SóProvas


ID
1112686
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico em enfermagem presenciou uma parada cardiorrespiratória no ambulatório do Tribunal, que é provido de DEA/DAE (desfibrilador automático externo). Nesta situação, após acionar, imediatamente, o serviço de urgência / emergência e pegar o DEA/DAE, o profissional deverá

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra A

    . Profissionais de Saúde treinados em SBV (poderá analisar a situação e inverter a ordem das manobras se julgar mais 

    benéfico. Ex; em caso de afogamento(ABC), em casos de FV/TV sem pulso (pegar o DEA antes de iniciar compressões) 

    * Reconhecer PCR (inclui também utilizar a palpação do pulso por no máximo 10 seg). 

    * Acionar serviço de emergência (193 / 192). 

    * Iniciar a RCP C-A-B (compressões torácicas (30), abrir vias aéreas, respiração(2)) em adultos, crianças e 

    bebês (excluindo-se recém-nascidos). 

    * Pegar o desfibrilador se disponível de imediato ou solicitar a outro que pegue. 

    * Instalar o DEA (desfibrilador automático) e chocar se indicado. 

    * Manter a RCP e re-checar com DEA a cada 2 minutos. 

    * Ajudar quando o ACLS chegar.


    Fonte: 2010 American Heart Association Guidelines for Cardiopulmonary Resuscitation and Emergency Cardiovascular Care. Circulation. 2010;122(suppl 3): S640–S656. 


  • Segundo as novas atualizações do Guideline (2015).

    Em PCR presenciada com a disponibilidade de um DEA, deve-se dar prioridade ao uso do DEA.

    Então o gabarito deve ser atualizado para a letra E.

     

  • O profissional de saúde deve verificar rapidamente se não ha respiração ou se a mesma e anormal (isto é, não respirando ou apenas com gasping) ao verificar a capacidade de resposta da vitima. Em seguida, o profissional deve acionar o serviço de emergência/urgência e buscar o DEA/DAE (ou encarregar alguém disso).

    O profissional de saúde não deve levar mais do que 10 segundos verificando o pulso e, caso não sinta o pulso em 10 segundos, deve iniciar a RCP e usar o DEA/DAE, se disponível. O Técnico de enfermagem deve iniciar as compressões torácicas antes de aplicar ventilações de resgate (C-A-B, em vez de A-B-C). Iniciar a RCP com 30 compressões, em vez de 2 ventilações, diminui a demora em aplicar a primeira compressão. Portanto, na presença de uma parada cardiorrespiratória, após acionar, imediatamente, o serviço de urgência / emergência e pegar o DEA/DAE, o profissional deverá aplicar a Ressuscitação Cardiopulmonar - RCP imediatamente e usar o DEA/DAE que já está disponível no local.

    A alternativa B está errada pois deve-se começar com as compressões torácicas e o DEA já avalia a necessidade do choque ou não.

    A alternativa C está errada pois, o soco precordial não deve ser usado em PCR extra-hospitalar não presenciada.

    O soco precordial poderá ser considerado para pacientes com taquicardia ventricular - TV instável (inclusive TV sem pulso) presenciada e monitorizada se não houver um desfibrilador imediatamente pronto para uso. A alternativa D está errada já que o DEA deve ser usado imediatamente se disponível. Alternativa E está errada pois o profissional deverá aplicar a Ressuscitação Cardiopulmonar - RCP imediatamente e usar o DEA/DAE que já está disponível no local.

    Gabarito do professor: Letra A

    Bibliografia American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010. American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.
  • Choque primeiro versus RCP primeiro

     

    2015 (atualizado) Em PCR de adultos presenciada, quando há um DEA disponível imediatamente, deve-se usar o desfibrilador o mais rapidamente possível.

    Em Adultos com PCR sem monitoramento ou quando não houver um DEA prontamente disponível, deve-se iniciar a RCP enquanto o desfibrilador é obtido e aplicado e tentar a desfibrilação, se indicada, assim que o dispositivo estiver pronto para uso.

     

    Gabarito: Letra E

     

    Fonte: Destaque AHA, 2015

     

     

  • Questão desatualizada.... teve atualização! 

  • Resposta correta: Usar o DEA/DAE como recomendado e, após, iniciar a Ressuscitação Cardiopulmonar − RCP.