- ID
- 121828
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 7ª Região (CE)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
No atendimento em situações de intoxicação, são procedimentos prioritários indicados em casos de
No atendimento em situações de intoxicação, são procedimentos prioritários indicados em casos de
As complicações dos efeitos do etanol, em determinados órgãos ou sistemas internos, em pessoas que têm consumo prejudicial do álcool por tempo prolongado, são descritas pelo Ministério da Saúde, dentre outras, como disfunções
Em relação ao consumo do álcool e comportamentos violentos, o Ministério da Saúde recomenda que
Assinale a alternativa correta.
Um indivíduo com Síndrome de Abstinência de Álcool pode apresentar, dentre outras complicações,
No que se refere a violência, abuso de drogas, emergências ambientais e intoxicações, assinale a opção correta.
O distrúrbio amnéstico alcoólico e a encefalopatia alcoólica são consequências tardias do consumo de álcool em grande quantidade e por vários anos. Uma enfermeira diante de um paciente com distúrbio amnéstico alcoólico é correto afirmar que ele possui:
O alcoolismo é uma doença progressiva, caracterizada pela ingestão repetida de bebidas alcóolicas.Os pacientes apresentam dificuldade de abstenção e controle, sendo geralmente hospitalizados por disfunções metabólicas, digestivas e gastrintestinais. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Mensurar sinais vitais,avaliar nível de consciência,monitorar a presença de sangramentos,pesar e realizar o balanço hídrico devem compor a prescrição de enfermagem de um paciente que apresente volume de líquidos excessivo decorrente de disfunção hepática e alcoolismo crônicos.
O alcoolismo é uma doença progressiva, caracterizada pela ingestão repetida de bebidas alcóolicas.Os pacientes apresentam dificuldade de abstenção e controle, sendo geralmente hospitalizados por disfunções metabólicas, digestivas e gastrintestinais. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Icterícia severa, eritema palmar e diarreia gordurosa são manifestações presentes na cirrose hepática causada pelo uso abusivo do álcool.
Com relação a abuso de drogas e a intoxicações, julgue os itens subsequentes.
O álcool é a substância química mais frequentemente ingerida em excesso, seja por utilização isolada ou por associação com outras substâncias.
Julgue os itens subsequentes, relativos a cuidados, procedimentos e situações clínicas.
O paciente com síndrome da abstinência alcoólica pode apresentar cefaleia, náuseas, sensibilidade visual, tremores finos de extremidades, insônia, agitação psicomotora e, nos casos mais graves, alucinações e crises convulsivas.
A Síndrome de Dependência do Álcool é um problema que atinge 10% a 12% da população mundial, sendo que a maioria dos dependentes apresenta a chamada síndrome de abstinência, que se manifesta por meio de sinais e sintomas, como
As mudanças tecnológicas e sociais no ambiente de trabalho suscitaram novas formas de doenças profissionais, incluindo aumento de estresse e uso de álcool. Incluem- se, dentre as manifestações clínicas características da síndrome de abstinência alcoólica no trabalhador:
Um paciente diabético, após a ingestão demasiada de bebida alcoólica, comparece no serviço de saúde com os seguintes sinais e sintomas: sudorese, tontura, fraqueza, cefaleia e confusão mental.
Esses achados clínicos são compatíveis com
Um paciente chega ao Pronto Atendimento com os seguintes sintomas: tremores, náuseas, irritabilidade, ansiedade, hiperatividade, convulsões, confusão mental com possibilidade de alucinações, inversão do ciclo sono-vigília, desnutrição. Sabendo-se que se trata de um paciente alcoolista, que há 24 horas não ingere bebidas alcoólicas, é correto afirmar que se trata de um quadro de
O indivíduo que faz uso do álcool e que apresenta desejo extremamente forte para o consumo, com evidências de tolerância, é considerado um usuário
Os fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas são características ou atributos de um indivíduo, grupo ou ambiente de convívio social, que contribuem para aumentar a probabilidade da ocorrência deste uso. Marque a seguir a opção em que NÃO consta um fator de risco de domínio individual
O consumo de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes tem se mostrado um importante problema de saúde pública. Diante deste quadro, assinale a alternativa que apresenta o significado da expressão técnica “binge”.
Dentre as emergências relacionadas ao álcool, a intoxicação aguda é a causa mais frequente de atendimento no pronto-socorro. Uma das intervenções no caso de intoxicação alcoólica é:
No que diz respeito ao abuso de álcool e drogas, julgue o item a seguir.
A alucinose alcoólica se caracteriza pela ocorrência de
alucinações visuais e atividades autonômicas intensas, razões
por que ela é considerada sinônimo de Delirium tremens.
A dependência química caracteriza-se pelo uso abusivo de
drogas que produzem alterações agradáveis nos estados
mentais e emocionais das pessoas. Sobre o cuidado de
enfermagem durante a abstinência alcoólica, analise se são
verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
As pessoas em abstinência requerem um cuidado
específico e atenção integral, uma vez que a abstinência
de drogas estimulantes do Sistema Nervoso Central, como
o álcool, é a mais perigosa.
Na perspectiva das atuais políticas públicas, a abstinência
não deve ser a única meta viável e possível aos usuários,
uma vez que leva ao abandono do tratamento, devendo o
enfermeiro primeiro fortalecer o vínculo terapêutico antes
de propor o abandono da droga.
O delirium tremens por abstinência alcoólica deve
ser encarado como uma emergência pela equipe de
enfermagem porque oferece risco de morte. Os principais
sintomas são paranoia, desorientação, sinais vitais
exacerbados, vômitos e tremores.
