SóProvas



Questões de Alcoolismo


ID
121828
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No atendimento em situações de intoxicação, são procedimentos prioritários indicados em casos de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa  E
  •  A prova já tem o gabarito,então vamos nos limitar a fazer comentários que irão somar algo.
  • Acho bom quaisquer comentários desde que se exponha o gabarito. Eu uso o plano gratuito e hoje, como também em muitas outras vezes, ultrapassei o número máximo permitido para resolver as questões que no caso são 10, e se a colega não tivesse informado que a alternativa certa era a letra E  eu não tinha como saber. As vezes vejo comentários enormes e cansativos de ler mas no fim não tem o gabarito que momento era o que eu de fato precisava saber já que não tinha acesso as respostas.

  • Acredito que o erro da alternativa A seja que nem sempre é indicado a estimulação do vômito ou o uso do carvão ativado, vai depender da substância com a qual se deu a intoxicação. Por exemplo, no caso de intoxicação por substâncias corrosivas essas duas ações devem ser evitadas e utiliza-se o gluconato de cálcio.


ID
133231
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As complicações dos efeitos do etanol, em determinados órgãos ou sistemas internos, em pessoas que têm consumo prejudicial do álcool por tempo prolongado, são descritas pelo Ministério da Saúde, dentre outras, como disfunções

Alternativas
Comentários
  • Principais complicações decorrentes do uso crônico e intenso de álcool

    e ainda: disfunção erétil e ejaculação tardia nos homens e pouca lubrificação vaginal na mulher segundo estudo realizado.
    FONTE:
    CHAIEB, José A . and CASTELLARIN, Cassio. Associação tabagismo-alcoolismo: introdução às grandes dependências humanas. Rev. Saúde Pública [online]. 1998, vol.32, n.3 

ID
531856
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao consumo do álcool e comportamentos violentos, o Ministério da Saúde recomenda que

Alternativas
Comentários

ID
537943
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SES-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - A esteatose hepática é uma complicação que pode fazer parte do diagnóstico de alcoolistas por meio de exames de ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada.


ID
725671
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um indivíduo com Síndrome de Abstinência de Álcool pode apresentar, dentre outras complicações,

Alternativas
Comentários
  • delirium tremens, podendo ser desencadeado por uma lesão aguda, hepatite e pancreatite.


ID
729871
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No tratamento de dependência ao álcool é importante atuar de acordo com o estágio de prontidão para mudanças que o indivíduo se encontra. De acordo com estágios de prontidão para mudanças, de Prochaska e Di Clemente, a identificação de um desses estágios e a respectiva descrição, encontram-se corretamente descritos em:

Alternativas
Comentários

ID
783250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere a violência, abuso de drogas, emergências ambientais e intoxicações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E

    O delirium tremens é uma psicose causada pela abstinência ou suspensão do uso de drogas ou medicamentos freqüentemente associada ao alcoolismo mas que também pode se apresentar com o uso prolongado ou abusivo de benzodiazepínicos ou barbitúricos. Assim, é uma forma mais intensa e complicada da abstinência. Delirium é um diagnóstico inespecífico em psiquiatria que designa estado de confusão mental: a pessoa não sabe onde está, em que dia está, não consegue prestar atenção em nada, tem um comportamento desorganizado, sua fala é desorganizada ou ininteligível, a noite pode ficar mais agitado do que de dia. A abstinência e várias outras condições médicas não relacionadas ao alcoolismo podem causar esse problema. Como dentro do estado de delirium da abstinência alcoólica são comuns os tremores intensos ou mesmo convulsão, o nome ficou como Delirium Tremens 

  • Na sindrome de abstinência do delirium tremens a febre não é um dos sinais/sintomas:
     "síndrome de abstinência caracteriza-se por tremores, sudorese, aumento da pulsação, náuseas, insônia, agitação, ansiedade; em casos mais graves podem ocorrer convulsões e o delirium tremens (além dos sintomas descritos, a pessoa fica confusa, começa a ter alucinações, em geral 'visões' de bichos nas paredes ou andando pelo corpo)".
  • a) Para o tratamento de pacientes com intoxicação por antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina, indicam-se, como medidas de descontaminação, o uso de carvão ativado, a lavagem gástrica e a indução do vômito. Não se deve induzir o vômito, pois acontece uma depressão do SNC e existe risco de broncoaspiração. b) Em emergências ambientais, como catástrofes com múltiplas vítimas, usa-se a técnica denominada START (simples triagem e rápido tratamento), que consiste em método simples embasado somente na avaliação da respiração e do nível de consciência das vítimas, que são separadas em três níveis de prioridade.  O método consiste na avaliação da RESPIRAÇÃO, PERFUSÃO E NÍVEL DE CONSCIÊNCIA. Além disso são 4 níveis de prioridade: Preto (sem prioridade); vermelho (1ª proridade); amarelo (2ª proridade) e verde (3ª proridade). c) Paciente com intoxicação exógena por opioide apresenta pupilas midriáticas, depressão do sistema nervoso central e taquicardia, entre outras manifestações.  A intoxicação por opióides caracteriza-se pela analgesia, sentimentos de euforia ou disforia, sentimentos de calor, rubor facial, coceira na face, boca seca e constrição da pupila. O uso intravenoso de um opióide pode causar sensações na região inferior do abdômen descritas como ímpeto orgiástico, seguido por uma sensação de sedação (denominada "cochilo") e sonhos. A intoxicação grave pode causar depressão respiratória, arreflexia, hipotensão, taquicardia, apnéia, cianose e morte. Pelo que entendi, a midráse é apenas um sinal de abstinencia dos opioides.   d) Ao atender criança que aparente ter sido vítima de violência doméstica, o profissional de enfermagem deve, ao abordar os pais, confirmar as descrições feitas pela criança, confrontá-los diante de dados contraditórios e aferir os registros.  Os profissionais não devem confrontar a criança com os pais...  e) O delirium tremens, que pode durar até uma semana, é a forma mais grave da síndrome de abstinência ao álcool, caracterizada por agitação extrema, delírio, psicose e febre. correta!
  • Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Complicações psiquiátricas do uso crônico do álcool: síndrome de abstinência e outras doenças psiquiátricas.Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):47-50

     

     

    Delirium Tremens ( DT )

     

    DT é um quadro específico de delirium, relacionado à abstinência do álcool. Quadros de delirium usualmente apresentam sintomas flutuantes, com piora significativa à noite. São comuns alterações cognitivas, da memória e da atenção e desorientação temporo-espacial. A atenção diminuída e distúrbios do pensamento resultam em fala incoerente.

     

    São comuns alterações senso-perceptivas (alucinações e ilusões), sendo as alucinações visuais bastante comunsDelírios também são freqüentes, em geral persecutórios e relacionados à desorientação temporo-espacial.

     

    Alterações do humor são usuais e variam desde intensa apatia até quadros de ansiedade intensa; a presença de alterações no ciclo sonovigília é constante.

     

    DT, habitualmente, inicia-se até 72 horas (embora possa começar depois de até sete dias) após a abstinência e compreende sinais e sintomas variados, como confusão mental, alucinações, tremores, febre (com ou sem sinais de infecção) e hiper-responsividade autonômica, com hipertensão, taquicardia e sudorese.

     

    Deve-se suspeitar de DT em todos os casos de agitação em um paciente com SAA ( Síndrome de Abstinência do Álcool )  cuja pressão arterial esteja acima de 140/90mm Hg, a freqüência cardíaca seja maior que 100 bpm e a temperatura superior 37ºC.

     

    Taxas de mortalidade são elevadas, variando de 5% a 15% dos pacientes com essa condição.

     

     


ID
798685
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O distrúrbio amnéstico alcoólico e a encefalopatia alcoólica são consequências tardias do consumo de álcool em grande quantidade e por vários anos. Uma enfermeira diante de um paciente com distúrbio amnéstico alcoólico é correto afirmar que ele possui:

Alternativas
Comentários
  • Transtornos Amnésticos: caracterizam-se por uma perturbação da memória devido aos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica geral ou devido a efeitos persistentes de uma substância (isto é, droga de abuso, medicamento ou exposição a toxinas). alternativa A.


