SóProvas


ID
1112638
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Síndrome de Dependência do Álcool é um problema que atinge 10% a 12% da população mundial, sendo que a maioria dos dependentes apresenta a chamada síndrome de abstinência, que se manifesta por meio de sinais e sintomas, como

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    Síndrome de Dependência do Álcool :

    Nível I – Quando o comprometimento é leve/moderado e, portanto, apresenta uma síndrome de abstinência leve/moderada, compreendendo os seguintes aspectos:

    Biológicos: leve agitação psicomotora; tremores finos de extremidades; sudorese facial discreta; episódios de cefaléia; náuseas sem vômitos; sensibilidade visual, sem alteração da percepção auditiva e tátil.

    Psicológicos: o contato com o profissional de saúde está íntegro; o paciente encontra-se orientado temporoespacialmente; o juízo crítico da realidade está mantido; apresenta uma ansiedade leve; sem relato de episódio de violência auto ou heterodirigida.

    Sociais: mora com familiares ou amigos e essa convivência está regular ou boa; sua atividade produtiva vem sendo desenvolvida, mesmo que atualmente esteja desempregado/afastado, a rede social está mantida.

    Comórbidos: sem complicações e/ou comorbidades clínicas e/ou psiquiátricas graves detectadas ao exame clínico-psiquiátrico geral.


  • Síndrome de Dependência do Álcool, ou Alcoolismo ou Síndorme da Dependência do Álcool é um problema que atinge 10% a 12% da população mundial. Pessoas que bebem de forma excessiva, quando diminuem o consumo ou se abstêm completamente, podem apresentar um conjunto de sintomas e sinais, denominados Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA). Quando há diminuição ou interrupção do consumo de álcool, surgem sinais e sintomas de intensidade variável. No início, eles são leves, intermitentes e pouco incapacitantes mas, nas fases mais severas da dependência, podem manifestar-se os sintomas mais significativos, como tremor intenso e alucinações. Há três grupos de sintomas: -físicos: tremores (desde finos de extremidades até generalizados), náuseas, vômitos, sudorese, cefaleia, cãibras, tontura. -afetivos: irritabilidade, ansiedade, fraqueza, inquietação, depressão. -sensopercepção: pesadelos, ilusões, alucinações (visuais, auditivas ou tácteis). Resposta B Bibliografia Gigliotti A, Bessa MA. Síndrome de Dependência do Álcool: critérios diagnósticos. Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):11-13. www.fhemig.mg.gov.br