As afirmativas são respectivamente:
Homem, 29 anos, foi submetido ao AUDIT (Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), com Escore 23 após a soma das dez respostas. Este paciente deve ser submetido
O alcoolista é uma pessoa com perturbação crônica de comportamento, pelo uso abusivo de bebida alcoólica. Se interrompida a ingesta dessa bebida, o paciente passa a apresentar quadro psicótico caracterizado por Delirium Tremens. Mesmo com tratamento, o índice de óbito é de
Das alternativas apresentadas, qual está indicada para o tratamento da Síndrome da Abstinência de Álcool?
P.M.S., 45 anos, sexo feminino, viúva há 03 anos, mãe de dois filhos que residem com a avó materna, é levada pela irmã a um Centro de Apoio Psicossocial para um programa de tratamento para abuso de álcool. A(o) enfermeira(o) identifica que a Srª P.M.S apresenta alguns sinais de abstinência de álcool, como:
( ) Letargia.
( ) Pressão sanguínea elevada.
( ) Ansiedade.
Assinale a opção que apresenta fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose associados ao estilo de vida do indivíduo.
Um dos transtornos que poderá afetar seriamente o paciente na abstinência de álcool é
Na síndrome de abstinência do etanol, a medicação indicada para agitação psicomotora é
Assinale a opção que apresenta um distúrbio decorrente do álcool.
De acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, para acompanhamento e reabilitação, em caso de alcoolismo, no adulto, deve-se orientar o indivíduo a procurar
Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas abaixo.
I Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.
II Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.
III Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.
IV Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.
Sobre a abordagem de redução de danos, estão corretas as afirmativas
O álcool compromete vários órgãos e funções do organismo, dependendo da intensidade do consumo e da suscetibilidade individual, podendo causar efeitos agudos (imediatos) e crônicos.
De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a um efeito crônico do uso do álcool etílico.
O álcool, substância lícita, está entre as drogas mais consumidas no Brasil. Assim sendo, o enfermeiro deve estar atento ao aparecimento de sinais e sintomas que caracterizam situações de urgência/emergência decorrentes da abstinência do uso do álcool como o delirium tremens, que, entre outros itens, se caracteriza por
Atualmente o conceito que abarca ações e políticas públicas voltadas à prevenção de problemas com drogas e álcool, é titulado de:
O filme Quebrando Tabu chegou às telas com um objetivo bastante polêmico: falar sobre a descriminalização da maconha e mostrar como a guerra contra as drogas já foi perdida. Nele vemos como a forma repressora de lidar com as drogas não obteve sucesso e o que deve ser feito para mudar a situação. Tendo como idealizador o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o filme mostra quem são as pessoas que usam, quais foram os erros do modelo repressor e, com base em fatos históricos, explica que as drogas já fazem parte da humanidade. O filme parte para o lado documental e expõe uma opinião clara sobre uma questão tão polêmica, utilizando bons argumentos e criticando o preconceito e a falta de informação.
(Fonte: https://www.infoescola.com/cinema/quebrando-tabu/)
Tendo em vista a problemática do álcool e outras drogas em
nossa sociedade, destacada no documentário acima, assinale
a alternativa correta.
Frente ao quadro de intoxicação aguda por álcool, são recomendadas intervenções não medicamentosas e medicamentosas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Posicionar paciente em decúbito lateral evitando broncoaspiração em caso de redução do nível de consciência.
2. A Tiamina 100 mg intramuscular é usada no paciente oligotrófico como profilaxia da síndrome de Wernicke-Korsakoff.
3. Avaliar nível de consciência, nos casos de Glasgow < 10 acionar o Médico.
4. No caso de agitação psicomotora com hetero ou autoagressividade pode ser necessária a contenção física no leito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em relação ao alcoolismo, analise as seguintes afirmativas.
O efeito terapêutico da Naltrexona no tratamento do alcoolismo se deve principalmente a:
Nos dias atuais, é muito comum reportagens relatando a venda e o consumo de bebidas alcoólicas chamadas de batizadas ou adulteradas. Nesses casos, o principal aditivo é o metanol, composto esse que provoca certa intoxicação no indivíduo que o consome. Essa toxicidade é caracterizada por
Segundo a Organização Mundial de Saúde (2019), em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso abusivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Sobre o uso abusivo do álcool, analise as proposições abaixo.
1) Uso abusivo é definido como o desenvolvimento de uma síndrome reversível de comportamento mal adaptativa ou alterações psicológicas que são causadas por efeitos fisiológicos diretos de uma substância sobre o Sistema Nervoso Central e desenvolvem-se durante ou pouco tempo após ingestão de uma substância.
2) Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica caracterizam-se por níveis crescentes de depressão do Sistema Nervoso Central. Inicialmente, há sintomas de euforia, evoluindo para tontura, voz pastosa, ataxia e redução da coordenação motora, confusão e desorientação, podendo chegar ao coma.
3) O Sistema de Recompensa é uma estrutura cerebral responsável pelas sensações prazerosas e, consequentemente, pelo aprendizado que pode gerar repetição de um comportamento. O sistema é ativado primariamente por desejo sexual, alimentação e drogas de abuso. As principais vias do Sistema de Recompensa são a mesolímbica e a mesocortical.
4) No plano de assistência de enfermagem ao paciente admitido na unidade de reabilitação de álcool, após longo período de consumo de álcool, um dos cuidados que deve constar é o de monitorar os sinais de abstinência, como: aumento da frequência cardíaca, tremores, dor de cabeça, sudorese, agitação/inquietação, náuseas, febre e convulsão.
Está(ão) correta(s):
Leia as afirmativas a seguir:
I. O alcoolismo não é um hábito que pode causar câncer.
II. A lei nº 8.080/90 dispõe sobre as medidas legais necessárias à degradação da saúde do indivíduo.
Marque a alternativa CORRETA: