido por um cão que logo em seguida fugiu não podendo ser identificada sua procedência. A orientação nesse caso é:

Alternativas
Comentários
  • Nossa! Que questão mal elabora!

  • lavar com água e sabão e encaminhar para unidade de saúde.

    Gabarito B


ID
1480336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

Para a melhora dos aspectos ligados à função cognitiva, deve-se abordar a paciente de maneira tranquila, dar explicações claras e simples e reforçar aspectos que permitam maior orientação no tempo e espaço, como repetir a data do dia e o local onde se está.

Alternativas

ID
1480339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

Devem-se administrar sedativos para diminuir a agitação; e realizar contensão no leito, a fim de minimizar riscos de ferimentos e encorajar longos períodos de sono diurno.

Alternativas

ID
1480342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

Devem-se oferecer líquidos orais para fluidificar as secreções respiratórias e controlar as infusões venosas prescritas, a fim de repor o volume de sangue circulante e melhorar a hidratação da paciente.

Alternativas

ID
1480345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

Deve-se monitorar o padrão respiratório, avaliando frequência, profundidade das respirações e movimento torácico, além de realizar ausculta respiratória e atentar para mudanças no padrão da ausculta.

Alternativas

ID
1480348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

Devem-se oferecer cuidados para incontinência urinária, como monitorar o padrão de micção, cuidar da higiene íntima, manter a pele o mais limpa e seca possível; e avaliar a possibilidade de instituir medidas de educação vesical aos familiares.

Alternativas

ID
1480351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma mulher de 84 anos de idade iniciou quadro gradativo de esquecimento e perda de memória. Houve perda da capacidade de reconhecimento de familiares, e, após alguns meses, foi diagnosticada doença de Alzheimer, com uso regular de medicamentos para depressão; aos poucos, foi-se tornando cada vez mais dependente de ajuda de terceiros. Deu entrada em um pronto-socorro, acompanhada da filha, apresentando dificuldades respiratórias com quadro de pneumonia grave; está desorientada, agitada, repetindo frases e usando fralda, devido a incontinência urinária. A paciente tem certa limitação motora, mas, com ajuda, consegue deambular. Apresenta picos febris diários e a pele dela encontra-se seca.

Considerando a assistência de enfermagem no caso hipotético acima, julgue o item.

Devem-se monitorar a temperatura corporal no mínimo a cada 4 horas; administrar os medicamentos prescritos; e empregar medidas de redução da febre excessiva (como banho com água tépida).

Alternativas
Comentários
  • água tépida= água morna.

    certa.

  • Não seria melhor o banho frio para reduzir a febre???


ID
1480438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difícil a avaliação inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nível de consciência que, com frequência, é sinal preponderante no paciente, independentemente da doença base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

As alterações hormonais, as incontinências urinárias, as medicações e má higiene perianal são causas de bacteriúria assintomática e infecção do trato urinário (ITU) em idosos.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo a ITU assintomática com cultura positiva não deve ser foco de vigilância, ressaltando que nesse caso seja ASSINTOMÁTICA


ID
1480441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difícil a avaliação inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nível de consciência que, com frequência, é sinal preponderante no paciente, independentemente da doença base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

No caso de cirurgia de urgência em idoso, os fatores preditores de mortalidade incluem o tempo de demora para a cirurgia e condições limitantes que permitem somente cirurgia paliativa.

Alternativas

ID
1480444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O idoso apresenta peculiaridades que tornam difícil a avaliação inicial no pronto-socorro. Destaca-se o rebaixamento do nível de consciência que, com frequência, é sinal preponderante no paciente, independentemente da doença base, sendo um marcador importante e potencialmente grave. Com relação a esse assunto, julgue o item seguinte.