ID
983095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alcoolismo é uma doença progressiva, caracterizada pela ingestão repetida de bebidas alcóolicas.Os pacientes apresentam dificuldade de abstenção e controle, sendo geralmente hospitalizados por disfunções metabólicas, digestivas e gastrintestinais. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.


Mensurar sinais vitais,avaliar nível de consciência,monitorar a presença de sangramentos,pesar e realizar o balanço hídrico devem compor a prescrição de enfermagem de um paciente que apresente volume de líquidos excessivo decorrente de disfunção hepática e alcoolismo crônicos.

Alternativas
Comentários

ID
983098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alcoolismo é uma doença progressiva, caracterizada pela ingestão repetida de bebidas alcóolicas.Os pacientes apresentam dificuldade de abstenção e controle, sendo geralmente hospitalizados por disfunções metabólicas, digestivas e gastrintestinais. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.


Icterícia severa, eritema palmar e diarreia gordurosa são manifestações presentes na cirrose hepática causada pelo uso abusivo do álcool.

Alternativas
Comentários
  • Cansaço sem explicação ou rompimento de vasos sanguíneos são alguns sintomas que indicam estágio avançado da doença. Inchaço exagero, especialmente no abdômen, e amarelamento dos olhos e da pele também devem ser analisados.
  • Os principais sintomas da cirrose são: náuseas, vômitos, perda de peso, dor abdominal, constipação, fadiga, fígado aumentado, olhos e pele amarelados (icterícia), urina escura, perda de cabelo, inchaço (principalmente nas pernas), ascite (presença de líquido na cavidade abdominal), entre outros. Em casos mais avançados pode ocorrer a encefalopatia hepática (síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado).


  • A cirrose hepática é a degeneração do fígado e pode ser causada por diversos fatores. Os sintomas de cirrose hepática podem incluir:

    Fraqueza Falta de apetite Perda de peso, sem causa aparente Pele e olhos amarelados Coceira por todo o corpo Abdômen inchado Vômito com sangue devido ao sangramento das varizes do esôfago Insuficiência renal Desnutrição (casos avançados) Atrofia muscular Rubor das palmas das mãos Flexão dos dedos das mãos Aranhas vasculares: veias em forma de aranha sob a pele Aumento das mamas nos homens Aumento das glândulas salivares localizadas ao nível das bochechas Atrofia testicular Neuropatia periférica (perturbação das unções do sistema nervoso

  • Diarréia gordurosa manifesta-se em pancreatite crônica e doença celíaca


ID
983137
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação a abuso de drogas e a intoxicações, julgue os itens subsequentes.


O álcool é a substância química mais frequentemente ingerida em excesso, seja por utilização isolada ou por associação com outras substâncias.

Alternativas
Comentários
  • Considerado a porta de entrada para outras drogas.


ID
1030351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a cuidados, procedimentos e situações clínicas.


O paciente com síndrome da abstinência alcoólica pode apresentar cefaleia, náuseas, sensibilidade visual, tremores finos de extremidades, insônia, agitação psicomotora e, nos casos mais graves, alucinações e crises convulsivas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Os sinais e sintomas mais comuns da Síndrome de Abstinência Alcoólica são: agitação, ansiedade, alterações de humor (irritabilidade, disforia), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão arterial, entre outros. Ocorrem complicações como: alucinações, Delirium Tremens (DT) e convulsões.

    O DT é caracterizado por alucinações, alteração do nível da consciência e desorientação. A mortalidade nos pacientes que apresentam DT é de 5 a 25%.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/rbp/a/fLRYmL7W3dFQxFdMxZRNzqz/?format=pdf&lang=pt


ID
1112638
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Síndrome de Dependência do Álcool é um problema que atinge 10% a 12% da população mundial, sendo que a maioria dos dependentes apresenta a chamada síndrome de abstinência, que se manifesta por meio de sinais e sintomas, como

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra B

    Síndrome de Dependência do Álcool :

    Nível I – Quando o comprometimento é leve/moderado e, portanto, apresenta uma síndrome de abstinência leve/moderada, compreendendo os seguintes aspectos:

    Biológicos: leve agitação psicomotora; tremores finos de extremidades; sudorese facial discreta; episódios de cefaléia; náuseas sem vômitos; sensibilidade visual, sem alteração da percepção auditiva e tátil.

    Psicológicos: o contato com o profissional de saúde está íntegro; o paciente encontra-se orientado temporoespacialmente; o juízo crítico da realidade está mantido; apresenta uma ansiedade leve; sem relato de episódio de violência auto ou heterodirigida.

    Sociais: mora com familiares ou amigos e essa convivência está regular ou boa; sua atividade produtiva vem sendo desenvolvida, mesmo que atualmente esteja desempregado/afastado, a rede social está mantida.

    Comórbidos: sem complicações e/ou comorbidades clínicas e/ou psiquiátricas graves detectadas ao exame clínico-psiquiátrico geral.


  • Síndrome de Dependência do Álcool, ou Alcoolismo ou Síndorme da Dependência do Álcool é um problema que atinge 10% a 12% da população mundial. Pessoas que bebem de forma excessiva, quando diminuem o consumo ou se abstêm completamente, podem apresentar um conjunto de sintomas e sinais, denominados Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA). Quando há diminuição ou interrupção do consumo de álcool, surgem sinais e sintomas de intensidade variável. No início, eles são leves, intermitentes e pouco incapacitantes mas, nas fases mais severas da dependência, podem manifestar-se os sintomas mais significativos, como tremor intenso e alucinações. Há três grupos de sintomas: -físicos: tremores (desde finos de extremidades até generalizados), náuseas, vômitos, sudorese, cefaleia, cãibras, tontura. -afetivos: irritabilidade, ansiedade, fraqueza, inquietação, depressão. -sensopercepção: pesadelos, ilusões, alucinações (visuais, auditivas ou tácteis). Resposta B Bibliografia Gigliotti A, Bessa MA. Síndrome de Dependência do Álcool: critérios diagnósticos. Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):11-13. www.fhemig.mg.gov.br

ID
1301398
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As mudanças tecnológicas e sociais no ambiente de trabalho suscitaram novas formas de doenças profissionais, incluindo aumento de estresse e uso de álcool. Incluem- se, dentre as manifestações clínicas características da síndrome de abstinência alcoólica no trabalhador:

Alternativas
Comentários
  • CERTA D

    Confira os principais sinais e sintomas desenvolvidos por uma pessoa com síndrome de abstinência alcoólica:

    Ansiedade, Depressão Falta de clareza de raciocínio, Irritabilidade e nervosismo, Fadiga Oscilações de humor, Pesadelos, Anorexia e outros distúrbios alimentares, Pele viscosa, Dor de cabeça, Agitação, Insônia, Pupilas do olho dilatadas, Náuseas e vômito,Taquicardia, Sudorese, Tremores, Diarreia, Confusão mental, Febre, Convulsão, Hipertensão Ataques de pânico, Alucinações.

  • Síndrome de abstinência.

     

    Ocorre em geral com a interrupção ou redução abrupta da quantidade de bebida ingerida.

    A síndrome de abstinência caracteriza-se por tremores, sudorese, aumento da pulsação, insônia, náusea ou vômito, ansiedade e agitação.

    Quando se torna mais grave surgem ainda as alucinações, em geral na forma de "visões" de animais ou fios na parede ou no ar ou da sensação de formigamento ou de bichos andando pelo corpo da pessoa. Este quadro é chamado de delirium tremens e é ainda acompanhado de febre, convulsões e confusão mental (a pessoa não consegue conversar direito, confunde objetos e pessoas, não sabe informar sobre datas ou local onde se encontra). O delirium tremens é um quadro grave e necessita de tratamento hospitalar.

    Com freqüência, após um delirium tremens, a pessoa desenvolve um quadro caracterizado por esquecimento de fatos que ocorreram recentemente.

    É denominado amnésia induzida pelo álcool ou síndrome de Korsakoff.

     

    Letra D

     

    Fonte: http://www.saudemental.net/alcoolismo.htm


ID
1345462
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente diabético, após a ingestão demasiada de bebida alcoólica, comparece no serviço de saúde com os seguintes sinais e sintomas: sudorese, tontura, fraqueza, cefaleia e confusão mental.

Esses achados clínicos são compatíveis com

Alternativas
Comentários
  • Sintomas da hipoglicemia:

    Tonturas, tremores nas mãos ao redor da boca e na lingua, fome exagerada, nauseas, sono e disparo no coração

  • A única opção diferente é a letra B, rsrs

  •      Nos pacientes diabéticos que estão tomando medicações que aumentam a quantidade de insulina no sangue, ou mesmo naqueles diabéticos que aplicam insulina, ao beber álcool, o fígado fica muito ocupado desativando o álcool ingerido, e dessa forma não consegue regular a quantidade de açúcar no sangue de forma correta. O resultado é que as taxas de açúcar no sangue podem cair, levando ao risco de hipoglicemia.


    FONTE: http://www.diabetes.org.br/colunistas/dra-andressa-heimbecher-soares/diabetes-e-alcool-beber-ou-nao-beber-eis-a-questao


ID
1346536
Banca
CETRO
Órgão
CAISM PHILIPPE PINEL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente chega ao Pronto Atendimento com os seguintes sintomas: tremores, náuseas, irritabilidade, ansiedade, hiperatividade, convulsões, confusão mental com possibilidade de alucinações, inversão do ciclo sono-vigília, desnutrição. Sabendo-se que se trata de um paciente alcoolista, que há 24 horas não ingere bebidas alcoólicas, é correto afirmar que se trata de um quadro de

Alternativas
Comentários

ID
1371019
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O indivíduo que faz uso do álcool e que apresenta desejo extremamente forte para o consumo, com evidências de tolerância, é considerado um usuário

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    Complementando

     

     

    Alcoolismo

     

     

    Uso nocivo ou abusivo: Caracteriza-se por uma ingestão de bebida alcoólica que causa algum tipo de prejuízo para a pessoa. Pode ser físico, mental, familiar, profissional ou social.

     

    Síndrome de dependência: Nesta situação a bebida alcoólica se torna uma prioridade para o individuo, em detrimento de outras atividades cotidianas. Caracteriza-se por um desejo descontrolado, irresistível de consumir bebidas alcoólicas


ID
1399897
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas são características ou atributos de um indivíduo, grupo ou ambiente de convívio social, que contribuem para aumentar a probabilidade da ocorrência deste uso. Marque a seguir a opção em que NÃO consta um fator de risco de domínio individual

Alternativas
Comentários

ID
1464226
Banca
CETRO
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O consumo de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes tem se mostrado um importante problema de saúde pública. Diante deste quadro, assinale a alternativa que apresenta o significado da expressão técnica “binge”.

Alternativas
Comentários
  • Padrão de uso pesado de álcool por tempo determinado, geralmente por mais de 1 dia. Ele se define pelo uso de 5 doses de bebida alcoólica em uma ocasião para homens e 4 doses para mulheres. 
    Fonte:CISA(Centor de Informações sobre Saúde e Álcool)


ID
1492864
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as emergências relacionadas ao álcool, a intoxicação aguda é a causa mais frequente de atendimento no pronto-socorro. Uma das intervenções no caso de intoxicação alcoólica é:

Alternativas
Comentários
  • Intoxicação aguda é o uso nocivo de substâncias, em quantidades acima do tolerável para o organismo. Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica caracterizam-se por níveis crescentes de depressão central. Inicialmente, há sintomas de euforia leve, evoluindo para tonturas, ataxia e incoordenação motora, passando confusão e desorientação e atingindo graus variáveis de anestesia, entre eles o estupor e o coma. A intensidade da sintomatologia da intoxicação tem relação direta com a alcoolemia. O desenvolvimento de tolerância, a velocidade da ingestão, o consumo de alimentos e alguns fatores ambientais também são capazes de interferir nessa relação. A partir 150 mg% de alcoolemia deve-se intervir.

    A intervenção depende da quantidade de álcool. Inicialmente é apenas manter o ambiente calmo e monitoramento dos sinais vitais, num estágio mais avançado de intoxicação manter as vias aérea livres (risco de aspiração de vômito), mais grave, além das medidas acima administração intramuscular de tiamina e endovenosa de glicose.

    Resposta D

    Bibliografia


    Marques ACPR, Ribeiro M. Guia Prático sobre Uso, Abuso e Dependência de Substâncias Psicotrópicas para Educadores e Profissionais da Saúde. São Paulo, março, 2006.
         


  • Todas essas súmulas são do STF.


ID
1584364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito ao abuso de álcool e drogas, julgue o item a seguir.

A alucinose alcoólica se caracteriza pela ocorrência de alucinações visuais e atividades autonômicas intensas, razões por que ela é considerada sinônimo de Delirium tremens.

Alternativas
Comentários
  • A alucinose alccolica é um quadro psicotico em individuos que têm dependencia de alcool, com alucinações auditivas claras, ausência de rebaixamento de sensório (ao contrario do que se observa no Delirum Tremens).

  • delirium tremens sintomas clássicos do delirium (rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, desorientação temporoespacial, etc.) juntamente com uma hiperatividade autonômica (hipertensão arterial, taquicardia, taquipneia, hipertermia, etc.), além de ilusões e alucinações.As alucinações são tanto visuais como táteis,sendo principalmente com insetos e pequenos animais (zoopsias).

    alucinose alcoólica que é caracterizada por alucinações predominantemente auditivas na ausência de rebaixamento do nível da consciência e sem alterações autonômicas.


ID
1585999
Banca
BIO-RIO
Órgão
SPDM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A dependência química caracteriza-se pelo uso abusivo de drogas que produzem alterações agradáveis nos estados mentais e emocionais das pessoas. Sobre o cuidado de enfermagem durante a abstinência alcoólica, analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:


  As pessoas em abstinência requerem um cuidado específico e atenção integral, uma vez que a abstinência de drogas estimulantes do Sistema Nervoso Central, como o álcool, é a mais perigosa.  

Na perspectiva das atuais políticas públicas, a abstinência não deve ser a única meta viável e possível aos usuários, uma vez que leva ao abandono do tratamento, devendo o enfermeiro primeiro fortalecer o vínculo terapêutico antes de propor o abandono da droga.  

O delirium tremens por abstinência alcoólica deve ser encarado como uma emergência pela equipe de enfermagem porque oferece risco de morte. Os principais sintomas são paranoia, desorientação, sinais vitais exacerbados, vômitos e tremores.

As afirmativas são respectivamente:


Alternativas
Comentários
  • O álcool é um depressor do sistema nervoso central


ID
1591612
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem, 29 anos, foi submetido ao AUDIT (Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool), com Escore 23 após a soma das dez respostas. Este paciente deve ser submetido

Alternativas
Comentários
  • Tipos de intervenção breve de acordo com a pontuação no "Teste para a identificação de problemas decorrentes do uso de álcool" (AUDIT):

    Nível de riscoTipo de intervençãoPontuação no AUDITZona IEducação para o uso de álcool 0-7Zona IIAconselhamento simples8-15Zona IIIAconselhamento simples mais psicoterapia breve e monitoramento contínuo16-19Zona IVEncaminhamento para especialista para avaliação diagnóstica e tratamento20-40
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o Manual de intervenção breve para indivíduos com problemas decorrentes do uso de álcool atendidos nos serviços de atenção primária.

     

    Tipos de intervenção breve de acordo com a pontuação no "Teste para a identificação de problemas decorrentes do uso de álcool" (AUDIT): 

     

    Nível de risco                                       Tipo de Intervenção                                                          Pontuação

    Zona I                                          Educação para o uso de álcool                                                      0-7

    Zona II                                             Aconselhamento simples                                                          8-15

    Zona III                Aconselhamento simples mais psicoterapia breve e monitoramento contínuo        16-19

    Zona IV                Encaminhamento para especialista para avaliação diagnóstica e tratamento          20-40


ID
1594114
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alcoolista é uma pessoa com perturbação crônica de comportamento, pelo uso abusivo de bebida alcoólica. Se interrompida a ingesta dessa bebida, o paciente passa a apresentar quadro psicótico caracterizado por Delirium Tremens. Mesmo com tratamento, o índice de óbito é de

Alternativas
Comentários
  • Taxas de mortalidade são elevadas, variando de 5% a 15% dos pacientes com essa condição (Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):47-50).

  • Gabarito: Letra E.

     

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Complicações psiquiátricas do uso crônico do álcool: síndrome de abstinência e outras doenças psiquiátricas.Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):47-50

     

     

     

    Delirium Tremens ( DT )

     

    DT é um quadro específico de delirium, relacionado à abstinência do álcool. Quadros de delirium usualmente apresentam sintomas flutuantes, com piora significativa à noite. São comuns alterações cognitivas, da memória e da atenção e desorientação temporo-espacial. A atenção diminuída e distúrbios do pensamento resultam em fala incoerente.

     

    São comuns alterações senso-perceptivas (alucinações e ilusões), sendo as alucinações visuais bastante comunsDelírios também são freqüentes, em geral persecutórios e relacionados à desorientação temporo-espacial.

     

    Alterações do humor são usuais e variam desde intensa apatia até quadros de ansiedade intensa; a presença de alterações no ciclo sonovigília é constante.

     

    DT, habitualmente, inicia-se até 72 horas (embora possa começar depois de até sete dias) após a abstinência e compreende sinais e sintomas variados, como confusão mental, alucinações, tremores, febre (com ou sem sinais de infecção) e hiper-responsividade autonômica, com hipertensão, taquicardia e sudorese.

     

    Deve-se suspeitar de DT em todos os casos de agitação em um paciente com SAA ( Síndrome de Abstinência do Álcool ) cuja pressão arterial esteja acima de 140/90mm Hg, a freqüência cardíaca seja maior que 100 bpm e a temperatura superior a 37ºC.

     

    Taxas de mortalidade são elevadas, variando de 5% a 15% dos pacientes com essa condição.


ID
1656922
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Das alternativas apresentadas, qual está indicada para o tratamento da Síndrome da Abstinência de Álcool?

Alternativas
Comentários

ID
1786258
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando o risco de dependência por ingestão de álcool, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nao entendi!!! pelo comentario da professora Tatiane sao 4 por dia e 14 por semana tanto para risco moderado (C) quanto para alto risco(D)

      

  •  Alternativa correta: B

    • mulheres não devem beber mais que duas unidades diárias de álcool;

    • homens não devem beber mais que três unidades diárias de álcool;

    • deve-se beber o mínimo possível, resguardando-se dois dias durante a semana sem o consumo de álcool; 

    Fonte: Principais conseqüências em longo prazo relacionadas ao consumo moderado de álcool, pg 40.


ID
1907713
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

P.M.S., 45 anos, sexo feminino, viúva há 03 anos, mãe de dois filhos que residem com a avó materna, é levada pela irmã a um Centro de Apoio Psicossocial para um programa de tratamento para abuso de álcool. A(o) enfermeira(o) identifica que a Srª P.M.S apresenta alguns sinais de abstinência de álcool, como:

( ) Letargia.

( ) Pressão sanguínea elevada.

( ) Ansiedade.

Alternativas
Comentários

ID
2075863
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose associados ao estilo de vida do indivíduo.

Alternativas

ID
2075875
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos transtornos que poderá afetar seriamente o paciente na abstinência de álcool é

Alternativas

ID
2117737
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Você Técnico de Enfermagem de um Centro de Atenção Psicossocial, observa que um paciente está apresentando os seguintes sinais e sintomas: desorientação, ideação paranóide, delírios, ilusões, alucinações, sudorese, vômitos e tremores corporais, decorrente da abstinência alcoólica, que também é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o artigo Complicações psiquiátricas do uso crônico do álcool: síndrome de abstinência e outras doenças psiquiátricas.Rev Bras Psiquiatr 2004;26(Supl I):47-50

     

     

     

     

    Delirium Tremens ( DT )

     

    O DT é um quadro específico de delirium, relacionado à abstinência do álcool. Quadros de delirium usualmente apresentam sintomas flutuantes, com piora significativa à noite. São comuns alterações cognitivas, da memória e da atenção e desorientação temporo-espacial. A atenção diminuída e distúrbios do pensamento resultam em fala incoerente.

     

    São comuns alterações senso-perceptivas (alucinações e ilusões), sendo as alucinações visuais bastante comuns. Delírios também são freqüentes, em geral persecutórios e relacionados à desorientação temporo-espacial.

     

    Alterações do humor são usuais e variam desde intensa apatia até quadros de ansiedade intensa; a presença de alterações no ciclo sonovigília é constante.

     

    O DT, habitualmente, inicia-se até 72 horas (embora possa começar depois de até sete dias) após a abstinência e compreende sinais e sintomas variados, como confusão mental, alucinações, tremores, febre (com ou sem sinais de infecção) e hiper-responsividade autonômica, com hipertensão, taquicardia e sudorese.

     

    Deve-se suspeitar de DT em todos os casos de agitação em um paciente com SAA ( Síndrome de Abstinência do Álcool )  cuja pressão arterial esteja acima de 140/90mm Hg, a freqüência cardíaca seja maior que 100 bpm e a temperatura superior a 37ºC.

     

    Taxas de mortalidade são elevadas, variando de 5% a 15% dos pacientes com essa condição.

     

     


ID
2148874
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alcoolista pode apresentar problemas clínicos e neuropsiquiátricos, comuns ao uso de bebidas alcoólicas. Entre essas enfermidades está a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, processo agudo decorrente da falta de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o artigo Aspectos clínicos e neuropatológicos da síndrome de Wernicke-Korsakoff.Rev. Saúde Pública vol.30 no.6.São Paulo

     

     

     

    O abuso de álcool é um dos mais sérios problemas de saúde pública e a síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma das mais graves conseqüências do alcoolismo.

     

    Esta patologia é infreqüentemente diagnosticada nas suas apresentações menos evidentes, razão pela qual uma abordagem diagnóstica apropriada é importante passo para seu tratamento.

     

    Entre as novas propostas farmacológicas, está a reposição dos níveis de tiamina (Vitamina B1), embora isto seja insuficiente para prevenir o declínio psicológico de um grande número de pacientes. O impacto cognitivo da patologia é derivado da interação entre neurotoxicidade alcóolica, deficiência de tiamina e suscetibilidade pessoal.

  • Alcoolatra tem menos absorcao de vitamina B1 tiamina


ID
2155903
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na síndrome de abstinência do etanol, a medicação indicada para agitação psicomotora é

Alternativas

ID
2206798
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um distúrbio decorrente do álcool.

Alternativas

ID
2315890
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Saúde Mental, para acompanhamento e reabilitação, em caso de alcoolismo, no adulto, deve-se orientar o indivíduo a procurar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     CAPSi- Centro de Atendimento Psicossocial Infantil            CAPSad. Centro de Atendimento Psicossocial Adulto

  • CAPSad – municípios com população acima de 100.000 habitantes
    Funciona das 8 às 18 horas
    De segunda a sexta-feira
    Pode ter um terceiro período, funcionando até 21 horas

     

    CAPSad: CAPS para usuários de álcool e drogas, para atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas. Esse tipo de CAPS possui leitos de repouso com a finalidade exclusiva de tratamento de desintoxicação.

     

    Fonte: SAÚDE MENTAL NO SUS: OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL


ID
2330794
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

NÃO é objetivo da prevenção do uso de álcool e outras drogas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

     

     

    Na prevenção, temos os objetivos de:

     

    – Evitar o início do uso.

    – Retardar a idade de início do uso quando este não puder ser evitado.

    – Reduzir os riscos e os danos relacionados ao uso de drogas.

    – Evitar a transição para um uso problemático.

     

    OBS: 

    O que evitar e o que oportunizar?

    Quadro 1 – Representação: usuário, grau de sofrimento e procura pelo serviço

     

    Oportunizar ( permitir, favorecer ):

    Legitimar a demanda do usuário e ofertar atendimento

     

     


ID
2335858
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pelas complicações sobrevindas do alcoolismo e sua repercussão nas diversas áreas da vida dos indivíduos, essa patologia figura hoje como um dos graves problemas também na área de saúde do trabalhador. Sobre essa problemática, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Bora QC cadê os professores


ID
2351920
Banca
FCC
Órgão
TRT - 11ª Região (AM e RR)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico de enfermagem, na atenção básica, orienta um paciente com problema relacionado ao álcool a alternar o consumo de bebida alcoólica com alimentos e bebidas não alcoólicas. Nesta situação hipotética, este profissional está adotando, de acordo com o Ministério da Saúde, a abordagem

Alternativas
Comentários
  • Complementando

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

    A Portaria nº 130/2012 estabelece a necessidade de adequação dos serviços às necessidades dos usuários, recorrendo a tecnologias de baixa exigência, como: flexibilidade dos horários, acolhimento dos usuários, mesmo sob efeitos de substâncias psicoativas, dispensação de insumos de proteção à saúde e à vida (ex.: preservativos, alimentação, entre outros).

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

     

     

    REDUÇÃO DE DANOS

     

    4.1 O que é Redução de Danos?

     

    Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública pautada no princípio da ética do cuidado, que visa diminuir as vulnerabilidades de risco social, individual e comunitáriodecorrentes do uso, abuso e dependência de drogas. A abordagem da RD reconhece o usuário em suas singularidades e, mais do que isso, constrói com ele estratégias focando na defesa de sua vida (BRASIL, 2004).

     

    Uma das premissas da RD é que parte das pessoas que consomem algum tipo de drogas (lícita ou ilícita) não consegue, ou não quer, interromper o uso. Essa escolha não impede o direito ao cuidado e à saúde, conforme os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade).

     

     

  • A ideia de baixa exigência corresponde de forma adequada à situação de alta vulnerabilidade social e de baixo poder contratual dos usuários, que no caso do usuário de substâncias é agravado com a pressão por punição.  

    O Projeto Terapêutico Singular é uma forma de organizar os processos de trabalho nos serviços de saúde. Parte-se da ideia de que precisamos compreender que a experiência do adoecer não é somente um processo biológico ou orgânico, mas é fundamentalmente uma vivência complexa de mal estar, desconforto, dor ou sofrimento. Diante dessa complexidade de questões, os serviços de saúde precisam trabalhar de forma que os diversos profissionais trabalhem de modo coordenado, multiplicando as forças sinergicamente, complementando as suas especificidades profissionais e se corresponsabilizando por um objetivo comum.

    As ações de Redução de Danos constituem um conjunto de estratégias de saúde pública voltadas para a minimização das consequências adversas causadas por práticas de risco relacionadas ao uso de drogas.Esta tecnologia é uma forma de controle dos danos à saúde que surge como iniciativa dos próprios usuários de drogas e tendo-os como ator principal deste trabalho. 


    https://unasus.ufsc.br/alcooleoutrasdrogas/files/2015/03/M%C3%B3dulo-6.pdf 

  • Não existe uma abordagem denominada baixa exigência. Alternativa A está errada. 

    O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar. Não é o que ocorreu no caso apresentado. Alternativa B está errada. 

    Redução de danos são políticas e programas que tentam reduzir, para os usuários de drogas, suas famílias e comunidades, as consequências negativas relacionadas à saúde, a aspectos sociais e econômicos decorrentes de substâncias que alteram o temperamento. Embora a redução de danos tenha sido tradicionalmente identificada com as drogas ilícitas, ela também se aplica ao álcool e a outras substâncias, como o tabaco. Considerando que o consumo de álcool irá continuar, e que o abuso de álcool também, os princípios e estratégias de redução de danos são lógicos e eficientes. No caso apresentado o técnico de enfermagem usou a estratégia da redução de danos, quando tenta melhorar a alimentação e ingesta hídrica do usuário. Alternativa C está correta. 

    Farmacovigilância é a ciência e atividades relativas à identificação, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados ao uso de medicamentos. Alternativa D está errada. 

    Sistema de classificação de pacientes é feito, principalmente, em pronto socorro, para avaliar a gravidade do paciente e classificar o atendimento como prioritário ou não. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C 

     

    Bibliografia 

    Inglez-Dias A, et al. Políticas de redução de danos no Brasil: contribuições de um programa norte-americano. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 147-158, jan. 2014. 


ID
2491543
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo Sadock (2017), as características de delirium por intoxicação de álcool incluem hiperatividade autonômica tais como:

Alternativas
Comentários
  • HIPERATIVIDADE AUTONÔMICA : hipertensão arterial, taquicardia, taquipneia, hipertermia, etc.


ID
2505490
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o profissional de saúde, a principal finalidade das estratégias de redução de danos para usuários de álcool e outras drogas deve ser o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

     

    REDUÇÃO DE DANOS

     

     

    4.1 O que é Redução de Danos?

     

    Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública pautada no princípio da ética do cuidado, que visa diminuir as vulnerabilidades de risco social, individual e comunitáriodecorrentes do uso, abuso e dependência de drogas. A abordagem da RD reconhece o usuário em suas singularidades e, mais do que isso, constrói com ele estratégias focando na defesa de sua vida (BRASIL, 2004).

     

    Uma das premissas da RD é que parte das pessoas que consomem algum tipo de drogas (lícita ou ilícita) não consegue, ou não quer, interromper o uso. Essa escolha não impede o direito ao cuidado e à saúdeconforme os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade).

     

     

  • Redução de danos são políticas e programas que tentam reduzir, para os usuários de drogas, suas famílias e comunidades, as consequências negativas relacionadas à saúde, a aspectos sociais e econômicos decorrentes de substâncias que alteram o temperamento. Embora a redução de danos tenha sido tradicionalmente identificada com as drogas ilícitas, ela também se aplica ao álcool e a outras substâncias, como o tabaco. Considerando que o consumo de álcool irá continuar, e que o abuso de álcool também, os princípios e estratégias de redução de danos são lógicos e eficientes.  

    A redução de danos não visa a eliminação do uso de drogas. Alternativa A está errada. 

    A redução de danos trabalha com o usuário e a melhora de sua qualidade de vida, ela não visa a repressão do tráfico ou imposição de normas prescritivas. Alternativa B e C estão erradas. 

    A redução de danos, como já explicado no início do texto, visa a redução das consequências adversas do uso indevido de drogas. Alternativa D está correta. 

    A redução de danos não faz estímulo ao uso de drogas. Alternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra D 

     

    Bibliografia  

    Inglez-Dias A, et al. Políticas de redução de danos no Brasil: contribuições de um programa norte-americano. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 147-158, jan. 2014. 


ID
2545168
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A.J.S., homem de 49 anos, tabagista, etilista há 15 anos, dá entrada numa emergência hospitalar apresentando vômito, dor epigástrica, perda de peso, febre e desconforto abdominal ao ingerir alimentos. Devido à alta ingestão alcoólica, o médico suspeitou de cirrose e solicitou prova de função hepática. Assinale a alternativa que aponta os exames realizados nesse caso.