Os traumas representam a quinta causa de mortalidade de idosos, estando entre as principais as doenças ortopédicas e os acidentes domésticos.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, essas causas representam desde a década de 1980 a terceira causa de mortalidade e respondem pela sexta causa de internações, o que consiste em demanda significativa nos serviços de urgência e emergência

    6. Lima MVF, Silva RLP, Albuquerque NMG, Oliveira JSA, Cavalcante CAA, Macêdo MLAF. Perfil dos atendimentos por causas externas em hospital público. Rev Rene. 2012; 13(1): 36-43


ID
1485430
Banca
CONSULPLAN
Órgão
HOB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as principais implicações do processo de envelhecimento no idoso, analise as afirmativas.

I. A redução do desempenho cardíaco não afeta o idoso nas atividades de vida diária, em condições normais.

II. A superfície de troca gasosa da membrana alvéolo-capilar permanece a mesma nos idosos em comparação com adultos jovens.

III. Ocorre diminuição da taxa de filtração glomerular e a creatinina sérica permanece inalterada em condições normais.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • A capacidade vital dos pulmões e a força da musculatura respiratória atingem o máximo entre 20 e 25 anos de idade e diminuem depois disso. Com o envelhecimento (40 anos ou mais), as alterações acontecem nos alvéolos, as quais reduzem a área de superfície disponível para troca de oxigênio e dióxido de carbono.

    Em torno dos 50 anos de idade, os alvéolos começam a perder elasticidade. Uma diminuição na capacidade vital ocorre com a perda da mobilidade da parede torácica, restringindo assim, o fluxo de ar corrente.

    A quantidade do espaço morto respiratório aumenta com a idade. Essas alterações resultam em uma capacidade de difusão diminuída para o oxigênio conforme a idade, produzindo menores níveis de oxigênio na circulação arterial.

    As pessoas idosas possuem uma capacidade diminuída de mover o ar com rapidez para dentro e para fora dos pulmões.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO.

  • No sistema cardiovascular, quando o idoso é submetido a um esforço, ocorre uma diminuição na capacidade do coração de aumentar o número e a força dos batimentos cardíacos. Com o envelhecimento, ocorre também redução da frequência cardíaca em repouso, aumento do colesterol, como também da resistência vascular, com o consequente aumento da tensão arterial, porém essas modificações são afetam o idoso nas atividades de vida diária, em condições normais. A primeira afirmativa é verdadeira.

    Com o envelhecimento, sucede diminuição da função pulmonar, a caixa torácica fica enrijecida, com diminuição na elasticidade pulmonar. Portanto a segunda afirmativa é falsa.

    Com a redução da taxa de filtração glomerular no idoso, há redução da diurese osmótica e, consequentemente, diminuição das perdas de água e sal normalmente associadas à hiperglicemia. A creatinina sérica permanece inalterada em condições normais. A terceira Afirmativa é verdadeira.


    Gabarito do Professor: Letra C



    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2007.
  • Eu só queria a resposta kk


ID
1488121
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As quedas estão entre os principais eventos adversos a serem prevenidos em instituições de saúde. Entre os pacientes idosos hospitalizados ou em cuidados domiciliares, as quedas estão entre as causas mais comuns de injúrias, provocando traumas teciduais, fraturas e até mesmo a morte. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    De acordo com o artigo Reestruturação do quadro de pessoal de enfermagem e seu impacto sobre as horas de assistência.USP.2010.

     

    O número insuficiente de profissionais de enfermagem tem afetado negativamente a qualidade do cuidado prestado aos pacientes, resultando em maior risco de eventos adversos (EA) como erros de medicação, infecção relacionada à assistência à saúde, retirada não programada de sondas, drenos e cateteres, entre outros.

     

    De acordo com o artigo Eventos adversos e segurança na assistência de enfermagem.2015

     

    Quanto aos eventos adversos relacionados à vigilância do paciente, destacaram-se as quedas do leito e da própria altura, a perda de cateteres, sondas e drenos, e as extubações não programadas.


ID
1492819
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pneumonia é a inflamação do parênquima pulmonar associada ao aumento acentuado dos líquidos intersticial e alveolar. Acerca deste agravo é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1519015
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M. C., idoso de 78 anos, está internado na enfermaria há um mês com comprometimento neurológico grave. Ele interage com a equipe, mas está totalmente dependente dos cuidados de enfermagem. Correlacione os principais cuidados que devem ser implementados, de acordo com os problemas identificados, e marque a sequência correta.

1. Troca gasosa prejudicada
2. Mobilidade física prejudicada
3. Integridade cutânea prejudicada
4. Eliminação urinária prejudicada

( ) encorajar a respiração profunda e tosse.
( ) mudar de posição e mover o paciente a cada 2 horas.
( ) instalar um preservativo com cateter para ajudar a manter a pele seca.
( ) colocar as articulações em posição funcional para evitar deformidades músculo-esqueléticas.

Alternativas

ID
1553755
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao adentrar à casa, uma enfermeira se deu conta da vulnerabilidade da família. Suas necessidades básicas não estavam sendo atendidas, e as mudanças necessárias poderiam demorar.

Essa reflexão sobre a visita domiciliar a um idoso acamado caracteriza a visita domiciliar como instrumento de enfermagem para

Alternativas
Comentários
  • As equipes de saúde, isoladamente, não detêm todas as condições para garantir o acesso do paciente a tecnologias de saúde, necessitando de recursos e tomadas de decisões inscritos na esfera da gestão do SUS ou até em outros pontos de atenção da rede, ressalta-se a potencialidade das mesmas em facilitar este acesso pelo desenvolvimento da capacidade de gerir o cuidado e operando como um “facilitador", através do estabelecimento de formas diferentes de organização do processo de trabalho e uso de ferramentas/tecnologias que facilitem este acesso como o acolhimento, a clinica ampliada, o apoio matricial e o projeto terapêutico singular.

    O projeto terapêutico singular (PTS) pode ser elaborado também para grupos ou famílias e contempla fases como diagnóstico, definição das metas, definição das responsabilidades e a reavaliação. O diagnostico consiste na avaliação/problematização dos aspectos orgânicos, psicológicos e sociais, buscando facilitar uma conclusão, ainda que provisória, a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário, a vulnerabilidade possibilita uma leitura mais singular da situação de cada sujeito individual ou coletivo, enfrentando de certa forma as insuficiências da generalização do conceito de risco. Portanto quando o enfermeiro descreveu a situação de vulnerabilidade do paciente idoso acamado ele estava contextualizando o plano terapêutico singular, no caso familiar.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministerio da Saude.  Melhor em Casa: A segurança do Hospital no Conforto do Seu Lar. Caderno de Atencao Domiciliar. Volume 2, Brasilia, 2012.



ID
1553761
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A vacinação do idoso em domicílio, inclusive de idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas,filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural, é desenvolvida pelos serviços de Atenção Básica em razão de

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Art.15 - Inciso IV da Lei 10.741.

  • Art. 15.É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos .IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;



  • § 1º A prevenção e a manutenção da saúde do idoso serão efetivadas por meio de:


    I – cadastramento da população idosa em base territorial;

    II – atendimento geriátrico e gerontológico em ambulatórios;

    III – unidades geriátricas de referência, com pessoal especializado nas áreas de geriatria e

    gerontologia social;


    IV – atendimento domiciliar, incluindo a internação, para a população que dele necessitar e esteja

    impossibilitada de se locomover, inclusive para idosos abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos e eventualmente conveniadas com o Poder Público, nos meios urbano e rural;


    V – reabilitação orientada pela geriatria e gerontologia, para redução das seqüelas decorrentes do

    agravo da saúde.


    FONTE: ESTATUTO DO IDOSO


ID
1563589
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em idosos , é comum encontrar a pseudo-hipertensão, caracterizada por níveis pressóricos falsam ente elevados, devido ao enrijecimento da parede arterial, que dificulta a oclusão da artéria. Pode-se identificar esta situação ao inflar o manguito até acima do nível da pressão sistólica e palpar a artéria radial. Nos pacientes que apresentam calcificação vascular a artéria permanece palpável. Este fato revela que o idoso possui:

Alternativas
Comentários
  • Cacifosinal de cacifo ou sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão ("cacifo") formada não se desfizer imediatamente após a descompressão. Pode tanto estar relacionado a edemas localizados, mais comumente em membros inferiores, como também a estados de edema generalizado, denominados de anasarca. O edema pode ser quantificado a partir deste sinal, em função do tempo de retorno da pele após a compressão e da profundidade do cacifo formado.

  • Pseudo-hipertensão


    A pseudo-hipertensão é um achado clínico em que a insuflação do manguito não é capaz de colapsar a artéria braquial, originando leituras falsamente positivas. A manobra de Osler é um procedimento propedêutico que consiste na insuflação do manguito até a total oclusão da artéria braquial.


    É considerado Osler positivo quando a artéria radial permanece palpável. A maneira de se comprovar este fato é pela concomitante medição intra-arterial.


    http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=405


ID
1563625
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A doença de Alzheim er é cerebral, degenerativa p rim á ria, com aspectos neuropatológicos e neuroquímicos característicos. Marque a alternativa que apresenta fatores relacionados com a menor incidência dessa demência.

Alternativas

ID
1580155
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Área Técnica Saúde do Idoso vem desenvolvendo ações estratégicas com base nas diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa e nas metas propostas no Pacto pela Vida de 2006. Com relação às ações estratégicas na Área Técnica Saúde do Idoso, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1585912
Banca
BIO-RIO
Órgão
SPDM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Doença de Alzheimer é uma das várias formas de demência que acomete a pessoa em processo de envelhecimento. É uma doença neurodegenerativa que possui sinais e sintomas variados em seus diferentes estágios. Os cuidados a pessoa com Alzheimer deve ser planejado tendo em vista que a família e os cuidadores precisam estar bem orientados e preparados para melhor atendê-la, em domicílio. Nesse sentido, o modelo dialógico de educação em saúde visa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Modelo Tradicional de educação em saúde objetiva transmissão do conhecimento e experiência do educador, atribuindo uma importância suprema ao conteúdo ensinado, esperando que os educandos o absorvam sem modificações e o reproduzam fielmente. Já, o modelo dialógico compreende a educação em saúde como um processo de conscientização, mudança e transformação, caracterizada por uma filosofia emancipatória dos sujeitos.


ID
1593391
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O teste rápido para avaliação cognitiva da pessoa idosa consiste em

Alternativas

ID
1593394
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a afirmativa que representa uma das principais causas de morbimortalidade por causas externas em pessoas idosas.

Alternativas
Comentários
  • QUEDAS


ID
1594927
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação às alternativas a seguir, qual delas NÃO condiz com as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa?

Alternativas
Comentários
  • Estímulo às ações intersetoriais. 

  • Gabarito: Letra C

     

    Segundo a PORTARIA Nº 2.528 DE 19 DE OUTUBRO DE 2006. Aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa.

     

    São apresentadas abaixo as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa:

     

    a) promoção do envelhecimento ativo e saudável;

    b) atenção integral, integrada à saúde da pessoa idosa;

    c) estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;

    d) provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;

    e) estímulo à participação e fortalecimento do controle social;

    f) formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;

    g) divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;

    h) promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa; e

    i) apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.


ID
1594930
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual das vacinas a seguir é de extrema importância para a saúde da pessoa idosa, pois é uma vacina que previne uma doença que se dissemina rapidamente e apresenta elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade, principalmente em idosos institucionalizados?

Alternativas
Comentários
  • • Hepatite B: se a pessoa não tiver comprovação vacinal, a vacina será administrada em 3 (três) doses com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e de 6 (seis) meses entre a primeira e a terceira dose (0, 1 e 6 meses). O idoso com esquema vacinal incompleto receberá apenas as vacinas que faltam para completar o esquema.

     

    • Difteria e tétano (dupla adulto): sem esquema ou com esquema incompleto, para difteria e tétano, será completado o esquema de 3 (três) doses, considerando as doses anteriores. Com esquema vacinal completo (3 (três) doses) para difteria e tétano é importante que a vacina reforço seja administrada a cada 10 anos.

     

    ==> Vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) (Pn23) -

    Vacina indicada para a proteção contra infecções invasivas pelo pneumococo na população indígena e em usuários de 60 anos e mais não vacinados que vivem acamados e/ou em instituições fechadas (como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos e casas de repouso).

    Administre uma dose durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nos usuários com 60 anos e mais não vacinados que vivem acamados e/ou em instituições fechadas (como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos e casas de repouso).

     

    Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/servicos/52606-idoso-conheca-as-vacinas-disponiveis-no-sus

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf


ID
1595047
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos programas de saúde do idoso, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.


( ) No Brasil é considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais, enquanto que nos países desenvolvidos idoso é aquele que tem 65 anos ou mais (OMS).


( )Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo critério médico.


( ) Indivíduos a partir de 65 anos ou mais de idade deverão receber a vacina contra influenza.

Alternativas
Comentários
  • ( v) No Brasil é considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais, enquanto que nos países desenvolvidos idoso é aquele que tem 65 anos ou mais (OMS).

     

    (v )Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo critério médico.

     

    (F ) Indivíduos a partir de 65 anos ou mais de idade deverão receber a vacina contra influenza. ( 60 ANOS)


ID
1596844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as condições emergenciais que podem ser encontradas nos idosos, está a confusão aguda e o delírio. A equipe de enfermagem, com o objetivo de reduzir o estado confusional do paciente, ao prestar a assistência, deve, dentre outras medidas,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra A

     

    Confusão aguda/Delirium: rápido declinio na função cognitiva, disturbio da função intelectual, desorientação quanto a tempo e lugar, menor alcance da atenção, piora da memória, humor oscilante, conversa sem sentido, julgamento que deixa a desejar, nivel de consciência alterado, inquietação, insônia, mudanças na personalidade, suspeição.

    Para reduzir a confusão:

    - limitar o numero de funcionários que prestam atendimento. Oferecer abordagem consistente;

    - manter um ambiente estável e calmo, evitar iluminação intensa, ruido excessivo e temperaturas extremas no ambiente.

    - Esclarecer ideias erradas;

    - fazer enunciados orientadores, como por ex. "o senhor está no hospital, hj é dia tal, etc."

    Nota: uma avaliação completa é essencial quando há confusão. Esse problema pode ser consequência de uma ampla gama de perturbações como hipoglicemia, hipercalcemia, desnutrição, infecção, trauma e reações a medicamentos.

     

    Fonte: Livro de Enfermagem Gerontológica 7ªed. Pág. 508.

     

     


ID
1596847
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante a assistência de enfermagem ao paciente idoso com incontinência urinária, o técnico de enfermagem, a fim de monitorar a ingesta e a eliminação, deve, dentre outras ações,

Alternativas
Comentários
  • D- estimar a perda de urina, nas roupas e roupas de cama, considerando que o diâmetro de 2 cm equivale a, aproximadamente, 10 mL de urina


ID
1649329
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Capítulo IV – Do Direto à Saúde – do Estatuto do Idoso assegura, ao idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), o acesso universal e igualitário à saúde.
Em conformidade com as disposições desse capítulo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ART 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    Estatuto do Idoso


  • a)§ 3o É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.

    b)§ 6o É assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. 