Alternativas
Comentários
  • Dosagens de Transaminases = TGO e TGP >> AST e ALT


ID
2663014
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender um paciente com Síndrome de Abstinência Alcoólica, a equipe de enfermagem deve ficar atenta para as manifestações de sinais e sintomas de uma das complicações graves desta síndrome que é

Alternativas

ID
2710603
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Homem de 47 anos, hipertenso, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para retirada de pontos no membro superior esquerdo. Durante o procedimento, a enfermeira identifica que o paciente apresenta delirium tremens decorrente da abstinência alcoólica e põe em prática a abordagem da redução de danos para o cuidado desse usuário. Sobre a abordagem da redução de danos destinada a usuários de álcool e outras drogas, considere as afirmativas abaixo.


I Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.

II Norteia-se pelo cuidado segundo o modelo biomédico, tendo como objetivo principal a abstinência plena das drogas.

III Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.

IV Sugere-se aos usuários de álcool evitar beber de barriga cheia e optar por bebidas destiladas às fermentadas.


Sobre a abordagem de redução de danos, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I Fundamenta-se na valorização do desejo e das possibilidades dos sujeitos, não sendo exigência a abstinência das drogas.

    III Caracteriza-se como uma abordagem em saúde menos normalizadora e prescritiva.



ID
2726950
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o profissional de saúde, a finalidade principal das estratégias de redução de danos para usuários de álcool e outras drogas deve ser a

Alternativas
Comentários
  • redução das consequências adversas do uso indevido de drogas.

  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o Guia Estratégico para o Cuidado de Pessoas com Necessidades Relacionadas ao Consumo de Álcool e Outras Drogas: Guia AD.Brasília-DF.2015

     

     

    REDUÇÃO DE DANOS

     

    4.1 O que é Redução de Danos?

    Redução de Danos (RD) é uma estratégia de saúde pública pautada no princípio da ética do cuidado, que visa diminuir as vulnerabilidades de risco social, individual e comunitáriodecorrentes do uso, abuso e dependência de drogas. A abordagem da RD reconhece o usuário em suas singularidades e, mais do que isso, constrói com ele estratégias focando na defesa de sua vida (BRASIL, 2004).

     

    Uma das premissas da RD é que parte das pessoas que consomem algum tipo de drogas (lícita ou ilícita) não consegue, ou não quer, interromper o uso. Essa escolha não impede o direito ao cuidado e à saúdeconforme os princípios do SUS (Universalidade, Integralidade e Equidade).

     

     

     


ID
2853937
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao atender um paciente usuário de álcool ou outras drogas, um dispositivo que deve ser utilizado pelo profissional de saúde para a formação de vínculo entre profissional e o usuário é

Alternativas

ID
2890876
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O álcool compromete vários órgãos e funções do organismo, dependendo da intensidade do consumo e da suscetibilidade individual, podendo causar efeitos agudos (imediatos) e crônicos.


De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que corresponde a um efeito crônico do uso do álcool etílico.

Alternativas
Comentários
  • EFEITOS DO ÁLCOOL A LONGO PRAZO

     

    Tomar uma bebedeira e consumir o álcool de forma habitual em excesso está associado a muitos problemas de saúde, incluindo:

    Lesões acidentais, como no caso de batidas de automóveis, quedas, queimaduras e afogamentos

    Lesões intencionais, como no caso de lesões por arma de fogo, abusos sexuais e violência doméstica

    Aumento das lesões no trabalho e perda de produtividade

    Aumento dos problemas familiares, separações

    Envenenamento por álcool

    Pressão alta, derrame cerebral e outras doenças cardíacas

    Doença hepática............ICTERÍCIA

    Danos neurais

    Problemas sexuais

    Danos cerebrais permanentes

    Deficiência de vitamina B1 que pode levar a um distúrbio caracterizado por amnésia, apatia e desorientação

    Úlceras

    Gastrite (inflamação das paredes do estômago)

    Desnutrição

    Câncer na boca e garganta

     

    https://www.mundosemdrogas.org.br/drugfacts/alcohol/short-term-long-term-effects.html


ID
2890879
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere às complicações psiquiátricas do uso do álcool etílico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O nistagmo é um sinal comum da intoxicação alcoólica aguda.

  • Nistagmo são oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares) que podem dificultar muito a focalização das imagens.

     

    https://www.minhavida.com.br/saude/temas/nistagmo

  • Gabarito: Letra C.

     

     

    Complementando

     

     

    a) Errada.

    De acordo com o artigo Consenso sobre a Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) e o seu tratamento.Rev. Bras. Psiquiatr.

     

    Delirium Tremensforma grave de abstinência, geralmente iniciando-se entre 1 a 4 dias após a interrupção do uso de álcool, com duração de até 3 ou 4 dias.

     

    b) Errada.

    De acordo com o artigo Consenso sobre a Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) e o seu tratamento.Rev. Bras. Psiquiatr.

     

    A síndrome de abstinência pode ser complicada com o aparecimento de convulsões.

    Os sintomas mais freqüentes são: hiperatividade autonômica; tremores; insônia; alucinações ou ilusões visuais, táteis ou auditivas transitórias; agitação psicomotora; ansiedade; e convulsões tipo grande mal.

     

    c) Correta.

    De acordo com o artigo Identificação e manejo inicial de intoxicações por álcool e outras drogas na sala de emergência pediátrica.2017

     

    Intoxicação por álcool

    Os sintomas mais comuns são: alteração do humor ou comportamento, fala arrastada, incoordenação, marcha instável, nistagmo, déficit na atenção ou memória e, em casos mais graves, estupor ou coma.

    OBS: nistagmo(movimentos oculares involuntários e oscilatórios).

     

    d) Errada.

    O transtorno amnéstico (apagamentos) são episódios transitórios de amnésia que acompanham variados graus de intoxicação ao álcool. Os “apagamentos” parecem ser mais comuns nos pacientes em fases crônicas da dependência ao álcool.

     

    e) Errada.

    As principais alterações do transtorno de humor estão relacionadas aos quadros de euforia e ansiedade

  • Intoxicação é caracterizada por: ataxia, nistagmo, fala pastosa ou indistinta, rubor facial, irritabilidade e atenção prejudicada.


ID
2912452
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a opção que, segundo Sadock (2017), apresenta a síndrome amnéstica causada por deficiência de tiamina, associada aos maus hábitos nutricionais dos abusadores crônicos de álcool.

Alternativas
Comentários
  • Síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à carência de vitamina B1 (tiamina), frequentemente causada por consumo excessivo de álcool e má alimentação.


ID
3122215
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que diz respeito ao alcoolismo crônico, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Há uma grande freqüência de casos (individuais) de alcoolismo observada em ocupações que se caracterizam por serem socialmente desprestigiadas e mesmo determinantes de certa rejeição, como as que implicam contatos com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, apreensão e sacrifício de cães; atividades em que a tensão é constante e elevada; de trabalho monótono em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano (vigias) e situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar (viagens freqüentes, plataformas marítimas, zonas de mineração).

    Fonte: FONSECA, F. F. Conhecimentos e opiniões dos trabalhadores sobre o uso e abuso de álcool. Esc Anna Nery Rev Enferm, v. 11, n. 4, p. 599-604, 2007.

  • Uma frequência maior de casos (individuais) de alcoolismo tem sido observada em determinadas ocupações, especialmente aquelas que se caracterizam por ser socialmente desprestigiadas e mesmo determinantes de certa rejeição, como as que implicam contato com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, apreensão e sacrifício de cães; atividades em que a tensão é constante e elevada, como nas situações de trabalho perigoso, de grande densidade de atividade mental, de trabalho monótono, que gera tédio, trabalhos em que a pessoa trabalha em isolamento do convívio humano; situações de trabalho que envolvem afastamento prolongado do lar. Portanto a alternativa A está correta. 

    O tratamento do alcoolismo crônico engloba múltiplas estratégias terapêuticas que implicam, muitas vezes, em mudanças na situação de trabalho. Palestras não são suficientes para reabilitação do dependente crônico. Alternativa B está errada. 

    Alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole periódico da ingestão ou por um padrão de consumo de álcool com episódios frequentes de intoxicação e preocupação com o álcool e o seu uso, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário. Enfim, o alcoolismo tem relação com o padrão de consumo e não com o tipo de bebida consumida. Alternativa C está errada. 

    Antes do afastamento para tratamento do alcoolismo pelo INSS é preciso verificar se o trabalhador realmente é dependente o uso do álcool e se está relacionado ao trabalho ou não. Alternativa D está errada. 

    Como já exposto nas demais alternativas pode haver relação entre o trabalho e o alcoolismo crônico. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

    Bibliografia 

    Minghetti LR, Kanan LA, Rocha G. Saúde Mental do Trabalhador: Transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho que podem, em alguma medida, estar associados ao suicídio laboral. RIES, Caçador, v.3, n.1, p. 105-143, 2014. 

    I Levantamento Nacional sobre os padrões de consumo de álcool na população brasileira / Elaboração, redação e organização: Ronaldo Laranjeira ...[et al.] ; Revisão técnica científica: Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte. Brasília : Secretaria Nacional Antidrogas, 2007. 

    Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde / Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001. 



ID
3141391
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Serrana - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O álcool, substância lícita, está entre as drogas mais consumidas no Brasil. Assim sendo, o enfermeiro deve estar atento ao aparecimento de sinais e sintomas que caracterizam situações de urgência/emergência decorrentes da abstinência do uso do álcool como o delirium tremens, que, entre outros itens, se caracteriza por

Alternativas
Comentários
  • Delirium Tremens - estado confusional breve, acompanhado de perturbações somáticas. Geralmente ocorre 3 dias após o início dos sintomas de abstinência e pode durar vários dias. Sintomas clássicos - diminuição da claridade de percepção do ambiente, confusão, alucinações e ilusões vívidas e tremores marcantes. Efeitos físicos - agitação, tremores, arritmia cardíaca e sudorese.

    Casos mais graves - hipertermia ou convulsões, podem resultar em morte.


ID
3220573
Banca
MDS
Órgão
Prefeitura de Bom Repouso - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Atualmente o conceito que abarca ações e políticas públicas voltadas à prevenção de problemas com drogas e álcool, é titulado de:

Alternativas

ID
3346594
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pessoas que bebem de forma excessiva e, posteriormente, diminuem o consumo ou se abstêm completamente do uso do álcool podem desenvolver um conjunto de sinais e sintomas denominados síndrome de abstinência do álcool (SAA), evento que pode ser considerado uma emergência clínica e psiquiátrica.
São condutas adequadas ao manejo da SAA, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB - D


ID
3362779
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O filme Quebrando Tabu chegou às telas com um objetivo bastante polêmico: falar sobre a descriminalização da maconha e mostrar como a guerra contra as drogas já foi perdida. Nele vemos como a forma repressora de lidar com as drogas não obteve sucesso e o que deve ser feito para mudar a situação. Tendo como idealizador o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o filme mostra quem são as pessoas que usam, quais foram os erros do modelo repressor e, com base em fatos históricos, explica que as drogas já fazem parte da humanidade. O filme parte para o lado documental e expõe uma opinião clara sobre uma questão tão polêmica, utilizando bons argumentos e criticando o preconceito e a falta de informação.

(Fonte: https://www.infoescola.com/cinema/quebrando-tabu/)

Tendo em vista a problemática do álcool e outras drogas em nossa sociedade, destacada no documentário acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra D - A abstinência não pode ser o único objetivo a ser alcançado. Deve-se acolher, sem julgamento, o que em cada situação, com cada usuário, é possível, o que é necessário, o que está sendo demandado, o que pode ser ofertado, o que deve ser feito, sempre estimulando a sua participação e o seu engajamento.

    Incorreta letra C quando diz que "sendo que seu uso (as tecnologias leves) deve superar a articulação em redes de atenção das instituições governamentais."

  • A - De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% das populações dos centros urbanos de todo o mundo, consomem abusivamente substâncias psicoativas, independentemente da idade, sexo, nível de instrução e poder aquisitivo. ( na alternativa o número é 20%)

    B - Aqui a abordagem da redução de danos nos oferece um caminho promissor. E por que? Porque reconhece cada usuário em suas singularidades, traça com ele estratégias que estão voltadas não para a abstinência como objetivo a ser alcançado, mas para a defesa de sua vida. ( na alternativa fala de estratégias VOLTADAS PARA A ABSTINÊNCIA)

    C- O contexto da afetividade superar a articulação em redes de atenção não ocorre pois, a efetivação da articulação entre os agentes constituintes da rede mostra-se primordial, uma vez que incita a responsabilização terapêutica em parceria, além de potencializar as práticas em um eixo que não fragmenta o cuidado, abrindo caminhos para a clínica ampliada.

    A afetividade faz parte da interação constante da rede que cria acessos variados, acolhe, encaminha, previne, trata, reabilita e reconstrói existências, possibilitando efetivas alternativas de enfrentamento.

    ---> Referência: https://www.scielo.br/j/ean/a/wRG6ydJcGt8QNrGRBTkdxkx/?lang=pt&format=pdf

    D- GABARITO

    E- Nunca é demais, portanto, insistir que é a rede – de profissionais, de familiares, de organizações governamentais e não-governamentais em interação constante, cada um com seu núcleo específico de ação, mas apoiando-se mutuamente, alimentando-se enquanto rede – que cria acessos variados, acolhe, encaminha, previne, trata, reconstrói existências, cria efetivas alternativas de combate ao que, no uso das drogas, destrói a vida. 

    Os compromissos são da saúde, MS e SUS. Este é o compromisso da saúde: fazer proliferar a vida, e fazê-la digna de ser vivida. Este é o compromisso do Ministério da Saúde: criar e manter equipamentos, qualificar seus profissionais, formular políticas de saúde em articulação com outras áreas afins, executar e avaliar tais políticas assumindo o que lhe cabe no enfrentamento do que faz adoecer e morrer. Este é o compromisso do SUS: fortalecer seu caráter de rede incitando outras redes à conexão. A garantia do acesso aos serviços e à participação do consumidor em seu tratamento são princípios assumidos pelo SUS como direitos a serem garantidos. Isto se dá através do estabelecimento de vínculos, da construção da corresponsabilidade e de uma perspectiva ampliada da clínica, transformando os serviços em locais de acolhimento e enfrentamento coletivo das situações ligadas ao problema. 


ID
3511942
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

S.L., 27 anos, paciente do sexo masculino, foi recepcionado em sala de emergência devido a quadro compatível com rebaixamento do nível de consciência, em função do consumo excessivo de álcool. Após avaliação clínica, o médico foi fazer pesquisa clínica com o acompanhante do paciente, que relatou que este havia ingerido 15 copos de cerveja e 6 doses de vodca durante uma festa. Sabendo que a graduação alcoólica da cerveja é de 6% e a graduação alcoólica da vodca é de 20%, e que o volume do copo de cerveja é de 0,4L e da dose de vodca é de 0,03L, determine o volume de álcool que o paciente ingeriu.

Alternativas

ID
3513553
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Frente ao quadro de intoxicação aguda por álcool, são recomendadas intervenções não medicamentosas e medicamentosas.


Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.

1. Posicionar paciente em decúbito lateral evitando broncoaspiração em caso de redução do nível de consciência.

2. A Tiamina 100 mg intramuscular é usada no paciente oligotrófico como profilaxia da síndrome de Wernicke-Korsakoff.

3. Avaliar nível de consciência, nos casos de Glasgow < 10 acionar o Médico.

4. No caso de agitação psicomotora com hetero ou autoagressividade pode ser necessária a contenção física no leito.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • TRATAMENTO INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA

    ** Prevenção de aspiração; posicionamento em decúbito lateral;

    ** Administrar tiamina (vitamina B1) concomitantemente ao uso de solução de glicose devido ao elevado risco de

    desenvolvimento de Encefalopatia de Wernicke-Korsakoff. Em pacientes desnutridos, adolescentes, hepatopatas, idosos e alcoólatras crônicos a Tiamina deve ser mantidas mesmo após alta. A Tiamina deve ser mantida injetável (IM) nos primeiros dias e pode ser administrada oralmente assim que possível podendo ser prescrita inclusive após a alta.