    d) CAPÍTULO V Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer

     Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

      
  • Segundo o Estatuto do Idoso, Lei 10741/2003, é vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade. Além disso, é assegurado ao idoso enfermo o atendimento domiciliar pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, pelo serviço público de saúde ou pelo serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde - SUS, para expedição do laudo de saúde necessário ao exercício de seus direitos sociais e de isenção tributária. Ou seja, essa garantia não é para todo idoso, somente para os enfermos (doentes).
    No Capítulo IV, artigo 16 coloca que, ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
    A afirmação que o idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade, está correta, porém não faz parte do Capítulo IV – Do Direto à Saúde, mas sim, Capítulo V - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

    Gabarito do professor: Letra C

    Bibliografia
    www.planalto.gov.br

ID
1656865
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    No panorama mundial, a Doença de Alzheimer configura-se como uma importante doença crônico- -degenerativa, levando à demência, perda de memória progressiva, ausência de controle urinário e intestinal, entre outras manifestações que comprometem a qualidade de vida dos idosos. Ela evolui em três estágios hierárquicos que podem sofrer alterações entre si; são eles: inicial, intermediário e avançado.

No estágio inicial, o idoso pode apresentar 

Alternativas

ID
1656955
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

     Em relação à fisiopatologia da Doença de Parkinson, destacam-se alguns fatores que ampliam a ocorrência de tremores, rigidez e bradicinesia.

    Complete os parênteses com (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS e assinale a alternativa que corresponde ao preenchimento correto em ordem descendente dos parênteses. 

( ) Destruição das células neuronais dopaminérgicas na substância negra nos gânglios da base.

( ) Depleção das reservas de noradrenalina.

( ) Degeneração da via nigroestriada dopaminérgica.

( ) Desequilíbrio dos neurotransmissores excitatórios (dopamina) e inibitórios (acetilcolina) no corpo estriado.

( ) Comprometimento dos tratos piramidais que controlam os movimentos corporais complexos. 


Alternativas

ID
1671508
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As infecções se desenvolvem mais facilmente em idosos e apresentam sintomas atípicos que complicam a identificação e acorreção imediatas. Sinais e sintomas como confusão, letargia e anorexia, dentre outros, são indicativos de processo infecciosono idoso como a:

Alternativas
Comentários
  • PNEUMONIA BACTERIANA:

     

    (...) Inúmeros outros estudos foram efectuados no sentido de determinar uma clínica “habitual” no idoso com pneumonia,

    não existindo no entanto consenso. É unânime o facto de a clínica neste grupo etário ser atípica, quando comparada

    com o adulto mais jovem, sendo frequente a existência de confusão, astenia, letargia, anorexia, dor abdominal, quedas,

    incontinência, cefaleias, delírio, degradação do estado geral. Um sinal clínico praticamente constante na

    maioria dos estudos e que deve alertar para uma possível infecção respiratória no idoso quando presente é a

    taquipneia (> 26 ciclos/min.), podendo mesmo estar presente de uma forma isolada. (...)

     

    Fonte: http://www.elsevier.pt/en/revistas/revista-portuguesa-pneumologia-320/pdf/S0873215915308667/S350/

  • A apresentação clínica da pneumonia em indivíduos idosos (especialmente nos maiores de 80 anos) pode ser mais sutil que nas pessoas mais jovens, com início gradual dos sintomas. A febre ocorre menos comumente e normalmente é mais baixa. A tríade clássica da pneumonia bacteriana (febre, tosse e dispneia) só está presente em metade dos casos, sendo a taquipneia é um sintoma mais frequente. O profissional de saúde deve atentar para o fato de que sintomas não-respiratórios podem prevalecer no início de uma pneumonia no idoso - diminuição da funcionalidade, astenia, alterações sutis das faculdades mentais, anorexia e dor abdominal. O exame físico normalmente revela taquicardia, taquipneia, desidratação leve e estertores crepitantes localizados à ausculta pulmonar.

    Portanto os sintomas descritos pela banca estão relacionados a pneumonis bacterian no idoso, as demais doenças não apresentam tais sintomas.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Costa EFA, Teixeira IAC, Victoy LMR. R. Pneumonias. In: Freitas, E. V. et al.Tratado de geriatria e gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.