    ** Em caso de agitação intensa ou violência física, pode ser usado haloperidol, tendo o cuidado de observar risco de depressão respiratória. A imobilização do paciente seguindo protocolo específico (PC 033) deve ser uma alternativa quando fracassadas as demais intervenções

    Research (PDF Available) · March 2016

    https://www.researchgate.net/publication/299432955_protocolos_de_cuidados_na_intoxicacao_alcoolica_aguda_medical_guideline_in_alcoholic_intoxication

    Síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à de FALTA DE VITAMINA B1( TIAMINA), frequentemente causada por consumo excessivo de álcool e má alimentação. FONTE: WIKIPÉDIA

  • D- São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.


ID
3536704
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A família, além de referir doenças, pode e deve referir condições em que as pessoas se encontram, como alcoolismo, deficiência física ou mental, dependência física, idosos acamados, dependência de drogas etc. Nesses casos é muito importante que você anote com cuidado a condição referida. É interessante que o ACS saiba o que se considera deficiência, para saber melhor como anotar essa condição das pessoas.

É correto destacar que deficiência é:

Alternativas

ID
3547558
Banca
FUNJAB-SC
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2011
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação ao alcoolismo, analise as seguintes afirmativas. 


I. Consumo per capita.

II. Prevalência ao longo da vida.

III. Custos dos cuidados de saúde e perdas no trabalho.

IV. Síndrome fetal alcoólica.

V. Razão destilados/fermentados na produção de bebidas alcoólicas.

Assinale a alternativa que CORRESPONDE às situações que trazem impacto na saúde pública, considerando o alcoolismo como um problema. 

Alternativas

ID
3600646
Banca
FUNDEPES
Órgão
UNIMED - Belo Horizonte
Ano
2015
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O efeito terapêutico da Naltrexona no tratamento do alcoolismo se deve principalmente a:

Alternativas

ID
3606346
Banca
AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2017
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nos dias atuais, é muito comum reportagens relatando a venda e o consumo de bebidas alcoólicas chamadas de batizadas ou adulteradas. Nesses casos, o principal aditivo é o metanol, composto esse que provoca certa intoxicação no indivíduo que o consome. Essa toxicidade é caracterizada por

Alternativas
Comentários
  • A meia-vida do formaldeído, entretanto, é muito curta, cerca de 1 minuto, pois é rapidamente metabolizado pela enzima formaldeído-desidrogenase em ácido fórmico (formato), que é extremamente tóxico, sendo responsável pelos efeitos graves da intoxicação: cegueira, acidose metabólica e morte.


ID
3844288
Banca
FUNDATEC
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Síndrome de Abstinência Alcoólica (SAA) é um conjunto de sinais e sintomas que tem início nas primeiras horas após a parada do consumo de álcool. São algumas das medicações utilizadas na SAA, EXCETO:

Alternativas

ID
3987715
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Síndrome da Abstinência do Álcool (SAA) é o conjunto de sintomas que surgem quando uma pessoa que tem o costume de ingerir grandes quantidades de álcool todos os dias para de repente de fazê-lo. Embora alguns pacientes possam apresentar sintomas leves, existem aqueles que desenvolvem sintomas e complicações mais graves, levando-os até a morte. Assinale a alternativa que indica um sinal de gravidade da SAA.

Alternativas
Comentários
  • Delirium tremens (DT) é um estado confusional breve, acompanhado de perturbações somáticas, que usualmente acomete usuários de álcool gravemente dependentes em abstinência absoluta ou relativa. Esse quadro geralmente ocorre 3 dias após o início dos sintomas de abstinência e pode durar vários dias.


ID
4016986
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os fatores de risco para o uso de álcool e outras drogas são características ou atributos de um indivíduo, grupo ou ambiente de convívio social que contribuem para aumentar a probabilidade da ocorrência desse uso. São fatores de risco:

Alternativas

ID
4112392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue o item.

Nesse caso, é correto afirmar que a diarreia apresentada pelo paciente tem como prováveis fatores de risco o abuso de álcool e efeitos adversos de medicações.

Alternativas

ID
4115584
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Araucária - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente que faz uso abusivo de álcool, após 48 horas de internação, em abstinência dessa substância, pode apresentar sintomas como tremores generalizados, sudorese intensa e desorientação. Nesse caso, suspeita-se de:

Alternativas

ID
4839664
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo a Organização Mundial de Saúde (2019), em todo o mundo, 3 milhões de mortes por ano resultam do uso abusivo do álcool, representando 5,3% de todas as mortes. Sobre o uso abusivo do álcool, analise as proposições abaixo.


1) Uso abusivo é definido como o desenvolvimento de uma síndrome reversível de comportamento mal adaptativa ou alterações psicológicas que são causadas por efeitos fisiológicos diretos de uma substância sobre o Sistema Nervoso Central e desenvolvem-se durante ou pouco tempo após ingestão de uma substância.

2) Os sinais e sintomas da intoxicação alcoólica caracterizam-se por níveis crescentes de depressão do Sistema Nervoso Central. Inicialmente, há sintomas de euforia, evoluindo para tontura, voz pastosa, ataxia e redução da coordenação motora, confusão e desorientação, podendo chegar ao coma.

3) O Sistema de Recompensa é uma estrutura cerebral responsável pelas sensações prazerosas e, consequentemente, pelo aprendizado que pode gerar repetição de um comportamento. O sistema é ativado primariamente por desejo sexual, alimentação e drogas de abuso. As principais vias do Sistema de Recompensa são a mesolímbica e a mesocortical.

4) No plano de assistência de enfermagem ao paciente admitido na unidade de reabilitação de álcool, após longo período de consumo de álcool, um dos cuidados que deve constar é o de monitorar os sinais de abstinência, como: aumento da frequência cardíaca, tremores, dor de cabeça, sudorese, agitação/inquietação, náuseas, febre e convulsão.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4873495
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dependência de tabaco e álcool são fatores de risco para as seguintes doenças e agravos não transmissíveis:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre dependência de tabaco e álcool.

    São fatores de risco para as seguintes doenças e agravos não transmissíveis câncer (especialmente de pulmão e boca), diabetes e hipertensão (Letra A).

     
    B) Incorreto. A toxoplasmose e a gastroenterocolites são agravos transmissíveis e não tem como fator de risco essas condições.


    C) Incorreto. A febre tifóide é agravo transmissível e não tem como fator de risco essas condições.

    D) Incorreto. A tricomoníase é agravo transmissível e não tem como fator de risco essas condições.

    E) Incorreto. A hanseníase é agravo transmissível e não tem como fator de risco essas condições.

    Resposta do Professor: A.



ID
4896886
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O alcoolismo não é um hábito que pode causar câncer.

II. A lei nº 8.080/90 dispõe sobre as medidas legais necessárias à degradação da saúde do indivíduo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5067748
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chiador - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem avançado, ano a ano, para proporcionar melhor qualidade de vida à população, com a prevenção de doenças. Tal como ocorre nos países desenvolvidos, o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. As vacinas são disponibilizadas na rotina de imunização, cuja proteção inicia nos recém-nascidos, podendo se estender por toda vida. O PNI de Imunizações do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação. Sobre o Calendário utilizado no ano de 2020, responda às próximas três questões.

A vacina para gestantes é essencial para prevenir doenças a si própria e para o bebê. Sendo assim, são vacinas indicadas para elas, exceto:

Alternativas